Quando começar a escovar os dentes do seu bebê?
Cuidar da criança, sua saúde, bem-estar, desenvolvimento é a principal tarefa que os pais enfrentam. Muitos pais e mães jovens e ainda completamente inexperientes enfrentam muitas situações pela primeira vez na vida e têm muitas dúvidas, uma das quais é quando começar a escovar os dentes de uma criança.
A pergunta é muito pertinente e correta, muitas vezes dirigida a pediatras e dentistas, e diversos fóruns são relidos. Neste artigo, tentaremos fornecer as informações mais precisas e corretas sobre quando começar a ensinar seu bebê a escovar os dentes.
Idade adequada
Uma criança deve escovar os dentes, esta é a regra de ouro que todo pai deve aprender. A higiene dos dentes e da cavidade oral é uma garantia de saúde e uma verdadeira oportunidade para evitar visitas ao dentista desagradáveis, principalmente para as crianças. Mas quando é a idade certa para começar a escovar os dentes do seu filho? O fato é que ninguém pode dar uma resposta clara, pois tudo depende da fisiologia e do desenvolvimento ativo do próprio bebê.
Em uma criança, os dentes começam a surgir aos 4-6 meses, em outra aos 9 e assim por diante. Há muita controvérsia sobre esse assunto. Alguém argumenta que não há necessidade de ensinar um bebê a escovar os dentes enquanto está sendo amamentado, outros, em geral, esperam até os 2-3 anos de idade.
Mas, na verdade, você precisa ensinar seu filho a escovar os dentes o mais cedo possível. Isso é necessário por vários motivos.
- Previne a cárie dentária. Os dentes de leite do bebê são mais propensos a cáries do que os adultos permanentes.Isso se deve às peculiaridades do esmalte, que é macio e fino em crianças pequenas. Danos no esmalte dos dentes das crianças por cárie são carregados com o aparecimento de doenças como amigdalite e pielonefrite.
- Previne dor de dente. Se você não seguir a higiene e a limpeza da cavidade oral da criança, seus dentes começarão a doer, pois várias bactérias aparecerão e se multiplicarão na boca com o tempo. Na maioria das vezes, essas situações terminam com uma visita ao consultório dentário e a remoção de um dente doente. Os dentes de leite devem cair naturalmente. Caso contrário, se o médico arrancar um dente mais cedo do que ele ia cair, a mordida pode ser quebrada e outros dentes podem ficar tortos.
- Previne o desenvolvimento de doenças infecciosas. Mesmo que o bebê ainda esteja amamentando e não consuma nenhum alimento além do leite, mas seus dentes já tenham estourado, eles precisam ser limpos.
Vejamos o que pode ser usado para escovar os dentes de uma criança, dependendo de sua idade.
- Até 6 meses isso pode ser feito com uma compressa de gaze umedecida em água fervida, um guardanapo na ponta dos dedos ou um guardanapo dental. A ponta do dedo do guardanapo limpa perfeitamente as gengivas e os dentes da placa, alivia a dor da dentição e previne a cárie. Os lenços umedecidos funcionam como um excelente limpador e desinfetante - uma espécie de anti-séptico seguro.
- Dos 6 meses aos 1 ano de idade, a escovagem dos dentes pode ser feita com uma escova macia de silicone. É absolutamente seguro, equipado com uma pega confortável e antideslizante, não agride as gengivas e os dentes e não provoca sensações dolorosas. Com a ajuda dessa escova, o bebê pode até tentar escovar os dentes sozinho.
- A partir dos 2 anos, você já pode dar ao seu filho uma verdadeira escova de dentes. Você precisa escolher uma escova cujo diâmetro da cabeça não exceda 1,5 centímetros. Suas cerdas devem ser macias, o cabo deve ser confortável e as bordas devem ser o mais arredondadas possível.
É muito importante escolher a escova de dentes certa para o seu filho e, o mais importante, uma escova segura. Na hora de comprar, você não precisa considerar as opções mais baratas, muito provavelmente, esse produto não apresenta um alto nível de qualidade e segurança. Cuide da saúde dos dentes e da boca do seu filho, compre uma boa escova de um fabricante confiável.
É melhor comprar em farmácias ou lojas especializadas. Nesses locais, produtos certificados e de alta qualidade são vendidos com mais frequência.
A pasta de dentes infantil é outro aspecto importante da higiene oral infantil. A escolha da pasta de dentes para crianças deve ser abordada com tanta responsabilidade quanto a escolha de uma escova de dentes. Existe uma grande variedade e variedade de cremes dentais para dentes de leite no mercado moderno. Você precisa prestar atenção a vários aspectos.
- A composição do produto. Em nenhum caso, o flúor ou qualquer outra substância abrasiva, corante ou conservante deve ser incluído na pasta de dentes para crianças. Deve ser caracterizado pela presença de xilitol, plantas medicinais naturais, enzimas lácticas, cálcio, oligoelementos na composição.
- É desejável que o produto de higiene não tenha gosto ou que contenha um leve toque de menta.
- Validade. Esta informação deve ser indicada pelo fabricante no tubo.
- Idade permitida da criança.
- Fabricante. Assim como na hora de escolher uma escova de dente, é melhor dar preferência a uma marca, ainda que mais cara, mas confiável.
Os dentistas dizem que você não pode escovar os dentes de seu filho com pasta de dente se ele ainda não tiver 1,5 anos.
Lembre-se: se você tiver alguma dúvida sobre a escolha de uma pasta ou pincel, o melhor é consultar um especialista, ou seja, um odontopediatra. Um médico qualificado examinará a cavidade oral do bebê e aconselhará exatamente os produtos de higiene adequados.
Quando posso começar a escovar os dentes sozinho?
Todas as crianças são absolutamente diferentes. Alguém é mais independente, outros gostam de ser cortejados.Tudo depende apenas da própria criança e de como os próprios pais preparam o bebê para esse processo. Levando em consideração a experiência e as recomendações de especialistas, é seguro dizer que uma criança de 2 anos ou mais pode facilmente escovar os dentes sozinha.
Se, a partir do momento em que aparecem os dentes, a criança conhece um creme dental, uma escova e sabe limpar, não há necessidade de atrasar esse momento. Quanto mais cedo o bebê aprender a escovar os próprios dentes, melhor.
Considere o que os pais precisam fazer para que tudo corra bem e que a própria criança queira escovar os dentes sozinha.
- O principal é conseguir uma escova de dentes segura, que não cause sensações dolorosas durante o processo de limpeza, e uma pasta. A pasta de dente pode ter algum sabor - as crianças gostam.
- Explique e mostre exatamente como você precisa limpar, para não perder um único dente.
- Ensine seu filho a segurar uma escova de dentes nas mãos.
- Fale sobre como é legal ser independente.
A prática mostra que todas as crianças copiam o comportamento de seus pais. Por isso, para simplificar o processo, a mãe ou o pai devem cooperar com o filho pela manhã e à noite - e ir escovar os dentes juntos. Seja um exemplo para seu filho. E depois de um tempo, o bebê, tendo adotado a experiência de seus pais, começará a escovar os dentes ele mesmo.
Claro, há casos repetidos em que o bebê se recusa terminantemente a se tornar independente. Na maioria das vezes isso se deve ao fato da criança ter medo da escova de dente, percebendo-a como algum tipo de objeto inimigo. Em tais situações, você não precisa mostrar pressão. Melhor agir com cuidado. Você precisa conversar com a criança, descobrir o motivo de seus medos, até ir à loja com ela - deixar que ela escolha para si uma escova de que goste.
Várias técnicas psicológicas ajudam bem, quando escovar os dentes se transforma em uma espécie de jogo interessante, que é acompanhado por cantos ou danças. O principal é não exagerar, para que não se torne um hábito.
Os psicólogos recomendam não deixar as coisas correrem sozinhas. Alguns pais têm certeza de que, quando chegar a hora, a criança pegará tanto a escova quanto a pasta de dente e começará a escovar os dentes. Não, se você não ensinar ele a fazer isso, ele não vai começar a monitorar a higiene bucal.
Quantos anos você pode mudar para uma pasta de dentes para adultos?
Os dentistas pediátricos recomendam unanimemente que os pais não se apressem em ensinar seus filhos a escovar os dentes com um creme dental para adultos. De acordo com especialistas, os dentes de leite podem ser danificados por creme dental adulto. Não é segredo que tais produtos de higiene podem conter componentes químicos e substâncias agressivas, razão pela qual lidam tão bem com placa bacteriana, tártaro e doenças gengivais.
Se os pais ensinam prematuramente seus filhos a escovar os dentes com pasta de dente para adultos, existe uma grande probabilidade de que o esmalte dos dentes de leite das crianças seja danificado, e isso tem graves consequências.
Absolutamente todos os cremes dentais para adultos contêm flúor, um elemento categoricamente não recomendado para crianças.
Do exposto, segue-se que uma criança pode começar a escovar os dentes com pasta para adultos somente quando todos os dentes de leite tiverem caído e os permanentes tiverem crescido. Os dentes permanentes são fortes, o esmalte neles não é mais macio e a própria mucosa oral nessa época não sofrerá com o mesmo flúor ou outros componentes abrasivos.
Considerando a grande variedade de cremes dentais infantis, que são seguros, naturais e lidam perfeitamente com doenças comuns como as manifestações de cárie, não vale a pena mudar para meios de uma faixa etária diferente.