Como escovar os dentes corretamente?
Somos ensinados a escovar os dentes desde a infância. No entanto, muitas vezes depois de visitar o dentista, verifica-se que mesmo os adultos escovam os dentes incorretamente. A partir disso e de todos os problemas associados à saúde bucal. Portanto, é muito importante prestar a devida atenção à escovagem dos dentes.
Como escovar os dentes?
O banheiro matinal, assim como o noturno, é simplesmente impensável sem escovar os dentes. E este não deve ser apenas um evento de demonstração. Você deve cuidar bem da sua cavidade oral, utilizando todos os produtos necessários para este procedimento e seguindo o esquema de limpeza.
Escovar
Tudo começa com a escolha de um pincel. Na maioria dos casos, você deve seguir o conselho do seu dentista, que sabe melhor do que você quais são os problemas que existem na cavidade oral. Os pincéis são duros, moles e semiduros. É a última opção que é escolhida com mais frequência, uma vez que pincéis excessivamente macios podem limpar mal o esmalte e escovas muito duras podem ferir as gengivas.
Mas em alguns casos, seu dentista pode recomendar o uso desses tipos por um tempo. Por exemplo, se as gengivas estão inflamadas e estão sendo tratadas, você precisa usar uma escova mais macia por algum tempo. Se, ao contrário, você precisa prestar atenção nos dentes, remover a placa ou branquear, você pode escolher uma opção mais dura por um tempo. Os pincéis podem ter diferentes cabos, retos ou angulares. As cerdas também podem ser dispostas de diferentes maneiras - em fileiras regulares ou em diferentes alturas. O esquema de cores também é muito diversificado.
Em qualquer caso, vale lembrar que a escova deve ser trocada regularmente - pelo menos uma vez a cada três meses. Além disso, deve ser bem enxaguado após cada limpeza e armazenado de forma adequada.
Existem estojos especiais para a escova que evitam que partículas de pó e bactérias se acumulem. A escova pode estar totalmente na caixa, ou apenas na parte superior, onde as cerdas estão localizadas.
Algumas pessoas preferem usar uma escova elétrica em vez de uma escova normal. Ele realmente remove a placa bacteriana com eficácia e limpa bem os dentes. Mas os dentistas não recomendam o uso todos os dias, de manhã e à noite, mas apenas 3 vezes por semana. Com menos frequência, você pode usar uma escova ultrassônica, que também combate bem a placa.
Além disso, não se esqueça de que os pincéis são bons auxiliares:
- escovas;
- fio dental;
- irrigadores.
A escova não é capaz de limpar os espaços interdentais da mesma forma que esses objetos o fazem. E os irrigadores, entre outras coisas, também massageiam as gengivas, melhorando assim sua circulação sanguínea.
Colar
Hoje em dia existe uma grande variedade de massas nas lojas - fabricantes nacionais e estrangeiros. Novamente, seu dentista o ajudará a fazer a escolha certa com base nas características de seus dentes e gengivas. Se houver placa persistente devido ao consumo regular de café, fumar, pode-se usar pasta clareadora por dois a três meses. Se você precisa prevenir doenças gengivais ou sangramento, você pode escolher pastas de ervas.
Para as crianças, você precisa escolher pastas exclusivamente infantis. Suas formulações são especialmente projetadas para os dentes infantis. Além disso, a ingestão acidental da pasta não prejudica o estômago. Na maioria das vezes, as pastas para bebês têm aroma e sabor agradáveis para tornar a limpeza mais agradável e para acostumar a criança a esse procedimento importante. Em outros casos, você pode ser orientado pelos seus próprios gostos e pela disposição de gastar essa ou aquela quantia em produtos de higiene bucal. Além disso, um abrilhantador é uma boa adição à pasta, que pode ser usada para finalizar procedimentos de higiene ou entre limpezas.
Pó
O pó dental costumava ser usado com mais frequência por crianças, para não engolir acidentalmente as substâncias nocivas contidas nas pastas de dente. Atualmente, existe um grande número de pastas projetadas especificamente para crianças. Portanto, a necessidade de pó dental há muito desapareceu. Além disso, seu efeito não pode ser considerado útil. Os dentistas acreditam que, com o uso prolongado, o pó tende a danificar o esmalte. Só pode ser usado por algum tempo na ausência de outros produtos de higiene bucal.
Regras básicas de limpeza
Um papel muito importante na segurança dos dentes é desempenhado pelo fato de as regras de limpeza serem seguidas. Vamos dar uma olhada em alguns deles.
- O tratamento higiênico da cavidade oral deve abranger todas as áreas, mesmo as mais difíceis de acessar. Esta é a única maneira de remover a placa bacteriana e as bactérias da superfície dos dentes, gengivas e língua.
- Escove os dentes de manhã (após o café da manhã ou com o estômago vazio) e à noite. Estas são limpezas obrigatórias. Mas você também pode limpá-lo várias vezes ao dia, após cada refeição. Desde que as gengivas estejam inflamadas ou os dentes do siso estejam escalando, a limpeza diurna pode ser substituída por enxágue com a ajuda de meios especiais.
- Para escovar bem os dentes de crianças e adultos, basta espremer uma ervilha de pasta na escova. Isso deve ser suficiente para remover todas as bactérias e placas. O principal é manipular corretamente o pincel. Em primeiro lugar, esses movimentos são para cima e para baixo, e não horizontais. Os círculos são usados apenas como adicionais.
- Mas para limpar com eficácia todas as superfícies da boca, uma escova de dentes não é suficiente. Espaços mal limpos entre os dentes têm um efeito negativo na saúde geral dos dentes. Portanto, é imperativo remover alimentos presos com fio dental e remover a placa bacteriana com uma escova.
- Não se apresse para escovar os dentes. Isso deve durar pelo menos cinco minutos, limpando cuidadosamente todas as superfícies e locais de difícil acesso.
- Além disso, é imprescindível ir ao dentista pelo menos duas vezes ao ano, que fará a limpeza profissional, se necessário, e lhe informará como fazer corretamente os cuidados domiciliares, que escova e pasta escolher, o que mais você pode usar na Adição.
Técnica
Na maioria das vezes, uma pessoa não presta atenção suficiente para escovar os dentes, presumindo que existe apenas um método de escovação e apenas algumas pinceladas são suficientes para manter os dentes limpos e saudáveis. No entanto, não é. E para evitar cáries e outras consequências desagradáveis, os dentes não devem ser limpos rapidamente, mas minuciosamente, observando alguns esquemas de limpeza dos dentes da frente e de trás, em locais de difícil acesso. O procedimento de higiene deve ser realizado regularmente.
As instruções o ajudarão a limpar bem os dentes.
- A escova deve ser enxaguada primeiro com água, mesmo que não haja dúvidas quanto à sua limpeza. Um creme dental do tamanho de uma ervilha deve ser aplicado a cada vez. Usar muito só criará muita espuma. E as principais funções da placa de limpeza são assumidas pelo pincel, a pasta é apenas uma ferramenta auxiliar.
- Coloque a escova em direção à fileira superior de dentes em um ângulo de 45 graus. Com movimentos para cima e para baixo, limpe cada dente. As mesmas manipulações são executadas de dentro.
- Para limpar bem o espaço radicular, os dentistas aconselham fazer o seguinte: coloque a escova horizontalmente na base do dente (onde ela toca a gengiva), faça alguns movimentos da esquerda para a direita e depois para baixo. Portanto, você precisa trabalhar muito para fazer em cada dente. Esses movimentos de varredura permitirão que você limpe bem o espaço da raiz, onde a placa se acumula com mais frequência e é mal limpa.
- Além disso, o mesmo deve ser feito com a fileira de dentes inferior, com a única diferença de que após os movimentos horizontais a escova deve ser direcionada para cima. Isso removerá a placa bacteriana dos dentes inferiores.
- O mesmo deve ser feito com as superfícies laterais dos molares. As superfícies de mastigação podem ser limpas normalmente usando movimentos horizontais.
- Em seguida, você precisa fechar as mandíbulas e escovar os dentes com movimentos de rotação anterior e lateral. Isso vai massagear as gengivas.
- Depois disso, é preciso ficar atento à língua, ela também acumula um grande número de bactérias. Para isso, você pode comprar um raspador ou uma escova especial, que possui um revestimento especial na parte posterior.
- Para limpar bem os espaços interdentais, você pode usar uma escova. O dentista dirá qual tamanho deve ser escolhido em cada caso. Para remover a placa bacteriana entre os dentes, a escova é cuidadosamente colocada na lacuna interdental e movida suavemente para frente e para trás. Após cada dente, a escova é bem lavada.
- O fio dental pode ser uma alternativa. Aqui, você deve desenrolar um fio de tamanho suficiente e, limpando cada dente, a área usada deve ser enrolada em volta do dedo para sua conveniência. Você não pode reutilizar o mesmo site.
- Ao final do procedimento, é necessário enxaguar bem a boca com uma composição especial. Pode ser diferente dependendo da finalidade - fortalecer o esmalte, aliviar sangramento nas gengivas, dar hálito fresco.
- Depois de terminar de escovar os dentes, é preciso enxaguar bem a escova e colocá-la em uma caixa ou copo especial.
- Muitas vezes, os dentistas recomendam o uso de um irrigador. Combate perfeitamente a placa e massageia ativamente as gengivas, remove a placa nos espaços interdentais.
É muito conveniente ao usar aparelho ortodôntico e é quase impossível limpar com uma única escova.
Erros comuns
Na maioria dos casos, a escovação inadequada pode causar cáries, tártaro, doenças gengivais e outros problemas. Portanto, é melhor não cometer erros, que serão discutidos a seguir.
Limpeza infrequente ou de curto prazo
Seus dentes precisam ser escovados regularmente.Com a limpeza rara, as bactérias ocupam a zona da boca, cujo número cresce muito rapidamente, o que acaba com doenças das gengivas e dos dentes. Com procedimentos de higiene irregulares, a placa mole se acumula, o que com o tempo leva ao tártaro. E neste caso, apenas um especialista ajudará. A limpeza profissional não pode ser considerada barata; em média, esse procedimento custa cerca de 5 mil rublos. Portanto, é melhor escovar os dentes regularmente para evitar tudo isso.
A escovagem curta também é prejudicial aos dentes. Portanto, você precisa escovar os dentes por pelo menos três minutos, usando todas as ferramentas necessárias.
Limpando com muita frequência
Limpar com muita frequência também pode ser prejudicial. A primeira coisa a fazer é danificar o esmalte. Especialmente quando um pincel ou pasta de branqueamento muito duro é usado. Portanto, os dentes devem ser limpos corretamente, regularmente, mas sem fanatismo excessivo. Se quiser sentir um frescor constante, há a opção de mascar chicletes após as refeições ou usar um anti-séptico bucal especial que mata bactérias nocivas e refresca seu hálito.
Não usar fio dental
Uma escova de dentes, por melhor e ultramoderna que seja, não consegue limpar a placa entre os dentes e remover todos os restos de comida. Muitas vezes parece que os dentes estão completamente limpos e não há tempo para passar o fio dental. Mas na verdade não é. Vale a pena passar o fio dental para garantir que haja restos de comida suficientes entre os dentes. Se você ignorar esta parte do procedimento de higiene, com o tempo poderá ter cáries, tártaro e doenças gengivais. Tudo isso não pode mais ser resolvido com a ajuda de procedimentos domiciliares. Você terá que ir ao médico e gastar muito dinheiro.
Violação de técnica
Algumas pessoas se perguntam por que os dentes se deterioram, as gengivas sangram, porque a escovação dos dentes é regular. O fato é que se você escovar os dentes de manhã e à noite, usando cremes dentais de alta qualidade e caros, mas não seguir a técnica de escovação, não terá sentido. Afinal, são os movimentos corretos recomendados pelos dentistas que podem remover toda a placa que se forma nos dentes devido à comida, café, fumo e outros fatores.
Portanto, em nenhum caso você deve negligenciar a observância da técnica. Caso contrário, você terá que fazer limpeza profissional no dentista com mais frequência.
De outros
Existem outros erros que podem causar certos problemas. Vale a pena considerá-los também.
- Usar uma escova dura ou macia por muito tempo. A escova rígida só é adequada para pessoas que não têm problemas com doenças bucais. Em outros casos, com o uso prolongado, pode danificar o esmalte, piorar o estado das gengivas. Uma escova macia, por outro lado, não consegue lidar bem com a placa. Sobre este ponto, é melhor consultar o seu médico.
- Usando a pasta errada. A seleção de massas é muito grande nas gôndolas, mas nem sempre é necessário comprar alguma massa ou se guiar apenas pela publicidade. Portanto, se você escolher uma pasta clareadora com uma sensibilidade especial do esmalte, só poderá agravar a situação. Portanto, com esse problema, você precisa comprar apenas uma pasta para esmalte supersensível. Ou, por exemplo, em caso de inflamação severa das gengivas, escolha uma pasta com um efeito reforçado de frescura. Tal composição só irritará as gengivas doloridas e não levará a nada de bom. Nesses casos, é melhor comprar uma pasta de ervas e complementá-la com um enxágue de goma especial.
- Além disso, as crianças não devem usar pasta para adultos e vice-versa. Essa pasta não é adequada para crianças; pode causar várias irritações e outros efeitos colaterais. E os adultos simplesmente não conseguem lidar totalmente com a limpeza com pasta para bebês.
- Ignorando a limpeza da língua. Este é um procedimento muito importante porque um grande número de bactérias se acumula na língua. E o cuidado com a cavidade oral, mesmo de altíssima qualidade, fica reduzido a nada se essa ação for negligenciada.Basta completar o procedimento limpando a língua com raspador ou escova especial, e muitos problemas podem ser evitados.
- Comer depois da última limpeza. À noite, é imprescindível escovar os dentes, pois durante o dia se acumula um grande número de bactérias. Mas em nenhum caso se deve ingerir alimentos e bebidas açucaradas após a limpeza, mesmo que seja um doce ou um gole de chá doce.
- Ignorando sangramento nas gengivas. Se suas gengivas estão sangrando, você não pode simplesmente escovar os dentes. Caso contrário, pode causar problemas muito sérios, incluindo a perda do dente. Portanto, você precisa usar aplicações especiais de géis, bem como usar enxágues. As pastas também precisam ser selecionadas nas ervas, até que as gengivas estejam em ordem.
Para evitar uma série de erros que podem levar a consequências desagradáveis, não hesite em colocar todas as suas questões na consulta de dentista. É o médico que o ajudará a navegar pelos diversos produtos de higiene bucal e lhe mostrará como escovar os dentes corretamente em uma maquete.