Peeling facial

Qual é a diferença entre peeling e scrub?

Qual é a diferença entre peeling e scrub?
Contente
  1. Composição
  2. Princípio de operação
  3. O que é melhor?
  4. Você pode combinar?

Para preservar a beleza e a juventude da pele por tanto tempo quanto possível, as mulheres usam diversos métodos e meios, sendo os mais eficazes o peeling e a esfoliação. Esses procedimentos ajudam a limpar rapidamente a superfície da pele das partículas queratinizadas, torná-la lisa e aveludada e acelerar os processos de regeneração nas células. É extremamente importante realizar esses procedimentos regularmente, porque sem a remoção oportuna das partículas mortas da pele, mesmo os cremes e máscaras mais caros não funcionarão. O efeito de usar esfoliante e peeling será semelhante, mas, apesar disso, os procedimentos são diferentes um do outro. E hoje vamos dizer exatamente qual é essa diferença.

Composição

Se você formular a diferença nas composições de peeling e esfoliação da forma mais breve e clara possível, você obtém o seguinte:

  • peeling - um agente ácido, que contém os menores elementos abrasivos;
  • O esfregaço é uma substância mais viscosa composta por pequenas partículas sólidas.

Mas nem tudo é tão simples.

A diferença na composição desses fundos depende de sua natureza.

Por exemplo, existem os seguintes tipos de cascas:

  • Químico. O principal componente deste produto é um concentrado de vários ácidos (ANA, fruta, etc.). São essas substâncias que ativam os processos de regeneração dos tecidos da pele.
  • Enzima. Além disso, esses peelings são chamados de enzimáticos, uma vez que o efeito na pele se manifesta justamente por causa de certas enzimas.

Além disso, existem tipos de peelings mecânicos e de hardware. O primeiro tipo de limpeza envolve o recapeamento da pele com abrasivos. O segundo é o efeito na pele com laser, ultra-som, ondas de rádio freqüência, baixas ou altas temperaturas.O esfoliante contém partículas abrasivas que têm um efeito mecânico mais suave na epiderme. A base do esfoliante costuma ser gel, creme ou até mesmo argila. E como componentes abrasivos podem ser uvas moídas, sementes de nozes ou damasco, grânulos de cera, mar ou qualquer outro sal, café.

Princípio de operação

O peeling é um procedimento que afeta a pele e resulta na remoção das partículas mortas. Após a descamação, a pele do rosto fica perfeitamente lisa, limpa e fresca. A aparência da pele melhora, processos de regeneração são iniciados. Após a esfoliação, os poros ficam visivelmente mais limpos e as rugas finas simplesmente desaparecem.

Dependendo do estado da pele, não só o tipo de peeling é selecionado, mas também a sua intensidade.

De acordo com este parâmetro, o peeling é dividido em três grupos:

  • Superfície. Este tipo de procedimento é prescrito quando não há problemas graves na pele e é necessário apenas manter a epiderme neste estado. No peeling superficial, são usados ​​medicamentos que têm efeito moderado nos tecidos e não causam descamação severa da pele.
  • Mediana. Nesse caso, não só a superfície da pele é afetada, mas também as camadas da epiderme até os capilares. Esse procedimento é mais intenso e ajuda a lidar com pequenas imperfeições na pele do rosto.
  • Profundo. Este é o procedimento mais difícil e intensivo de todos os itens acima. É prescrito apenas quando a pele necessita de cuidados sérios e intensivos. Por exemplo, no tratamento complexo de acne, remoção de cicatrizes, etc. O peeling profundo deve ser realizado apenas por profissional experiente. Após a finalização do procedimento, segue-se um longo período de reabilitação, durante o qual a pele será intensamente renovada e esfoliada. O processo não é fácil, mas os resultados após sua finalização serão ótimos.

Ao contrário do peeling, um esfoliante não pode afetar as camadas mais profundas da pele.

Devido ao uso desta ferramenta, apenas as camadas superficiais da pele são esfoliadas. A pele também fica mais limpa e renovada, as células são enriquecidas com oxigênio. Com o uso regular do esfoliante, sua pele ficará sempre lisa e bonita. E o procedimento de esfrega em si não consumirá muito do seu tempo. Depois de aplicar o esfoliante, as máscaras faciais nutritivas e hidratantes serão especialmente eficazes. Afinal, se você não esfoliar as células mortas antes de aplicar esses fundos, algumas delas simplesmente secarão no estrato córneo e não nutrirão a epiderme.

E para deixar ainda mais claro para você como esses procedimentos de cuidado da pele diferem, vamos considerar mais algumas diferenças entre peeling e esfoliação:

  • A esfoliação só é eficaz na limpeza das camadas superficiais da epiderme, só é possível ter um efeito a nível profundo com a ajuda de peeling.
  • Após o procedimento de peeling químico, é necessário algum tempo para a reabilitação da pele. O período específico depende do grau de intensidade das preparações, já que depois de usar o esfoliante, não é preciso demorar para restaurar os tecidos.
  • Se sua pele estiver em mau estado, provavelmente o esfoliante não ajudará a melhorar significativamente a situação.
  • Os peelings de ácido de ação profunda devem ser feitos apenas em um salão de beleza, e os esfoliantes caseiros ou profissionais são fáceis de usar por conta própria, no seu banheiro, sem medo de complicações.
  • Os peelings precisam ser aplicados em intervalos maiores do que os scrubs.
  • Alguns tipos de peelings, especialmente se feitos em cursos longos, são bastante caros para o paciente. E os scrubs estão à disposição de todos, pois podem ser preparados até de meios improvisados. Por exemplo, pó de café e resíduos de sal.

Também é importante observar que após uma exposição intensa aos ácidos na pele, você terá que seguir uma série de regras.

Terá de limitar, e é melhor excluir totalmente a sua exposição ao sol e ao solário, para não ir ao balneário, sauna, piscina e ginásio durante a regeneração da pele. Se possível, não aplique cosméticos decorativos no rosto pelo menos nos primeiros dias após a descamação. Esta não é uma lista completa de restrições, pois as regras de conduta durante o período de regeneração da pele variam conforme o tipo de peeling. Mas, de uma forma geral, podemos afirmar com segurança que, após todos os esforços realizados, você certamente obterá um resultado lindo.

O que é melhor?

Mesmo os cosmetologistas não podem responder de forma inequívoca a essa questão, pois apesar de esses procedimentos serem semelhantes em termos dos parâmetros ajustados, eles ainda apresentam diferenças significativas, então a conclusão é esta: para manter a condição ideal da pele, recomenda-se o uso tanto descasca quanto esfrega. Se você usar esses fundos corretamente, poderá obter resultados verdadeiramente surpreendentes e preservar a juventude e a beleza de sua pele por muito tempo.

Mas deve-se observar que o esfoliante pode ser usado facilmente para tratar todo o corpo, enquanto o peeling costuma ser usado apenas para limpar o rosto.

Lembre-se também de que os peelings não são estritamente recomendados durante o período de verão ou antes das férias em países quentes, porque quando expostos à luz solar, manchas visíveis da idade podem aparecer na pele danificada após o peeling. Para se livrar completamente deles mais tarde, você terá que gastar muito tempo e dinheiro, enquanto o esfoliante pode ser usado sem medo em qualquer época do ano.

Outro ponto importante é a reabilitação da pele após o peeling. É melhor não programar uma visita à esteticista antes de um evento importante, pois nos próximos dias a pele vai descamar intensamente e é por isso que os tecidos se renovam. A recuperação completa após o peeling profundo levará cerca de um mês.

Você pode combinar?

Se você é um feliz proprietário de um tipo de pele normal sem problemas, então combinar peeling e esfoliação não só é possível, mas também necessário. No entanto, deve-se ter em mente que esses cuidados apresentam certas indicações e contra-indicações de uso.

Em particular, diferentes tipos de peelings são recomendados para uso se sua pele tiver os seguintes problemas:

  • acne;
  • manchas pretas;
  • rugas superficiais;
  • cor opaca;
  • cicatrizes e pós-acne;
  • hiperpigmentação;
  • excesso de secreção de sebo.

Mesmo um único procedimento de peeling melhorará significativamente a condição da pele. No entanto, você não deve usar o peeling se sua pele for fina e caracterizada por aumento da sensibilidade, bem como na presença de feridas abertas e escoriações, herpes, inflamações pustulares. Os peelings químicos são contra-indicados em mulheres grávidas. São preparações prescritas à base de ácidos de frutas. Além disso, antes de realizar o procedimento de limpeza, é imperativo fazer um teste de intolerância individual aos componentes dos medicamentos.

Os peelings químicos têm muito mais contra-indicações do que uma esfoliação doméstica regular.

Portanto, antes de realizar o peeling, consulte um especialista. Em nenhuma circunstância faça os peelings profundos em casa por conta própria, pois o uso impróprio só pode prejudicar a pele, não melhorar sua aparência.

As indicações para uma esfoliação doméstica ou profissional são quase as mesmas. Com a ajuda dessa ferramenta, será possível estreitar e limpar os poros, melhorar a microcirculação do sangue. O esfoliante prepara perfeitamente a pele para mais cuidados e potencializa o efeito da cosmética. Não se pode usar esfoliante se for alérgico a algum componente da composição do produto, bem como se houver inflamações purulentas na pele.O fato é que as partículas do esfoliante vão "espalhar" a infecção dessas feridas por toda a superfície da pele, o que significa que existe um grande risco de que após o uso do esfoliante o número de erupções só aumente.

Também não é recomendado o uso de esfoliantes após uma queimadura recente, com problemas de saúde geral e com eventuais neoplasias na pele, já que as pequenas partículas abrasivas na esfoliação nem sempre são uniformes e lisas, o que significa que podem causar microtrauma aos tecidos.

Portanto, peeling e exfoliação são diferentes um do outro e, portanto, você pode decidir qual tipo de procedimento é o certo para você agora, após consultar um especialista. Não se esqueça que estes procedimentos ajudam a limpar e renovar a pele, mas não vão conseguir um efeito significativo de rejuvenescimento e lifting cutâneo. Use os produtos com cuidado, siga todas as recomendações dos médicos, e você terá uma pele bonita e limpa por muito tempo!

Você aprenderá mais sobre esses ambientes no vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa