Como escovar os dentes do seu filho com 1 ano de idade?
Todo pai quer apenas o melhor para seu filho. O mesmo se aplica à saúde bucal. É muito importante não apenas começar a cuidar da higiene bucal na hora certa, mas também incutir no futuro o amor pelos cuidados dentários. Para prevenir a ocorrência de problemas indesejáveis mesmo na fase de crescimento da dentição decídua, grande atenção deve ser dada à higiene bucal, uma vez que a condição da dentição decídua afeta fortemente os molares.
Este artigo ajudará os pais jovens a descobrir como e quando começar a cuidar dos dentes e também como ajudar seus filhos a lidar com a situação por conta própria.
Qual deve ser a escova?
O principal auxiliar na luta contra a cárie é a escova de dentes. É da “ferramenta” escolhida que vai depender a qualidade da limpeza e, consequentemente, a maior saúde dos dentes. Existem vários critérios para escolher uma escova para seu bebê.
- Fibras artificiais. Eles são mais macios do que os naturais, portanto, danos às gengivas ou ao esmalte sensível não funcionarão. Além disso, os microrganismos se acumulam e se multiplicam mais rapidamente nas cerdas naturais.
- Uma caneta. É desejável que seja espesso o suficiente e gofrado, possivelmente com inserções de borracha. No futuro, isso ajudará o bebê a se acostumar com o processo mais rapidamente. Esta escova será confortável de segurar em suas mãos, ela não escorregará.
- Cabeça de escova. Não é recomendado para crianças o uso de escova com espessura maior que 2,5 cm, para que as cerdas não toquem mais do que dois dentes.
- Corte de cerdas. É importante que seja plano para garantir uma pressão uniforme sobre os dentes. Nessa idade, as crianças costumam ter dificuldade em controlar a pressão do pincel no esmalte.
Será possível mudar para escovas de dureza média não antes de 4 anos.Além disso, vale abrir mão da escova de dente elétrica até o momento em que a criança comece a usar a escova com segurança - até os 6 anos.
Quais ferramentas você pode usar?
Se quiser começar a cuidar dos dentes do seu filho mais cedo, você pode usar uma escova de dente de silicone especial ou um irrigador. Em primeiro lugar, o cuidado envolve limpar as gengivas, as membranas mucosas das bochechas e a língua uma vez por dia. Este tópico é especialmente relevante se a criança tiver predisposição a doenças da cavidade oral. Nessa ocasião, é melhor consultar um dentista, mas quanto à escovagem dos dentes para uma criança de 1 ano aqui é diferente. Nessa idade, já é preciso dar mais atenção ao dentifrício e à sua composição.
Como os bebês nessa idade ainda não sabem enxaguar bem a boca, é extremamente importante escolher uma pasta de acordo com sua composição para que não contenha substâncias nocivas à saúde da criança. Aqui estão algumas dicas de especialistas para escolher um creme dental infantil.
- Flúor. Este elemento é um tabu para o creme dental infantil. Uma grande quantidade tem efeito tóxico no corpo adulto, o que podemos dizer da criança.
- Caseína de proteína do leite. Também tem um efeito negativo no bem-estar do bebê e na saúde de seus dentes de leite. A quantidade desta substância não deve ultrapassar 22 cu. e.
- Elementos antibacterianos. Este é um pré-requisito para a composição da pasta de dentes infantil. Essas substâncias são necessárias para prevenir a inflamação e o crescimento de bactérias. Como nessa idade a membrana mucosa ainda é bastante sensível, não pode haver hortelã ou aditivos coníferos. A eliminação de odores desagradáveis ocorre devido a microelementos antibacterianos.
- Cremes dentais de espuma. Não há nada de perigoso neles, mas os pais devem se lembrar que uma grande quantidade de espuma pode ressecar a mucosa oral. Em tenra idade, isso também pode provocar alergias, por isso é melhor guardar esta pasta até a idade pré-escolar.
Outra nuance a não perder é a quantidade de pasta de dente. Se um adulto puder conseguir mais fundos, uma pequena ervilha será suficiente para um bebê de um ano. Não exagere.
Tecnologia de limpeza
A tecnologia correta para escovar os dentes é a garantia de um belo sorriso e dentes saudáveis. Quanto mais cedo a criança aprender a cuidar dos dentes sozinha, menos provável será que ela tenha que lidar com visitas frequentes ao dentista.
Vamos descobrir como ensinar a seu filho uma técnica simples e eficaz para escovar os dentes.
- A escova de dentes deve ser segurada em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva.
- Técnica "zelador". Os dentes superiores devem ser limpos com movimentos de varredura a partir de cima, e os inferiores, ao contrário, de baixo para cima.
- Técnica "Swing". Os lados interno e externo devem ser limpos com um movimento de escova da esquerda para a direita. O mesmo vale para a superfície de mastigação dos dentes.
- A técnica do valentão. A parte de trás da escova (se houver uma superfície especial) ou as próprias cerdas devem remover a placa bacteriana da língua.
Depois que o processo de limpeza terminar, você precisa enxaguar a boca e limpar sua escova de dentes. Se o bebê aguentar esta última sem muita dificuldade, então enxaguar a boca é melhor para ajudar. Para fazer isso, você deve ter um copo especial de onde seja conveniente levar água à boca ou coletar água na palma da mão. Não perca o último momento - armazenamento de artigos de higiene, caso contrário, todo o ritual irá por água abaixo. Para que as bactérias não comecem na escova, e não tenha que ser trocada com antecedência, é importante explicar para a criança porque é importante todas as vezes tapar as cerdas e colocar a escova em seu lugar .
Se o bebê crescer de forma independente e não ajudar, você pode permitir que ele escove os dentes sozinho, verifique como ele o fez e, se necessário, limpe ou sugira o que fazer.
E também deixe ele verificar a qualidade do seu atendimento odontológico.Provavelmente, o bebê gostará desse processo.
Como ensinar o autocuidado?
É uma péssima ideia deixar o processo de higiene oral funcionar por si só. Na maioria dos casos, as crianças têm preguiça de escovar os dentes, portanto, isso deve ser monitorado. Caso contrário, aumenta o risco de doenças como amigdalite, problemas com o trato gastrointestinal e os dentes.
Para ensinar e acostumar seu filho a escovar os dentes todos os dias, é importante iniciar esse processo com um ano de idade. É então que as crianças começam a copiar o comportamento dos adultos de seu ambiente próximo.
Considere quais regras devem ser seguidas para ensinar uma criança a escovar os dentes sozinha.
- Torne-se uma equipe. Basta fazer da escovação um ritual diário em família, quando toda a família se reúne no banheiro para escovar os dentes. Na maioria dos casos, as crianças adoram essa ideia e a repetem com alegria dia após dia.
- Faça da higiene um jogo. Você pode pensar em algumas condições que ajudariam não apenas a cativar a criança, mas também a lembrar a técnica de escovar os dentes. Você também pode brincar de dentista para que a criança escove os dentes de um dos adultos, e esse processo pode se tornar mais interessante para ele no futuro.
- Por favor, escove. Quando nenhum dos métodos funcionar, você pode tentar dar ao seu bebê a oportunidade de escolher uma escova de dentes por conta própria. Se ele gosta dela, vai querer segurá-la nas mãos com mais frequência, o que significa que o processo de atendimento odontológico não será mais tão enfadonho e mal-amado.
- Paixão pelo processo. Nesse caso, você pode tentar cativar a criança com alguns poemas temáticos ou contos de fadas. E também esta técnica ajudará a chamar a atenção de crianças inquietas.
No entanto, lembre-se de que a qualidade não é tão importante no processo de aprendizagem quanto o engajamento.
O principal é que o bebê não tenha medo e se sinta relaxado durante o processo de atendimento odontológico. A criança sempre terá tempo para se atualizar com a técnica, mas é importante adquirir o hábito na hora certa.