Elevação

Levantamento de RF: o que é e como é feito?

Levantamento de RF: o que é e como é feito?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Metodologia
  3. Indicações
  4. Contra-indicações
  5. Equipamento
  6. Realizando o procedimento
  7. Recomendações

O levantamento de RF é um procedimento cosmético de rejuvenescimento que envolve a exposição a uma corrente elétrica ou a um campo na pele do rosto. O procedimento ajuda a se livrar com sucesso de muitos problemas estéticos, e o efeito será perceptível após a primeira sessão.

Peculiaridades

O método de levantamento por RF teve origem em 1908, graças ao trabalho de dois cientistas médicos - R. Zeinik e F. Nagelschmidt, que introduziram o termo "diatermia" na vida cotidiana, que significa um dos métodos de tratamento de neuralgia e dores musculares. Um pouco mais tarde, na década de 30, um fator terapêutico fundamentalmente novo foi descoberto - a exposição a um campo elétrico de alta frequência, e já no início deste século, cientistas americanos realizaram o primeiro procedimento de levantamento de RF.

A exposição a correntes de alta frequência causa aquecimento e tensionamento eficaz do tecido.

Como você sabe, é a presença do colágeno que é responsável pela juventude da pele. No entanto, com o tempo, a atividade celular diminui e sua produção para. É bastante difícil normalizar a situação com a ajuda de medicamentos, pomadas e máscaras, então o efeito das ondas de rádio se tornou um verdadeiro avanço na cosmetologia. Depois que as células entram em contato com dispositivos de RF, elas começam a desenvolver neocolagênese em ritmo acelerado, simultaneamente com essas moléculas, elastina e glicosaminoglicanos são formados nas células, que dão o próprio efeito rejuvenescedor.

Se a cirurgia plástica combate as mudanças relacionadas à idade ressecando áreas individuais da pele, então o RF-lifting estimula a produção de novo colágeno, o que contribui para uma aderência mais firme dos tecidos aos músculos lisos.

O mecanismo de ação aqui é o seguinte: a pele humana aquece até uma temperatura pré-determinada, com isso as fibras fibrilares endurecem e se transformam em espirais com uma moldura bastante compactada - é ele quem faz a ligação das células e determina a elasticidade da pele por dentro. Como você sabe, o colágeno é uma proteína, portanto, sob a influência de temperaturas elevadas, ele coagula e a pele fica esticada.

Simultaneamente a esse processo, a ação térmica provoca o derretimento da gordura subcutânea acumulada, que é excretada pelos poros de forma fisiológica.

Todas as manipulações realizadas estimulam efetivamente o aumento da circulação sanguínea, normalizam os processos metabólicos, fornecem oxigênio às células e promovem a eliminação de toxinas do corpo humano.

O rejuvenescimento da ferragem literalmente diante de nossos olhos melhora a condição da pele, aperta as bochechas de "buldogue", remove a flacidez feia dos tecidos moles e alivia os sinais de fadiga.

O resultado antes e depois de aplicar o procedimento de levantamento é pronunciado.

O efeito é:

  • o desaparecimento da casca da celulite da laranja;
  • aumentando o turgor e a elasticidade da pele;
  • reduzindo o número de rugas e grandes dobras;
  • melhorando a cor da pele;
  • redução do inchaço e das olheiras;
  • livrar-se de um queixo duplo.

O procedimento tem seus prós e contras.

O resultado obtido não só é preservado, mas também cresce em até seis meses após o primeiro procedimento.

Os benefícios incluem:

  • versatilidade - o procedimento pode ser realizado em qualquer pele do rosto (seca, oleosa ou mista);
  • ao final das manipulações, não há cicatrizes, hematomas e outros vestígios inestéticos, como é o caso da cirurgia plástica;
  • o procedimento é absolutamente indolor - como regra, os pacientes sentem apenas uma agradável sensação de formigamento quente;
  • levantamento de hardware não requer preparação especial;
  • é importante que o efeito anti-envelhecimento seja alcançado através do uso de recursos naturais, o corpo não sofre nenhuma invasão estrangeira.

O RF-lifting é indicado para mulheres de qualquer idade, pode ser feito tanto para mulheres jovens quanto mais maduras, porém os especialistas recomendam o rejuvenescimento somente após o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento, ou seja, a partir dos 35 anos.

O efeito na pele é perceptível logo no primeiro procedimento, embora para um efeito mais pronunciado e duradouro, é aconselhável realizar um curso de 6-12 sessões com um intervalo de 10-14 dias, e para manter o efeito alcançado, o tratamento deve ser repetido a cada seis meses.

Se falamos sobre as desvantagens do levantamento de RF, então, como qualquer outra radiação de ondas de rádio, o efeito dos dispositivos afeta o trabalho dos órgãos internos de uma pessoa. No levantamento, o tempo de contato e a dose de radiação são mínimos, porém nenhum médico lhe dará garantia de 100% de segurança.

O procedimento é bastante caro e, dado que as sessões se realizam num curso, não pode ser considerado acessível à maioria dos nossos compatriotas.

Os cosmetologistas apontam que, em alguns casos, após um aperto, pode ocorrer edema, hiperemia da pele e, em casos raros, hiperpigmentação. A probabilidade de tais consequências desagradáveis ​​depende do nível de profissionalismo do cosmetologista e do nível de equipamento técnico da clínica.

Falando sobre a técnica de levantamento de RF, deve-se insistir na diferença entre esse método e procedimentos semelhantes. Thermage e RF lifting são freqüentemente confundidos, uma vez que cada método envolve a exposição à radiação de radiofrequência.

Mas existem algumas diferenças entre esses procedimentos:

  • Thermage é realizada a uma temperatura de 40 graus, e o rejuvenescimento das ondas de rádio aquece até 60 graus;
  • Thermage envolve o funcionamento da energia monopolar de alta frequência, que é muito mais fraca;
  • Thermage envolve uma mudança completa na estrutura da proteína de colágeno na pele.

A elevação por RF é muito mais eficaz do que a maioria dos procedimentos cosméticos. Assim, por exemplo, o resurfacing a laser é muito mais traumático do que a exposição a ondas de rádio, uma vez que o uso de um laser por um especialista insuficientemente qualificado costuma causar queimaduras na pele.

Não menos problemas surgem com a biorevitalização, uma vez que as mulheres costumam encontrar danos à pele. E o processo de recuperação leva muito tempo.

De particular importância é o fato de que, com o rejuvenescimento das ondas, qualquer probabilidade de infecção é completamente excluída. Mesmo um cosmetologista inexperiente, se tal pensamento lhe ocorresse, não seria capaz de realizá-lo, essa é uma grande vantagem do procedimento sobre muitas outras manipulações que requerem a ingestão de antibióticos que reduzem o risco de desenvolver processos inflamatórios.

E, claro, um grande bônus é a oportunidade de cuidar de seus negócios logo após o procedimento - nenhum dos amigos e colegas que você encontrar notará que você mudou sua aparência de alguma forma. Isso não pode ser dito sobre as cirurgias plásticas, após as quais a pessoa sai do ritmo normal de vida por pelo menos 10-14 dias.

A introdução de enchimentos é mais perigosa do que o levantamento por RF, mas o efeito de levantamento dura tanto quanto é o caso com enchimentos.

Metodologia

Os sistemas de rejuvenescimento RF usam vários sistemas que são usados ​​por todos os salões de beleza modernos. Eles são convencionalmente divididos em vários tipos básicos.

Monopolar - neste caso, existem dois eletrodos principais pelos quais passa uma corrente elétrica. O primeiro muda, e o segundo é estático, enquanto o aumento máximo de temperatura está localizado nos locais onde o eletrodo móvel está localizado. A profundidade de influência deste método é de 2-3 centímetros.

Está cientificamente comprovado que o lifting unipolar apresenta desvantagens significativas, que incluem um forte efeito térmico na pele, bem como o contacto com um campo magnético secundário, que apresenta certos riscos para o funcionamento dos órgãos internos.

As consequências de tal procedimento podem ser queimaduras, formação de cicatrizes, bem como alterações na estrutura do tecido subcutâneo. É claro que o risco de tais consequências não é tão grande, mas, no entanto, é melhor jogar pelo seguro, especialmente hoje em dia existem métodos mais suaves e eficazes de trabalhar com ondas de rádio. Além disso, o rejuvenescimento monopolar pode ser usado apenas uma vez, portanto, recorrer a tal técnica só faz sentido se for para combater a gordura e os depósitos e as manifestações da celulite no abdômen e nas pernas. Se um tratamento facial for necessário, o levantamento bi- ou multipolar deve ser preferido.

Os bipolares se caracterizam pela maior segurança em comparação aos monopolares, pois neste caso os eletrodos ficam próximos uns dos outros, ao mesmo tempo, o grau de exposição é pequeno e não ultrapassa a distância entre eles.

Multipolar - este método assume a presença de um grande número de eletrodos em uma peça de mão. No entanto, apenas um par funciona por vez, e devido a um esquema especial que determina os elementos de trabalho, o sistema permite atingir o impacto mais uniforme e extremamente seguro com uma profundidade de 1,5-2 cm.

Combinado é o nome geral para uma ampla variedade de técnicas, a mais popular das quais é o vácuo. Com ele, uma dobra é capturada, o que permite que o aparelho tenha um efeito mais intenso. Combinações de fluxo de ondas de rádio e radiação de laser são comuns. Este tandem causa um aquecimento mais intenso. Nas clínicas modernas, são instalados aparelhos que possuem sistema de refrigeração embutido, o que reduz o risco de queimaduras, mas ao mesmo tempo têm menor eficiência.

Nos últimos anos, os fabricantes de dispositivos têm trabalhado na tarefa de penetração mais profunda possível das ondas de rádio sob a pele.Para isso, uma grande variedade de tipos de eletrodos metálicos são utilizados, os quais são aplicados na pele. A versão clássica envolve o mecanismo de sucção a vácuo da pele no acessório, mas a verdadeira descoberta foi a criação do levantamento de agulha. Este método de rejuvenescimento resolve com eficácia todos os problemas associados ao fornecimento de calor às camadas profundas da pele. Com microagulhas, atinge uma profundidade de 3,5 mm, enquanto forma os pulsos de radiofrequência necessários. E mais: além dos raios eletromagnéticos, a pele fica invisível aos furos oculares das agulhas - esses microdanos estimulam o início dos processos de regeneração e, assim, "de uma só vez" e jovens fibras de colágeno são formadas e o processo de começa a formação de proteínas da pele.

O levantamento com microagulha é significativamente mais eficaz do que o levantamento fracionário usual devido ao rejuvenescimento de todos os componentes da pele, tanto na derme quanto na epiderme.

Indicações

O rejuvenescimento de RF é um procedimento eficaz usado nos seguintes casos:

  • com a manifestação de alterações cutâneas relacionadas com a idade, aparecimento de rugas, pregas nasolabiais e frontais pronunciadas, bem como "pés de galinha" nos cantos dos olhos;
  • com oval "flutuante" da face, que ocorre com flacidez parcial das camadas superiores da derme e gordura subcutânea;
  • com acne, acompanhada de aparecimento de cicatrizes e escurecimento;
  • com o fotoenvelhecimento, que implica no aparecimento de rugas e dobras sob a influência da radiação ultravioleta.

Além disso, os seguintes problemas estéticos são considerados indicações para levantamento de RF:

  • estrias que aparecem com intensa perda de peso e após o parto;
  • depósitos de gordura localizados;
  • flacidez de grandes áreas da pele após a gravidez e o parto;
  • murcha da pele relacionada com a idade, flacidez e deterioração da elasticidade.

As radiofrequências também são recomendadas para consolidar o efeito da lipoaspiração, lifting cirúrgico circular, mesoterapia, peeling químico.

Contra-indicações

Como qualquer outra intervenção no trabalho dos sistemas internos da atividade vital do corpo, o RF-lifting tem contra-indicações de uso.

Em primeiro lugar, eles incluem a presença de doenças como:

  • processos oncológicos;
  • diabetes;
  • infecções virais;
  • inflamação dos vasos sanguíneos e capilares;
  • doenças autoimunes do tecido conjuntivo;
  • patologias endócrinas;
  • hipertensão;
  • epilepsia;
  • coagulação sanguínea prejudicada;
  • doenças de pele e outras violações da integridade da pele;
  • febre e febre;
  • doenças neurológicas graves.

Além disso, não se deve recorrer ao rejuvenescimento por ondas de rádio para mulheres grávidas e lactantes, bem como para pessoas na fase descompensada de doenças crônicas e cardiovasculares.

O procedimento também deve ser abandonado se a pele apresentar cicatrizes, manchas, cicatrizes, erupções inflamatórias, feridas, edema e tumores benignos. Uma contra-indicação é a presença de implantes, assim como uma alergia à composição do gel de contato.

Equipamento

Todos os procedimentos estéticos são realizados em clínicas cosméticas especializadas, onde são instalados equipamentos certificados.

O levantamento de RF é baseado em dois princípios básicos de trabalho:

  • Diatermia. Envolve o aquecimento de tecidos sob a influência de uma corrente elétrica alternada. A substância ativa, que transmite as correntes de trabalho, contém em si calor, pelo que tanto a própria pele como a gordura subcutânea são mais intensamente submetidas à influência térmica. Essa técnica é usada tanto por aparelhos TriWorks quanto por IntraDerma - eles são baseados na tecnologia Aluma, que envolve o uso de eletrodos metálicos.
  • Exposição a um campo eletromagnético (UHF). Nesse caso, o mecanismo de ação é semelhante ao princípio de funcionamento de um micro-ondas de cozinha, durante o qual as moléculas do tecido mudam completamente de localização. Uma vez que o campo de força que os orienta é referido como variável, então, consequentemente, a frequência de mudança de posição é igual à frequência do próprio campo. Esse efeito é denominado "dipolo shift", enquanto o aquecimento ocorre devido à relação direta entre o nível de aquecimento do tecido subcutâneo e a energia das moléculas em movimento.

Os dispositivos da tecnologia Thermage funcionam de acordo com este padrão. Entre eles, o mais difundido é os equipamentos da marca Revital RF. Uma característica distintiva de tais dispositivos é o revestimento com uma camada dielétrica.

Além desses dispositivos, em clínicas modernas, muitas vezes você pode ver o dispositivo IntraDerma. Porém, as tecnologias estão em constante aprimoramento, por isso é possível que no salão de beleza você veja um modelo mais moderno de levantamento de RF. Isso não deve assustá-lo, porém, antes de concordar com tal procedimento, faz sentido estudar o novo produto e conhecer as avaliações a respeito.

Por exemplo, o aparelho Scarlet é um dos mais populares entre os visitantes de clínicas e salões de estética. Sua eficácia está associada à penetração profunda das ondas de rádio nas camadas da epiderme, o que estimula a formação intensificada de colágeno, e esse processo ocorre não só na superfície dos tecidos, mas também em seu interior.

O sistema Scarlet RF combate o inchaço, a flacidez e as rugas profundas.

O Infini também é popular para levantamento de RF 3D, graças ao qual você pode remover um queixo duplo, apertar as bochechas flácidas e reduzir as rugas. Esse dispositivo também combate cicatrizes e cicatrizes de forma eficaz, mas somente um especialista pode decidir o quão justificado é o uso desse dispositivo em cada caso específico.

O levantamento de RF fracionado no aparelho Matrix RF não é menos eficazAlém disso, este desenvolvimento da preocupação israelense Syneron tem sido amplamente utilizado em cosmetologia desde 2010. Hoje é, talvez, o dispositivo mais eficaz para o rejuvenescimento clássico por radiofrequências, que combina lifting e termólise fracionada, devido à qual muitos minúsculos eletrodos atuam na pele de forma complexa, que proporcionam um resultado que dura todo o ano.

Em casa também é possível fazer um rejuvenescimento simplificado, para isso são utilizados aparelhos de menor tamanho e menor potência. O uso de tal equipamento é bastante eficaz, mas você não deve esperar que o resultado seja comparável ao cuidado de um salão de beleza.

No entanto, se você decidir se engajar no rejuvenescimento em casa, primeiro você deve conhecer o mais de perto possível a metodologia de trabalho em si e as características técnicas e operacionais do dispositivo. Você deve segui-los exatamente, caso contrário, o risco de lesões aumenta drasticamente.

Os principais estágios de manipulação são semelhantes aos de salão:

  • primeiro você precisa limpar a pele com esfoliante, tônico e água;
  • em seguida, vem a fase de exposição direta da pele por meio do dispositivo selecionado, o princípio de sua ação deve ser detalhado nas instruções;
  • em seguida, é aplicada uma máscara calmante, que melhora o estado da pele e promove sua regeneração final.

Os especialistas recomendam dar preferência aos aparelhos da marca Gezatone, que são classificados como complexos devido à tripla exposição das camadas subcutâneas por ondas de rádio, ultrassom e luz.

Outro dispositivo que recebeu as críticas mais positivas dos usuários é o Newa, que fornece um efeito bastante bom de rejuvenescimento das ondas de rádio em casa.

Observe que qualquer mecanismo de hardware só deve ser adquirido em lojas especializadas.

Realizando o procedimento

O procedimento de preparação para o rejuvenescimento das ondas de rádio não exige muito esforço, mas é necessário conhecer algumas de suas nuances.

Não use cosméticos e cremes imediatamente antes de levantar. A pele deve ser bem limpa antes de iniciar o tratamento.

Lentes de contato e óculos, se houver, devem ser removidos e os homens devem barbear-se suavemente.

O médico aplica um gel especial na pele limpa do paciente, que funciona como um condutor entre os tecidos e a onda de rádio.

O levantamento de RF é realizado no rosto e em todo o corpo, enquanto o modo de operação selecionado depende da área exposta.

Em seguida, o médico, usando acessórios especiais (manípulos), massageia a pele ao longo das linhas necessárias. Em geral, o procedimento dura de 15 minutos a 2 horas, dependendo da complexidade do trabalho e das tarefas definidas.

Imediatamente após o radiolifting, você pode notar uma melhora significativa na aparência - a pele fica mais fresca, firme e jovem.

Por si só, as manipulações não causam o menor desconforto aos pacientes. Durante o processamento, eles sentem apenas uma leve sensação de formigamento quente.

Para consolidar o resultado alcançado, é necessário realizar diversos procedimentos, optimamente de 5 a 8 com intervalo de 1,5-2 semanas. Apesar do óbvio efeito positivo imediatamente após a sessão, os processos de produção de colágeno começam por mais três semanas, de forma que o efeito máximo é alcançado após 21 dias.

Para preservar e manter o resultado, deve-se ir à esteticista uma ou duas vezes ao ano.

Recomendações

Os cosmetologistas observam que imediatamente após o término dos procedimentos de exposição à radiofrequência no tecido da pele, o paciente pode apresentar um leve inchaço e vermelhidão. Estes sintomas desaparecem ao fim de 2 a 3 dias, mas para tal deve seguir todas as recomendações do seu médico.

Não podemos nos esquecer da necessidade de uma boa hidratação da pele, para isso é necessário utilizar preparações cosméticas hidratantes e consumir no mínimo 2,5 a 3 litros de água por dia.

Durante a semana após os procedimentos, você deve evitar tomar banho de sol, visitar praias, solários e áreas abertas ao sol.

O uso de cosméticos decorativos também deve ser adiado por uma ou duas semanas, para manter o tegumento limpo e evitar o entupimento dos poros e das glândulas sudoríparas.

Durante o período de recuperação, não são permitidas visitas a saunas, banhos e piscinas. O uso de peelings e esfoliantes abrasivos também pode prejudicar a pele durante o período de recuperação.

A princípio a atividade física deve ser limitada, e também vale a pena pensar em abandonar os maus hábitos, estabelecer uma alimentação e minimizar as situações estressantes.

Os principais cirurgiões plásticos observam a alta eficiência do procedimento de levantamento de RF, porém, enfatizam que apenas um cosmetologista profissional deve realizar as manipulações. O fato é que a temperatura de trabalho com este método é de 40-60 graus, e se você diminuir, os procedimentos não terão efeito, e se você superestimar a temperatura, pode obter uma queimadura séria na pele, o que causará ainda mais a formação de uma cicatriz feia.

Antes de realizar o lifting RF, é imprescindível consultar o seu médico, pois existem contra-indicações.

Como funciona o procedimento de levantamento de RF, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa