Higiene bucal

Higiene oral: regras básicas e recomendações

Higiene oral: regras básicas e recomendações
Contente
  1. A importância da higiene oral
  2. Ferramentas e dispositivos
  3. Regras diárias de higiene pessoal
  4. Características do cuidado profissional
  5. Recomendações gerais

A cavidade oral humana é um verdadeiro terreno fértil para todos os tipos de bactérias, que se instalam nos tecidos moles e nos dentes - o que leva a sérios problemas dentários. Além disso, à medida que os germes entram no corpo, eles causam problemas no trato gastrointestinal. Para equilibrar a microflora e fortalecer a imunidade da cavidade oral, uma higiene pessoal complexa é necessária.

A importância da higiene oral

A importância da higiene oral é difícil de superestimar. Consiste na prevenção de patologias dentais graves e na manutenção da aparência estética das pessoas. Ao aderir às regras básicas de atendimento odontológico, você pode obter resultados muito significativos. Aqui estão apenas alguns deles:

  • a formação de dentes fortes e saudáveis;
  • neutralização de bactérias patogênicas;
  • prevenção do aparecimento de doenças periodontais e cáries;
  • prevenção de doenças infecciosas da cavidade oral e do trato gastrointestinal.

As pessoas que cuidam dos dentes se distinguem por um belo sorriso branco como a neve e respiração leve. Uma vantagem importante será uma economia significativa em serviços odontológicos profissionais.

Ferramentas e dispositivos

Para que a higiene oral garanta uma limpeza completa, você precisará de produtos e compostos de limpeza especiais. Esses incluem:

  • escova de dente - para uma limpeza eficaz dos dentes, língua e bochechas;
  • fio dental - para remover restos de comida do espaço interdental;
  • pasta de dentes - para prevenir patologias dentais;
  • escovas interdentais - uma ferramenta auxiliar para limpar restos de comida em áreas de difícil acesso.

Você também precisará de pasta de dente e enxágue líquido.

Para dentes

A eficácia da limpeza da cavidade oral depende principalmente da escolha de uma escova de dentes. Eles podem ser duros ou macios, elétricos ou ultrassônicos. Existem muitas variedades à venda, por isso fazer a escolha certa não é tão fácil.

O principal critério é a origem das cerdas - podem ser sintéticas ou naturais... Em anos anteriores, os materiais naturais eram frequentemente preferidos. No entanto, o fungo freqüentemente aparece neles. Além disso, as vilosidades freqüentemente caem e entram no sistema digestivo, causando irritação estomacal.

É por isso que, nos países desenvolvidos, há muito se dá preferência às fibras artificiais à base de polímeros, que são desprovidas de todas as desvantagens dos materiais naturais e, ao mesmo tempo, proporcionam uma limpeza não menos eficaz da superfície dentária.

Atenção especial deve ser dada à rigidez. De acordo com a classificação, existem três tipos de cerdas.

  • Variedades suaves - adequado para pessoas com sensibilidade aumentada do esmalte dos dentes e sangramento nas gengivas. Eles também são usados ​​por crianças e pessoas mais velhas.
  • Pincéis duros médios - recomendado para pacientes que não apresentam doença periodontal, cárie e lesão da mucosa.
  • Ferramentas Ultra Rígidas - Adquirido estritamente de acordo com a prescrição do médico assistente caso seja necessário se livrar de cálculos dentários duros.
  • Também são produzidas escovas ortodônticas especializadas, destinadas ao cuidado de aparelhos ortodônticos... Esses produtos distinguem-se por uma forma especial e pelo fino pêlo, graças aos quais podem penetrar nas zonas mais inacessíveis.

Lembre-se de que todas as escovas têm uma vida útil limitada. A escova sintética deve ser trocada trimestralmente, a natural a cada 14-20 dias.

É muito importante escolher a pasta de dentes certa. Na hora de escolher um produto, o consumidor médio costuma se guiar pela presença / ausência do efeito clareador, aroma agradável e custo acessível. Os dentistas profissionais aconselham prestar atenção a outros critérios - a composição e a categoria da pasta dentífrica.

Existem à venda pastas higiênicas e de tratamento e profilático. O primeiro será uma boa prevenção de infecções orais, mas não o salvará de cáries. Essas formulações são ideais para pessoas com dentes fortes, para manter sua condição. Em todos os outros casos, é melhor dar preferência a agentes terapêuticos e profiláticos.

As pastas cicatrizantes têm um efeito antimicrobiano pronunciado e previnem o aparecimento de placa dentária. Dependendo do efeito de cura, existem vários tipos.

  • Antisséptico - são capazes de destruir focos de inflamação nos tecidos moles da cavidade oral. Contêm extratos de plantas medicinais, graças aos quais são capazes de neutralizar a microflora patogênica, matar infecções e fortalecer a imunidade local. No entanto, você precisa usar essas pastas apenas conforme prescrito por um médico e em cursos de curta duração; se usadas de forma contínua, podem causar danos.
  • Branqueamento - recomendado para uso não mais do que duas vezes por semana e apenas por adultos. Se os dentes forem tratados com mais frequência, seus componentes agressivos destruirão o esmalte.
  • Para problemas com tecidos moles, é melhor usar pastas para fortalecer as gengivas e eliminar sangramentos.... Para pessoas com esmalte sensível, os médicos aconselham produtos que contenham ingredientes bioativos, como íons de flúor, cloreto de potássio, hidroxiapatita ou nitrato de cálcio.

Importante: formulações com flúor são contra-indicadas para crianças, pois os bebês costumam engolir o produto durante o processo de limpeza. Além disso, tais composições não são recomendadas para uso nos casos em que a água na região de residência humana contém uma grande quantidade de flúor. Caso contrário, ocorrerá o aparecimento de placa e cálculo.

Você pode usar pastas medicamentosas por não mais do que duas semanas.Eles curam, mas não limpam bem os dentes. A sua utilização a longo prazo conduz à deterioração do estado do esmalte e, consequentemente, à violação dos processos digestivos. Após o curso do tratamento, é necessário retornar às pastas higiênicas usuais, a menos que o dentista prescreva a continuação do curso.

Para a cavidade oral

Para completar os cuidados, use um enxágue para os dentes e gengivas. Obviamente, para pessoas com dentes fortes e saudáveis ​​que nunca tiveram problemas com sangramento nas gengivas, cáries dentárias e mau hálito, nenhuma ajuda será necessária. No entanto, a maioria das pessoas enfrenta problemas dentários de uma forma ou de outra. Eles não podem prescindir do bálsamo, especialmente quando:

existem doenças não curadas na cavidade oral;

  • implantes ou dentaduras são instalados;
  • esmalte excessivamente fino que causa sensibilidade dentária e desconforto ao comer comida quente:
  • uma pessoa bebe mais de duas xícaras de café por dia e também bebe bebidas alcoólicas;
  • recentemente foi submetido a uma cirurgia.

Como a pasta de dente, o enxaguatório bucal pode ser higiênico e medicinal. Os bálsamos do primeiro tipo desinfetam as áreas difíceis de alcançar entre os dentes e criam a prevenção da cárie. Eles geralmente incluem fluoreto de sódio ou aminofluoreto, enquanto o conteúdo do componente ativo não excede 250 ppm.

Os enxágues cicatrizantes podem ser clareadores, firmadores e antiinflamatórios. Eles podem ser usados ​​por crianças e adultos com problemas dentários. No entanto, você só pode usá-los algumas vezes por semana.

Importante: se o álcool estiver incluso no bálsamo dentário, ele será contra-indicado para quem dirige veículo e para consumidores menores de 18 anos.

Regras diárias de higiene pessoal

Para manter a microflora ideal da cavidade oral, na qual os tecidos moles e duros estarão sempre saudáveis ​​e estéticos, várias medidas de higiene são tomadas. A maioria deles é feita em casa.

Para adultos

Mesmo os suprimentos dentários da mais alta qualidade não podem proteger uma pessoa de inflamação e cárie dentária se usados ​​incorretamente. Você precisa escovar os dentes todos os dias - de manhã, meia hora depois do café da manhã e à noite, antes de ir para a cama. O procedimento começa com o tratamento dos molares, movendo-se suavemente em direção aos caninos e dentes anteriores.

Ao processar movimentos verticais alterne com movimentos horizontais e circulares da gengiva às pontas dos dentes. Em uma passagem, dois ou três dentes devem ser capturados para que cada um receba 15-20 segundos. Em geral, todas as manipulações higiênicas levam cerca de 3-4 minutos.

Termine o tratamento com uma massagem nas gengivas, permite estabelecer a circulação sanguínea nos tecidos moles. Ao final do procedimento, deve-se limpar a língua - para isso, use a superfície nervurada da escova de dente ou uma espátula rugosa especial (você pode comprar em todas as farmácias). A limpeza permite que você livre a língua de uma grande variedade de bactérias, se você negligenciar esta fase do processamento, micróbios patogênicos viverão em sua superfície áspera... Isso afeta da forma mais negativa o estado do trato gastrointestinal e provoca o aparecimento de halitose (mau hálito).

O fio dental é usado para remover partículas de alimentos presas no espaço interdental. Ele penetra profundamente entre os dentes individuais em locais onde as cerdas da escova não podem alcançar. Os dentistas recomendam o uso de limpeza profunda pelo menos 1 vez por dia.

Para crianças

As crianças precisam ser ensinadas a cuidar dos dentes desde a infância. Desde muito jovem, enquanto os dentes ainda não apareceram, deve-se cuidar das gengivas - para isso, os fabricantes produzem guardanapos especiais. Este tratamento deve ser feito após cada refeição.

Para a dentição em farmácias, são apresentadas pontas de dedos de silicone especiais, que lembram uma escova de dente. Nesta fase, a criança vivencia muitas sensações desconfortáveis, portanto, durante os primeiros procedimentos, a criança provavelmente chorará. Mas ele se acostuma rapidamente com a limpeza e, subsequentemente, muda rapidamente para um pincel e uma pasta normais.

Com 1,5-2 anos de idade, você deve começar a aprender como escovar os dentes... Nesse período, a criança compra uma pasta especial para bebês e uma escova. No entanto, lembre-se de que ainda não será possível limpar o miolo com alta qualidade. As pessoas próximas a ele devem ajudá-lo até que aprenda a fazer isso direito.

É importante ensinar seu filho a escovar duas vezes ao dia. Para interessar o bebê, durante o procedimento, eles usam canções, cantigas de roda ou rimas engraçadas. O mais importante é que o processamento higiênico não se transforme em uma atividade rotineira.

Características do cuidado profissional

É recomendável que você procure atendimento profissional de vez em quando. É eficaz para o aparecimento de dentições persistentes. Essas manipulações são realizadas estritamente em consultórios médicos. Certos métodos são mais amplamente usados.

Limpeza ultrassônica - este tratamento remove bem o tártaro e a placa bacteriana. O tratamento é realizado com um moderno aparelho ultrassônico que atua no dente com vibrações onduladas. Isso não danifica o esmalte. Essa limpeza é considerada a mais suave, segura e indolor.

AirFlow é um sistema de limpeza profissional que descarrega ar, água e refrigerante sob alta pressão. Esta mistura remove eficazmente o tártaro e a placa bacteriana dos dentes. Normalmente, após a manipulação, o esmalte é clareado em dois tons e torna-se brilhante.

Polimento - inclui o tratamento de dentes com composições profissionais à base de microgrânulos de zircônio.

Fluoretação - o objetivo de tais manipulações é saturar o esmalte dentário com íons de flúor. Nesse caso, bandejas contendo gel são aplicadas na superfície seca dos dentes.

Observe que apenas um médico pode escolher a melhor opção para exposição profissional. Para fazer isso, ele examina a cavidade oral e identifica todos os seus problemas. O uso de sistemas de tratamento profissional em casa está repleto de deterioração das condições dos dentes e da cavidade oral.

Recomendações gerais

Em conclusão, daremos uma série de dicas gerais que permitirão que você mantenha os tecidos duros e moles saudáveis ​​por um longo tempo. Em primeiro lugar, você precisa parar de fumar - isso será de grande benefício não apenas para os dentes, mas também para todo o corpo. A nicotina leva a patologias da cavidade oral de gravidade variável, desde estomatite a complicações graves, até oncologia.

Além disso, ele o salvará dos efeitos colaterais causados ​​pelo uso de produtos químicos para mascarar odores desagradáveis ​​do tabaco. Algumas pessoas fumam um cigarro e bebem uma xícara de café para refrescar o hálito. Assim, o dano causado ao esmalte duplica.

As bebidas carbonatadas e o álcool contêm altas concentrações de fósforo. Claro, esse elemento é necessário para manter a saúde bucal. No entanto, seu excesso leva a uma diminuição do nível de cálcio no corpo. Isto por sua vez, causa cáries e problemas nas gengivas.

As bebidas que contêm corantes alimentares e xarope de milho podem fazer com que até o sorriso mais branco pareça pálido e sem graça. Portanto, os dentistas aconselham comer leite com mais frequência - não só dá um sorriso saudável, mas também fortalece o esmalte.

Certifique-se de consumir vitaminas para o crescimento adequado do tecido dentário e ósseo. Uma pessoa precisa de cálcio, ele é encontrado no queijo cottage, iogurte lácteo, brócolis e suco de laranja. A vitamina D é igualmente importante para os dentes - protege as gengivas de sangramento. Além disso, para manter a saúde dos tecidos moles da cavidade oral, uma pessoa precisa de iodo, cobre, ferro, zinco e potássio. As vitaminas e os suplementos dietéticos são os melhores para garantir que a ingestão diária desses micronutrientes seja a melhor.

Na tentativa de tornar o sorriso branco, alguns adicionam partículas duras como bicarbonato de sódio, sal ou carvão ativado preto à pasta. Na verdade, eles dão um efeito clareador pronunciado, mas ao mesmo tempo eles afinam a casca protetora dos dentes e provocam irritação das gengivas. Portanto, com o uso frequente de tais componentes, a condição dos dentes se deteriora significativamente.

Cada refeição deve terminar com enxaguatório bucal. Se isso não for possível, coma uma maçã. Os ácidos contidos nessas frutas removem a placa bacteriana e branqueiam levemente os dentes. No entanto, tenha em mente que se trata de uma medida de emergência, não substituirá uma limpeza completa dos dentes.

As pastilhas elásticas são boas para a boca. Eles refrescam bem o hálito e removem com eficácia os restos de comida da cavidade oral. No entanto, você só precisa usar gomas sem açúcar, caso contrário, elas podem causar cáries.

Para prevenir doenças dos tecidos moles, você pode enxaguar os dentes com uma infusão de folhas de beterraba ou banana da terra. Além disso, ao acordar, é recomendável enxaguar a boca com óleo vegetal. Este produto desinfeta eficazmente as membranas mucosas. A limpeza tradicional é usada para remover resíduos de óleo.

E, claro, você deve visitar seu dentista pelo menos duas vezes por ano. O médico fará um exame, identificará a presença de inflamações e as curará no estágio inicial. Para qualquer desconforto na cavidade oral, deve-se consultar imediatamente um médico. O dentista será capaz de eliminar a causa das sensações dolorosas antes que leve à destruição do tecido dentário.

É importante entender que o cumprimento das normas de higiene bucal deve ser obrigatório e a higiene diária e regular. Essa é a única maneira de manter sua aparência e evitar dores de dente.

sem comentários

Moda

a beleza

casa