Professor

Educador-organizador: descrição do trabalho e educação

Educador-organizador: descrição do trabalho e educação
Contente
  1. Descrição da profissão
  2. Responsabilidades do trabalho
  3. Requisitos
  4. Educação

Há um professor organizador em quase todas as escolas, mas nem todos os colegas deste especialista irão formular com precisão suas funções profissionais. Entretanto, esta posição deu um excelente começo para um grande número de pessoas que se glorificaram no campo da pedagogia e não só. Este é um campo de atividade realmente interessante, é ideal para pessoas iniciativas, criativas, buscadoras, que não estão preparadas para a rotina.

Descrição da profissão

Educador-organizador - um especialista que deve possuir formação pedagógica especializada de nível médio ou superior. Nomeia ou destitui desse cargo, como de qualquer outro, o diretor da instituição de ensino.

O rol de suas atribuições profissionais é grande: desde a preparação de grandes eventos intra-escolares, competições, festivais até a organização da participação de alunos em concursos e projetos (municipal, regional, federal e até internacional).

Tudo isso, à moda antiga, que muitos ainda chamam de "vida social da escola", está nas costas do professor-organizador. É claro que, na maioria dos casos, ele trabalha em conjunto com o vice-diretor de trabalhos educacionais. Mas por ser funcionário, dedica-se muito ao relato de documentação, trabalhando com as famílias, todas as atividades extracurriculares são coordenadas principalmente pelo professor-organizador.

Há uma opinião forte de que apenas os jovens podem trabalhar nesta posição. Claro, isso nada mais é do que um estereótipo, embora não sem justificativa lógica. À medida que vão crescendo, os professores se esforçam pelo crescimento profissional, muitos deixam o cargo de professor-organizador para uma "disciplina" ou passam a ser o mesmo vice-diretor.Mas há pessoas que por muitos anos se dedicam ao cargo de professor-organizador, porque amo este trabalho criativo e inspirador.

Na escola, o professor-organizador não é vice-diretor, mas pode fazer parte da administração, participar de reuniões semanais de planejamento, etc. Muitas vezes esse especialista é o braço direito do diretor, porque a forma como o processo educacional se estrutura de uma A instituição educacional também afeta a classificação da escola, o ambiente criado nela e a própria atmosfera nele.

Responsabilidades do trabalho

O contrato padrão especifica as responsabilidades do trabalho do especialista em questão. Uma pessoa que se candidata a esta posição lê cuidadosamente esta lista.

O que ele deveria fazer:

  • contribuir para o desenvolvimento da personalidade das crianças, suas inclinações e talentos, para melhorar a cultura geral dos alunos;
  • explorar a idade e as características psicológicas que as acompanham, estudar seus interesses e necessidades;
  • criar condições para a atividade criativa da criança, para a realização dos talentos e habilidades das crianças;
  • planejar o trabalho de círculos, estúdios, bem como clubes e associações de interesses;
  • organizar atividades multidirecionais individuais e coletivas de crianças e adultos;
  • trabalhar o perfil prioritário da escola (por exemplo, ambiental);
  • organizar eventos de acordo com o plano de calendário de trabalho educativo: noites, feriados, caminhadas, festivais, competições, excursões;
  • apoiar as iniciativas infantis mais interessantes;
  • promover a realização dos direitos da criança nas associações e organizações infantis criadas na escola;
  • envolver colegas das esferas esportivas e culturais no trabalho;
  • envolver os pais e o público em um trabalho conjunto socialmente significativo;
  • organizar férias para os alunos;
  • ser responsável pela vida e saúde das enfermarias.

Deve-se notar que, além das responsabilidades, o professor organizador também tem direitos. Em particular, ele tem o direito de se familiarizar com os projetos de decisões dos dirigentes da instituição de ensino. Ele pode propor iniciativas que possam melhorar o processo educacional. O professor-organizador tem o direito de envolver os colegas na resolução de problemas comuns significativos. Finalmente, o professor organizador tem o direito de exigir do chefe da instituição de ensino assistência no desempenho de suas funções oficiais.

A responsabilidade de um especialista é explicada na descrição do trabalho. O professor organizador é responsável pelo cumprimento insuficiente dos deveres oficiais, por violações e danos materiais.

Deve-se notar que o que está escrito no contrato do funcionário é muito importante: o próprio especialista deve conhecer essas listagens da lista. Não é segredo que muitos professores colocam suas assinaturas no contrato, literalmente sem olhar.

Mas, além do documento oficial, é importante ter uma conversa confidencial com as autoridades: perguntar qual a diferença entre o trabalho educativo nessa escola em particular, em que ênfase.

Requisitos

Um bom organizador de professores - É um especialista que usa com habilidade a sua experiência profissional, acompanha as tendências pedagógicas atuais e possui qualidades pessoais que o auxiliam no seu trabalho.

Conhecimento e habilidades

Em primeiro lugar, uma pessoa com formação pedagógica deve conhecer claramente pedagogia e psicologia infantil. Esta é uma base profissional. Sem isso, é difícil trabalhar com a equipe infantil para que ela seja produtiva, criativa e interessante.

Certas habilidades podem ajudar o facilitador no trabalho.

  • Habilidade pedagógica. Além da teoria, o especialista deve ter experiência prática em pedagogia. E se não for (ou não for suficiente), as habilidades pedagógicas vêm em seu socorro. Muitos os têm, mas precisam ser desenvolvidos.Uma pessoa com essas habilidades pode trabalhar com uma grande equipe infantil, sem se esquecer da individualização do processo educacional. Esta é uma pessoa com boas habilidades organizacionais, pensamento criativo desenvolvido, observação profissional. Ele é capaz de analisar e generalizar informações, projetar e criar desenvolvimentos metodológicos.
  • Habilidades de falar em público... O professor organizador frequentemente tem que conduzir concertos e competições escolares, organizar filas festivas, comícios, noites e reuniões de ex-alunos. Ele às vezes tem a oportunidade de falar em reuniões de pais e professores (incluindo todas as escolas), em conselhos de professores, seminários, reuniões com colegas de outras escolas. Tudo isso requer que o especialista seja capaz de se apresentar corretamente (habilidades de auto-apresentação), para construir o curso do discurso, para apresentar o texto e a mensagem de uma forma interessante e significativa. Qualquer um pode ser obscuro, tímido, falar baixo ou indistintamente, mas não o professor-organizador.

Do contrário, eles simplesmente não o ouvirão. Mas, em certo sentido, um organizador é um líder, um líder que deve liderar a equipe que está por trás dele. Felizmente, as habilidades de falar em público estão sendo treinadas. Mesmo os cursos online conseguem "falar" com quem tem muito medo.

  • Pensamento criativo. Concursos, promoções, projetos, feriados - eles fluem em um fluxo interminável no organizador do professor. E se "as fontes criativas rangem", a pessoa simplesmente não consegue resistir a essa avalanche. Para um profissional, esse ambiente é a norma, uma forma de vida. Ele se sente confiante, mesmo que precise manter vários cenários, aplicativos e ideias em sua cabeça ao mesmo tempo. Viver nesse ritmo é mais fácil para pessoas criativas, que não precisam ficar sentadas em um roteiro de duas páginas por várias noites. Fácil de criar ideias, rápido para reagir ao próximo desafio criativo, os professores organizadores têm tempo para fazer tudo.
  • Capacidade de trabalhar em um ambiente multitarefa. O trabalho de um professor-organizador não é rotineiro - contém elementos que não se repetem no dia a dia. Claro, muito é cíclico, as atividades planejadas costumam se repetir. Mas depende da visão da profissão do próprio especialista. Quem tem iniciativa, não carece de perfeccionismo e assume com entusiasmo os novos eventos, faz bem até projectos que não são dos mais interessantes à primeira vista.

E ao mesmo tempo, você tem que fazer várias coisas ao mesmo tempo: planejar o Dia do Professor, por exemplo, filmar notícias da escola, preparar um concurso de produção de mídia ambiental, organizar um torneio intelectual para o ensino fundamental ... Claro, nem todos podem trabalho assim.

  • Tato pedagógico. A profissão de professor, como todos sabem, está associada a alto estresse profissional, ao “burnout”. As crianças podem manipular os adultos, comportar-se de maneira nem sempre previsível e, muitas vezes, rude e grosseira. O professor não tem o direito de se apaixonar por eles, passar por gritos e insultos. Ele não pode expulsar a criança da classe (afinal, ele é responsável por sua vida e saúde), ele não pode bater a porta sozinho.

Profissionalismo, estabilidade emocional e tato pedagógico funcionam aqui. Quando um adulto comum perde a paciência, o professor inclui as técnicas e métodos necessários para resolver uma situação de conflito.

  • Conhecimento de psicologia infantil, aplicação na prática. Ser capaz de ver e ouvir uma criança e, mais importante, entendê-la não é um dado adquirido. Isso é aprendido. Usando o conhecimento disponível, o professor-organizador verá o problema a tempo, será um assistente da criança em situação difícil, será capaz de estabelecer um contato de confiança com os pais, etc.

O principal perigo para um professor-organizador em exercício é o "esgotamento" profissional. Diz respeito especialmente aos especialistas que se esforçam para ocupar os lugares de liderança em competições que afetam a classificação da escola. E qualidades pessoais muitas vezes ajudam a lidar com essa pressão.

Qualidades pessoais

Atento, responsável, enérgico, reflexivo - tudo isso se pode dizer de um bom professor-organizador. No entanto, outras qualidades podem ajudá-lo em seu trabalho.

  • Sociabilidade... Um professor organizador não é um trabalho burocrático. Você tem que se comunicar muito, conectar as pessoas às suas ideias, trabalhar em parceria. Para fazer isso, você precisa ser capaz de se comunicar: encontrar tópicos comuns, transmitir seu pensamento corretamente, ser capaz de inspirar e ser inspirado.
  • Abertura... As crianças se sentem pessoas sinceras e abertas em quem podem confiar e seguir. Portanto, isolamento e distanciamento são as qualidades mais indesejáveis ​​de quem trabalha com crianças.
  • Capacidade de resposta... As crianças trazem para a equipe não apenas suas alegrias, mas também problemas. Eles podem escondê-los, mas ao mesmo tempo demonstram o desejo de compartilhar suas preocupações. E um bom professor certamente verá esse pedido. Não ignorar, não ficar indiferente - esta é uma qualidade importante para um professor.
  • Auto confiança... Sem ele, é difícil realizar ambições pedagógicas. Sem ela é impossível liderar pessoas, uma grande equipe infantil. E às vezes você tem que defender suas decisões.

O senso de humor, equilíbrio e curiosidade não permanecerão na lista supérflua.

Educação

O principal requisito para um especialista é a formação pedagógica concluída. Especificamente, o professor-organizador praticamente não é ensinado nas universidades (às vezes essa especialidade aparece entre outras durante a reciclagem). Mas em faculdades de formação de professores, pode ir como uma especialização (por exemplo, "Professor de escola primária. Professor-organizador"). Mesmo se uma pessoa se formou em uma faculdade de formação de professores e recebeu um diploma em psicologia ou professor de psicologia, ela pode trabalhar como organizador de professores.

E se a educação vier acompanhada de um grande interesse pela profissão, do desejo de se revelar ao máximo nesta posição, então tudo deve dar certo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa