Peeling facial

Peeling enzimático: características e regras de aplicação

Peeling enzimático: características e regras de aplicação
Contente
  1. O que é isso?
  2. Tipos de enzimas peeling
  3. Indicações
  4. Contra-indicações
  5. Vantagens e desvantagens
  6. Etapas do procedimento
  7. Cuidados de acompanhamento
  8. Recomendações
  9. Marcas populares

Nem toda mulher pode se orgulhar de ter uma pele perfeita. As causas dos problemas podem ser dieta inadequada, ar poluído, água dura, falta de vitaminas, seleção inadequada de cosméticos, etc. O peeling enzimático pode corrigir a situação. Ajuda a enfrentar muitos problemas, transforma a pele, tornando-a mais fresca e bonita. Vamos considerar as características deste procedimento e as regras para sua aplicação.

O que é isso?

Os peelings enzimáticos, também chamados de peelings enzimáticos, são adequados para todos os tipos de pele. As enzimas são enzimas que aceleram a degradação do estrato córneo. As moléculas de proteína (enzimas) não agem agressivamente na pele. Graças à sua ação delicada, este procedimento é prescrito até mesmo para meninas com rosácea (malha vascular no rosto).

O peeling não só ajuda a livrar-se das células mortas da pele, como também as "dá brilho" perfeitamente, ajuda a eliminar manchas senis e acne. Em comparação com os peelings ácidos, os peelings com enzimas são considerados suaves.

Todos os processos no corpo humano ocorrem sob a ação de enzimas. Eles também são encontrados nas células da derme e da epiderme. As enzimas atuam como catalisadores (aceleram a reação) e como inibidores (retardam a reação). No total, os cientistas identificaram 5.000 tipos de enzimas, mas todas estão divididas em 6 classes. Cada classe regula o processo de um tipo de reação, por exemplo, as hidrolases regulam a decomposição de substâncias com água (hidrólise) e as liases são responsáveis ​​pela decomposição de substâncias na ausência de água. A composição dos produtos recomendados por cosmetologistas geralmente incluem hidrolases.

No entanto, nem todas as hidrolases são usadas em cosmetologia. Para a cicatrização e transformação da pele, geralmente são utilizadas protease, carboidrase e lipase. A protease promove a degradação das proteínas quando exposta à água. As carboidrases também são excelentes nessa tarefa, mas apenas com carboidratos. As lipases decompõem as gorduras por hidrólise.

Tipos de enzimas peeling

Todas as enzimas são específicas. Cada enzima reage de maneira diferente ao mesmo composto (ou não reage de forma alguma). As enzimas, como mencionado anteriormente, são encontradas em quase todos os organismos vivos. Eles regulam os processos vitais influenciando a taxa de reação. Enzimas vegetais, animais e bacterianas são isoladas. Mas em cosmetologia, muitas vezes são usadas enzimas semelhantes às proteases da pele humana.

Normalmente, as enzimas vegetais são obtidas a partir de frutas como kiwi, limão, coco. Além disso, as substâncias necessárias estão contidas nas bagas.

Vamos considerar quais enzimas vegetais são usadas para cascas.

  • A papaína é uma enzima derivada do suco e da polpa do mamão. Sua concentração em preparações para peeling enzimático é maior do que a concentração de outras enzimas. Este elemento ajuda a esfoliar as células mortas da pele, ao mesmo tempo que nutre perfeitamente a derme.
  • A bromelaína é uma molécula complexa. Esta substância é encontrada no abacaxi. Esta enzima ajuda a eliminar as rugas finas do rosto, remove os vestígios de pigmentação.
  • A ficina é um componente encontrado nas células da folhagem da figueira. Ele acelera os processos pelos quais o colágeno é produzido. O colágeno está presente nas células do nosso corpo, mas com a idade começa a ser produzido em menor volume, por isso a pele começa a fluir. O colágeno adiciona elasticidade aos tecidos.
  • A actinidina é uma enzima do kiwi. Torna as paredes dos vasos sanguíneos mais densas e fortes, por isso é bom para combater a rosácea. A substância desobstrui os poros sujos e os reduz.
  • Arbutin - uma substância que faz parte da amora e da amora, tem um efeito clareador, com a ajuda dela é possível eliminar as manchas senis.

As enzimas animais também são usadas na produção de várias cascas de enzimas.

  1. A muramidase é uma enzima derivada da proteína de um ovo de galinha. Possui propriedades antiinflamatórias e bactericidas. Os preparados que contêm esta enzima desinfetam a pele e lutam contra o aparecimento de acne.
  2. A pepsina é um componente importante dos cascas de enzimas. É excretado pela mucosa do estômago de cavalos, vacas, porcos e ovelhas.

A tripsina é uma enzima obtida do pâncreas de bezerros. Tem efeitos cicatrizantes e desinfetantes.

    As enzimas bacterianas são produzidas pela fermentação de certos tipos de bactérias.

    As enzimas obtidas a partir dos produtos lácteos fermentados são especialmente importantes, pois amaciam a pele e a nutrem.

    1. Herbase é uma enzima ativa que promove a separação da camada córnea da pele. As preparações à base de ervas ajudam a eliminar a pigmentação.
    2. A subtilisina é uma enzima muito importante que estimula os processos de regeneração.

    Todas essas enzimas são usadas ativamente na fabricação de cascas de enzimas. Mas nem todas as enzimas podem trabalhar juntas; todos precisam de certas condições. Portanto, todos esses elementos nunca são aplicados juntos.

    Indicações

    Apesar da ação suave do peeling enzimático, ele pode aliviar a pele do rosto e do corpo de muitos problemas.

    Uma grande vantagem desse procedimento é que ele se adapta à pele oleosa, normal e seca.

    O peeling enzimático pode ser considerado um remédio universal.

    Muitas vezes, é recomendado por especialistas para tais imperfeições da pele:

    • manchas escuras;
    • acne e espinhas, bem como marcas delas;
    • rugas superficiais no corpo;
    • poros entupidos;
    • pele cinza não natural;
    • cicatrizes pós-acne;
    • aumento da oleosidade da pele.

    Além disso, este tipo de peeling é realizado por cosmetologistas antes dos procedimentos subsequentes para limpar e preparar os poros.

    Contra-indicações

    Existem poucas contra-indicações para o remédio, mas ainda assim são, o que significa que você precisa se familiarizar com elas.

    Há uma série de razões pelas quais você deve parar de usar peelings de enzima:

    • intolerância individual a qualquer substância que faça parte da composição;
    • doenças de pele agravadas (coceira, hematomas, rachaduras);
    • diabetes;
    • doenças que reduzem a imunidade;
    • feridas na pele;
    • doença viral - herpes.

    Vantagens e desvantagens

    Vamos considerar as principais vantagens e desvantagens desse tipo de peeling para uma avaliação completa do procedimento.

    Existem algumas vantagens.

    • As substâncias que compõem a droga são menos agressivas que os ácidos. Mas o resultado do uso de cascas de enzimas e ácidos é o mesmo.
    • Cosmetologistas estão autorizados a usar essa ferramenta durante todo o ano. Os peelings enzimáticos podem ser feitos mesmo no verão.
    • O procedimento ajuda a eliminar a maioria dos defeitos. Ao mesmo tempo, não existem partículas de depuração na composição do produto cosmético. Isso significa que as pessoas com rosácea podem usar esse método de limpeza com segurança.
    • Após um procedimento de peeling enzimático em casa ou no salão, a pele será renovada e as substâncias benéficas entrarão nela mais rapidamente. A eficácia do uso de máscaras, loções e cremes após o peeling aumenta.

    As alterações são visíveis após o primeiro procedimento. É claro que, para se livrar da pós-acne e de outros problemas perceptíveis, você precisará de um conjunto de procedimentos. Mas a pele vai se transformar após a primeira aplicação do produto. Ele se tornará sedoso, mais liso e, o mais importante, os poros obstruídos se abrirão e as células começarão a respirar.

    • Nenhum período de reabilitação é necessário. Após a descamação, não há descamação ou vermelhidão, portanto não há necessidade de ficar em casa esperando que a pele "saia" do procedimento.
    • Você pode limpar seu rosto com este método não apenas no salão com uma esteticista, mas também em casa.
    • As enzimas diminuem o crescimento do cabelo. Esta é, sem dúvida, uma grande vantagem para as meninas.
    • O peeling é ótimo para limpar o rosto e o corpo.
    • Durante a gravidez, o uso do medicamento é permitido, mas somente após consulta com médico e esteticista.

    Há apenas uma desvantagem - esses medicamentos não eliminam rugas e cicatrizes profundas.

    Etapas do procedimento

    Antes do primeiro procedimento, é necessário fazer um teste para ter certeza de que o medicamento não causará uma reação alérgica. Para fazer isso, aplique uma pequena quantidade do produto na parte interna do pulso. O peeling pode ser lavado após 10 minutos. Se não houve sensação de queimação e alergia (vermelhidão), o produto pode ser usado para limpar o rosto.

    O peeling é um procedimento sério, por isso é importante seguir todas as regras de preparação. Não há muitos deles.

    1. Antes do peeling enzimático, não use produtos que contenham ácidos ou retinol. Isso se deve ao fato de que, além das enzimas, muitos peelings de enzimas também contêm esses componentes. O excesso dessas substâncias pode danificar a pele. Ele ficará seco, começará a rachar e poderá aparecer inflamação nos cantos dos lábios. A dermatite é possível.
    2. Não depile um dia antes do procedimento de peeling enzimático. Mas você pode, ao contrário, fazer o peeling antes da depilação. Normalmente, os cosmetologistas aconselham esfregar a área desejada antes de remover os pelos, mas o esfoliante pode ser substituído por um peeling de enzima. Não só limpará a pele, mas também ajudará a evitar pêlos encravados.
    3. O peeling enzimático não deve ser realizado 5 dias antes do resurfacing a laser ou do procedimento de dermoabrasão. No processo de recapeamento cosmético, a camada morta superior do epitélio é removida com um laser especial. A dermoabrasão raspa uma camada da pele. Este procedimento foi desenvolvido para remover cicatrizes, manchas senis e pós-acne. Ambos os procedimentos causam lesões graves na pele. O peeling remove suavemente o estrato córneo, mas a sensibilidade da pele aumenta. Portanto, ao realizar resurfacing a laser ou dermoabrasão após peeling enzimático, existe a possibilidade de danos graves à derme e epiderme.

    Vamos passar para o procedimento em si.

    Primeiro, vejamos como o procedimento é realizado por especialistas do salão.

    • A esteticista limpa a pele da maquiagem e impurezas com produtos especiais. Recomenda-se não tingir os olhos e as sobrancelhas antes de ir ao salão, pois será aplicado um filme no rosto. Caso contrário, a maquiagem dos olhos pode se deteriorar. Também existe uma grande probabilidade de se obter cosméticos decorativos na membrana mucosa do olho, de onde aparecerá uma sensação de queimação.
    • O peeling é aplicado. Normalmente, eles começam na testa, depois nas bochechas, queixo, nariz. Por último, mas não menos importante, o pescoço e o decote são tratados com um peeling enzimático. Cada especialista utiliza diferentes cosméticos profissionais, portanto a esteticista pode fazer um peeling enzimático pronto em tubo ou em forma de pó, que deve ser diluído antes do uso. Além disso, alguns cosmetologistas adicionam outras preparações ou soluções ao peeling que melhoram o efeito. Por exemplo, um concentrado antioxidante é freqüentemente usado como aditivo. Ele retarda a degradação do colágeno e elastina. A pele permanece firme e o processo de envelhecimento dos tecidos torna-se mais lento.
    • Após a aplicação do produto, o rosto é coberto com um filme. Normalmente, o tempo de espera é de 10-30 minutos, dependendo da composição da casca. Este método de limpeza da pele é suave, para que os clientes não sintam formigamento ou outras sensações desagradáveis.
    • O produto é lavado com água morna ou ligeiramente fria. Às vezes é necessário usar um neutralizador alcalino para remover resíduos de ácido da pele que podem fazer parte do produto.
    • Após o peeling, a esteticista poderá fazer mais alguns procedimentos. O tratamento é adequado à idade e tipo de pele da cliente.
    • Após qualquer tipo de peeling, é imprescindível hidratar a pele. Para isso, máscaras, vários soros são usados.
    • Ao final do procedimento, o mestre aplica um creme com FPS, que protegerá a delicada pele renovada da radiação ultravioleta.

    Você pode fazer um peeling enzimático em casa. O algoritmo de ações permanece o mesmo que no salão. Aplique o creme na pele limpa e seca do rosto, pescoço e decote. Faça uma massagem rápida por 3-5 minutos, cubra a pele com um filme e uma toalha por 10 minutos para ativar a enzima. Enxágue qualquer resíduo de produto.

    Existe também uma segunda maneira. É adequado para quem gosta de relaxar durante os procedimentos na água. Deitado na banheira, aplique o produto no rosto, massageie um pouco. Não há necessidade de usar filme e toalha, as enzimas se tornarão ativas com a temperatura quente da água. Enxaguar as natas após 10-15 minutos. Após a esfoliação caseira (especialmente se você tem pele seca e desidratada), você pode aplicar uma máscara hidratante ou usar um creme nutritivo.

    A eficácia dos peelings profissionais e dos tratamentos caseiros varia. Os especialistas adicionam vários óleos e concentrados, tendo em consideração o tipo e as características da pele do paciente. Após o procedimento, o cosmetologista usa meios especiais para restaurar o equilíbrio da umidade da pele. O procedimento tem efeito cumulativo, portanto o salão deve ser visitado de 5 a 10 vezes em intervalos de 7 a 10 dias.

    Em casa, é recomendado o uso do produto 1 a 2 vezes por semana para peles oleosas. Para pele seca e normal, geralmente é suficiente realizar 1 procedimento a cada 7 dias.

    Cuidados de acompanhamento

    Os cuidados pós-peeling incluem necessariamente hidratar a pele e protegê-la de fatores externos. Para a pele seca após a descamação, recomenda-se o uso de cremes oleosos para que as células supram a falta de nutrientes e umidade. No verão, não se deve usar produtos muito densos, eles obstruem os poros e dificultam a “respiração” das células. Leite ou espuma são perfeitos para limpar esse tipo de pele, pois não danificam o manto hidrolipídico. Dê uma olhada mais de perto na tônica. Muitos não o usam em seus cuidados diários com a pele, mas em vão. O tônico prepara a pele seca para os procedimentos subsequentes: aplicação de creme, máscara ou gel, além de restaurar o equilíbrio ácido-base.

    Os especialistas recomendam a hidratação da pele oleosa após a esfoliação com um creme de textura leve. As loções antiinflamatórias e anti-sépticas são adequadas para o cuidado diário. Pode tratar o rosto não só de manhã e à noite, mas também a meio do dia, para não entupir os tecidos renovados com pó.

    A pele normal também precisa de hidratação. É aplicado um creme hidratante e calmante. Dependendo da estação, você pode trocar seus cosméticos para a pele, usando cremes mais leves no verão e cremes mais oleosos no inverno.

    Para qualquer tipo de pele após o peeling, é necessário o uso de filtros solares com FPS de no mínimo 15. Os raios ultravioleta reduzem a imunidade local, provocam erupções cutâneas e pigmentação. Nas primeiras horas após o peeling de salão, evite aplicar cosméticos. Por pelo menos 4 dias, não esfregue a pele com esfoliantes, isso não é necessário, pois a pele já foi depurada por enzimas. Partículas de esfregar podem danificar a derme.

    Recomendações

    O peeling enzimático pode ser um processo preparatório para procedimentos subsequentes. Como já mencionado, os especialistas costumam recomendar o uso deste produto antes de limpar e depilar, o peeling enzimático é um excelente substituto para esfoliantes. Não causa irritação ou vermelhidão, ao contrário dos lavadores. O uso de peeling também alivia o problema dos pelos encravados, que começam a incomodar muitas meninas após a depilação.

    Os cosmetologistas aconselham o peeling antes de limpar o rosto. Já nesta fase, os poros começam a limpar, e a limpeza mecânica ajuda a atingir o efeito máximo.

    Os especialistas prescrevem peelings enzimáticos antes de um programa de hidratação e rejuvenescimento intensivo com concentrados de ampola ou antes da eletroporação (um procedimento que usa uma corrente elétrica, que resulta no rejuvenescimento da pele). Obviamente, ambos os procedimentos são mais bem executados na pele renovada do rosto. Nesse caso, é importante não danificar a capa, portanto, o peeling enzimático é utilizado para tais tarefas.

    Marcas populares

    Problema de parada de peeling com enzima salicílica

    O produto da linha StopProblem contém ácido salicílico, que tem efeito anti-séptico. A droga pode ser usada tanto por adolescentes com problemas de pele no rosto quanto por mulheres que desejam evitar o aparecimento de acne.

    O peeling enzimático funciona bem com o excesso de sebo, limpa e fecha os poros dilatados.

    As críticas a este produto são boas, especialmente os compradores estão satisfeitos com a relação qualidade-preço.

    Peeling de enzima Klapp

    Esta ferramenta é popular entre cosmetologistas, por isso é freqüentemente usada para cuidados profissionais em salões de beleza. Mas você também pode limpar sua pele com esse peeling em casa. A ferramenta pode ser solicitada no site ou adquirida em uma esteticista. Klapp é difícil de encontrar em lojas de beleza regulares. O peeling remove as células mortas, tem efeito antibacteriano e aumenta a eficácia dos cuidados subsequentes. A ferramenta possui alta eficiência de ação, a principal desvantagem é o alto preço.

    Peeling enzimático Peeling enzimático de papaia ARAVIA

    Esta casca tem textura cremosa e a cor do produto é branca. Remove as impurezas, ajuda a eliminar a pigmentação e é adequado para peles sensíveis. A ferramenta é bastante econômica de usar, dura mais de um ano de uso regular.

    A julgar pelas avaliações, qualquer opção de peeling de enzima ajuda a se livrar das rugas finas., pigmentação, poros dilatados, limpeza delicada da pele. O procedimento não requer grandes custos financeiros. Mas vale a pena considerar que se você está tentando se livrar de problemas mais sérios, por exemplo, de cicatrizes profundas, cicatrizes, erupções cutâneas ativas, então este tipo de peeling não será adequado para você.

    Como fazer um peeling enzimático em casa, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa