Peeling facial

Descascamento de amêndoa: descrição e efeito, uso em casa

Descascamento de amêndoa: descrição e efeito, uso em casa
Contente
  1. O que é isso?
  2. Características e benefícios
  3. desvantagens
  4. Compromisso
  5. Contra-indicações
  6. Variedades
  7. Preparação
  8. Recomendações de uso
  9. Como cuidar da sua pele depois?
  10. Dicas de esteticista
  11. Avaliações

Os procedimentos de limpeza facial são muito diversos. No entanto, muitas meninas modernas hoje preferem o descascamento de amêndoas, considerando-o o melhor e mais eficaz remédio para sua pele. Este termo é conhecido na cosmetologia estética há mais de uma década, mas nem toda mulher tem uma ideia do que seja e quais são as características dessa limpeza.

O que é isso?

O peeling de amêndoa é um procedimento cosmético para rejuvenescer a pele do rosto. É um método que utiliza um agente químico para tratamento de superfície da epiderme. O peeling é baseado na utilização de ácido fenilglicólico (mandélico). Além disso, contém ácidos 2-hidroxi e 2-fenilacéticos.

O ácido mandélico é um alfa-hidroxiácido de fruta produzido a partir do extrato de amêndoa amarga. O procedimento em si é considerado um dos mais eficazes e inofensivos para o rejuvenescimento da pele. É usado para se livrar da derme de várias imperfeições. É excelente para estimular a produção de colágeno e elastina.

Características e benefícios

Graças ao ácido mandélico, que atua como um forte ceratolítico, as células queratinizadas da epiderme são esfoliadas suavemente. Além disso, os processos inflamatórios são reduzidos neles. Uma característica distintiva do ácido mandélico é seu grande tamanho molecular: eles são 8 vezes maiores do que as moléculas de ácido glicólico. É por isso que não conseguem penetrar profundamente na pele e também agem de forma agressiva.

O efeito do ácido é direcionado para a camada superior (estrato córneo) da pele.

Nesse caso, a camada vítrea permanece intacta. Este efeito permite que você execute o procedimento em peles especialmente sensíveis e finas, sem medo de consequências negativas. É praticamente isento de efeitos colaterais, por isso tem muitas recomendações de especialistas que atuam em salões de beleza.

Durante o procedimento, o ácido mandélico penetra nas células queratinizadas lentamente, portanto, tem um efeito mais suave sobre eles, interrompendo sua estrutura. Durante o procedimento, o especialista pode ajustar a profundidade de penetração do agente. Ele contém substâncias que agem como antibióticos. Este peeling previne os efeitos dos radicais livres e também tem efeito comedolítico.

Esse procedimento é bom para quem costuma apresentar irritações na pele após a esfoliação tradicional. Pode ser realizada a qualquer hora, inclusive em dias ensolarados, sem medo do aparecimento de manchas senis. Não requer um grande número de repetições: para um curso, não mais do que 2 ou 3 sessões são suficientes para que o efeito seja pronunciado. Ao mesmo tempo, você não precisa se preocupar se prejudicar a pele, pois é adequado para qualquer fotótipo.

Ao realizar esta técnica, a infecção da pele é excluída.

Além de ativar a circulação sanguínea, este peeling ajudará a melhorar o estado da derme, eliminando suas pequenas irregularidades e dobras. Ele pode ser usado como uma etapa preparatória antes do resurfacing a laser. Além disso, pode ser usado antes do peeling com base em outros ácidos (por exemplo, retinóico, glicólico, salicílico).

Esse tipo de manipulação cosmética é prático e bom porque não tem consequências como o inchaço. As áreas problemáticas tratadas não incham, parecem naturais. Nesse caso, não houve casos de hiperemia, que costuma ser característica de peeling à base de ácidos de frutas. Essa é outra vantagem desse tipo de peeling, pois elimina as imperfeições da pele.

Essa técnica é bastante eficaz, mas nem sempre acessível. Nem toda mulher pode se dar ao luxo de fazer isso. Porém, por mais inofensivo que pareça, não se pode fazer sem a recomendação de um médico, pois o método, além das indicações, tem contra-indicações. Além disso, você não deve contar com um resultado eficaz quando uma penetração profunda é necessária para corrigir problemas.

desvantagens

Infelizmente, as cascas de amêndoa têm suas desvantagens. Segundo avaliação de cosmetologistas, a eficácia após o procedimento não pode ser chamada de persistente e durável. É bom para preparar a pele para uma esfoliação mais profunda. Além disso, durante a sessão, o paciente pode sentir um leve desconforto na forma de um leve formigamento na pele, inerente aos ácidos do grupo AHA. Outra desvantagem é o cheiro característico da acetona, que dura toda a sessão.

Além disso, deve-se ter em mente que o peeling por si só não pode eliminar os problemas se a essência de sua aparência estiver oculta no estilo de vida.

Por exemplo, é impossível se livrar da acne sem mudar a dieta, porque muitas vezes é assim que a pele reage ao que comemos. Além disso, deve-se levar em consideração o fato de que seu aparecimento sinaliza a presença de resfriados. Com um custo, essa limpeza é mais cara do que um procedimento semelhante com glicol.

Em alguns casos, pode ser acompanhada por aumento da descamação. Além disso, nem sempre nos permite eliminar a raiz do problema existente, portanto não pode ter a duração do efeito obtido. Um fator igualmente importante é o cálculo da porcentagem de ácido utilizada. Infelizmente, nem toda mulher é capaz de avaliar de forma independente a condição da pele para calcular corretamente a concentração de ácido.

Nesse caso, a regra “quanto mais, melhor” pode prejudicar a sua saúde. Além disso, nem todo paciente pode perceber o curso incorreto da limpeza. Em alguns casos, isso requer uma redução em sua duração. Alguém de fora deve monitorar o estado da pele, pois será difícil para a paciente fazer sozinha, baseada apenas na sua opinião, enquanto o cosmetologista vê o que e quando fazer.

Compromisso

O peeling de amêndoa é indicado para diversos problemas de pele. Por exemplo, é relevante para acne. O ácido produzido a partir da amêndoa é uma ferramenta eficaz no combate à acne.

Esse remédio tem uma ampla gama de efeitos, que incluem suaves:

  • esfoliação;
  • hidratante;
  • rejuvenescimento;
  • branqueamento;
  • prevenir o entupimento dos poros;
  • efeito anti-séptico.

Não é apenas cosmético, mas também um agente antifúngico, que se caracteriza por um efeito bactericida e ceratolítico.

É resistente aos raios ultravioleta e adequado para quem sofre de rosácea (vasculatura dilatada).

Este peeling pode ser usado:

  • donos de pele com maior produção de óleo;
  • com envelhecimento da epiderme e hiperpigmentação;
  • para eliminar processos inflamatórios nas camadas da epiderme;
  • como um meio que destrói a queratina de proteína sólida;
  • como um estímulo para microcirculação insuficiente na pele;
  • em caso de acne abundante, incluindo acne comedonal;
  • com pele especialmente sensível que responde agudamente às mudanças nas condições ambientais (hiperceratose);
  • para eliminar vestígios residuais de acne e cicatrizes superficiais;
  • como um meio eficaz de suavizar as rugas simuladas nos olhos, boca;
  • para renovar as células da pele, seu metabolismo e respiração da epiderme;
  • como remédio para tirar manchas da idade, sardas e também como preparação para dar frescor ao rosto.

O peeling de amêndoa também se destaca pelo fato de que tal sessão pode ser realizada não apenas para a pele do rosto. A eficácia do procedimento foi comprovada quando usado nas mãos, cotovelos, pés e também nas articulações dos joelhos. Muitas vezes, é usado em conjunto com uma pedicure. Por toda a sua eficácia, o procedimento se caracteriza pela maciez e versatilidade, pois alisa a pele, tornando-a elástica.

É aplicável para pacientes de diferentes categorias de idade, além do efeito delicado, é para todas as estações.

Porém, a única limitação nesse sentido é a impossibilidade de realização em peles bronzeadas. Ele tende a se recuperar rapidamente, tornando-se popular entre pessoas ocupadas. Isso permite que você não reduza sua atividade social.

Contra-indicações

Apesar das indicações, da suavidade do efeito e da inocuidade, há casos em que não é possível realizar o descascamento da amêndoa.

Por exemplo, é contra-indicado para:

  • danos às células da pele de natureza diferente (por exemplo, rachaduras, feridas, escoriações);
  • irritação da pele (incluindo inflamação, erupções cutâneas);
  • diabetes mellitus;
  • resfriados acompanhados de febre;
  • intolerância individual ou reação alérgica a qualquer um dos componentes do descascamento de amêndoas;
  • exposição prolongada ao sol;
  • doenças da pele em fase de exacerbação;
  • a presença de infecções virais, incluindo herpes em estágio avançado;
  • durante a gravidez, bem como durante a amamentação.

É importante considerar que você não pode fazer esses procedimentos com muita frequência.

Você não pode segurá-los mais de três vezes por mês. Além disso, é importante lembrar de se preparar para a limpeza delicada das células da pele.

Variedades

Hoje, as cascas de amêndoas químicas diferem em composição. As preparações podem ser feitas à base de gel ou à base de álcool e água. O principal é o teor de ácido neles.Normalmente o resultado depende do tipo de pele, da quantidade de produto aplicada e do tempo de espera. Além disso, muitas vezes uma preparação profissional para todas as estações com ácido mandélico, que é usada em um salão de beleza, também pode conter ácido lático ou málico.

Às vezes, o remédio é melhorado com a adição de ácido salicílico. Cada suplemento traz seu próprio efeito, que se reflete na condição geral da pele. Por exemplo, o ácido láctico tem um efeito delicado nas células e também ajuda a hidratá-las. Mas se houver muito no peeling, não será possível eliminar os problemas.

A inclusão de ácido málico na massa para limpeza em proporções iguais aumentará a eficácia do peeling no combate à acne e acne.

Nesse caso, será possível conseguir a normalização do funcionamento das glândulas sebáceas. Devido à presença de aminoácidos em grandes quantidades, a adição de ácido málico acelera o processo de regeneração dos tecidos. No entanto, grandes quantidades deste suplemento podem causar uma reação alérgica.

Adicionar ácido salicílico à casca de amêndoa reduzirá seus efeitos delicados e pode danificar as células. Este ácido atua de forma mais agressiva, e mesmo tendo em conta que alisa bem as linhas de expressão e também melhora a tez, só pode ser utilizado quando a pele é de alta densidade. Caso contrário, pode causar irritação na pele.

O peeling de Ferul tem efeito antioxidante. A mistura de amêndoa e ácido ferúlico não só removerá as células mortas como também acelerará sua renovação. Esta composição promove sua dissolução na camada superior da pele. É uma excelente prevenção do envelhecimento, protege o DNA da pele das mutações na derme, aumenta a sua imunidade, elimina a flacidez e as olheiras.

Preparação

Para que o efeito da casca da amêndoa seja pronunciado, você precisa se preparar para isso. Para fazer isso, em cerca de 2 semanas, cremes cosméticos especiais contendo ácido fenilglicólico são aplicados na pele à noite. Se não houver tais drogas em casa, serão suficientes os análogos com um princípio de clareamento de influência sobre a pele. O treinamento gradual da derme é necessário para excluir casos raros de reação alérgica durante o próprio peeling.

Assim, a epiderme estará da melhor forma preparada para o procedimento principal e permitirá que você obtenha a máxima eficiência.

Você pode usar esses cremes nos intervalos entre as sessões, mas isso não pode ser feito no dia da sessão. O uso de tais cosméticos amolecerá as camadas queratinizadas, de modo que será mais fácil removê-las da epiderme. Esse preparo irá reduzir a reação da pele, além de contribuir para a aceleração do período de reabilitação.

Para não agredir a pele com a aplicação constante do creme, pode-se usar produtos à base de ácido de amêndoa 15%. Se você quiser aumentar a eficácia, deve adicionar um gel de limpeza com ácido de frutas aos cuidados com a pele. Se não houver tempo para preparar a pele, recomenda-se limpar com um período de exposição mais curto. No entanto, em qualquer caso, um teste de alergia deve ser realizado antes do procedimento em si. Ele revelará sua presença ou ausência, o que é especialmente importante quando este tipo de peeling é realizado pela primeira vez.

Recomendações de uso

Fazer uma casca de amêndoa em casa não é difícil. Os medicamentos necessários podem ser adquiridos em pontos de venda especializados, escolhendo entre produtos de diferentes marcas. Porém, se não o fizer corretamente, mesmo uma composição comprovada e de alta qualidade pode prejudicar a saúde da pele. Para fazer isso de acordo com todas as normas, bem como para evitar possíveis complicações, vale a pena partir do protocolo de procedimento proposto para o salão.

A manutenção de registros inclui três fases: preparação pré-peeling, processo de limpeza propriamente dito e medidas de neutralização. Inicialmente, consegue-se a limpeza da pele nas áreas de processamento. Para isso, retire a maquiagem, retire qualquer meio que a mulher usava antes da limpeza. Você pode usar um tônico ou leite com um teor de ácido mandélico não superior a 10% para essa finalidade.

Para preparar a pele para a aplicação de ácido mandélico, é necessário pré-tratá-la com uma composição que contenha ácidos glicólico e láctico.

Esta etapa mostrará a reação da derme ao agente peeling utilizado. Em seguida, proceda à limpeza propriamente dita, utilizando uma solução concentrada de ácido mandélico (em média de 30 a 40%). Às vezes, ácido lático ou cítrico é adicionado à composição principal, bem como componentes de secagem (se a pele for excessivamente oleosa).

O tempo de limpeza é selecionado individualmente, mas a duração máxima possível não deve exceder 25 minutos. Decorrido o tempo necessário, a massa é removida da superfície da pele com uma composição especial, lavando os restos com água. Em seguida, uma máscara calmante é aplicada na pele tratada. A combinação de extratos de ervas ajuda a aliviar o estresse da pele após a exposição a produtos químicos. A máscara é aplicada por alguns minutos, após os quais a derme é removida e umedecida com um creme.

Como cuidar da sua pele depois?

No período pós-peeling, o cuidado da pele é um fator importante para prolongar a eficácia da limpeza. Não é apenas um remédio para o possível desconforto associado à restauração das células da pele.

Além disso, é capaz de prevenir o desenvolvimento de várias complicações que são possíveis se o procedimento for realizado de forma incorreta, incluindo:

  • sensação de seca;
  • queimação na pele;
  • vermelhidão da derme;
  • descamação.

Para eliminar esses sintomas, os cosmetologistas aconselham o uso de máscaras com efeito calmante. Além disso, o uso de cremes nutritivos e hidratantes é adequado. Se o período de reabilitação continuar com complicações, a esteticista pode recomendar o uso de pomada hormonal. Porém, em qualquer caso, uma mulher não pode prescrever este ou aquele creme a si mesma, para não prejudicar a saúde da pele.

Normalmente, a pele precisa ser hidratada na próxima semana após a casca da amêndoa.

Para não provocar processo inflamatório, antes de sair de casa deverá ser protegida com filtro solar. Por algum tempo após a descamação, a pele ficará rosada e especialmente sensível. Portanto, quaisquer procedimentos que possam causar irritação são excluídos.

Por exemplo, até que esteja totalmente restaurado, você não pode fazer esfrega, limpar com um esfoliante ou outro princípio de ação severo. Para limpar a camada superficial, é permitido o uso de leite cosmético, cujos componentes são substâncias com propriedades antibacterianas e calmantes. Estes incluem ácido cítrico, óleo de laranja e extrato de chá verde. A primeira aplicação do creme com as menores partículas abrasivas é possível apenas uma semana após o descasque da amêndoa.

Na hora de escolher um creme para tratar a pele em sua recuperação, deve-se ficar atento às formulações com presença de vitaminas. É bom se esse tipo de creme contiver vitamina E, PP ou F, pois eles ajudam a acalmar a derme. Para prevenir a hiperpigmentação, vale a pena usar agentes que potencializem a drenagem linfática, bem como bloqueiem a melanina. Essas preparações incluem produtos que contêm extrato de pepino ou toranja.

Em geral, este procedimento não tem efeitos colaterais especiais.

Portanto, uma ligeira vermelhidão geralmente pode ser escondida com a maquiagem diurna regular. Porém, não é recomendado o uso de toneladas de cosméticos para isso, pois eles obstruem os poros e prolongam o período de reabilitação.Para proteger a derme da exposição ao sol, pode-se usar cosméticos com FPS 30, no mínimo. Além disso, não podemos esquecer que a principal regra que contribui para o rápido restabelecimento da pele é a higiene.

Dicas de esteticista

Os cosmetologistas acreditam que fazer o descascamento da amêndoa em casa é indesejável, pois é um especialista com as qualificações necessárias que deve controlar o andamento do processo. É ele quem pode dizer se esta limpeza é necessária, ou não há evidências para a sua realização.

Além disso, será útil levar em consideração algumas dicas de cosmetologistas qualificados:

  • Para aumentar a fotossensibilidade da pele, vale prepará-la para a limpeza de amêndoas com um creme de retinol.
  • O esquema do curso em cada caso pode ser diferente, portanto, não é desejável focar em um intervalo de 7 a 10 dias. Isso deve ser decidido pelo cosmetologista individualmente, avaliando a capacidade de restauração da pele.
  • Para estimular o processo de regeneração celular, vale a pena incluir preparados antioxidantes nos cuidados com a pele, que conterão muitas vitaminas C e E.
  • Para que a pele renovada pareça natural, não podemos esquecer a descamação da amêndoa do decote e da zona do pescoço. Vale a pena prestar atenção nas mãos.
  • A lavagem a seco não deve ser realizada com frequência, pois a pele ficará irritada e fraca, despreparada para um novo peeling.
  • No período pós-peeling, não é possível ir ao solário, usar uma solução à base de álcool. Lavar com água macia é apropriado.
  • O cumprimento das recomendações dos cosmetologistas permitirá que você evite efeitos colaterais negativos como o aparecimento de acne, erupções alérgicas e até queimaduras na pele.
  • Ao realizar o procedimento no verão, é especialmente importante garantir que durante o período de reabilitação a epiderme não seja exposta à exposição prolongada ao sol.
  • Para garantir que o mínimo possível de raios ultravioleta incidam sobre a pele nos primeiros dias após a lavagem a seco, vale a pena usar um chapéu. Será útil usar chapéu, boné, panamá (dependendo da estação).
  • O aparecimento de erupções cutâneas após o procedimento pode indicar não só a escolha errada dos cuidados pós-peeling, mas também distúrbios hormonais, além de doenças do trato gastrointestinal.
  • Em caso de infecção, devem ser usados ​​antibacterianos. Se o caso for grave, o que é raro, pode ser necessária terapia oral.
  • A dilaceração mecânica da pele descamada é estritamente inaceitável. Isso pode ferir a pele, provocar o aparecimento de novas feridas e agravar o curso da reabilitação.

Para cumprir as regras, você pode comprar o medicamento desejado diretamente da esteticista, ou simplesmente seguir seu conselho. Desta forma, você pode minimizar os efeitos colaterais e entender quando a pele reage de forma brusca e quando tudo segue normalmente. Aliás, além do preparo acabado na hora de fazer o procedimento em casa, você mesmo pode fazer muito. Para ela você vai precisar de 50 g de aveia e amêndoas, além de 1 colher de chá de leite em pó e azeite de oliva.

Flocos e nozes são esmagados em um moedor de café, a seguir misturados com o resto dos ingredientes, aplicados de acordo com a tecnologia geral no rosto por cerca de 15-20 minutos e, em seguida, lavados.

Em termos de eficácia, uma receita caseira será inferior ao produto acabado, no entanto, também será eficaz. Via de regra, após o uso de tal produto, a pele fica lisa e elástica. Ela parece jovem e em forma.

Avaliações

O peeling de amêndoa é uma das três melhores medidas cosméticas para a limpeza superficial da pele. Isso é evidenciado por numerosas análises de mulheres que tentaram esse procedimento. Em comparação com o leite e o glicólico, seu efeito é mais delicado, por isso as mulheres acreditam que seja melhor que os análogos desse tipo. Não atua tão profunda e intensamente, mas em geral permite melhorar o estado da pele.

Portanto, o resultado antes e depois é perceptível, independentemente da faixa etária. Após a renovação, o rosto fica fresco, parece descansado. Seu relevo é suavizado, a gravidade das rugas mímicas diminui. Alguns comentários indicam que a oleosidade das células é reduzida, melhorando assim o estado da pele. Um leve efeito lifting também foi notado após a lavagem a seco com ácido mandélico.

Para detalhes sobre como descascar as amêndoas, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa