Peeling facial

Peeling salicílico: características e regras de aplicação

Peeling salicílico: características e regras de aplicação
Contente
  1. O que é isso?
  2. Indicações
  3. Contra-indicações
  4. Preparação
  5. Executando
  6. Cuidado
  7. Fundos
  8. Recomendações

Limpar a pele é a etapa mais importante no cuidado facial. Se a pele é problemática, muitas vezes surge acne, o que não só prejudica a aparência, mas também esgota a pele, deixando-a flácida, áspera, flácida. Nesses casos, a limpeza é ainda mais importante. Por exemplo, em tal situação, o peeling de salicílico é perfeito.

      O que é isso?

      O uso de ácido salicílico em cosmetologia tem tido sucesso por várias décadas e, apesar da simplicidade e do baixo custo dos materiais, ainda é considerado um dos procedimentos mais eficazes para lidar com problemas de pele.

      O peeling salicílico refere-se à limpeza química da pele das partículas queratinizadas. Para o procedimento, utiliza-se ácido salicílico (ácido BHA) na concentração de 15 a 30%, dependendo da situação e da complexidade do caso. Com a ajuda do ácido, os flocos de pele morta colados com sebo (sebo) dissolvem-se perfeitamente, sem exercer qualquer efeito mecânico sobre a pele, como, por exemplo, nos esfoliantes.

      O ácido salicílico tem um efeito complexo na pele:

      • esfolia as partículas mortas da pele;
      • “Liga” os processos de renovação, tonifica;
      • ajuda a reduzir a produção de sebo;
      • previne o desenvolvimento de inflamações, tem efeito anti-séptico;
      • luta com cravos pretos;
      • tem efeito anti-envelhecimento devido ao lançamento de processos de regeneração de tecidos;
      • resseca as áreas inflamadas da pele;
      • ilumina a pele.

      O ácido é capaz de penetrar nas camadas intermediárias da epiderme, ao mesmo tempo que estimula a produção de colágeno da própria pele, responsável pela elasticidade da pele.

      Indicações

      As principais razões pelas quais vale a pena usar o procedimento de peeling salicílico:

      • pele problemática com poros dilatados, oleosidade excessiva, acne, tendência acneica;
      • pós-acne, cicatrizes, aumento da pigmentação;
      • alterações cutâneas relacionadas à idade, murcha e flacidez;
      • ceratose seborreica;
      • a presença de áreas de pele no corpo com maior aspereza (frequentemente nos cotovelos e joelhos);
      • manchas pretas;
      • hiperceratose (violação do processo natural de renovação da pele);
      • inflamação dos folículos capilares.

      Contra-indicações

      Antes do procedimento você precisa se familiarizar com as contra-indicações:

      • herpes ou doenças fúngicas na fase ativa;
      • o período de gravidez ou amamentação;
      • feridas abertas, arranhões, inflamações, queimaduras na área do procedimento;
      • rosácea;
      • idade até 14 anos;
      • uma reação alérgica ao ácido salicílico;
      • vários tipos de dermatite;
      • o uso de drogas que reduzem os níveis de açúcar no sangue;
      • Não faça peeling salicílico no verão, pois a pele fica ferida após o procedimento, e os raios solares ativos podem prolongar o período de recuperação após o peeling ou até mesmo provocar pigmentação.

      Preparação

      O procedimento de peeling salicílico em si é muito simples, mas o preparo para isso é muito importante, pois pode afetar a condução do procedimento em si e a duração da recuperação da pele após.

      1. É aconselhável iniciar as atividades preparatórias 14 dias antes do procedimento.
      2. Não é recomendado vaporizar a pele, inclusive em banho de vapor, banho quente, sauna.
      3. A pele precisa ser protegida dos efeitos da radiação ultravioleta, para isso vale a pena usar protetores solares especiais com alto FPS ao ar livre e recusar a ida ao solário.
      4. Cancele todos os procedimentos de esfoliação, incluindo peelings e esfoliantes caseiros.
      5. Se desejar, você pode usar as linhas de cuidado da pele antes da esfoliação. Algumas empresas de cosméticos produzem este tipo de produtos, uma esteticista pode aconselhar.

      Executando

      O peeling salicílico realiza-se em várias etapas, independentemente de ser realizado no salão com especialista qualificado ou em casa.

      O peeling salicílico nos salões de beleza é realizado na maioria das vezes com produtos com alta concentração de ácido - geralmente 25-30%. Este procedimento é conhecido como peeling mediano superficial. Produtos com alto teor de ácido salicílico nunca devem ser usados ​​em casa.

      O procedimento de salão consiste em várias etapas.

      1. Limpeza de pele. O rosto deve ser cuidadosamente limpo de cosméticos e impurezas.
      2. Preparação. Um agente especial é aplicado na pele para aumentar a eficácia do ácido salicílico, ele suaviza as camadas superiores da epiderme e equilibra o equilíbrio ácido-base. A composição é lavada com água.
      3. Desengordurante. A pele fica desengordurada com loção. Além de retirar o excesso de gordura, este produto desinfeta a pele.
      4. Aplicação de ácido. A seguir, o agente ativo é aplicado diretamente, podendo ser na forma líquida ou pastosa. O agente ácido é aplicado nas áreas do rosto em uma ordem específica, que depende da espessura da pele, de sua sensibilidade e da presença de áreas problemáticas. Via de regra, a primeira etapa é a aplicação na testa e queixo, depois nas têmporas, depois nas bochechas e nariz, e a última etapa são as pálpebras. Depois que a camada superior secar, aplique um pouco mais, dependendo do seu caso específico. A última camada é mantida por alguns minutos e lavada. Dependendo da composição do agente usado, a composição é removida da face com água ou com um neutralizador especial. Durante o procedimento, leve formigamento e formigamento como uma reação aos ingredientes ativos é a norma. Se for observada uma sensação de queimação intolerável, é necessário lavar imediatamente a composição.
      5. Conclusão. Após o procedimento, são aplicados agentes que suavizam a pele, promovendo uma regeneração mais rápida. Podem ser géis, máscaras e cremes à base de aloe vera.

      Se você decidir sobre o procedimento de peeling de salicílico em casa, antes de mais nada você precisa saber como escolher o produto certo. Para a realização do peeling caseiro, será necessário um produto que contenha menos de 20% de ácido em sua composição, tais preparações referem-se ao peeling de superfície. Produtos com maior concentração de ácido já são mais profundos e não são recomendados para cuidados domiciliares.

      Além de determinar a concentração do ácido, vale atentar para a consistência do produto selecionado, geralmente escolhe-se um líquido para o rosto e uma mistura pastosa para as áreas problemáticas do corpo.

      Se as finanças não permitirem que você compre produtos especializados, você mesmo pode preparar um peeling caseiro.

      Para cozinhar, você precisará de aspirina, mel e um produto de leite fermentado (por exemplo, kefir). Para alguns comprimidos de aspirina (para pele seca, vale a pena usar 1 comprimido), uma colher de sopa de mel e kefir é tomada.

      Outra receita simples e comum é misturar ácido acetilsalicílico (aspirina) com um creme de gordura, 1-2 comprimidos para 1 colher de chá de creme, dependendo da oleosidade da pele.

      Além do ácido acetilsalicílico, pode-se usar o álcool salicílico de farmácia, que é vendido em frascos e tem uma concentração de ácido de 1 a 2%. Com base nessa ferramenta, esse peeling é feito: misture uma colher de chá de mel e meia colher de chá de bicarbonato de sódio, despeje meia garrafa de álcool salicílico 2% (geralmente em uma garrafa de 40 ml) e misture.

      O mel aparece em quase todas as receitas, pois atua como um excelente espessante e, além disso, possui propriedades emolientes e desencadeia processos de regeneração da pele.

      O procedimento deve ser seguido corretamente durante o procedimento domiciliar.

      1. Limpando o rosto de cosméticos.
      2. Cozinhar a pele com vapor e aplicar uma toalha quente funciona bem.
      3. É conveniente aplicar o agente peeling com pincel, por exemplo, para maquiagem.
      4. O tempo de exposição varia dependendo da receita escolhida. Normalmente, a mistura fica no rosto por até 10 minutos, e no caso de escolher uma receita com um creme gordo, que é o mais suave, o tempo de exposição pode ser aumentado para meia hora.
      5. Se surgirem sensações desagradáveis, você precisa neutralizar o ácido o mais rápido possível. Para isso, utiliza-se bicarbonato de sódio dissolvido em água.
      6. Após o tempo necessário, lavamos a composição do rosto com água morna, você também pode usar uma solução de refrigerante para neutralizar os resíduos de ácido. Se for utilizada receita à base de álcool salicílico, o uso de soda cáustica é inviável, pois a mistura já contém bicarbonato de sódio.
      7. É muito importante aplicar hidratante após a esfoliação. Escolha um creme adequado ao seu tipo de pele. Também é bom usar produtos que acalmam a pele e desencadeiam sua renovação, por exemplo, com babosa na composição.

      Os procedimentos de peeling no salão e em casa são realizados em cursos regulares com intervalos subsequentes. Ao contactar a esteticista, ele poderá orientá-la, dependendo do seu tipo de pele e dos problemas existentes, com que frequência e com que composição é melhor realizar um peeling de salão. Em casa, o peeling é realizado com uma frequência de 1 vez em 10-14 dias em cursos de 5 a 7 vezes. Entre os cursos, faça uma pausa de pelo menos 2 meses.

      Vale lembrar que a utilização do peeling químico é sempre uma pequena queimadura dos tecidos superficiais da pele, por isso é melhor entrar em contato com um especialista que poderá escolher o produto certo, neutralizá-lo a tempo em uma situação crítica e abreviar a recuperação tempo após o procedimento, tanto quanto possível.

      Cuidado

      Após o procedimento, uma queimadura química se forma na pele, dependendo da concentração do ácido, é mais forte ou menos pronunciada.

      Você pode observar os seguintes sintomas:

      • vermelhidão temporária dos tecidos;
      • rigidez e secura da pele;
      • descamação.

      Portanto, as recomendações gerais para os cuidados pós-peeling são:

      1. no primeiro dia você não deve se lavar com água corrente;
      2. aplique regularmente hidratantes e produtos calmantes na pele;
      3. proteger a pele da exposição aos raios ultravioleta ao sair de casa, pois pode aparecer pigmentação indesejada;
      4. gradualmente a pele irá descascar e descascar, em nenhum caso você deve descascar pedaços de pele, é melhor usar uma pomada anti-queimadura à base de dexpantenol durante este período;
      5. na hora do peeling, recuse ir ao balneário, sauna, banho quente e piscina;
      6. use máscaras nutricionais e de vitaminas.

      Depois que todas as escamas se soltam, a pele fica visivelmente transformada, fica mais elástica, até mesmo as rugas são alisadas.

      Os meios para os cuidados pós-peeling durante o procedimento de salão serão indicados por uma esteticista.

      Fundos

      StopProblem - meios para peeling doméstico à base de ácido salicílico, enzimas, componentes emolientes e calmantes. É uma ferramenta bastante orçamentária, embora possa substituir com sucesso o peeling de salão, tem um grande número de avaliações positivas dos usuários. Existem várias recomendações ao consumidor em relação a este produto, por exemplo, é melhor lavá-lo com o auxílio de dispositivos especiais, uma esponja cosmética, ou retirar parte do produto do rosto com um guardanapo antes da lavagem. Recomendado para usar uma vez por semana para pele oleosa e duas vezes por mês para pele seca. O produto combate a acne e cravos pretos com eficácia, esfolia bem o estrato córneo e é adequado para peles sensíveis.

      Mas, ao mesmo tempo, o peeling StopProblem também tem uma série de desvantagens - ineficácia em relação a problemas de pele relacionados à idade, cicatrizes profundas, cicatrizes e marcas de acne, também está além de seu poder. Portanto, é bem adequado para a prevenção da pele oleosa com acne em uma idade jovem.

      LikOberon - uma empresa que produz 2 fundos de orçamento excelentes para peeling doméstico com diferentes concentrações de ácido salicílico.

      1. LikOberon com ácido salicílico a 10 por cento e extrato de raiz de alcaçuz - indicado para peles oleosas e porosas, acne, pigmentação e ceratoses. É um peeling leve, praticamente não há desconforto durante o procedimento. É aplicado por até 10 minutos e lavado com água.
      2. Produto LikOberon com teor de ácido salicílico de 20%, fitocomplexo e D-salicina. É uma ferramenta voltada para problemas mais sérios que a anterior. Resolve problemas como hiperqueratose, milia, foliculite, grandes cicatrizes. Ao mesmo tempo, apresenta uma série de contra-indicações, como gravidez e período de amamentação, agravamento de doenças herpéticas, inflamação da pele. É aplicado por no máximo 10 minutos, pode causar leve desconforto durante o uso. Recomenda-se que o uso deste peeling seja realizado no máximo 1 vez em 2 semanas, pois seu teor de ácido ainda é 1,5 vezes menor que o de um peeling de salão (em salões, via de regra, são utilizadas médias de concentração de 30% ), e tais procedimentos são realizados em cosmetologista com uma frequência de 1 vez por mês.

      Descascando "Hélice". Outra ferramenta orçamentária da produção russa, seu preço não ultrapassa 200 rublos. É feito na forma de um rolling peeling, ou seja, após ser aplicado na pele, o produto é deixado pelo tempo necessário até 10 minutos, após o que não é apenas lavado com água, como os tipos de peelings anteriores. , mas o produto é enrolado no rosto, resultando na formação de grânulos de microcelulose e células ceratinizadas da pele. Este produto é adequado para peles oleosas, mas não sensíveis, pois tende a secar muito.

      Ao mesmo tempo, limpa bem e uniformiza o tom da pele.

      Recomendações

      Após o procedimento de peeling salicílico, podem surgir algumas complicações:

      • uma reação alérgica aos componentes do agente de peeling;
      • coceira e vermelhidão que não desaparecem por mais de 2 dias;
      • edema e inflamação das áreas da pele em que o procedimento foi realizado;
      • exacerbação de doenças herpéticas;
      • rigidez severa da pele.

      Em qualquer um dos casos acima, é melhor entrar em contato com uma esteticista para saber como solucionar o problema., e se o caso for muito grave, entrar em contato com uma instituição médica será a melhor saída.

      De acordo com as avaliações de mulheres que já se submeteram ao procedimento de peeling salicílico, é possível destacar os aspectos positivos e negativos que elas encontraram.

        Prós:

        • a tez melhora, o tom é nivelado;
        • A oleosidade excessiva da pele desaparece;
        • o problema de entupimento dos poros está resolvido;
        • a pele após a descamação fica macia, elástica e macia;
        • clareamento de manchas de idade.

        Desvantagens:

        • a recuperação após o procedimento leva tempo, durante o qual o rosto descasca, então você tem que selecionar o tempo dos procedimentos para que caia de férias;
        • as misturas caseiras costumam causar queimaduras;
        • a necessidade de usar regularmente produtos com proteção FPS.

        No momento, existem muitos mais tipos de peelings, qual escolher - um cosmetologista competente pode aconselhar melhor.

        Os análogos do peeling salicílico podem ser:

        • casca azelaica, que se destaca por sua capacidade de lidar com problemas como a rosácea;
        • peeling com ácidos de frutas (AHA), excelente para peles que perderam a elasticidade e estão carregadas de manchas senis;
        • peeling retinóico - estimula a produção de novas células na pele;
        • Peeling de fenol - afeta as camadas mais profundas da pele, cria uma queimadura global, após a qual há uma longa recuperação, é realizada com anestesia.

        Você aprenderá mais sobre peeling de salicílico no vídeo a seguir.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa