Higiene bucal

Como escovar os dentes corretamente para crianças?

Como escovar os dentes corretamente para crianças?
Contente
  1. Regras fundamentais
  2. Técnica de limpeza até um ano
  3. Como limpar a placa bacteriana em crianças a partir de 2 anos
  4. Posso usar escova elétrica?

Os pais jovens devem pensar na higiene da cavidade oral do bebê ainda na fase da infância: já neste momento a criança deve receber os procedimentos necessários. Claro, ninguém rasteja para a boca de um bebê de três meses com uma escova, mas assim que os dentes "eclodem", é hora de fazê-los.

Regras fundamentais

É interessante que os dentes de leite se formem na sexta semana de desenvolvimento intrauterino: normalmente deveriam ser 20. Os dentes de leite são temporários, mas consistem nos mesmos tecidos que os permanentes - polpa, dentina, esmalte. É verdade que os dentes de leite têm coroas baixas, uma grande distância entre as últimas, raízes longas e finas (literalmente se dissolvem antes de cair) e esmalte muito fino.

Como a estrutura dos dentes de leite não difere globalmente da estrutura dos dentes permanentes, os primeiros dentes precisam de cuidados completos. Assim que o primeiro incisivo aparecer, o bebê pode começar a escovar os dentes.

As principais regras para os pais.

  1. Imediatamente após a alta hospitalar, a mãe deve monitorar a higiene bucal do bebê: as gengivas do bebê devem ser limpas suavemente com uma compressa de gaze grossa, previamente umedecida com água morna. Em vez de água, você pode usar uma infusão de camomila, uma decocção de erva de São João ou calêndula. Mas as infusões de ervas não são usadas constantemente, mas uma ou duas vezes por semana.
  2. Quando a criança tiver dentes, você pode começar a escová-los. Mas nenhuma pasta de dente é necessária nesta fase. É útil comprar uma escova de bebê especial e macia para um bebê "dentuço" e usá-la para processar não só os dentes, mas também as gengivas. Se você não quiser uma escova, pode comprar uma almofada de silicone - ela cabe no dedo de sua mãe ou de seu pai.
  3. A primeira limpeza é muito suave.As gengivas ao redor do dente em erupção geralmente estão inflamadas, portanto, o toque pode ser doloroso para o bebê. Mas também é impossível recusar a limpeza: durante a erupção, a imunidade local diminui, o que significa que as bactérias vão agir de forma mais agressiva.
  4. É melhor para as crianças, mesmo desde a infância, escovar os dentes duas vezes ao dia. E de preferência ao mesmo tempo. As crianças são muito apegadas ao regime, à automação, à maneira usual. Portanto, o procedimento de limpeza não deve ser espontâneo, mas sim inscrito no dia a dia do bebê.
  5. Com o tempo, a escovação leva de 1 a 2 minutos no máximo, porque a criança ainda tem poucos dentes e uma boca pequena.

Conclusão: a melhor opção para o bebê é uma almofada de silicone, que limpa o esmalte e massageia as gengivas. E a primeira escova pode aparecer depois de um ano, e a opção com vilosidades de silicone ficará ótima. Com quase dois anos de idade, a criança tem a primeira escova de dentes infantil clássica.

Técnica de limpeza até um ano

Aprenda mais sobre como lidar com bebês. Todas as ações são cuidadosas e muito cuidadosas. A criança deve ficar tranquila com os pais, o procedimento deve ser realizado em ambiente confortável, acompanhando as ações com várias palavras doces e suaves.

Em uma criança, os dentes aparecem aos 4 meses, 6 meses, 8 - para cada pessoa de maneiras diferentes. Mas geralmente, por volta dos 10-11 meses, a criança com segurança tem vários dentes (2 incisivos inferiores, exatamente, na maioria dos casos). Se o bebê, ainda recém-nascido, recebeu uma massagem suave com um cotonete, é improvável que ele tenha medo de limpar. Portanto, uma criança pequena de 1 ou um ano e meio estará completamente pronta para um procedimento completo de escovar os dentes com uma escova e pasta, se a mãe sempre cuidou de seus dentes.

Como limpar dentes e gengivas para um bebê de até um ano de idade:

  • você precisa fazer movimentos da raiz ao topo;
  • O dedo da mãe com um acessório de silicone deve ser segurado em um ângulo de 45 graus;
  • o processamento dos planos superiores requer a fixação horizontal do bico, é necessário mover ao longo do dente progressivamente;
  • por dentro, o esmalte é limpo com movimentos curtos dos dedos.
  • as paredes laterais são limpas em movimentos circulares.

Existem aproximadamente 10-12 movimentos por dente. Com a limpeza adequada, não só se processa a parte do esmalte do dente, mas também a gengiva, a membrana mucosa da parte interna das bochechas e a língua. Uma alternativa à ponta de silicone podem ser lenços dentais especiais, que são vendidos em farmácias.

Atenção! Algumas mães têm certeza de que os bebês não precisam escovar os dentes, pois o leite materno tem tudo para proteger o bebê de doenças. E de bactérias que "atacam" os dentes depois de comer - também. Mas este não é o caso. O leite não limpa a cavidade oral, não tem esse propósito.

Após a amamentação, assim como após a mistura, só se pode limpar a cavidade oral com guardanapos, tampão ou bocal. Pode não valer a pena fazer isso todas as vezes, mas de manhã e à noite é obrigatório.

Como limpar a placa bacteriana em crianças a partir de 2 anos

Quase sempre, a criança conhece o creme dental aos 2 anos: os dentistas recomendam focar nessa faixa etária. Existem formulações voltadas para crianças menores, não contêm flúor, são seguras, mas, claro, não são adequadas para todos. Crianças pequenas engolem ou cuspem a pasta assim que ela entra na boca. Portanto, a limpeza consciente começa a partir dos dois anos de idade, quando já é possível concordar com a criança.

Esquema de limpeza padrão.

  1. O pincel deve ser umedecido com água morna. Um pequeno pedaço de pasta deve ser espremido na pilha umedecida. Normalmente o suficiente para ocupar um terço ou metade da área da pilha, você não precisa de muito.
  2. Em um ângulo de 90 graus, o instrumento de limpeza deve ser levado até as coroas.
  3. O esmalte dentário deve ser limpo da raiz ao ápice, como se a pessoa quisesse varrer a sujeira da superfície do dente. Isso, na verdade, é mais ou menos o que ele faz.
  4. Por dentro, os dentes são limpos com movimentos curtos, a escova já estará em um ângulo de 45 graus.
  5. As superfícies de corte e mastigação dos dentes são processadas por último.
  6. Ao concluir a limpeza, você precisa enxaguar bem a boca com água morna limpa.

Se for usado um bálsamo, ele completa o enxaguatório bucal. Depois é preciso lavar a própria escova, o que também deve ensinar o bebê desde cedo.

Dizer que uma criança de dois anos terá prazer em fazer a limpeza e fará de acordo com todas as regras, claro, é impossível. Até os três anos, ele abrirá a boca e seus pais farão a limpeza. Assim que ficar claro que a criança está pronta para levar a sério a ordem de escovar os dentes ela mesma, ela terá liberdade de ação. Mas estritamente sob o controle dos pais e com a correção de todos os movimentos não muito corretos.

É imperativo que os pais mostrem o ritual de escovar os dentes em si mesmos. Acima de tudo, as crianças adoram copiar, o que significa que a ação sagrada de um exemplo não foi cancelada.

10 coisas que os pais podem não saber

  1. A escova de dentes de uma criança deve ser trocada a cada 3-4 meses. Mesmo o melhor e mais caro.
  2. O atendimento odontológico independente deve ser iniciado aos 2,5 anos. Ênfase na palavra “começar”: por volta dos três anos, o bebê o fará com segurança.
  3. Até um ano, toda criança deve ir ao dentista pelo menos uma vez. Mesmo que ainda não haja dentes. Afinal, o médico avalia não só o seu estado, mas também a saúde da cavidade oral como um todo.
  4. Para que o bebê não se perca no processo de limpeza, não termine o procedimento antes do necessário, ele precisa de um cronômetro. Uma ampulheta comum também funciona. Hoje em dia, são vendidas escovas temporizadas especiais que sinalizam quando a limpeza deve ser concluída.
  5. Desde cedo, a criança deve entender que um pincel, um copo só deve ser individual.
  6. É imperativo tratar os dentes de leite se eles forem "atacados" por cáries. Isso está fora de dúvida. Freqüentemente, o tratamento leva cerca de 5 minutos, a menos, é claro, que o processo seja iniciado. A criança não deve ter medo do consultório do dentista - se você selecionar corretamente a clínica e o médico para a primeira viagem, as emoções positivas serão consertadas e a pessoa não saberá o que é o medo no consultório do dentista.
  7. Em alguns países existe essa tradição: se uma criança não tenta escovar os dentes, come muito doce, não quer ir ao médico, a Fada do Dente não lhe dá um presente. Caiu um dente, e de manhã não havia dinheiro na cômoda, mas uma carta, onde está escrito com educação, mas com rigor que a fada “não pode dar o respeitado Petya, porque ele escova os dentes indevidamente, come doces fora da medida e não vou fazer amizade com o dentista. ”
  8. Quando os dentes mudam, a criança pode reagir com estresse a isso. Por exemplo, ter medo de que um dente perdido engula. Se as garantias dos pais de que não é assustador não ajudarem, você precisa ir a um bom dentista para uma consulta. E aos 5, aos 7 e até aos 9 anos de idade, uma criança precisa do conselho de um profissional alegre que contará com cores como é legal - trocar os dentes - e por que não é nada assustador.
  9. E tal médico dirá a um adolescente que dentes não muito bonitos são temporários, que a mandíbula cresce e tudo vai se encaixar. E se você não se levantar, existem muitas maneiras legais e não assustadoras de consertar.
  10. Nos jardins de infância, na 1ª série, a criança também escova os dentes. Os pais devem descobrir com que responsabilidade a criança faz isso fora de seu controle.

Posso usar escova elétrica?

A partir dos três anos de idade (não antes), a escova elétrica está realmente disponível para uso. Mas, neste caso, o pai deve apenas fazer a limpeza. O esmalte infantil é muito fino, muito sensível. A cabeça da escova gira, pulsa e isso pode prejudicar a camada de esmalte dos dentes de leite. Se uma microfissura se formar, as bactérias se instalarão ali e, em seguida, as cáries.

Considere as escovas elétricas para crianças que existem hoje no mercado.

  • Clássico. Esta é uma caixa equipada com motor, que tem uma cabeça redonda com uma pilha. O bico gira a uma velocidade predeterminada, removendo com eficácia a placa e os resíduos de alimentos.
  • Som. Essa escova não apenas gira, mas também produz certas vibrações, o que remove os patógenos da superfície do esmalte de maneira mais completa.
  • Ultra-sônico. Vencedor, categoria eficiência. As ondas ultra-sônicas destroem o filme criado por patógenos e fazem isso melhor do que a limpeza mecânica.

Claro, a técnica de limpeza é simplificada com uma ferramenta elétrica. A criança deve dividir condicionalmente a cavidade oral em 4 segmentos: parte superior esquerda, parte superior direita e parte inferior esquerda e direita. Um pincel umedecido com uma gota de pasta é aplicado em um ângulo de 45 graus e, em seguida, ele começa a trabalhar por conta própria. Cada site leva cerca de meio minuto. Mas uma criança será capaz de escovar totalmente os dentes com uma escova elétrica aos 6 anos de idade, e somente se os pais estiverem certos da correção de suas ações.

As conclusões são simples: não há hora certa para começar a escovar os dentes. Uma criança recém-nascida já precisa que sua mãe trate suas gengivas com cuidado e carinho com um bocal especial de silicone ou um guardanapo dental. Com a idade de dois anos, a criança já está familiarizada com a escova e, aos três, ela mesma começa a escovar os dentes.

Se uma cultura de higiene bucal está presente na vida de uma criança desde a infância, os pais farão uma grande e importante contribuição para a saúde bucal por toda a vida.

sem comentários

Moda

a beleza

casa