Professor

Professor fonoaudiólogo: descrição, vantagens e desvantagens, formação

Professor fonoaudiólogo: descrição, vantagens e desvantagens, formação
Contente
  1. Características da profissão
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Habilidades e conhecimento
  4. Educação

A demanda por especialistas na área da Fonoaudiologia aumenta constantemente a cada ano. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, desde o início da década de 90 do século passado, o número de pré-escolares com distúrbios de fala identificados tem aumentado de forma constante e constante em todo o mundo.

No corpo humano, a atividade da fala está diretamente relacionada ao funcionamento do sistema nervoso central, ou seja, o cérebro. Com vários distúrbios do cérebro como resultado de nascimento ou outras lesões, hereditariedade ou outras patologias, a criança tem problemas de memória, pensamento, atenção e outras atividades mentais, expressos em um grau ou outro.

Neurocientistas modernos provaram que, com a função da fala prejudicada, a criança posteriormente desenvolve problemas no campo do desenvolvimento intelectual. O momento mais favorável e eficaz para eliminar os distúrbios da fala é a idade pré-escolar. Problemas desse tipo são resolvidos em certo nível por médicos especialistas, entre os quais um professor de fonoaudiologia.

Características da profissão

O fonoaudiólogo é um especialista altamente qualificado que estuda os diversos defeitos da fala, os motivos de sua ocorrência e como eliminá-los. Para normalizar o processo de fala, o fonoaudiólogo utiliza técnicas e técnicas especialmente desenvolvidas em seu trabalho, graças às quais a função da fala em adultos e crianças é melhorada ou totalmente restaurada.

A profissão de fonoaudiólogo surgiu há relativamente pouco tempo. Pela primeira vez, começaram a estudar Fonoaudiologia no início do século XVII em território europeu.Inicialmente, a fonoaudióloga atendia crianças com deficiência auditiva. E só depois de quase três séculos, a Fonoaudiologia adquiriu aquelas formas que se destinavam especificamente a trabalhar com a correção da função da fala. Em geral, o trabalho do fonoaudiólogo se resume a ensinar uma pessoa a pronunciar corretamente todos os sons de sua fala nativa.

Para que a correção da fala seja eficaz, o fonoaudiólogo precisa conhecer os fundamentos de uma ciência como a psicologia, porque a fala e o desenvolvimento mental humano estão inextricavelmente ligados. Muitos defeitos de reprodução da fala têm raízes psicológicas e, muito menos frequentemente, patologias anatômicas congênitas. Os distúrbios da fala podem ocorrer na vida de uma pessoa não apenas na primeira infância, mas também em qualquer outra idade, por exemplo, após um derrame. Portanto, um profissional docente fonoaudiólogo deve ser fluente nas diversas técnicas que permitem trabalhar com alunos de qualquer faixa etária.

Atualmente a profissão de fonoaudiólogo subdivide-se em especialista que atende somente crianças e somente pacientes adultos. As responsabilidades de ambas as categorias desta profissão são geralmente semelhantes, as diferenças estão apenas nos métodos de abordagem da pessoa que está sendo treinada.

Um fonoaudiólogo examina o aluno que se dirige a ele e identifica a gravidade de seus defeitos de fala, então o professor já determina um plano de medidas para a realização de um trabalho de correção.

Vantagens e desvantagens

Muitas pessoas assumem erroneamente que um fonoaudiólogo é é mais um médico do que um especialista que conhece os aspectos pedagógicos. Por um lado, pode parecer assim, mas a profissão de professor fonoaudiólogo implica uma simbiose de pedagogia e, em certa medida, de medicina. O professor se depara com a tarefa de não tratar o paciente, mas de lhe ensinar a pronúncia de letras e sons. Além disso, é importante destacar o fato de que como tal não existe uma profissão denominada “fonoaudiólogo”. É assim que as pessoas costumam ligar para um especialista com formação médica superior que tenha concluído cursos de desenvolvimento profissional na área de defectologia.

A profissão de professor fonoaudiólogo não só é geralmente reconhecida como útil, mas também muito solicitada. Permite às pessoas melhorar a qualidade de vida e dá-lhes a oportunidade de se realizarem nela. Mas, além dos valores humanos universais, a terapia da fala tem outras vantagens.

  • O salário de um professor-defectologista não oferece uma grande recompensa monetária, Mas esse especialista sempre tem a oportunidade de trabalho adicional na forma de consultas privadas a preços negociados, e cada defectologista é livre para escolher o horário para tais consultórios privados de acordo com suas capacidades.
  • Os terapeutas da fala estão em ampla demanda. O emprego é possível em um jardim de infância, escola, clínica, centro de treinamento privado, em um departamento de reabilitação e assim por diante.
  • A duração do trabalho do professor fonoaudiólogo determina por si mesmo... Nesta profissão, não existem pré-requisitos implícitos, como idade. Mesmo aposentado, esse especialista pode muito bem continuar sua carreira oficial e privada.

Apesar de todos os aspectos positivos, como em qualquer outro caso, a terapia da fala tem suas próprias desvantagens.

  • As aulas ministradas com crianças de temperamentos diferentes exigem constantemente muito estresse psicológico e resistência física.... Freqüentemente, um professor fonoaudiólogo é forçado não apenas a lidar com problemas de função da fala, mas também a atuar como um psicólogo que precisa ouvir a história do paciente e tratar a situação com simpatia e compreensão.
  • Além de qualquer outra carga, o professor é responsável por manter a documentação necessária, isso é especialmente verdadeiro para os profissionais que trabalham em agências governamentais.Todos os anos, o número de documentos elaborados para cada aluno só aumenta, o que representa um fardo bastante grave para qualquer especialista.
  • O sucesso e o resultado do trabalho realizado pelo fonoaudiólogo dependem principalmente do próprio paciente, de seu desejo e atitude em eliminar suas deficiências de fala.... O desempenho e a motivação de todas as pessoas são diferentes, e às vezes o aluno, por uma série de motivos, não almeja a eficácia das aulas ministradas com ele, apesar do empenho e do alto nível de profissionalismo do professor-defectologista.
  • Os resultados das aulas ou pelo menos pequenas melhorias, por exemplo, com alalia, gagueira, afasia podem não aparecer em breve, as vezes eles só podem ser esperados após 3 ou até 5 anos de trabalho árduo.

Nesta profissão, é muito importante saber respeitar a ética profissional. É necessário determinar corretamente os métodos e abordagens psicológicas do aluno que o induzem a aulas regulares e produtivas, mas ao mesmo tempo o próprio especialista-defectologista deve ser sempre educado, diplomático e contido.

Habilidades e conhecimento

Muitas pessoas, principalmente meninas, é claro, fazem sua escolha de sua futura profissão ainda na escola, voltando-se para a defectologia. Porém, para se tornar um verdadeiro fonoaudiólogo, o próprio especialista deve ter uma fala competente e clara, sem defeitos de pronúncia.... Além disso, a cultura geral da fala também é importante. Na comunicação com alunos de qualquer idade, não devem ser permitidos erros ortográficos, estilísticos e também é importante não usar expressões coloquiais. A fala de um professor fonoaudiólogo é sempre um modelo para seu aluno, que aprende e aprimora sua fala por meio da imitação.

Para o desempenho de suas atividades profissionais, o professor fonoaudiólogo deve conhecer e compreender a fisiologia e o mecanismo de formação da voz no ser humano, e ter certos conhecimentos de anatomia. Ao trabalhar com pessoas com deficiência de fala, um especialista deve estar familiarizado com ciências como ética, pedagogia e noções básicas de psicologia infantil.

Um professor fonoaudiólogo deve ser capaz de compreender os fenômenos da função da fala humana prejudicada e saber como corrigi-los.

Educação

Ao pensar em como aprender a ser fonoaudiólogo, alguns egressos do ensino médio assumem, erroneamente, que basta concluir alguns cursos. Mas você precisa entender que a sua conclusão não lhe dará o direito de se envolver no trabalho pedagógico com emprego oficial. O fato é que os cursos de especialização são apenas um programa de requalificação para quem já possui o ensino médio superior médico ou pedagógico. Para se tornar um verdadeiro especialista na área da Fonoaudiologia, você precisa se formar em uma Instituição de Ensino Superior (IES), onde haja um corpo docente de defectologia ou o departamento de Fonoaudiologia.

Para estudar em uma universidade especializada, você precisa se preparar com antecedência, estudando em profundidade as matérias que você precisa fazer após a 11ª série:

  • biologia;
  • Língua russa;
  • Estudos Sociais;
  • literatura ou matemática (dependendo dos requisitos da universidade).

As principais disciplinas de admissão à universidade serão biologia e a língua russa, são elas que determinam o número de pontos que, de acordo com o resultado do exame, serão levados em consideração para que o candidato passe na forma orçamentária de ensino . Além disso, a lista de disciplinas pode ser alterada ou complementada dependendo dos requisitos da instituição de ensino superior na qual você deseja estudar. Portanto, é melhor se familiarizar com os requisitos da universidade para o candidato com antecedência.

No entanto, além dos exames, você também terá que obter um atestado médico de um fonoaudiólogo comprovando que você mesmo não sofre de problemas de fala... Além disso, muitas universidades conduzem entrevistas com candidatos a fim de identificar sua capacidade de estudar no corpo docente escolhido. Este é um tipo de teste e você precisa se preparar para ele com antecedência, considerando cuidadosamente o seu discurso oral na forma de um breve discurso.

As melhores universidades russas especializadas que podem ser concluídas como educação básica são:

  • Instituto R. Wallenberg de Pedagogia Especial e Psicologia;
  • A. I. Herzen State Pedagogical University;
  • Universidade Estadual de Ciências Humanas Sholokhov de Moscou;
  • Universidade Psicológica e Social de Moscou;
  • A Universidade Estadual de Leningrado leva o nome de A.S. Pushkin;
  • Universidade Estadual de Pediatria de São Petersburgo;
  • Nizhny Novgorod State Pedagogical Institute nomeado após K. Minin;
  • Instituto Pedagógico do Estado de Yaroslavl em homenagem a K. D. Ushinsky.

A conclusão dos cursos universitários e de formação avançada especializada na área de defectologia não significa que o seu aumento no nível de conhecimento deva parar por aí. Pelo contrário, um professor fonoaudiólogo para prestar assistência de qualidade aos seus alunos deve estudar constantemente novas e aprimoradas técnicas desenvolvidas para o trabalho corretivo de defeitos de fala.

Além disso, você precisa aprimorar constantemente seus conhecimentos no campo da pedagogia e da psicologia.

sem comentários

Moda

a beleza

casa