Como se livrar dos pelos faciais?
Os pelos faciais são uma das causas mais populares da vergonha feminina: aconteceu que os padrões de beleza feminina pressupõem a presença de uma pele clara e delicada. No entanto, a natureza pode ter sua própria visão, razão pela qual surgem sobrancelhas, antenas e pêlos muito grossos nas bochechas. Claro, a humanidade há muito vê isso como um problema e está trabalhando para eliminá-lo, porque existem certas maneiras de combater o aumento dos pelos. Vamos considerar o que você pode fazer nessa situação.
Razões para o aparecimento de pêlos indesejáveis
Para começar, os pelos faciais das mulheres aumentam devido ao aumento dos níveis de testosterona no sangue, que é considerada um hormônio masculino. Em geral, sua presença no corpo feminino é a norma. Aqui, outra coisa é importante: quanto e por quê. Por exemplo, notou-se que as meninas de cabelos escuros têm visivelmente mais desse hormônio, porque o cabelo é mais grosso, elas ficam mais grossas. Nas loiras, fenômenos semelhantes são expressos em uma extensão muito menor.
Mas se no Oriente Médio e na América Latina o aumento do crescimento do cabelo no rosto da mulher ainda pode ser explicado por uma predisposição genética, em outros países esse fenômeno pode indicar alguns problemas de saúde. Uma causa especial de alarme surge no caso de nada desse tipo ter sido observado com a mesma senhora antes. Inovação a priori significa que algo mudou.
Por alguma razão, é possível aumentar o crescimento do cabelo no rosto de uma menina:
- distúrbios hormonais e erros no funcionamento dos órgãos de secreção interna: isso geralmente acontece quando se usam hormônios na forma de drogas, por exemplo, quando se toma anticoncepcionais hormonais regularmente;
- doenças de natureza cancerosa: se os problemas forem observados precisamente nos órgãos responsáveis pela produção de hormônios, as consequências são óbvias;
- dieta pouco saudável e falta de algumas vitaminas e minerais valiosos na dieta: sem eles, o fígado e o sistema endócrino podem funcionar mal, o que significa que o equilíbrio hormonal também é perturbado.
Um tópico completamente diferente é o início do crescimento de pelos faciais em mulheres após os 50 anos. Essas mudanças relacionadas à idade são explicadas por uma diminuição na atividade do sistema endócrino: diminui a produção do hormônio feminino estrogênio, o que deveria ter superado a presença de testosterona. Infelizmente, nesta situação nada pode ser feito: o processo natural de envelhecimento pode ser retardado com o uso de drogas hormonais, mas isso certamente afetará negativamente o funcionamento de outros sistemas do corpo.
Maneiras modernas
Em todos os tempos e na maioria das culturas, as mulheres sempre se perguntaram como se livrar dos pêlos faciais indesejados. Ao longo dos milênios, durante os quais o conceito de beleza feminina existiu, muitos métodos diferentes de remoção de cabelo foram inventados, tanto de curto como de longo prazo. Vamos considerar as técnicas mais famosas e populares.
Depilação
Hoje em dia, a depilação está ganhando cada vez mais popularidade - um método no qual se retira os pêlos por muito tempo se obtém atuando diretamente na raiz. Via de regra, você não pode contar com um efeito eterno, mas por que recusar a oferta se você pode remover a vegetação por muito tempo e não pensar nisso por semanas, ou mesmo meses. Vamos estudar os tipos mais famosos de depilação.
Negociação
Um dos métodos mais antigos que nos chegaram do Oriente. É relevante tanto em um salão de beleza quanto em casa. O princípio de funcionamento parece bastante simples: um fio de algodão comum é torcido em um "número oito", devido ao qual a intersecção em forma de X em seu centro captura vários fios de cabelo de uma vez, arrancando-os.
O princípio de operação é em muitos aspectos semelhante ao de arrancar com uma pinça, exceto que a pinça captura apenas um fio de cabelo de cada vez, enquanto o fio - vários. O método é relevante para áreas problemáticas de tamanho limitado, incluindo bochechas, lábio superior e sobrancelhas, é adequado para cabelo branco velo e preto mais espesso.
Ao mesmo tempo, não se pode prescindir de alguma experiência, por isso é melhor conhecê-la primeiro no salão.
Arrancar
Como mencionamos o enfiamento como uma alternativa mais rápida às pinças, digamos sobre a depenagem comum. Na realidade, Este é um dos métodos caseiros mais populares, mas é melhor pinçar apenas os cabelos loiros, porque o procedimento é muito doloroso e só com o tempo você pode aprender a puxar os cabelos corretamente. Hoje, esse método não é mais considerado muito prático, porque cada fio de cabelo desnecessário requer atenção: significa que ou deve haver pouco cabelo ou muito tempo. Mas após o tratamento com pinças, o cabelo na área do problema não cresce até um mês.
"Primavera"
Para nosso país, essa ainda é uma novidade desconhecida, embora cosmetologistas no exterior a utilizem cada vez mais ativamente. O maravilhoso dispositivo realmente se assemelha a uma mola com anéis muito justos, com um comprimento total de 12-17 cm e alças nas extremidades. O dispositivo é dobrado e nesta posição é aplicado no rosto, sendo então suavemente liberado, devido ao qual os fios de cabelo presos no espaço entre os anéis adjacentes são firmemente presos.
Na verdade, é a mesma depilação, apenas pelo menos uma dúzia de fios de cabelo são capturados de cada vez. Com a experiência, o procedimento pode ser quase indolor.
Tiras de cera
Um dos métodos mais conhecidos e anunciados, que quase não necessita de uma introdução especial. Aqui, a cera é aplicada a um tecido ou tira de papel: é aquecida por aquecimento nas mãos, depois é colada na área problemática e a massa derretida fixa os fios de cabelo. Depois de um minuto, a cera endurece e a tira é cortada fortemente contra o crescimento do cabelo. Em todo caso dói, e ainda mais no rosto, mas as tiras custam um centavo, são vendidas em todos os lugares e permitem que você se livre da vegetação em poucos minutos.
Shugaring
A depilação com açúcar é realizada segundo um princípio semelhante ao trabalho das tiras de cera, só que não há base para a pasta pegajosa, e a própria massa pode ser cozida em casa. A maioria das mulheres observa que a eficácia do procedimento é comparável à depilação com cera, mas a dor é visivelmente menor, e isso é uma clara vantagem. Além disso, a pasta de açúcar é muito mais eficaz na prevenção de pêlos encravados.
Depiladora
Um aparelho simples para uso doméstico, que não deve ser confundido com navalha, pois não corta os fios, mas arranca. O princípio de funcionamento é semelhante a todos os métodos acima: o aparelho captura vários fios de cabelo de uma vez e os puxa para fora com um movimento brusco, permitindo que a senhora não se esforce. Uma década atrás, essa técnica era considerada quase o futuro no campo da beleza feminina e ainda goza de alguma popularidade, mas muitas jovens acreditam que o procedimento ainda é doloroso e não difere fundamentalmente da mesma "mola" que custa mais barato.
Laser
O laser representa o que há de mais moderno em tecnologia cosmética. Aqui, a raiz não se estende mais: a radiação laser destrói o folículo piloso, portanto, ao contrário dos métodos concorrentes de depilação, esse método tem efeito por pelo menos vários meses. Apesar das vantagens indiscutíveis, a técnica pode ser criticada, por ser totalmente inadequada para mulheres loiras e grisalhas: o princípio da radiação laser é tal que destrói apenas os cabelos com pigmentação escura.
Outro problema óbvio é a incapacidade de realizar tal manipulação em casa, enquanto cosmetologistas profissionais pedem dinheiro decente pelo uso de equipamentos caros.
Separadamente, deve-se dizer que simplesmente não existem tais equipamentos e especialistas que saibam como trabalhar com eles em cidades pequenas.
Depilação
Quanto aos pelos faciais, a depilação, que não implica efeito nas raízes, é hoje amplamente considerada uma abordagem desatualizada. No entanto, os principais métodos de depilação ainda são usados ativamente para remover pelos, por exemplo, nas pernas, e algumas meninas usam os mesmos métodos para tratar áreas problemáticas do rosto.
Barbear
Na verdade, a maneira mais óbvia de remover pelos indesejáveis, que toda mulher poderia espionar quando criança, observando o pai, é fazendo a barba. O baixo custo, rapidez e simplicidade desse método são tais que todos os homens o utilizam todos os dias, e não há alternativa, assim como muitas mulheres, para cuidar de áreas que precisam ser desmatadas.
Se você tem medo de empunhar a lâmina sozinho, pode pedir ajuda aos profissionais do cabeleireiro, mas fazer a barba tem uma grande desvantagem que não pode ser bloqueada, provavelmente sem nada. O fato é que A lâmina dá resultados em apenas alguns dias e o barbear regular apenas torna os pelos mais duros e estimula o seu crescimento. Se isso ainda pode ser considerado um problema insuficientemente sério em algum lugar nas axilas, então é melhor não fazer experiências com rostos de meninas.
Creme depilatório
Muitos dos remédios populares que consideraremos a seguir são baseados em substâncias que enfraquecem significativamente a estrutura do cabelo. Algumas das receitas também foram espionadas pelos fabricantes das fábricas, passando a produzir um creme, após a aplicação, a vegetação enfraquece rapidamente e pode ser removida com uma espátula. O método é bom porque esses cosméticos são baratos, não são difíceis de comprar e o procedimento em si não leva muito tempo.
As desvantagens, é claro, também estão presentes: em primeiro lugar, nenhuma depilação proporciona um efeito de longo prazo e, em segundo lugar, os componentes químicos cáusticos da composição proíbem o uso em peles sensíveis e podem provocar irritação ou vermelhidão.
Remédios populares
Muito antes do surgimento dos modernos salões de beleza, as jovens pensavam em como resolver o problema em casa e por meios improvisados. Diferentes países inventaram várias maneiras de remover a vegetação indesejada, mas apenas o açúcar migrou para a cosmetologia hoje - o resto permaneceu na categoria de receitas populares. No entanto, alguns desses métodos ainda são considerados eficazes, você pode experimentá-los. Considere algumas máscaras faciais interessantes
Farinha de ervilha
Para mulheres pacientes que estão prontas para repetir o procedimento 2-3 vezes por semana durante um bom terço do ano, uma máscara à base de farinha de ervilha é adequada - mas não espere que funcione imediatamente. Para o preparo, pegue uma colher do ingrediente indicado, acrescente um pouco de açafrão em pó, dilua a pomada com leite até ficar pastosa e pingue algumas gotas de azeite de oliva para um efeito hidratante.
Removeremos o excesso de velos e pêlos encravados da seguinte maneira: aplique a mistura resultante no rosto e deixe por um quarto de hora, depois esfregue a pasta no rosto com as mãos molhadas até que comece a cair. Em seguida, lave o rosto e aplique um hidratante.
De açafrão
A segunda receita é semelhante à primeira, mas aqui o único remédio eficaz é o açafrão. Duas colheres de sopa do tempero são diluídas com leite até ficarem pastosas, após o que são aplicadas nas áreas problemáticas por meia hora. Após o término do período, é necessário lavar-se com água fria.
O procedimento deve ser repetido pelo menos 3-4 vezes por semana.
Máscara de ovo
A máscara de ovo não é indicada para mulheres com pele sensível, já que o uso de tal produto é repleto de irritação e vermelhidão, mas é apreciada porque muitas sempre têm os ingredientes necessários em casa. Você terá que esperar pelo resultado até seis meses, mas pode repetir o procedimento com menos frequência - 1-2 vezes por semana. O preparo é simples: a proteína de um ovo de galinha é complementada com uma colher de chá de açúcar e metade da quantidade de farinha de milho, após o que os ingredientes são batidos até formar uma pasta lisa. É necessário manter essa máscara no rosto até que seque completamente, então você pode lavar.
Máscara de aveia e banana
A máscara de aveia e banana é muito semelhante à descrita acima: os ingredientes para ela também podem ser encontrados em qualquer casa, e irritações também são possíveis em peles sensíveis. A massa é preparada de acordo com a seguinte receita: a aveia é deixada de molho em água por não mais do que um quarto de hora, após o que uma banana bem amassada é adicionada a ela. A massa resultante deve secar no rosto, após o que é esfregada na pele com as mãos úmidas e só depois lavada com água fria. Para conseguir o efeito, você deve usar esta máscara duas vezes por semana.
Além de máscaras, você pode usar produtos como peróxido e refrigerante.
Peróxido
Uma solução de peróxido de hidrogênio a 3% é um dos tratamentos mais simples porque não envolve o uso de nenhum outro ingrediente e é considerada segura para uso. O frasco pode ser comprado em qualquer farmácia, é necessário umedecer um algodão com o seu conteúdo e simplesmente limpar as áreas com excesso de vegetação com ele. Você pode lavar o rosto com água morna somente depois de meia hora.
O procedimento deverá ser repetido diariamente, mas impressiona pela simplicidade. O único inconveniente grave pode ser considerado que o método é adequado apenas para o combate a penugem: a substância afina e clareia os cabelos, portanto a vegetação não desaparece tanto quanto se torna menos perceptível.
Soda
Mesmo o refrigerante comum pode ser usado como alternativa ao peróxido de hidrogênio, mas, apesar da disponibilidade ainda maior do ingrediente ativo principal, esse método deve ser considerado mais complicado, além de não ser adequado para peles sensíveis. Primeiro, você precisa se lavar com água e sabão doméstico (não de toalete!) E, em seguida, dissolva uma colher de chá de refrigerante em um copo de água fervente.
A gaze é embebida na solução resultante, aplicada na área do problema e é feita uma compressa bem justa, fixando a loção com um esparadrapo ou pelo menos um curativo mais firme. Esse curativo permanece no rosto por 12 horas, após o que pode ser retirado e aplicado um hidratante. Um curso de 3-10 desses procedimentos literalmente "mata" o cabelo: eles começam a cair mesmo com um leve toque.
Qual método você deve escolher?
Só você pode dar uma resposta inequívoca à pergunta sobre qual das técnicas acima é a melhor. Não há consenso sobre o assunto e não pode haver: é isso que explica tantas formas de resolver o problema. Você mesmo terá que pesar todos os prós e contras, levando em consideração suas próprias necessidades e desejos. Mas começaremos com três critérios mais importantes.
- Dor. Remover os pelos faciais não deve se tornar um tormento infernal, porque mesmo com a paciência angelical da senhora, isso afetará sua aparência: a pele ficará vermelha e não ficará bonita. Para uma senhora com pele sensível, pode não haver muitas alternativas além da depilação. Todos os outros só podem tentar métodos diferentes de depilação com mestres diferentes até que a melhor opção seja encontrada. Vale lembrar que os profissionais do salão, sabendo das características da cliente, são obrigados a lhe oferecer um creme anestésico.
- Durabilidade do resultado. Novamente, muito aqui depende das características do corpo da menina, mas na maioria dos casos, a depilação resolve o problema por alguns dias, nada mais. Se o procedimento for extremamente rápido, por que não, mas na maioria dos casos é mais sensato prestar atenção à depilação, que proporciona pelo menos duas semanas sem pelos e, no melhor dos casos, um mês inteiro. Ao mesmo tempo, apenas um laser pode remover os pelos de forma permanente, e mesmo assim não em todos os casos.
- Contra-indicações Isso inclui, em primeiro lugar, o mesmo aumento de sensibilidade: se o método é bom sob todos os ângulos, mas dói muito, então você já deve abandoná-lo. Outro ponto é uma possível alergia aos componentes da substância, quando se trata de cremes e máscaras. Por fim, a laserterapia possui um rol mais amplo de contra-indicações médicas, sem falar no fato de que, a princípio, não se destina a depilar sem pigmentação escura.
Cuidados de acompanhamento
Cada método de depilação envolve um efeito agressivo (em um grau ou outro) na pele, o que significa que requer procedimentos restauradores subsequentes. Eles podem diferir de método para método, mas em geral existem três etapas desejáveis.
- Desinfecção. O tratamento anti-séptico é necessário para prevenir a penetração de infecções, é especialmente importante após aqueles procedimentos em que há probabilidade de danos à pele. O álcool medicinal comum, o peróxido de hidrogênio (que em si é um remédio popular para o excesso de cabelo) e a clorexidina afirmam ser um anti-séptico eficaz.
- Hidratante. Mesmo que a pele não tenha sido ressecada durante o processo de depilação, o efeito de ressecamento indesejável é muito provável após os procedimentos de desinfecção. O cabelo não é removido para exibir a pele seca, o que significa que você precisa usar um hidratante. Óleos essenciais, cremes para bebês e pomadas de pantenol também podem ser benéficos.
- Descamação. Este procedimento não precisa ser feito imediatamente após a remoção do excesso de vegetação, mas é necessário antes da depilação ou depilação e algum tempo depois.
Sem remover as partículas mortas da pele, você simplesmente não será capaz de remover um fio de cabelo normalmente e em seu comprimento total, e também terá uma chance maior de crescer e causar muitos problemas.
Conselho de profissional
Os especialistas concordam que toda garota tem o direito de atender aos padrões de beleza geralmente aceitos, especialmente porque, no caso dos pelos faciais, poucas se oferecerão para discutir um ponto de vista comum. Ao mesmo tempo, eles chamam a atenção para o fato de que o rosto é uma zona muito sensível e, o mais importante, importante, porque, ao contrário das pernas e das mesmas axilas, ninguém o esconde. Diante disso, tudo o que contém características de experimentos experimentais deve ser descartado.
Os especialistas concordam que ainda vale a pena adquirir a experiência inicial na remoção de pelos faciais em um salão de beleza. - onde profissionais experientes cuidarão de você. Isso, é claro, custará mais do que qualquer um dos procedimentos em casa, mas o efeito será mais pronunciado e as sensações dolorosas serão menores, e você não agarrará a cabeça ao ver as consequências de seu próprio erro. Ao mesmo tempo, a beleza, embora exija sacrifício, não deve fazer você literalmente sofrer.
Qualquer cosmetologista honesto, vendo que você não se acostuma com a dor mesmo depois de vários procedimentos, vai sugerir que você mude o método de depilação. Nessa situação, é importante obedecê-lo, caso contrário, os pelos do rosto ainda não parecerão o principal problema.