Peeling facial

Peeling glicólico: características e sutilezas de aplicação

Peeling glicólico: características e sutilezas de aplicação
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Indicações
  4. Contra-indicações
  5. Executando
  6. Cuidado
  7. Fabricantes
  8. Recomendações

Hoje, o mercado cosmético está repleto de máscaras, loções, todos os tipos de tônicos e peelings ácidos. A grande popularidade dos produtos de cuidado deve-se à sua capacidade de rejuvenescer a pele, eliminar cicatrizes e reduzir a severidade das manchas senis.

A melhor maneira de melhorar a aparência e a condição da pele é um peeling químico glicólico.

O que é isso?

O peeling com ácido glicólico é um dos tipos de peeling químico cosmético. É feito com ácido glicólico especial, obtido a partir da uva, da beterraba verde e da cana-de-açúcar. A propósito, as referências ao uso deste último para procedimentos anti-envelhecimento datam dos tempos do Antigo Egito.

Desde então, a ciência fez grandes avanços e, na década de 70 do século passado, os cientistas encontraram uma base científica para a eficácia dos ácidos de frutas. Está comprovado que afetam ativamente as camadas superiores queratinizadas da derme, reduzem as ligações entre as células mortas e estimulam a produção de colágeno.

O concentrado de ácido glicólico foi testado pela primeira vez em humanos em 1996, quando mais de 40 pessoas com uma variedade de problemas cosméticos participaram dos testes. Já depois de um mês, 90% dos indivíduos apresentaram uma melhora significativa na condição da pele, uma diminuição no estrato córneo, uma diminuição no número de rugas superficiais e uma melhora na tez. Isso é o que levou à onipresença do ácido glicólico na indústria da beleza.

O procedimento tem o efeito mais benéfico na pele:

  • Rejuvenesce - devido à penetração do ácido em profundidade na pele, inicia-se uma produção intensiva de colágeno, assim como de fibroblastos, responsáveis ​​pela elasticidade dos tecidos. O resultado desses processos é um aumento do turgor da pele, uma suavização do relevo, bem como uma redução da profundidade e do número de rugas finas.
  • Limpa - o ácido glicólico, em comparação com outros componentes da fruta, tem um peso molecular bastante baixo, por isso penetra muito mais profundamente e combate eficazmente as células mortas em várias camadas da epiderme.
  • Demonstra efeito lifting, ou seja, simplesmente estica a pele. A essência desse fenômeno está associada ao fato de que quando o ácido entra em contato com o espaço intercelular, as células incham, o resultado é um aumento da elasticidade dos tecidos moles, a uniformidade e o estreitamento do contorno flutuante da face.
  • Elimina a inflamação - o ácido glicólico é amplamente utilizado para combater eficazmente a acne e a acne feia. O efeito do ingrediente ativo reduz significativamente a inflamação e reduz o aparecimento de focos de infecção na pele do rosto.
  • Hidrata - após o procedimento de peeling químico de frutas, a pele fica mais hidratada, o equilíbrio ácido-base se normaliza, o trabalho das glândulas sebáceas é melhorado e todos os processos metabólicos da pele são otimizados.

Tantos efeitos positivos estão associados à facilidade de penetração nas várias camadas da pele e à elevada eficácia da sua ação, recorrendo ao procedimento de peeling glicólico permite refrescar o rosto em muito pouco tempo.

    Os benefícios do peeling à base de ácidos de frutas são óbvios:

    • o paciente praticamente não sente dor durante o procedimento;
    • as rugas são suavizadas muito rapidamente;
    • os primeiros resultados são visíveis após algumas horas;
    • o período de recuperação é bastante curto.

    No entanto, não devemos esquecer que o procedimento cosmético ideal ainda não foi criado, e o peeling de glicol, como muitas outras manipulações cosméticas, não é exceção.

    As desvantagens desta limpeza incluem:

    • a probabilidade de complicações (descamação, vermelhidão, inchaço);
    • falta de resultado em alguns casos;
    • alto custo dos procedimentos de salão.

    Se você recorrer ao peeling caseiro, nesse caso, muitas vezes são encontrados erros na dosagem dos princípios ativos, que podem causar queimaduras, até o aparecimento de cicatrizes.

    Visualizações

    As cascas de frutas ácidas podem ser superficiais. médio e profundo. Para cada um deles, uma concentração diferente de preparações glicólicas é usada - de 5 a 70%.

    O tratamento de superfície permite eliminar a camada queratinizada. O mesmo método é ideal se for necessário para prevenir acne e acne. Esse procedimento deixa a pele mais macia, remove sardas e manchas da idade, além de suavizar rugas finas.

    As vantagens dessa abordagem incluem lesão mínima ao procedimento.

    O peeling mediano afeta as camadas mais profundas, em alguns casos até penetra nos tecidos próximos à membrana basal. Ao mesmo tempo, o ácido da fruta atinge quase completamente a epiderme, pelo que se consegue o efeito de suavização das rugas, elimina as cicatrizes e as rugas e minimiza os vincos da pele.

    Este tipo de manipulação só pode ser realizado no salão sob a supervisão de um especialista experiente. O período de reabilitação é de 1 a 2 semanas, durante as quais é necessário seguir rigorosamente todas as recomendações do cosmetologista.

    O peeling profundo é o tipo de ação mais agressivo, mas ao mesmo tempo o mais eficaz. Nesse caso, o ácido da fruta (sua concentração chega a 70%) atinge a camada reticular da pele, a partir da qual se iniciam os processos de sua restauração ativa.Um procedimento semelhante é usado para combater rugas e dobras profundas, reduzir a pigmentação e suavizar grandes cicatrizes. Do ponto de vista médico, esse peeling é comparável a uma intervenção cirúrgica, que é realizada com anestesia obrigatória (local ou geral).

    O período de recuperação da pele após o peeling glicólico profundo é de pelo menos 20 dias e, às vezes, até 1,5 meses.

    Tais manipulações em casa categoricamente não são recomendadas pelos especialistas, uma vez que o ácido concentrado exige extrema cautela no seu uso, caso contrário, é possível a ocorrência de queimaduras e reações alérgicas graves.

    Indicações

    Cosmetologistas aconselham recorrer ao rejuvenescimento glicólico da epiderme nas seguintes situações:

    • envelhecimento ativo da pele;
    • o aparecimento de rugas finas;
    • a presença de cicatrizes e cicatrizes deixadas após acne;
    • secura e descamação severa da pele;
    • a formação de estrias, que muitas vezes ocorrem após a gravidez, bem como devido à perda de peso grave;
    • oleosidade excessiva da pele;
    • neoplasias do tipo pigmentar;
    • flacidez e elasticidade reduzida da pele.

    Além disso, o peeling é amplamente utilizado nas etapas de preparação para um tratamento a laser mais profundo.

    Contra-indicações

    O peeling glicólico é um procedimento muito sério, independentemente da concentração da solução utilizada. Mesmo uma violação mínima da tecnologia de condução, bem como cuidados com a pele inadequados durante o período de recuperação, muitas vezes prejudicam a pele e, ao invés do efeito esperado, levam a problemas adicionais.

    O peeling, especialmente o peeling químico, tem uma série de contra-indicações, incluindo:

    • processos inflamatórios na área da pele tratada;
    • a presença de alergia ao componente ativo da droga;
    • herpes na fase aguda;
    • bronzeado fresco (geralmente avermelhado);
    • a presença de verrugas em grande número;
    • inflamação purulenta na superfície da pele.

      O peeling não é recomendado para algumas doenças:

      • oncologia;
      • diabetes;
      • febre, alta temperatura;
      • doenças do sistema cardiovascular;
      • asma.

      Não descascar com formulações glicólicas para mulheres grávidas e lactantes, bem como para pessoas com intolerância individual à formulação.

      Conselho: é aconselhável realizar peeling químico no período outono-inverno. No verão, quando a atividade dos raios ultravioleta está no máximo, uma variedade de complicações pode surgir durante a fase de recuperação.

      Executando

      O procedimento de peeling glicólico inclui duas etapas principais - preparação e peeling propriamente dito. A sequência de ações e o seu tempo devem ser rigorosamente observados, não sendo permitido mesmo um excesso mínimo ou, pelo contrário, uma redução na duração da exposição.

      Passos de limpeza

      O peeling facial com ácido glicólico é realizado em uma sequência estrita de manipulações. O desvio das regras de procedimento é absolutamente inaceitável.

      O peeling glicólico deve ser precedido de preparo, que começa 10 dias antes do procedimento e consiste na introdução gradual de ácido de frutas nos produtos de tratamento em concentração fraca - não mais que 5%. Além disso, você deve usar cosméticos, cujo pH está na faixa de 3-5%, que equilibrará o equilíbrio ácido-base da pele, amaciará sua camada superior e a preparará para outros efeitos poderosos do componente químico .

      Para diferentes tipos de pele, o esquema de preparação para peeling glicólico varia:

      • se a pele for oleosa, em uma semana deve-se aplicar cosméticos com aditivos uma vez ao dia, e de 7 a 10 dias aumentar levemente o número de efeitos para dois - de manhã e à noite;
      • com a pele normal, aplicar o produto duas vezes ao dia, mas se a pele começar a descascar, o número de procedimentos deve ser reduzido para um;
      • para pele seca do rosto, o medicamento é usado uma vez ao dia durante toda a fase de preparo para lavagem a seco.

      2 dias antes do procedimento, é necessário aplicar o agente principal que está planejado para ser usado para descascar a mão no local da dobra do cotovelo - se ocorrer coceira, queimação ou inchaço, então isso pode ser considerado um sinal de reação alérgica ao agente. Nesse caso, a concentração do componente ativo durante o tratamento deve ser reduzida ao mínimo, ou outras opções de limpeza devem ser tentadas, por exemplo, esfoliação com leite.

      O peeling é realizado na seguinte sequência:

      1. Primeiro, é feita a limpeza do rosto, são retirados os resquícios de cosméticos decorativos, bem como vestígios de poeira e sujeira - para isso, costuma-se usar loções e géis.
      2. Em seguida, a pele é desengordurada. Sabe-se que as partículas de gordura retêm o ácido glicólico e não permitem que ele entre na epiderme, portanto, se você não se livrar da gordura, não terá que esperar nenhum efeito do procedimento. Por isso, antes do peeling, o cosmetologista enxuga a pele com um tônico desengordurante especial, dando atenção especial a todas as bocas dos córregos sebáceos.
      3. Em seguida, a esteticista despeja a substância ativa em um pequeno recipiente e, usando cotonetes, distribui por todo o rosto. Isso deve ser feito rapidamente para que a composição penetre nas camadas profundas o mais uniformemente possível. Para evitar que a paciente sinta dor durante o peeling profundo e médio, um jato de ar frio é direcionado ao rosto, o que alivia sua condição.
      4. Após alguns minutos, a composição ácida é neutralizada. Na maioria das vezes, a solução salina é usada para isso. Seu uso interrompe a ação do ácido e traz o pH de volta ao valor normal, o desaparecimento do desconforto e a sensação de queimação.
      5. Uma máscara calmante especial é aplicada no rosto, seguida de um creme nutritivo.

        Algumas mulheres fazem seus próprios peelings glicólicos em casa. Cosmetologistas profissionais são categoricamente contra manipulações independentes com soluções ácidas, mas o desejo de uma mulher de se tornar mais bonita gastando um mínimo de dinheiro faz com que muitas pessoas ignorem esse conselho.

        Nesse caso, você deve saber como conduzir adequadamente o rejuvenescimento glicólico em casa sem prejudicar sua saúde e aparência.

        Proceda de acordo com as seguintes instruções:

        • vestígios de cosméticos são removidos e a pele limpa é coberta com loção;
        • usando um cotonete, aplique cuidadosamente o medicamento com uma concentração mínima de ácido de frutas;
        • após 5 minutos, pegue um cotonete novamente, trate-o com um neutralizador e enxágue a composição de glicol:
        • lave o rosto com água fria;
        • aplique um creme emoliente.

        Se a qualquer momento durante o autodespeeling você sentir dor e queimação, deve interromper imediatamente o procedimento.

        Cuidado

        Durante o período de recuperação, a pele requer cuidados especiais por 7 a 40 dias, dependendo da profundidade de penetração do ácido glicólico.

        Durante a primeira semana, deve-se limitar a exposição ao sol, mas se ainda precisar sair de casa deve-se usar protetor solar sem falta, mesmo que o peeling tenha sido feito no inverno. Caso contrário, a probabilidade de pigmentação é alta.

        Durante 10 dias, não deve ir à sauna ou ao banho, também é melhor recusar a ida ao solário.

        Por pelo menos 7 dias, é preciso esquecer os cosméticos decorativos e, como produto de cuidado, usar apenas os preparados prescritos por um cosmetologista, pois, em geral, têm maior capacidade regenerativa e estimulam uma renovação mais ativa das células da pele. .

        Você não deve praticar esportes neste período, pois a atividade intensa causa aumento da temperatura corporal e fluxo de sangue para a pele, incluindo o rosto.

        É muito importante: na fase de cicatrização da pele, a pele se renova, e esse processo é acompanhado por uma forte descamação.Nesse caso, o tecido morto é separado e pendurado, formando pequenas crostas. Rasgá-los não vale a pena em nenhuma circunstância. O máximo que se pode fazer é cortá-los cuidadosamente com uma tesoura de unha.

        Lembre-se de que quanto melhores forem os cuidados com a pele durante a fase de reabilitação, mais eficaz será o resultado final de um peeling químico. Qualquer violação das recomendações do médico pode levar às consequências mais desagradáveis ​​e ao resultado exatamente oposto - o aparecimento de manchas e cicatrizes.

        Fabricantes

        Ao trabalhar com quaisquer substâncias químicas na indústria cosmética, é extremamente importante utilizar produtos de fabricantes confiáveis, cuja qualidade é indiscutível. Vamos dar uma pequena visão geral das ferramentas mais populares.

        "New Line" é um peeling russo criado pela empresa "Cora".

        A lista de sortimento inclui várias opções para preparações que contêm ácido glicólico.

        • O peeling de framboesa é usado para tratar problemas de pele com tendência a acne. Sob a ação da droga, as ligações entre as células mortas da pele são enfraquecidas, o que leva à esfoliação da camada morta e ao lançamento de processos regenerativos que estimulam o surgimento ativo de novas células. O conteúdo de ácido glicólico neste peeling é de 26%, o pH é de 2,3.
        • As cascas de cranberry são utilizadas para combater as alterações cutâneas relacionadas com a idade, incluindo fotoenvelhecimento e hiperqueratose. A concentração do ingrediente ativo é de 40%, o pH é de 2,3. O peeling é usado para limpeza média e profunda somente sob a supervisão de um cosmetologista.
        • O peeling de lingonberry é recomendado para um rejuvenescimento eficaz da pele seca. Este medicamento pode ser usado em qualquer época do ano, mas no verão seu uso deve ser acompanhado do uso de protetor solar na fase de recuperação.

        Glycolicpeel Whitening é outra marca russa que produz peelings amplamente utilizados para retardar o processo de envelhecimento, rejuvenescer e melhorar a condição da pele com tendência a pigmentação excessiva.

        A marca espanhola NEOpeel também criou uma excelente gama de peeling agressivo à base de ácidos de frutas. Dependendo do tipo de produto, a concentração de ácido glicólico pode ser de 20 a 70%, e o pH varia entre 1,5-3,3.

        Os cosméticos glicílicos são ideais para combater eficazmente os processos de envelhecimento; são mais frequentemente usados ​​em peles maduras com sinais claros de alterações relacionadas com a idade.

        Allura Esthetics é um peeling que resiste ativamente ao envelhecimento natural e, além disso, elimina a hiperpigmentação, reduz a severidade de cicatrizes e estrias. Este medicamento combate bem os efeitos inestéticos da acne e estimula a síntese das fibras de colágeno.

        Tockani Cosmetics Premium é um peeling de ácido glicólico que não apenas remove com eficácia as camadas superiores da pele, mas também aumenta a produção de fibras de elastina.

        As preparações "Belita", Caudalie e produtos com quitosana têm se mostrado bem.

        Recomendações

        Apesar de o uso de peelings glicólicos ser considerado um procedimento relativamente seguro, conforme evidenciado pelas revisões, em algumas situações podem surgir complicações. Detenhamo-nos mais detalhadamente nos problemas e consequências negativas da limpeza e suas causas.

        Uma queimadura de 1 ou 2 graus costuma ocorrer se a concentração da droga for escolhida de maneira analfabeta ou se a duração do procedimento for superestimada. Neste caso, ocorre uma sensação de queimação e aparecem sensações dolorosas. Deve-se aplicar imediatamente um neutralizador e lavar abundantemente o rosto com água fria, depois aplicar um agente anti-queimadura e aguardar a recuperação total.

        A pigmentação pode ser resultante de violações das regras estabelecidas para o período de recuperação - exposição ao sol, piscinas e saunas, bem como solários, produtos de cuidados indevidamente selecionados.É mais fácil prevenir a ocorrência de tal efeito inestético, é muito mais problemático livrar-se dele.

        A erupção cutânea pode ser o resultado de uma alergia ao principal componente do medicamento. Por isso é muito importante fazer um teste cutâneo antes de iniciar os procedimentos. Em qualquer caso, se houver irritação, você deve consultar um especialista, mas se a reação à descamação for acompanhada de inchaço e falta de ar, chame imediatamente uma ambulância.

        A secura excessiva é uma consequência comum. Nesse caso, faz sentido visitar uma esteticista, que irá prescrever produtos hidratantes mais eficazes.

        Vale lembrar que o peeling glicólico exige o cumprimento obrigatório de todas as normas necessárias para o preparo, conduta, reabilitação e restauração da pele. Seguir todas as recomendações do médico reduzirá significativamente o risco de complicações do procedimento.

        Para obter informações sobre como o procedimento de peeling glicólico é realizado, consulte o próximo vídeo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa