Peeling facial

Como descascar corretamente o rosto?

Como descascar corretamente o rosto?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Indicações e contra-indicações
  3. Visualizações
  4. Qual é a melhor hora para fazer isso?
  5. Como fazer isso?
  6. Receitas caseiras
  7. Impacto mediano
  8. Cuidados de acompanhamento
  9. Adendo

Em condições de estresse constante e ecologia pobre, a pele requer cuidados especiais. Para isso, diversos cosméticos e procedimentos são utilizados por uma esteticista. Uma das opções populares é a esfoliação, que ajuda a conferir à pele uma aparência saudável e atraente. Como descascar corretamente o rosto depende do método escolhido.

O que é isso?

Qualquer peeling facial, independentemente da forma como é realizado, tem como objetivo a remoção das células mortas da pele. Isso permite que você desobstrua os poros, reduza a acne e se livre de rugas finas. A tez fica mais uniforme e saturada. Alguns tipos usados ​​em cosmetologia podem eliminar manchas senis de gravidade variável, acne, vermelhidão, cravos pretos. O peeling profissional é realizado por especialistas em salões de beleza, mas também podem ser utilizados cosméticos concebidos para limpar a pele em casa.

Indicações e contra-indicações

Para escolher os produtos de cuidado e procedimentos cosméticos certos, você precisa entrar em contato com um especialista. Existem diferentes tipos de peelings, que podem ser superficiais e preventivos ou direccionados para a resolução de problemas específicos. O cosmetologista poderá traçar um programa individual para você com base nas características da sua pele.

Normalmente, entre as indicações para peeling, destacam-se as seguintes:

  • restauração e tonalidade da pele;
  • limpeza profunda;
  • limpar os poros e regular o funcionamento das glândulas sebáceas;
  • suavizar as rugas e eliminar os sinais de envelhecimento da pele;
  • normalização do hidrobalanço, ativação do colágeno e síntese de elastina;
  • clareamento do rosto;
  • alcançar um efeito de levantamento sem o uso de métodos invasivos.

A gravidade do efeito após a casca depende das características do produto utilizado e da profundidade do efeito. Em alguns casos, um certo número de procedimentos será necessário para atingir e consolidar o resultado desejado.

Existem nuances em relação aos procedimentos em diferentes épocas do ano. O programa de cuidados com a pele será diferente no inverno e no verão. Ao escolher os produtos, os cosmetologistas sempre levam esses pontos em consideração.

Além disso, nem sempre é possível realizar peeling, existem contra-indicações:

  • a presença de doenças dermatológicas e lesões cutâneas por lesão mecânica;
  • resfriados e ARVI;
  • doenças virais e infecciosas;
  • doenças do sistema cardiovascular;
  • doenças endócrinas e distúrbios hormonais;
  • período de reabilitação pós-operatório;
  • gravidez e lactação.

Nem todos os tipos são adequados para pessoas com pele sensível, por isso os produtos devem ser selecionados individualmente.

Também vale a pena considerar possíveis reações alérgicas e sempre testar um produto desconhecido antes de aplicar.

Visualizações

Os procedimentos podem ser divididos em grupos de acordo com a profundidade do impacto. A pele é composta por várias camadas e, dependendo de qual delas é afetada durante a esfoliação, existem várias opções para o procedimento:

  • O peeling leve ou superficial é o mais seguro possível, pois remove apenas as células mortas da camada superior da pele. Esses fundos podem ser usados ​​em casa, se desejado.
  • O superficial atinge a camada granular da epiderme após a exposição. Na verdade, esta é uma queimadura de primeiro grau, por isso é melhor confiar esse procedimento a um especialista e realizá-lo no salão. Isso ajudará a clarear a pele, fechar os poros e reduzir a acne.
  • O meio atinge a camada da derme. Os agentes utilizados provocam uma queima de segundo grau e iniciam os processos de renovação e regeneração. A síntese aprimorada de elastina começa, pequenas rugas desaparecem e são suavizadas. Você também pode se livrar das manchas senis no rosto.
  • O peeling profundo atinge a camada reticular da derme, após tal impacto é necessário um período de reabilitação de 4 semanas com estrita adesão às recomendações de um especialista e somente profissionais o fazem. Mas, por outro lado, o procedimento permite suavizar até mesmo as rugas perceptíveis e cria um efeito lifting do contorno do rosto oval.

Os peelings leves e superficiais podem ser feitos por qualquer pessoa, praticamente não têm restrições, exceto nos casos em que tais procedimentos são totalmente contra-indicados pela presença de qualquer doença. Antes de usar um efeito médio ou profundo, é necessário consultar um especialista para não agredir a pele. Além disso, o peeling profundo é recomendado somente após 30-35 anos.

Mecânico

Os peelings são feitos usando acessórios especiais ou formulações contendo partículas sólidas de várias substâncias que esfoliam as células mortas. Normalmente, esse efeito afeta apenas as camadas superiores da epiderme.

Existem vários dos procedimentos mais comuns desse tipo:

  • O descasque dos corais é feito com uma composição especial que contém pequenos pedaços de coral, sal do mar morto, ervas e óleos essenciais. O produto é aplicado na pele e friccionado, após o qual é lavado com água, para que não haja sensações de desconforto. Recomendado para remover marcas antigas de acne, cravos, para estreitar os poros em áreas problemáticas e eliminar áreas pigmentadas.
  • Durante o procedimento, pode ser utilizado um aparelho com fixações de diamante, que retira tudo o que for desnecessário. O número de sessões é prescrito de acordo com o estado da pele.Freqüentemente, esse tipo de exposição é usado em programas anti-envelhecimento, em combinação com cosméticos.
  • O peeling de damasco contém pequenas partículas de caroço de damasco e ácidos de frutas, que proporcionam um bom efeito. Ao mesmo tempo, o agente atua com delicadeza, por isso pode ser considerado para todas as estações e usado a qualquer momento.

A maioria dos peelings desse tipo são leves e indolores, portanto, também podem ser recomendados para peles jovens.

Se a composição contém ingredientes naturais, primeiro certifique-se de que não haja alergia.

Hardware

Este peeling é realizado no salão com vários instrumentos.

Diferentes tipos de influências podem ser usados:

  • Ultrassônico - um dispositivo especial emite ondas de ultrassom que removem partículas mortas da pele, impurezas, poros abertos. Ao mesmo tempo, não há sensações desagradáveis. Para obter um bom efeito, é necessário realizar de forma consistente 5 a 6 sessões, respeitando uma pausa obrigatória de 2 semanas. Também adequado para peles sensíveis.
  • Laser - pode estar usando um meio contendo CO2 ou um elemento de érbio. O primeiro distingue-se por um efeito penetrante profundo que visa combater os sinais da idade, o segundo é mais moderno e leve, é recomendado para uniformizar o tom da pele.
  • Gás-líquido - método de exposição sem contato usando gás comprimido e uma solução especial. Proporciona remoção suave da camada superior, saturação da pele com substâncias úteis, uniformizando a cor. Pode ser atribuído a procedimentos de verão - após esse peeling, o bronzeado se estabelece de maneira uniforme e bonita.
  • Peeling de crio pertence aos métodos mais suaves de todas as estações. Funciona com nitrogênio líquido, não causa sensações dolorosas. A duração do procedimento é determinada individualmente. Ajuda a eliminar manchas grandes e visíveis da idade, cicatrizes e acne, tem um efeito rejuvenescedor.

Alguns tipos de tratamentos de hardware são adequados até mesmo para peles jovens. Esta é uma boa opção para adolescentes que sofrem de acne e acne.

Ácido

Esses peelings têm seu efeito devido aos vários ácidos contidos na composição. Esses produtos variam de esfoliantes e géis adequados para uso doméstico semanal a formulações de ação profunda que são usadas apenas em um salão de beleza.

Os seguintes procedimentos estão em demanda:

  • O peeling de retinol é recomendado como tratamento rejuvenescedor, podendo ser realizado a partir dos 35-40 anos. Após a exposição, o tom e a elasticidade da pele são restaurados, fazendo com que o rosto comece a parecer mais jovem. O efeito dura de 3 a 4 meses; após o procedimento, a recuperação em longo prazo não é necessária.
  • Frutado pode ser médio ou superficial, dependendo do tipo de ácido utilizado e de sua concentração. Indicado para combater os primeiros sinais de envelhecimento, para suavizar o aparecimento de pequenas rugas e dobras.
  • O leite é recomendado para uso até os 30 anos, refresca e melhora a cor, tem efeito suave, ilumina a pele e lhe dá elasticidade.
  • Salicílico tem como objetivo combater a acne e a acne, normalizar as glândulas sebáceas e é adequado para peles oleosas.
  • O âmbar também pode ser usado para peles sensíveis com tendência a irritações, restaura a elasticidade e remove rugas finas.
  • Fenólico - peeling profundo, que é realizado sob anestesia local e sob supervisão de um médico. O procedimento é seguido por um período de reabilitação de 3-4 semanas. É prescrito apenas como forma de combater as alterações relacionadas ao envelhecimento, pois estimula o surgimento de novas fibras de colágeno.
  • TCA - aplicação de ácido tricloroacético. Dependendo da concentração utilizada, pode ser superficial ou profundo, realizado apenas em algumas áreas do rosto.A composição tem efeito purificador, antiinflamatório e estimulante.

Os ácidos podem ser usados ​​isoladamente ou em combinação. Uma esteticista experiente poderá escolher um mix que corresponda às características da pele e às necessidades da cliente. O procedimento consiste na preparação, aplicação de uma composição especial, que é deixada por um certo tempo e depois lavada. No final é necessário usar um sedativo, se necessário aplicar compressas frias.

Os produtos químicos são mais adequados para pessoas com pele clarajá aqueles com um maior teor de melanina e um tom mais escuro precisam de uma abordagem mais cuidadosa. A esteticista deve selecionar cuidadosamente o medicamento para que não apareça manchas no rosto. Antes e depois do procedimento, é recomendável não fumar por várias semanas se você tiver esse hábito, e também usar protetor solar.

A escolha do peeling é necessária de acordo com as características da pele, idade, presença de algumas nuances individuais. Além disso, a época do ano em que o procedimento está programado pode ser importante.

Qual é a melhor hora para fazer isso?

Os produtos adequados para uso doméstico geralmente não têm restrições, podendo ser usados ​​em qualquer estação e clima. Via de regra, o entardecer é mais adequado para procedimentos cosméticos, pois a pele deve ser pré-preparada e vaporizada para que o efeito seja mais pronunciado. Após a esfoliação, aplique um creme calmante para evitar irritações, ressecamento e descamação. Durante a noite, o produto será absorvido e funcionará, então na manhã seguinte o rosto estará fresco e bonito. Os tratamentos de salão de beleza são realizados melhor entre outubro e abril. Nessa hora, não está tão quente e a atividade do sol é mínima, por isso tem menos efeito na pele.

Além disso, pode haver recomendações diferentes para cada estação. Por exemplo, no outono, é necessário prestar mais atenção à pele, que pode apresentar sinais de murchamento devido à exposição agressiva ao sol durante todo o verão. Na primavera, um problema comum é a tez acinzentada e opaca devido à falta de nutrientes. No inverno, o clima frio pode causar descamação, ressecamento e rigidez da pele. Diante disso, é preciso prestar atenção integral à pessoa.

A frequência dos procedimentos no salão depende do grau de exposição. A limpeza média e profunda não é recomendada até os 30 anos de idade. Os peelings químicos são feitos no máximo uma vez por ano, para não ferir a pele, já que ocorre queimadura de ácido quando exposta. O hardware pode ser feito com mais frequência - duas vezes por ano. Normalmente, um curso completo desses cuidados leva cerca de um mês. O peeling profundo é feito a cada poucos anos - este é um efeito bastante sério.

Remédios caseiros leves são comumente usados ​​com mais frequência. Para peles oleosas, 1-2 vezes por semana, para peles mistas, uma vez. Ao cuidar da pele normal - uma vez a cada três dias, e da pele seca - uma vez a cada duas semanas, ou ainda menos frequentemente com aumento da sensibilidade.

Não esfolie com muita freqüência, pois isso pode causar inflamação e descamação.

Como fazer isso?

Em casa, você pode fazer peelings químicos ou mecânicos, escolhendo um produto que leve em conta as características do seu tipo de pele. Podem ser scrubs, gommages, máscaras com diferentes composições. Em casa, é melhor fazer apenas esfoliação superficial para não agredir o rosto. Antes de iniciar os procedimentos, você precisa limpar o rosto - é preciso remover todos os cosméticos com um removedor de maquiagem. Recomenda-se também vaporizar a pele para obter um efeito mais pronunciado.

Você pode usar um creme peeling. Na composição de tais fundos encontram-se frutas, ácido lático ou ácido salicílico. Existem partículas abrasivas - sal, pedaços de pedra-pomes ou caroços, bem como emolientes adicionais.Cremes desse tipo estão disponíveis para diferentes tipos de pele e idades, portanto, você pode escolher cuidados individuais.

O rolo descascador difere no método de aplicação. Quando esfregado, ele rola em caroços, esfoliando as partículas mortas e removendo as impurezas dos poros. Não é recomendado o uso deste remédio se houver inflamação ou irritação no rosto, também não é adequado para peles sensíveis.

A esfoliação é um produto com uma composição abrasiva, por isso dá um efeito bastante perceptível. A pele fica mais elástica e parece mais jovem. No entanto, vale a pena considerar que as partículas de esfrega podem deixar micro-traumas, portanto, você não deve usá-lo com muita frequência e também precisa escolher cosméticos de alta qualidade.

Receitas caseiras

Se você não tem tempo ou dinheiro suficiente para ir à esteticista, pode cuidar de si mesma usando métodos caseiros. Você não precisa comprar cosméticos caros para isso - as cascas podem ser feitas de produtos naturais adicionando alguns dos ingredientes disponíveis que podem ser encontrados em qualquer farmácia. Além disso, esses produtos não serão menos eficazes do que vários esfoliantes da loja, uma vez que contêm apenas ingredientes naturais e nenhum conservante adicional.

Recomenda-se vaporizar a pele antes de usar qualquer remédio caseiro para potencializar o efeito. É bom se você tiver a oportunidade de ir ao balneário, mas mesmo em um apartamento comum na cidade você pode fazer tudo o que precisa fazer. Pegue a camomila seca e despeje água fervente sobre ela em uma panela grande ou tigela funda. Lave o rosto, dobre o recipiente e cubra a cabeça com uma toalha para que o vapor não escape. Isto permitirá obter um efeito de sauna, suavizar a pele, abrir os poros e preparar-se para a esfoliação.

É necessário fazer um banho de vapor por 10 minutos, após o qual você pode enxugar levemente o rosto com um guardanapo ou toalha.

É aconselhável preparar o peeling antes disso, para que os poros não tenham tempo de se retrair.

Açúcar

O açúcar não faz muito bem à figura, mas se aplicar na pele, o efeito só será positivo. Os produtos à base de açúcar são especialmente indicados para peles oleosas, pois contêm substâncias que normalizam o funcionamento das glândulas sebáceas. Muitos produtos de cuidado populares contêm açúcar, mas você pode pagar a mais, porque pode fazer esse tipo de esfoliante ou descascamento em casa por conta própria e não leva muito tempo.

É melhor usar uma variedade de cana, mas se não estiver lá, então uma regular, branca, servirá. Duas colheres de sopa serão suficientes. Você também precisará de suco de limão na mesma quantidade. As propriedades benéficas do suco são antibacterianas e podem uniformizar o tom da pele e iluminá-la ligeiramente. O último ingrediente é o iogurte branco. Não deve conter aditivos. É preferível escolher na loja um produto com prazo de validade curto de 7 a 15 dias, pois são esses iogurtes que têm uma composição mais natural, que contém bactérias benéficas.

Todos os componentes devem ser misturados em uma tigela até ficar homogêneo, depois espalhe delicadamente no rosto e deixe por 10-15 minutos. Enxaguar com água. Os produtos contêm ácido glicólico, cítrico e láctico, o que confere um bom efeito de limpeza com o uso regular.

Aspirina

Na composição dos comprimidos de aspirina, o principal componente é o ácido acetilsalicílico. Tem efeito antibacteriano, seca a acne, normaliza a produção de sebo, por isso é utilizado em muitos cosméticos para combater a acne. No entanto, a aspirina de farmácia custa muito mais barato, então você pode estocá-la e fazer tudo em casa. Um ponto importante - esta receita não deve ser usada por pessoas com alergia à aspirina.

Para fazer a casca, você precisa de comprimidos e suco de limão. Eles devem ser misturados em um copo para formar uma massa homogênea. A aspirina vai se dissolvendo gradativamente no suco, então você só precisa misturar.Também é necessário fazer um agente neutralizante. Para fazer isso, misture o bicarbonato de sódio com água.

A esfoliação deve ser aplicada no rosto e deixada secar, normalmente leva cerca de 10 minutos. Depois disso, você deve limpar a pele com um cotonete embebido em um neutralizador previamente preparado. Um produto semelhante pode ser usado em aplicações pontuais para secar e reduzir a acne.

Tropical

No verão, não é difícil comprar frutas diversas, principalmente para quem mora na região sul. Eles também podem ser usados ​​como um produto de cuidado, e não apenas para saborear. Para essa composição, você precisará de abacaxi e mamão papaia, além de comprar gelatina. Se desejar, você pode adicionar uma colher de mel, mas você pode passar sem ele.

A fruta é descascada e cortada em pequenos pedaços. Você precisa de cerca de meio copo de cada ingrediente. Em seguida, coloque em uma xícara e triture no liquidificador até ficar homogêneo. Adicione duas colheres de sopa de gelatina ao purê - vai deixar o produto mais espesso, por isso vai aderir melhor ao rosto sem espalhar. O mel também é adicionado se você planeja usá-lo. As propriedades benéficas do mel incluem um efeito anti-séptico, que também torna a pele mais macia e a nutre.

O purê deve ser aquecido no microondas (basta um minuto). Isso é necessário para que a gelatina se dissolva. Depois disso, a mistura deve esfriar. Se quiser acelerar esse processo, coloque na geladeira. O produto é aplicado no rosto, após 10-15 minutos é lavado com água.

Oxicoco

Esta baga azeda contém muitas substâncias benéficas, então você pode usá-la para uma esfoliação. As frutas precisam ser esmagadas até virar mingau, adicionar farinha de aveia picada, óleo de amêndoa e açúcar. Misture tudo isso e aplique no rosto, esfregando suavemente para limpar a pele. Depois de uma leve massagem, você pode deixar a mistura por alguns minutos e depois lavar com água.

Açúcar e grãos agem como esfoliantes, limpadores e esfoliantes, um efeito adicional é proporcionado pelos ácidos contidos nos cranberries. O óleo de amêndoa suaviza e torna a pele aveludada. Você ainda pode usar frutas congeladas para este produto se quiser fazer esse cuidado no inverno.

Salina

Para pele oleosa, você pode usar uma esfoliação com sal. É à base de sal marinho, é vendido em qualquer farmácia, mas também pode ser encontrado nas lojas de produtos para o banho. O sal deve estar limpo, livre de aditivos e corantes, branco natural. O segundo componente desta composição é o mel. Ambos os ingredientes têm um efeito anti-séptico, ajudando a lidar com pequenas espinhas e inflamações, normalizando a condição da pele, tornando-a menos oleosa e melhorando a tez.

Sal e mel são misturados em uma xícara e depois aplicados no rosto. A pasta deve ser esfregada com movimentos suaves de massagem - as partículas de sal esfoliam as células mortas e o mel amolece a pele. Após o uso, lave com água ou decocção de camomila, que podem servir como cuidados adicionais. Se você tem pele seca, mas deseja fazer este esfoliante específico, adicione um pouco de azeite de oliva.

Frutas e bagas

A pele seca precisa de cuidados mais delicados, mas você também pode encontrar a receita caseira certa para isso. Ele usa uma maçã e um morango. As frutas podem ser picadas no liquidificador ou com um ralador comum, depois esfregue na massa resultante com movimentos circulares suaves e deixe por 15 minutos, depois lave com água. As sementes de morango criam um efeito abrasivo e a polpa da fruta contém muitas substâncias benéficas. Para a pele seca, é suficiente usar esse tipo de peeling a cada duas semanas, mas não com maior frequência.

Para clareamento

O clareamento da pele é uma das tarefas que o peeling pode resolver.Se a pele não combina, parece irregular, há manchas senis ou um bronzeado que você quer se livrar está ruim, então você pode fazer um remédio adequado em casa. É necessário um pepino fresco. É lavado, descascado e espremido para se obter o sumo de pepino. A fruta pode ser picada e moída no liquidificador e, em seguida, uma gaze pode ser usada para separar a polpa do suco.

O líquido resultante será a base à qual você deve adicionar farinha de aveia e misturar bem para obter uma pasta homogênea e sem grumos. Em seguida, sal marinho e uma gota de óleo de rosa são adicionados. A mistura deve ser esfregada no rosto com movimentos de massagem, depois deixe por 10 minutos e depois enxágue com água.

Pepino e aveia clareiam a pele, enquanto grãos de sal agem como um esfoliante. O óleo tem efeito suavizante. Se não houver óleo de rosa disponível, você pode substituí-lo por outro para uso cosmético. Para conseguir um efeito perceptível, você precisa usar este peeling 2-3 vezes.

Citrino

Esta opção é adequada para pessoas com tipo de pele normal. O peeling é recomendado para ser usado uma vez por semana para um efeito ideal. Para fazer, você precisa de três colheres de sopa de farinha de aveia, raspas de três laranjas e caldo de camomila, que também pode ser substituído por leite. Todos os ingredientes são misturados e aplicados no rosto. É necessário esfregar o produto com movimentos de massagem, depois segurar por mais 5 minutos e enxaguar.

O ácido da fruta tem um leve efeito de clareamento e também um efeito antibacteriano. A aveia atua como esfoliante, esfoliante e removendo impurezas. O chá de camomila ou o leite amaciam a pele. É importante certificar-se de que você não é alérgico a frutas cítricas antes de usá-lo.

Café

Os amantes do café moído sabem que as sobras de pó podem ser usadas para esfoliar. Esta é a opção mais fácil, mas você pode fazer uma composição mais interessante adicionando outros componentes úteis. Você vai precisar de uma colher de café moído na hora, hena incolor, canela em pó, bem como especiarias - manjericão, orégano e bergamota. Tudo isso deve ser despejado com água morna e deixe fermentar. A mistura deve ter a aparência de mingau.

Aplicar em movimentos circulares, após o qual pode ser deixado por 15 minutos e depois lavado. O café proporciona um efeito de esfrega e remove as partículas mortas, a henna cuida delicadamente, tornando a pele macia e aveludada. As especiarias contêm oligoelementos benéficos e seu aroma ajuda a relaxar um pouco durante a aplicação. Se você tem pele sensível, pode pular a bergamota, o manjericão e o orégano. A hena deve ser exatamente incolor para que o rosto não fique laranja após a aplicação.

Para acne

A acne é um problema não só para os adolescentes, mas também para muitas pessoas com pele oleosa. Você pode reduzir o número de fugas usando cascas feitas de ingredientes naturais. Você precisará de 2 comprimidos de bodyagi e peróxido de hidrogênio. Esses fundos estão disponíveis em qualquer farmácia.

O bodyagu precisa ser esmagado para formar um pó e, em seguida, preenchido com água oxigenada. Uma reação ocorrerá e a mistura irá chiar. Pode-se aplicar o produto com uma esponja de algodão, a seguir é necessário aguardar 20 minutos e lavar com água. Esta composição limpa bem os poros entupidos e normaliza a produção de sebo. Além disso, o bodyag é útil para quem quer se livrar dos sinais da idade. Você pode usar este remédio uma vez por mês.

De rugas

Os primeiros sinais da idade - rugas, podem aparecer cedo no rosto. Vários remédios podem ser usados ​​para eliminá-los. O seu uso regular torna a pele mais jovem, melhora o tônus ​​e a elasticidade. Para a esfoliação, você precisará de amêndoas, sementes de linho e argila branca.

O linho e as amêndoas precisam ser triturados e misturados com argila. Para diluir a mistura a um estado pastoso, você pode usar uma decocção de camomila. O produto deve ser espesso o suficiente para fácil aplicação.O peeling é esfregado com movimentos de massagem e deixado por 5 minutos, após o que é lavado com água.

A composição combina a ação de esfoliante e peeling, limpa bem o rosto, removendo todas as impurezas e partículas mortas.

Pode ser usado para todos os tipos de pele, determinando a frequência dos procedimentos em função das características da pele.

Impacto mediano

Recomenda-se que os peelings deste tipo sejam feitos em salão de beleza, confiando o procedimento a uma esteticista, mas se tiver confiança na sua decisão, existe a oportunidade de fazer a limpeza em casa. Os meios para isso são fáceis de adquirir em lojas especializadas. O mais importante é a preparação correta e o cumprimento estrito das recomendações de uso.

Você pode começar a se preparar para o procedimento de acordo com o mesmo esquema usado pelos cosmetologistas. Este é um uso preliminar de cosméticos especiais com ácidos, depois um peeling de superfície, após o qual pode-se fazer um procedimento com efeito mediano. Para pele sensível ou esgotada, injeções adicionais de ácido hialurônico são recomendadas para ajudar a restaurar o tônus.

Como cosmético preparatório, um creme contendo ácido azelaico é adequado - esta é uma opção para a pele jovem que ajuda a se livrar do excesso de oleosidade, acne e obstrução regular dos poros em áreas problemáticas, e um creme contendo ácido retinóico é adequado para quem deseja alcançar um efeito rejuvenescedor. É melhor usar fundos daquelas linhas que são desenvolvidas especificamente para fins de preparação para o peeling. Eles são vendidos em salões de beleza ou lojas de cosméticos profissionais. As composições com ácidos AHA, encontrados nos departamentos de cosmética comuns, não funcionarão, pois o conteúdo desses ácidos neles é mínimo, de modo que não será possível preparar adequadamente a pele. O creme selecionado é usado por pelo menos duas semanas, e todo esse tempo é necessário usar adicionalmente um protetor solar com índice de pelo menos 50 nas saídas ao ar livre.

Duas semanas após o preparo, pode-se passar para a próxima etapa e fazer um peeling superficial. A melhor opção é usar ácido lático para esses fins, que proporciona o efeito desejado. Você também pode escolher produtos cosméticos profissionais projetados para esses procedimentos. O ácido é comprado em lojas de fabricação de sabão e arte. Normalmente lá é vendido na forma concentrada (80%). Para usá-lo, você precisará primeiro diluí-lo para 30%. Não vale a pena fazer uma composição mais saturada, pois ela precisará ser lavada não com água, mas com o uso de um neutralizante.

As ações são realizadas em vários estágios:

  • antes de aplicar, é necessário limpar o rosto lavando-o com espuma, depois seque bem e certifique-se de desengordurá-lo com loção alcoólica ou álcool medicinal comum;
  • a solução é aplicada cuidadosamente com um algodão, após o que é necessário esperar 2-3 minutos e lavar com água;
  • você pode terminar o procedimento com um hidratante adicional - uma máscara de alginante ou aplicar um creme.

É necessário fazer 2-3 procedimentos semelhantes, mantendo um intervalo de 12 dias. Isso é necessário para alisar a camada superior da epiderme e alisá-la, o que permitirá que o meio para o efeito médio penetre uniforme e profundamente em seu interior e a pele se prepare para responder rapidamente ao dano recebido.

Um peeling intermediário pode ser feito com uma solução de TCA - ácido tricloroacético. Para o uso inicial, é preciso diluir para 15%, depois será possível aumentar a concentração para 20%. O valor máximo permitido é considerado 25%, a concentração não pode ser intensificada para não agredir os tecidos da face. Antes de usar, é necessário aplicar um pouco do produto em uma pequena área da pele para garantir que não haja reações alérgicas.

O procedimento é feito em várias etapas:

  • Prepare o rosto para aplicação lavando com espuma suave e desengordurando a pele com loção alcoólica.
  • Aplique o ácido com cotonetes. Não se deve levar um cotonete, pois na falta de experiência existe o risco de atingir áreas sensíveis - a pele ao redor dos olhos ou a borda dos lábios. O ácido é aplicado suavemente em linhas paralelas. É muito importante garantir que eles não se sobreponham. Você precisa segurar por 2-3 minutos, o tempo máximo permitido é de 4 minutos.
  • Você precisa lavar o ácido não com água, mas com um neutralizador - uma solução de refrigerante é adequada. É aplicado com algodão pré-umedecido na solução em várias camadas. A peculiaridade da reação da interação do ácido e do refrigerante é a liberação ativa do gás com um chiado e uma leve sensação de formigamento. Este efeito é normal, você só precisa esperar que termine e depois enxaguar o resto dos fundos com água.
  • Depois disso, você deve aplicar um hidratante e um antibiótico adicional.

Dado o efeito dessa exposição, no primeiro dia após o procedimento, é indesejável fazer qualquer coisa com o rosto, inclusive lavar ou apenas tocá-lo. É necessário proporcionar o máximo descanso à pele. Também é necessário mudar a roupa de cama para limpa e passada, para excluir possíveis fontes de infecção. Quanto ao resto, você deve seguir as recomendações que os cosmetologistas costumam dar para os cuidados com a pele após um peeling médio ou profundo.

O uso do TCA permite retirar a camada antiga da epiderme, novas células surgem em seu lugar, assim a pele adquire um tom mais claro. A superfície é alisada, as rugas finas e as manchas desaparecem.

Os processos metabólicos naturais são estimulados, seguidos de um aumento na produção do próprio colágeno e elastina, o que confere ao rosto um aspecto mais jovem.

Cuidados de acompanhamento

Os efeitos do peeling são sempre estressantes, por isso é necessário prestar os devidos cuidados após o procedimento.

Consiste nas seguintes recomendações:

  • o uso de géis hidratantes;
  • aplicação de cremes especiais desenvolvidos especificamente para cuidados pós-peeling;
  • para a recuperação, você pode usar produtos que contenham ácidos graxos, manteiga de karité;
  • a regeneração pode ser acelerada por cremes com retinol, bisabol.

A pele precisa ser hidratada e nutrida. Além disso, no verão, você não deve ficar muito tempo ao sol imediatamente após o procedimento, mesmo que tenha usado remédios caseiros. O rosto pode permanecer vermelho por um tempo - esta é uma reação normal à exposição. Normalmente, se o peeling foi feito em casa, a vermelhidão desaparece em 2-3 horas, mas com a limpeza do salão pode persistir ainda mais.

Após um tratamento superficial no salão, recomenda-se cuidados especiais:

  • use apenas produtos de limpeza suaves e desmaquilhantes;
  • Aplique um hidratante pelo menos duas vezes ao dia;
  • se a pele está descamando, não pode ser descascada - isso pode levar ao aparecimento subsequente de manchas ou cicatrizes;
  • use protetor solar ao sair por um mês após a ida ao salão;
  • se houver sinais de infecção, consulte um médico;
  • para não agredir a pele após um peeling médio ou profundo, é preciso proporcionar a ela todas as condições de recuperação;
  • se necessário, use analgésicos para se livrar das sensações dolorosas no início após a limpeza profunda;
  • para limpar a pele, use somente água morna e produtos especiais, levando em consideração o aumento da sensibilidade;
  • use uma pomada antibiótica para reduzir o risco de infecção;
  • se houver coceira palpável durante a cicatrização, podem ser necessários anti-histamínicos;
  • alguns dias após o procedimento, você precisa visitar um especialista novamente para se certificar de que o processo de cicatrização está indo bem;
  • é aconselhável evitar o aumento da atividade física por duas semanas;
  • arranhões no rosto não devem ser permitidos - isso pode causar cicatrizes;
  • o protetor solar deve ser usado dentro de seis semanas após o procedimento.

Adendo

Para obter um bom efeito e ausência de efeitos colaterais, você precisa escolher o produto certo. Nesse caso, não apenas as avaliações são importantes, pois muito depende das características individuais. Mesmo um peeling de alta qualidade pode não se adequar ao seu tipo de pele ou idade, por isso é melhor consultar um cosmetologista que o ajudará a traçar um programa de cuidados individuais. Se vai fazer procedimentos no salão, em todo o caso inclui uma consulta preliminar.

O especialista leva em consideração uma série de características importantes para escolher os cosméticos ou o tipo de procedimento e a intensidade do seu efeito:

  • era;
  • tipo de pele;
  • o grau de sensibilidade, a presença de irritação e reações alérgicas;
  • a natureza das deficiências que precisam ser eliminadas.

Quanto à questão de saber se você precisa ir ao salão ou se pode cuidar de sua casa, cada opção tem suas próprias vantagens. O peeling de salão é um efeito complexo selecionado por um especialista, portanto, dá um efeito verdadeiramente impressionante. As desvantagens de tais procedimentos são a necessidade de um período de reabilitação, dor e alto custo. Os resultados após o peeling em casa não são tão brilhantes, mas é seguro e acessível.

Você aprenderá mais sobre como descascar o rosto no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa