Professor

Professor de música: características da profissão e formação

Professor de música: características da profissão e formação
Contente
  1. Descrição
  2. Prós e contras da profissão
  3. Responsabilidades do trabalho
  4. Requisitos
  5. Direitos e responsabilidades
  6. Educação e carreira

A educação e o desenvolvimento espiritual das crianças modernas dependem inteiramente do profissionalismo dos professores de música. É essa disciplina escolar que ajuda a formar as qualidades pessoais dos alunos. Do conjunto completo de impacto artístico, a educação musical é o mais acessível. A música é capaz de tocar os cantos mais secretos da alma, despertar sentimentos subjugados e causar uma explosão emocional.

A educação musical afeta ao máximo o mundo espiritual de uma pessoa, especialmente de uma criança. Não é à toa que as mães, enquanto esperam pelo bebê, ouvem músicas clássicas. A educação musical é ministrada aos alunos por um professor altamente qualificado. Consideremos com mais detalhes as características da profissão e da formação de um professor de música.

Descrição

No corpo pedagógico de creches e escolas, encontram-se professores das disciplinas de artes. Eles são responsáveis ​​pelo desenvolvimento e formação da alfabetização cultural e emocional dos alunos. No entanto, a maior contribuição para um assunto tão sério é dado pelos professores de música. São também os principais portadores do conhecimento teórico musical, que está na base de seu trabalho. Além de desenvolver a alfabetização artística, o professor de música deve revelar as preferências musicais da criança. Em termos simples, ele deve determinar quem gosta de cantar e quem gosta de tocar instrumentos musicais. E, se possível, tente ajudar a criança a desenvolver talentos.

Um professor de música deve ser proficiente na área profissional. Ele deve conhecer gêneros musicais, ser capaz de explicar a diferença entre as melodias de Beethoven e de Schubert.É o professor de música que saberá dizer quais as técnicas de técnica musical utilizadas por Freddie Mercury.

Poucas pessoas sabem, mas compositores clássicos famosos de uma vez conduziram atividades de ensino, por exemplo, Chopin ou os irmãos Rubinstein.

Prós e contras da profissão

Parece a muitos que o trabalho de um professor de música é o mais fácil. Que no processo de ensino de crianças, os professores não tenham problemas e dificuldades. Na verdade, isso é um equívoco. Como qualquer outra profissão, a posição de ensinar música tem uma série de vantagens e desvantagens. Primeiramente, você deve considerar as vantagens deste trabalho, a saber:

  • professor não é profissão, mas vocação; um professor de música que adora seu trabalho poderá ajudar seus alunos a revelar seu potencial musical;
  • o volume de licenças dos professores causa inveja a qualquer pessoa - 2 meses no verão e uma semana de descanso entre os trimestres;
  • pagamento de alto lucro professores de música em escolas particulares;
  • no tempo livre do professor de música da escola pode receber uma renda adicional por meio de tutoria;
  • o trabalho de um professor de música é muito emocionante - todos os dias você tem que resolver muitos problemas criativos, se necessário, preparar números musicais para matinês e até liderar uma roda de canto.

Agora podemos considerar as desvantagens da profissão de professor de música, a saber:

  • trabalho de professor de música em instituições de ensino sempre acompanhado de estresse - por dia é necessário dar aulas em pelo menos cinco turmas, cada uma com 30 filhos, cada criança precisa de uma abordagem individual; e também reuniões com os pais são possíveis e nem sempre por boas razões;
  • um professor de música precisa estar preparado a um dia inteiro de trabalho;
  • um professor de música, uma pessoa de alma refinada, é extremamente difícil trabalhar com escolares travessos, preguiçosos e inquietos;
  • salário baixo em escolas públicas e jardins de infância;
  • carga enorme - o professor de música deve traçar um plano de trabalho diário, redigir relatórios, manter os registros escolares.

Só que esta não é uma lista completa das vantagens e desvantagens da profissão de professor de música.

Em geral, um professor de qualquer direção deve levar seu trabalho a sério. Mas nem todo mundo é capaz disso. Nesses casos, é melhor procurar uma alternativa. Uma reputação prejudicada não será ajudada por quaisquer diplomas, certificados e insígnias.

Responsabilidades do trabalho

Para professores de disciplina musical, existe uma certa lista de responsabilidades profissionais, que deve ser executado na íntegra.

  • Professor de música é obrigada a ensinar e educar os alunos de acordo com as especificidades de suas disciplinas... Para cada nova lição deve desenvolver um plano de ensino. Manter registros profissionais, relatórios, diários de sala de aula e diários dos alunos. O professor de música deve ter participação ativa na banca examinadora.
  • O professor também é responsável por monitorar o cumprimento das regras de segurança... Trata-se de treinamento em ambiente seguro, capacidade de prestar primeiros socorros, se necessário, briefing sobre segurança do trabalho.
  • O professor da disciplina musical é obrigado a admitir representantes da administração escolar para as suas aulase também substituir aulas de professores ausentes. Ele deve seguir inquestionavelmente as ordens da administração e cumprir os regulamentos internos. O professor de música deve conhecer os direitos dos alunos e ser orientado por eles no processo de aprendizagem. Ele é obrigado a interagir com os pais ou responsáveis ​​por seus alunos.
  • Como qualquer outro professor, professor de música é obrigada a fazer cursos de atualização. Participar ativamente nos trabalhos metodológicos, nos conselhos pedagógicos, nas reuniões de caráter industrial e nas reuniões de pais.O professor de música é obrigado a vigiar a escola de acordo com o horário aprovado.
  • Já que o trabalho do professor está relacionado às crianças, é importante que ele faça exames médicos regulares. Se algum problema de saúde for identificado, ele deve notificar a direção da escola.
  • Educador é obrigado a respeitar a ética na comunicação com colegas, pais e filhos. Ele deve ser um exemplo para seus alunos em todos os critérios pessoais.
  • O professor que deu a última aula da aula obrigada a levar os alunos ao vestiário. Se o final da aula coincidir com a hora da refeição, o professor de música deve levar seus alunos para a sala de jantar e, em seguida, entregá-los ao professor da classe.
  • Além do mais, um professor de música é obrigado a dirigir concertos e matinês para alunos. Participar ativamente no desenvolvimento e condução das atividades extracurriculares, bem como na realização de Olimpíadas de música.

Requisitos

A lista de requisitos para um professor de música é muito longa. Infelizmente, nem todo especialista está pronto para se orgulhar de um conjunto tão grande de conhecimento técnico. Ainda assim, a experiência prática pode desempenhar um papel importante. Hoje, um professor de música é obrigado a:

  • experiência na condução de atividades planejadas e não planejadas;
  • conhecimento prático de organização e condução de aulas;
  • a capacidade de executar o repertório dos gêneros corais e vocais;
  • conhecimento de tocar vários instrumentos musicais;
  • experiência na condução de documentação profissional.

    Um professor de música deve ser capaz de:

    • usar auxiliares de ensino e literatura relevante;
    • preparar material de áudio para ensino;
    • usar métodos pedagógicos para organizar o ensino dos alunos;
    • organizar feriados;
    • construir relacionamentos de confiança com os filhos e seus pais;
    • identificar alunos com potencial musical e orientá-los no desenvolvimento de habilidades.

    Mas o requisito mais importante para um professor de música é saber o básico de psicologia educacional, pois é extremamente necessário trabalhar com crianças.

    Conhecimento e habilidades

    Um professor de música deve ter uma educação musical. Um diploma estrangeiro é amplamente recomendado. Ele deve tocar piano perfeitamente, entender gêneros musicais e ser capaz de apresentar seus conhecimentos de uma forma divertida.

    Além disso, um professor de música deve ter habilidades pedagógicas gerais, pois terá que trabalhar com crianças, se necessário, até mesmo ser psicólogo.

    Qualidades pessoais

    Além de habilidades profissionais, uma professora de música deve ter uma série de características pessoais, a saber:

    • um educador musical deve ter criatividade;
    • ele deve compreender as complexidades dos valores culturais;
    • ele deve aderir à paz de espírito.

    Sem essas qualidades, será extremamente difícil para um professor de música trabalhar na escola e ensinar crianças.

    Direitos e responsabilidades

    Como qualquer profissional altamente qualificado, um professor de música tem certos direitos que pode exercer a qualquer momento. Por exemplo, um professor de música é elegível para cursos de educação continuada. A direção da escola, por sua vez, cria as condições necessárias para a formação de seu funcionário. E também professora de musica a seu próprio pedido, ele pode passar a certificação para obter uma categoria.

    Em termos de descanso, um professor de música pode exigir uma redução da semana de trabalho. Ele tem permissão para tirar licença prolongada. E, no final da antiguidade, o professor de música tem direito a uma pensão, tendo em conta o tempo de serviço. O professor de música tem direito a determinados benefícios sociais para participar na gestão do processo educativo geral.

    Mas o mais importante é que um professor de disciplina musical tem o direito de defender a honra e a dignidade, o que é extremamente importante na nossa época.

    De acordo com a lei trabalhista, um professor de música tem uma certa responsabilidade. O educador será responsável pelo seguinte:

    • falha em completar todo o escopo do programa educacional;
    • vida e saúde dos alunos;
    • violação dos direitos dos alunos.

    Educação e carreira

    Para qualquer professor, o crescimento na carreira desempenha um papel importante - é uma oportunidade de se afirmar, um aumento de salário. Em geral, o salário de um professor de música entre as profissões financiadas pelo orçamento é considerado digno. No entanto, isso se aplica apenas a especialistas altamente qualificados. Os professores que colocam o coração no trabalho, possuem grande conhecimento e são ativos no serviço social, recebem aumentos salariais. Mas essas somas não podem ser comparadas com a remuneração dos altos executivos ou dos principais especialistas de empresas privadas. Mas se o professor de música assumir trabalhos extras, como liderança em sala de aula, seu salário será significativamente mais alto.

    Pessoas que não estão relacionadas ao trabalho pedagógico não sabem que altura na carreira um professor de música comum pode alcançar. Após a conclusão de cursos de atualização e aprovação em treinamentos pedagógicos ele pode facilmente se tornar um metodologista ou pode se candidatar ao cargo de vice-diretor de uma instituição de ensino.

    O principal não é ficar parado, mas sim tentar melhorar e se empenhar para atingir os objetivos traçados. Além disso, tal aspiração será apreciada pelos alunos e certamente a notará.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa