Professor

Tudo sobre a profissão de professor de língua e literatura russa

Tudo sobre a profissão de professor de língua e literatura russa
Contente
  1. Características da profissão
  2. Características pessoais do professor
  3. Como se tornar?

Fala correta, proficiência no idioma, redação competente - todos esses são indicadores de um alto nível de educação. A profissão de professor de língua e literatura russa tornou-se ainda mais procurada devido à introdução de exames obrigatórios nas escolas e à admissão a uma instituição de ensino superior. Somente um especialista altamente qualificado pode fornecer treinamento completo para os alunos.

Características da profissão

A importância da profissão de professor de língua e literatura russas dificilmente pode ser superestimada. Este é o professor que molda a personalidade do aluno por meio da cultura da língua e da literatura do povo russo. As habilidades comunicativas dos alunos dependem em grande parte de seu trabalho e do professor de russo como língua estrangeira, do nível de proficiência da fala, da alfabetização e da clareza de pronúncia.

O professor de língua e literatura russa resolve as seguintes tarefas.

  • Em primeiro lugar, ele cria um ambiente para o desenvolvimento do interesse e motivação dos alunos para aprender a língua russa, através da literatura doméstica infunde o amor pela palavra.
  • Durante o trabalho de pesquisa com os alunos permite que a geração mais jovem analise obras literárias e fenômenos linguísticos, formar seus principais conhecimentos sobre esses assuntos.
  • Professor de língua e literatura russa constrói a estrutura das aulas, observando os requisitos modernos para o lado prático do aprendizado. Um ponto importante é a adesão aos padrões de ensino estaduais.

Tendo recebido a qualificação de professor de língua e literatura russas, um especialista pode triplicar para trabalhar tanto em uma escola e uma universidade, quanto em uma instituição educacional privada. Um alto nível de educação permite que você consiga um emprego na mídia, seja um especialista em relações públicas, arquivista, bibliotecário. As autoridades estão esperando por esses especialistas, porque especialistas competentes são necessários em todos os lugares.

Hoje, muitas empresas e empreendimentos empregam professores de língua e literatura russas.

Mas a atividade principal encontra-se, no entanto, na esfera pedagógica, onde o linguista vive um grande fardo: para cada aula é necessário um plano, o ensino deve incluir diferentes formas e técnicas. Ele constantemente tem que refrescar as obras em sua memória, conduzir a preparação doméstica para as aulas. Mas, além de tudo isso, o professor costuma receber orientação em sala de aula.

Professora de língua materna

A profissão docente é muito nobre e desempenha um papel extremamente importante na vida de cada pessoa. E a importância do professor da língua nativa dobra, pois com a ajuda dele se forma a percepção correta nos alunos, o processo de pensamento se desenvolve e as habilidades criativas são reveladas. O profissionalismo do professor-linguista determina até que ponto os alunos aprendem as lições de alfabetização, ele deve convencer os alunos da importância de conhecer em alto nível sua língua materna.

É o professor da língua nativa que em maior medida instila o amor pela terra natal através da língua e da literatura.

No estágio atual, os professores de língua e literatura russas monitoram a eficácia de seu trabalho não apenas pelo grau de domínio de seus alunos em sua língua nativa, mas também por como eles passaram na certificação final no Exame de Estado Unificado e no OGE no assunto. A aprovação nos exames finais é a chave para a educação continuada nas universidades.

Os requisitos para um professor de língua nativa são altos. Hoje os lingüistas têm que lutar contra a televisão e a Internet, que, segundo muitos, violam as normas da linguagem literária e reduzem o nível intelectual e moral dos jovens. Além disso, muitos alunos modernos não têm o hábito de ler literatura. Nessas condições, o papel do professor exige maior dedicação e autodesenvolvimento constante. Só assim ele poderá ajudar seus alunos a se orientarem corretamente no fluxo das informações.

Professor de russo para estrangeiros

Os estrangeiros percebem a língua russa muito difícil. A maioria deles, devido às peculiaridades da pronúncia e do aparelho de fala, não reconhece, por exemplo, a letra "ъ" quando estudam. Portanto, eles pronunciam todas as palavras com e sem um sinal sólido da mesma maneira.

Ensinar estrangeiros não é fácil. Aqui, o conhecimento é mais importante não tanto da língua russa quanto dos métodos de ensino. A velocidade de aprendizagem por parte dos cidadãos estrangeiros depende da capacidade de transmitir todas as sutilezas do idioma.

Também surgem dificuldades com a literatura. As obras de autores eslavos são eufônicas e belas no original, mas as traduções não transmitem a perfeição da palavra.

Depende de um professor de lingüista ensinar a um estrangeiro com que precisão a sílaba e todo o sabor nacional da língua russa serão transmitidos.

Características pessoais do professor

Nenhum professor pode ter sucesso sem amor pelas crianças. O conhecimento do assunto não basta para se tornar um mentor. Você também precisa ter o talento para transferir esse conhecimento aos alunos. E isso é muito mais difícil de fazer com crianças do que com adultos. Muito depende das qualidades pessoais do professor, incluindo:

  • benevolência;
  • responsividade;
  • delicadeza;
  • atenção;
  • estabilidade psicológica;
  • paciência;
  • amor pela profissão e pelos filhos;
  • carisma.

Se você está agendado para uma entrevista na escola, é imperativo falar sobre todas essas qualidades. Seu trunfo deve ser o desejo de ensinar crianças e o sonho de ser professor. Você precisa demonstrar como é capaz de apresentar o currículo escolar, como é inteligível e interessante aprender. A profissão docente não é feminina nem masculina. É adequado para todos igualmente.

Como se tornar?

Muitas crianças adoram brincar na escola.As crianças imitam os professores adultos, chamando-os para o quadro-negro e não suspeitando que mais tarde para alguns isso se tornará uma questão da vida. Vamos dar uma olhada em algumas diretrizes para ajudá-lo a descobrir se você está no caminho certo.

Antes de ir para uma faculdade ou faculdade de treinamento de professores, você precisa considerar seriamente sua disposição de trabalhar na escola.

O profissionalismo do professor determina não só a educação especial, mas também o respeito pelas crianças. Cada aluno, ao adquirir conhecimentos, se forma como pessoa e aprende sobre a vida. A tarefa de um professor sábio é se tornar um suporte, ganhar confiança por meio da benevolência. Até Anton Pavlovich Chekhov escreveu que as crianças são criaturas sagradas e puras e não podem ser transformadas em brinquedos, dependendo de seu humor.

Milhões de pessoas em todo o mundo relutam em ir para o local de trabalho todos os dias. Muitas vezes isso acontece porque a escolha da profissão acabou sendo errada. Para tornar o trabalho uma alegria, você precisa ir a um professor apenas por vocação, então você poderá encontrar uma língua comum com os alunos sem problemas. Convém lembrar as palavras de Lev Nikolaevich Tolstoy, que estava convencido de que, se um professor ama o trabalho e as crianças, ele é um professor perfeito.

A alfabetização e o conhecimento do assunto são especialmente relevantes para um professor de língua e literatura russas, que é obrigado a observar as normas da língua, escrever e falar com competência.

Até mesmo Confúcio uma vez insistiu em estudar como se sempre houvesse uma falta de conhecimento.

Tendo recebido uma formação filológica em uma das universidades, é importante saber navegar no moderno campo da informação, para não perder de vista as novidades da literatura, do teatro e do cinema. Um jovem especialista ainda terá que aprender muito depois da universidade, já trabalhando na escola, pois estão chegando os atestados, após os quais será atribuído a uma categoria de habilitação.

Ao lidar com crianças, uma abordagem especial é necessária, porque um bom professor é também um psicólogo que está pronto para apoiar as crianças em situações difíceis. O professor de forma alguma apóia ou desenvolve o conflito, apenas o impede, aumentando a motivação dos alunos para adquirirem conhecimento.

Devo admitir que nem todos os professores conseguem cativar os alunos com sua matéria. Nem toda criança é tão fácil de dominar o material educacional, mas com a ajuda do pensamento criativo, o professor pode transformar o ensino padrão do tópico em uma jornada emocionante para a terra do conhecimento. Isso é especialmente verdadeiro para um professor de língua e literatura.

Sócrates ensinou a encontrar o sol em cada pessoa e deixá-lo brilhar.

Na verdade, existem muitos mais segredos para se tornar um bom professor, mas sem as qualidades descritas acima, você nem deveria tentar entrar em uma universidade pedagógica. E mais uma coisa: é preciso saber que um professor praticamente não tem crescimento na carreira, apenas alguns se tornam diretores e diretores. Se você está pronto para conferir cadernos de ano para ano, resolver problemas para aprimorar a forma de dar aulas, conseguir despertar o interesse e cativar as crianças com o assunto, então eles estão esperando por você na escola.

sem comentários

Moda

a beleza

casa