Como ensinar uma criança a escovar os dentes?
Escovar os dentes é uma habilidade, hábito, procedimento higiênico, cuja necessidade dispensa argumentação. Outra questão é que ensinar uma criança a escovar os dentes todos os dias às vezes se torna um verdadeiro desafio. Alguém segue pacificamente as lições de um dos pais, enquanto alguém evita o ritual sob qualquer pretexto. Felizmente, existe uma saída, e mais de uma.
Como incutir a compreensão da necessidade de limpeza?
Todas as palestras, anotações, conversas e outros "conteúdos" pouco ilustrativos, terrivelmente tediosos na apresentação, devem ser imediatamente excluídos do plano de treinamento. Uma criança pequena precisa ser explicada sobre coisas vitais em uma linguagem que ela entenda e, o mais importante, seja interessante. Por volta dos 2 anos, a criança já pega a escova com segurança, com menos confiança, mas ainda espreme a pasta na escova e faz movimentos que podem ser atribuídos à escovagem dos dentes. Se for um ritual automático, é improvável que o bebê o faça com o devido zelo.
Ele precisa de um argumento - por que limpar e por que é interessante.
Para entender a necessidade de um procedimento higiênico, coisas diferentes ajudam.
-
Desenhos animados educacionais. Por exemplo, "Kind Doctor Dentist", "Bird Tari". Os caras assistem com entusiasmo a desenhos animados que explicam de forma clara, vívida e nativa o que seus pais querem deles. Se a criança gostou especialmente do desenho animado, você pode desenhar (fazer uma tela, imprimir) o herói que você ama e colá-lo temporariamente na porta do banheiro. Uma boa associação funcionará.
-
Lendo contos de fadas. Muitas crianças são auditivas, ficam impressionadas com o que ouvem. Portanto, você pode ensinar a escovar os dentes dessa forma.Além disso, o conto pode ser de autoria dos pais, em múltiplas partes, e cada novo episódio é contado à criança somente após o ritual de escovação dos dentes.
-
Livros didáticos. Aqueles que têm janelas e bolsos onde você pode literalmente abrir a boca do personagem e ver o que está dentro.
-
Espetáculo de marionetas. Os próprios pais podem representar a cena de um animal infeliz que não tem pasta e pincel.
O ponto principal é claro: de uma forma lúdica, você precisa dizer à criança que escovar é importante e que ela também cresceu e finalmente ganha sua própria escova, sua própria pasta de dente e um cronômetro infantil para escovar os dentes. Existem diferentes temporizadores: alguns são vendidos com a pasta. Basta comprar uma pequena ampulheta e, enquanto a areia é despejada, a criança escova os dentes obedientemente por 2 minutos. Claro, os pais que brincam solenemente com o momento do crescimento vão vencer: a escova pode ser amarrada com uma fita ou colocada em uma caixa brilhante e deixada na mesinha de cabeceira dos filhos. Como um presente da Fada do Dente.
Como ensinar a escovar os dentes corretamente?
Digamos que o bebê entenda a importância do procedimento, não discuta com os pais e vá ativamente ao banheiro. Mas ainda mais importante é se ele escova os dentes corretamente, se o procedimento se tornou formal.
O tempo alocado para a limpeza é de pelo menos 2 minutos. Para um bebê, pode ser aumentado para 3 minutos, porque ele ainda está lento. O procedimento é feito de manhã e à noite, nada mais.
Vamos dar uma olhada nas regras para escovar os dentes de bebês.
-
Segure a escova de dentes em um ângulo de 45 graus. Primeiro, o pai aponta para si mesmo e, em seguida, coloca a mão no bebê. Para manter o bebê no curso, você pode mostrar a técnica do brinquedo: a mãe segura o urso e a escova na pata e nota como o urso segura a escova corretamente. A criança repete com prazer de forma independente.
-
Os movimentos da escova são amplos, indo da gengiva até a borda do dente. É conveniente mostrá-lo em um livro com imagens tridimensionais.
-
Limpamos os dentes por dentro e por fora, sem "ofender" nenhum dos lados. E não deixe de limpar a língua, pois o procedimento é relacionado à higiene bucal, o que significa que é preciso colocar os dentes e a língua em ordem.
-
A superfície de mastigação dos dentes é limpa com movimentos circulares para a frente. A criança repete depois do adulto. Você pode chamar esse movimento de "círculo" - o bebê fica feliz em girar a escova sobre a superfície do dente. Você pode fazer isso por conta.
-
Fechando a mandíbula, você precisa massagear as gengivas. Explica-se à criança que as gengivas são como canteiros de onde crescem os dentes. E eles devem ser eliminados, apenas com cuidado e cuidado.
Ensinar a limpar bem não é questão de um dia. Você não pode se apressar e repreender uma criança que não entende tudo imediatamente, faz isso de maneira desajeitada e fica chateada por causa de seus erros. Isso é aprendizado, com seus sucessos e fracassos. Claro, o bebê precisa ser motivado. Por exemplo, cole o Pôster de Conquista na parte interna da porta do banheiro. Se a criança tiver se saído bem, marque esse negócio com um adesivo engraçado no lado oposto à data ou dia da semana no calendário-pôster. Ou deixe a criança escolher o adesivo mais promocional do conjunto.
Tudo o que os pais brincam, a criança aprende com muito mais sucesso.
E se a criança se recusar?
Talvez ele estivesse com medo, e essa é a única coisa. Por exemplo, a primeira massa tinha um gosto ruim. Ou, no dia anterior, ele foi ao dentista pela primeira vez e não gostou nada. Finalmente, para um bebê de dois anos pode ser difícil, ou algumas outras associações não permitem que ele aprenda com calma um assunto tão simples.
Se a criança não quer / não gosta de escovar os dentes, truques parentais são usados.
-
Seu brinquedo favorito pode persuadi-lo. Tudo depende do esforço dos pais. Uma opção quase ganha-ganha é gravar um mini-desenho animado. O pai ou a mãe sentam-se embaixo da mesa e seguram (imperceptivelmente) um querido urso / coelhinho bebê. E a que fica ao lado do copo, em que um macarrão infantil e uma escova fofa ostentam, pede ao bebê que siga o seu exemplo e não deixe de escovar os dentes.A voz pode então ser alterada para desenho animado no programa de edição mais simples. Para uma criança, esse desenho animado será um milagre, e é provável que o urso ou coelho consiga persuadir a criança.
-
Diga que o macarrão foi ofendido pelo bebê e sumiu em algum lugar. Claro, é preciso um pouco de atuação para fazer a mamãe e o papai olharem pela casa com entusiasmo pelo tubo. A criança deve estar disposta a participar da busca. E, claro, ele deve ser aquele que o encontra. A lealdade purificadora provavelmente aumentará depois de tal aventura.
-
Encontrar um médico muito bom que, como um mágico, mostre instrumentos milagrosos e apresente algumas ninharias médicas da categoria de “milagres milagrosos” para a criança. Existem médicos assim, e se você perguntar, pode encontrar um médico de forma viva, com piadas, piadas, um consultório colorido, onde tudo encanta a criança. Às vezes, depois de tal excursão ao supercabinete, a criança muda de ideia sobre escovar os dentes.
-
Confie à criança para escolher a pasta e o pincel para si mesma. Essas condições subornam muitos.
-
Durante a limpeza, inclua uma canção engraçada que o pequeno queira ouvir mais de uma vez.
Mas existem algumas coisas que você não deve fazer.
-
Assustar-se com histórias assustadoras sobre cáries e dor de dente infernal. Não é um fato que a ponte de associações se formará corretamente na cabeça do bebê. Talvez a história assustadora seja associada apenas a uma pasta e um pincel.
-
Prometa doces ou outro alimento, guloseimas deliciosas para cada ritual de limpeza. Isso está errado em ambos os lados, diminui a autoridade dos pais e também cria as conexões erradas. A lógica deve ser simples: escovar os dentes é saudável e saudável, porque quero ser saudável, inteligente e apenas um bom sujeito. E não porque eles vão me dar algo por isso.
-
Ameace a cadeira odontológica. Todas as ameaças, exceto o medo paralisante, não causam nada. "Intimidar" é a tática mais estúpida para uma criança pequena.
-
Grite e castigue. Como regra, isso não funciona bem. Via de regra, isso cria um relacionamento afetuoso e distante da confiança entre a criança e os pais. Se a criança começar a escovar os dentes, temendo o castigo, ela o fará mal, sem nenhuma compreensão do valor do processo.
Pelo menos um dos métodos e técnicas funcionará. Claro, um pai precisa ser paciente e estar pronto para ser o mais criativo.
Conselhos úteis para os pais
Os psicólogos infantis, tendo contado com a ajuda de odontopediatras, desenvolveram mais de uma lista de recomendações que facilitam muito o processo de ensinar uma criança a escovar os dentes. Nota dos pais - as dicas mais interessantes dessas listas.
-
Você não pode empurrar. Isso causará uma rejeição no bebê. Mais humor, paciência, disposição para conversar e compreensão olhares do lado mais velho - isso descarta qualquer criança. É que alguém é mais rápido, alguém não é de imediato.
-
Seu próprio exemplo é necessário. A criança deve ver como, com prazer e com que diligência, os pais escovam os dentes todas as manhãs e todas as noites. Ao som da música, dançando, sorrindo para si mesmo no espelho - o que você quiser, mas esse tipo de reforço positivo também funciona.
-
Consertando sucessos. Todos precisam de elogios, e as crianças também. E oral antes de tudo. Os presentes são bons, mas nem todos os esforços devem ser financeiramente compensadores. Mas o deleite, o afeto e a admiração sinceros dos pais são tão importantes quanto para o bebê, pois falam muito sobre si mesmos e constroem relacionamentos afetuosos com os mais velhos.
-
Acostumando-se a ir ao dentista. Deixe-o correr paralelamente ao aprendizado de como escovar os dentes. Quanto mais cedo o bebê perceber que o médico é divertido, informativo e não causa dor, mais provável é que essa associação dure por toda a vida. Não se deve atrasar o momento da visita ao dentista e torná-lo sagrado: quanto mais fácil e divertido, menos medo a criança tem. Claro, você precisa encontrar um bom médico.
-
Um pouco de magia. Existem pastas para bebês que mudam de cor durante a limpeza. A espuma fica verde, e esse truque só é possível escovando os dentes.Essa ficção não deixa as crianças indiferentes.
-
Nós competimos. Quem limpa melhor - uma criança ou um pai, você pode fazer essa competição. Claro, o pai terá que jogar doação, mas isso é por uma causa comum. A mãe-juíza pronunciará o veredicto de maneira estrita e justa, e o vencedor será glorificado e homenageado. E deixe-o também ensinar o pai, que de repente se esqueceu das regras de limpeza.
Acontece que todos os horários, limpeza de calendários, regras rígidas são exigidas pelos pais, e o bebê compreende essas coisas de forma lúdica. E se os papais e mamães se lembrarem disso, com uma garantia de quase 100% não haverá problemas com o ensino de higiene bucal na família.