Professor

Psicólogo-educador: os prós e os contras da profissão

Psicólogo-educador: os prós e os contras da profissão
Contente
  1. Característica
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Qualidades necessárias
  4. Responsabilidades
  5. Educação
  6. Onde funciona?

O cargo de professor-psicólogo em instituições de ensino surgiu há relativamente pouco tempo e rapidamente se tornou uma das especialidades mais demandadas. Isso se deve ao grande número de situações de conflito associadas ao relacionamento interpessoal nas equipes, a problemas internos de crianças e adolescentes, bem como às dificuldades do processo educacional.

Característica

O psicólogo-educador é um especialista que conhece perfeitamente duas profissões ancestrais - a psicologia e a pedagogia, capaz não só de educar as gerações mais novas, mas também de conhecer as subtilezas do desenvolvimento psicológico e das características mentais de uma criança. Pessoas nesta profissão são freqüentemente chamadas de educadores de almas humanas., que reflete fielmente a própria essência de seu trabalho. E se um especialista na área da psicologia possui conhecimentos teóricos sobre a alma humana, então o professor-psicólogo é capaz de conectar esse conhecimento com os métodos educacionais e adaptar as crianças na sociedade ao seu redor.

Além do mais, o professor psicólogo ajuda os pupilos a revelar suas qualidades pessoais e a agir de acordo com as normas morais geralmente aceitase também modela seu comportamento para resolver situações de conflito e problemas emergentes na vida. Um especialista em sua área vê claramente os motivos ocultos do comportamento de uma criança, analisa suas ações e ajuda-a a compreender a si mesma. Com a ajuda de um professor-psicólogo, o aluno aprende a traçar metas e encontrar formas de implementá-las.

Bons especialistas neste campo são muito procurados na sociedade moderna, de modo que a profissão pode ser atribuída com segurança à categoria de promissores.

Vantagens e desvantagens

A especialidade de um psicólogo-professor é muito popular entre os ingressantes na universidade, o que se deve a uma série de vantagens indiscutíveis desta especialidade difícil, mas interessante.

  • A capacidade de fornecer ajuda prática às pessoas é um aspecto moral importante e permite que um especialista se sinta útil para a sociedade e necessário.
  • Oportunidades de trabalho em meio período e consultoria privada proporcionam renda adicional.
  • O conhecimento da psicologia humana ajuda a construir boas relações na família e, se possível, a evitar conflitos.
  • O campo de atividade de um psicólogo educacional abrange muitas áreas e oferece uma ampla escolha de emprego.

Junto com as vantagens óbvias, a profissão ainda tem suas desvantagens. Esses incluem alto estresse emocional e se preocupa com seus alunos, horário irregular de trabalho em organizações e áreas como o Ministério de Situações de Emergência, medicina de desastres, orfanatos e centros correcionais, bem como a necessidade de contato constante com os pais das criançasque nem sempre estão prontos para seguir as recomendações de um especialista e, às vezes, são bastante hostis.

Qualidades necessárias

Muitas pessoas podem conseguir a profissão de professor-psicólogo, para isso basta que se formem com sucesso na universidade e recebam o cobiçado diploma. No entanto, nem todos podem se tornar um verdadeiro profissional em sua área, já que um verdadeiro psicólogo educacional deve ter uma série de qualidades únicas. O mais importante deles é uma alta organização espiritual e um senso de responsabilidade pelo destino e ações dos outros, bem como o dom da persuasão e a habilidade de exercer influência psicológica..

Uma qualidade igualmente importante é a fala competente e a habilidade de expressar seus pensamentos de maneira correta e fácil. O psicólogo educacional deve ter um vocabulário vasto e um conhecimento profundo na área de história, literatura e arte.... Isso é necessário para a argumentação de um modelo particular de comportamento e seu exame visual a partir do exemplo das ações de personagens históricos ou literários marcantes.

O professor-psicólogo deve ser resistente ao estresse e equilibrado, sociável e otimista, observador e perspicaz, bem como ser capaz de se adaptar rapidamente às circunstâncias propostas e de se colocar mentalmente no lugar do aluno. Além disso, um psicólogo educacional deve ter uma mentalidade analítica, ter uma boa memória e ter um grande conhecimento de áreas relacionadas à psicologia e pedagogia, como medicina, direito e pedagogia correcional.

Um especialista experiente deve ser bem versado nas complexidades da periodização de idade e conhecer as características psicológicas de cada período da vida de uma pessoa. Das qualidades pessoais necessárias para um especialista, vale destacar a polidez, boa educação, tato, benevolência, compaixão, empatia, justiça, paciência, tolerância e habilidade de escuta.

Responsabilidades

Apesar de as funções e padrões profissionais do professor psicólogo dependerem do campo de atividade e da especialização da instituição em que trabalha, muitos pontos de descrição de funções são igualmente verdadeiros para especialistas em centros de crise e para funcionários de instituições de ensino.

As principais responsabilidades de um psicólogo de escola secundária em tempo integral são apresentadas a seguir.

  • Psicólogo-educador é obrigada a realizar trabalhos para preservar o bem-estar mental e comunicativo dos alunos e agir de acordo com a Convenção sobre a Proteção dos Direitos da Criança.
  • O especialista deve analisar fatores externos e internos, afetar negativamente o desenvolvimento da personalidade de cada aluno individualmente, bem como tomar medidas para prestar-lhe assistência psicológica.
  • O professor é obrigado realizar pesquisas para avaliar o estado psicoemocional de crianças, tirar conclusões psicológicas e pedagógicas e identificar desvios no tempo.
  • O psicólogo escolar deve fornecer apoio psicológico a alunos dotados de criatividade e fomentar a criatividade em outras crianças.
  • O especialista é obrigado a manter a documentação de acordo com os formulários estabelecidos e mediante solicitação prévia de apresentação às entidades reguladoras.
  • O professor deve ajudar os alunos a encontrar uma saída para quaisquer situações de conflito e ensiná-lo a lidar com seus problemas internos.
  • Além de ajudar crianças, o psicólogo é obrigado a dar aconselhamento profissional aos demais professores da escola, bem como aos pais dos alunos.
  • O psicólogo deve organizar e conduzir vários treinamentos sociais e psicológicos, pesquisas e testes, bem como ministrar aulas de prevenção ao desajustamento social.
  • Se necessário, um especialista deve desenvolver e adaptar programas de desenvolvimento e corretivos para cada aluno específicodestinado a trabalhar com crianças com deficiência mental.
  • O dever do psicólogo educacional é identificando crianças em risco, que inclui alunos sem amigos, alunos com estabilidade emocional fraca, amantes de conflitos e viciados em jogos de azar. Mesmo um ligeiro desvio no comportamento do aluno serve de sinal para o início de um trabalho explicativo, preventivo e corretivo com a própria criança e seus pais.
  • Uma função importante do psicólogo escolar é identificar e monitorar crianças com deficiências comportamentais., que se manifestam na hiperatividade, ansiedade excessiva, timidez excessiva, agressividade, presença de medos constantes e déficit de atenção. Em casos mais graves, como atrasos no desenvolvimento, dificuldade de domínio do programa e dificuldade de raciocínio, o psicólogo é obrigado a avisar os pais e a direção da escola e, junto com outros professores, começar a trabalhar com o aluno em um programa individual. Se as tentativas do corpo docente não deram certo e o aluno continua a não dominar o currículo escolar, o psicólogo deve levantar a questão de convocar uma comissão e transferir a criança para uma instituição de ensino especial.
  • Psicólogo-educador é obrigada a acompanhar o andamento de cada aluno e, se cair bruscamente, convide a professora e a criança para uma conversa... Quando um conflito é detectado entre um professor e um aluno, o psicólogo deve responder rapidamente e tomar todas as medidas para nivelar a situação.
  • As responsabilidades de um psicólogo escolar inclui a realização de atividades extracurriculares, a fim de identificar líderes claros e conflitos ocultos entre crianças... Para diagnosticar as relações em uma equipe, um especialista surge com jogos em equipe e acompanha de perto o comportamento das crianças. Ao identificar as partes em conflito, o psicólogo cria uma situação em que ambas as partes em conflito se encontram na mesma equipe e são obrigadas a cooperar.

A tarefa do professor é unir a equipe e evitar o surgimento de discórdias, abusos e boicotes nela.

Assim, o leque de atribuições do professor psicólogo não se limita a trabalhar com crianças difíceis, mas inclui atividades correcionais, de desenvolvimento, analíticas, consultivas, educativas, bem como de diagnóstico e prevenção psicológica. O docente é obrigado a elaborar planos anuais para cada tipo de atividade e incluí-los no programa de trabalho de acordo com o estabelecido na lei “Da Educação”.O programa deve incluir medidas para identificar famílias desfavorecidas na zona de risco social, bem como planejar o trabalho com os pais dos alunos para monitorar a educação dos filhos nas famílias.

O papel do professor-psicólogo na escola primária é especialmente importante, onde um especialista é obrigado a determinar a prontidão de cada aluno para a aprendizagem e ajudar as crianças a se adaptarem às condições incomuns para eles.

Educação

Para se obter a profissão de professor psicólogo é necessário obter o ensino superior na especialidade "Actividade psicológica e pedagógica". O período de estudos na universidade é de 4 anos para o programa de bacharelado em tempo integral e de 5 anos para o curso por correspondência. Se desejar, o graduado pode ingressar na magistratura e, após dois anos, receber um diploma de nível superior - o título de mestre. Além do mais, graduados de universidades pedagógicas com diploma de professor podem passar por um retreinamento na especialidade "Psicologia" e ter a oportunidade de trabalhar como psicólogos em instituições de ensino.

Os candidatos às universidades da especialidade "Educação Psicológica e Pedagógica" devem ter em mãos os resultados do Exame de Estado Unificado em Russo, Matemática e Biologia. Além dos lugares financiados pelo orçamento nesta especialidade, também existem grupos comerciais, o custo do treinamento em que varia dependendo do status da universidade e varia de 80 a 200 mil rublos por ano.

Além das disciplinas especializadas, os alunos matriculados nesta especialidade estudam os fundamentos de gestão e gestão de pessoas, o que amplia significativamente o número de vagas para futuras contratações.

Onde funciona?

    Depois de receber um diploma, um professor-psicólogo pode dar aulas com crianças em centros de desenvolvimento para o desenvolvimento inicial, trabalhar em instituições de educação pré-escolar, escolas secundárias e instituições de ensino secundário especializado. Além do mais, tais especialistas estão sempre em demanda nos centros de pedagogia correcional, unidades militares, unidades do Ministério de Situações de Emergência, instituições de reabilitação, centros médicos, hospitais infantis e sanatórios... Os psicólogos trabalham em vários departamentos de serviços sociais, por exemplo, em abrigos para pessoas em situações de vida difíceis, bem como operadores de "linhas directas" e especialistas a tempo inteiro da polícia e das colónias educacionais.

    Os graduados que concluíram os estudos de pós-graduação têm o direito de ensinar e podem conduzir psicologia nas universidades. Especialistas mais experientes, fluentes nessa difícil especialidade, costumam abrir consultórios particulares de assistência psicológica, onde prestam serviços a todos os necessitados.

    Já o salário depende do tempo de serviço, da região e da situação da instituição. O salário varia de 15 mil rublos para um jovem psicólogo escolar a 100 mil rublos para um funcionário de um centro de atendimento psicológico privado.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa