Professor

Que qualidades um professor deve ter?

Que qualidades um professor deve ter?
Contente
  1. Padrão de Imagem Pedagógica
  2. Traços de personalidade significativos na profissão
  3. As qualidades profissionais mais importantes
  4. Características do "professor ideal"

Um professor é uma pessoa importante na vida de todos. Muitos sempre se lembrarão daqueles que desempenharam um papel particularmente importante na vida. Afinal, o professor não é só aquele que ensinou esta ou aquela disciplina, mas também aquele que não saiu nos momentos difíceis, mostrou o caminho certo, ajudou a tomar a decisão certa. Então, quais qualidades um professor deve ter para cumprir sua profissão e as exigências da época?

Padrão de Imagem Pedagógica

Não importa o quanto eles discutam sobre qual deveria ser o professor ideal, ou como as crianças desejam que ele seja, existe um certo padrão que foi firmemente estabelecido. Idealmente, um professor deve se empenhar por isso se amar seu trabalho e estiver pronto para devotar sua vida a ele. Em primeiro lugar, um professor é, até certo ponto, um ideal que você precisa e pelo qual deseja se empenhar. Ou seja, ele deve ter todo um conjunto de qualidades positivas, das quais ele não apenas fala aos filhos, mas demonstra com seu comportamento todos os dias.

Visto que este deve ser um exemplo a seguir, a aparência do professor desempenha um papel importante. Isso, é claro, é capricho nas roupas, estilo rigoroso, capricho em tudo, inclusive nas ações e nas palavras. A profissão de professor pressupõe não apenas um conhecimento profundo da matéria, mas também uma visão ampla, a capacidade de responder a qualquer pergunta da criança, mesmo que não seja relacionada à atividade direta.

Professor é a pessoa que deve ser capaz de extinguir o conflito, resolver a disputa surgida e fazê-lo com maestria, para não ofender ninguém, para não ferir, para não deixar uma marca pesada na alma.... E aqui já é necessário levar em conta o caráter das crianças, seu estado emocional, características fisiológicas de desenvolvimento. É assim que gostaria de ver um professor - inteligente, erudito, compreensivo, um verdadeiro amigo para as crianças e um ajudante para os pais.

Alguém realmente tem todas essas qualidades, enquanto alguém precisa se esforçar para alcançar a perfeição. Mas isso só é feito por quem realmente ama sua profissão e trabalha por vocação.

Traços de personalidade significativos na profissão

Em nenhum lugar as qualidades pessoais são mais importantes do que na profissão docente. E isso não é nenhuma coincidência. Afinal, essa pessoa não se limita a dar conhecimento sobre o assunto, ela participa ativamente da formação de valores morais e espirituais nas crianças, o que pode ter um grande papel no futuro. Existem qualidades que distinguem os professores de outras profissões.

Amor pelas crianças

Esta é talvez a qualidade mais básica, sem a qual não há nada para fazer em uma instituição de ensino. Nem todas as pessoas têm essa capacidade - amar verdadeiramente as crianças.... É de uma boa atitude para com as crianças que dependem todos os outros motivos que induzem o professor a agir. Aqui está o desejo de ensinar muito às crianças, de ajudar na formação de uma personalidade, de organizar momentos de lazer de qualidade, de atraí-los para atividades interessantes. Quando um adulto trata seus alunos com sinceridade, eles sentem e, por isso, respondem da mesma forma: se esforçam para agradar o professor, se comportam bem e aprendem a matéria. Então, depende muito do professor.

Compromisso com a excelência

O professor desperta nas crianças o interesse e o desejo de imitar apenas quando demonstra seu desejo de melhorar constantemente. Até certo ponto, o professor compreende novos conhecimentos na hora com seus alunos. Eles podem se deixar levar por novos negócios juntos. Tudo depende da área de conhecimento em que o professor atua. Podem ser viagens conjuntas com o acompanhamento do estudo da flora e da fauna, descobertas interessantes.

O professor não prepara apenas as crianças para concursos, olimpíadas e competições. Ele mesmo participa de tais eventos, demonstrando assim aos filhos o desejo de se desenvolverem constantemente, empenharem-se para atingir a meta. Os filhos de tal professor voluntariamente dão o exemplo.

O próprio professor, se gosta da matéria e quer interessar às crianças, necessariamente estuda novas literaturas, reabastecendo seus conhecimentos.

Avaliação correta de suas capacidades

O professor deve ser objetivo em relação, antes de tudo, a si mesmo. O diretor da escola sempre se esforça para que o corpo docente trabalhe de maneira produtiva. E estamos a falar não só de educação e criação de crianças, mas também de organização de vários eventos, participação em concursos profissionais, seminários. Cada professor, com o melhor de sua capacidade, contribui para o trabalho geral da equipe e, é claro, tenta manter sua classe em boa situação em termos de notas, disciplina e participação nos assuntos comuns.

E o principal aqui é avaliar corretamente suas capacidades. O professor também deve se sentir confortável e ter tempo para cumprir as obrigações que lhe são atribuídas. Mas, ao mesmo tempo, você precisa entender quanto esforço e tempo são necessários para preparar uma aula, um evento. Se o professor avalia adequadamente suas capacidades, ele dá conta do trabalho, o faz com alta qualidade.

Humanismo

Em todas as situações, o professor deve mostrar humanidade, mesmo que seja difícil. O professor deve ver a personalidade de cada criança e ajudá-la a se realizar. Todas as crianças são diferentes e as circunstâncias em cada família são diferentes. Mas independentemente disso, o professor deve ser capaz de envolver a criança no processo educacional, de cativá-la, de ajudá-la a se adaptar na equipe. E se houver problemas óbvios com os pares, é o professor que deve parar todas as situações desagradáveis, não permitindo que a situação chegue a um estado crítico.

Embora às vezes seja difícil de implementar com crianças modernas, mas um verdadeiro profissional em sua área deve ser capaz de "estender a mão" a todas as crianças e, ao mesmo tempo, ser benevolente, paciente e sábio.

Esta é uma habilidade real, que não é dada a todos. Esse é um certo talento somado à experiência que se acumula ao longo dos anos.

As qualidades profissionais mais importantes

Muito depende do professor no destino da criança. O conhecimento que lhe é conferido pelo professor permite-lhe dominar bem a matéria, obter notas altas, passar com sucesso em exames, entrar no futuro em universidades de prestígio, obter profissões e realizar-se com sucesso na vida. Uma corrente muito lógica pode virar uma linha torta, se não fosse o professor, se seguisse a vocação errada e não tivesse as qualidades profissionais extremamente necessárias. Eles devem ser considerados com mais detalhes.

  • As características psicofísicas são muito importantes, uma vez que o temperamento, o estado do sistema nervoso desempenham um grande papel no processo de comunicação com as crianças. O professor deve estar aberto à comunicação, ao mundo ao seu redor, para ver uma personalidade em cada criança e respeitá-la, mas ao mesmo tempo deve ser uma pessoa brilhante, capaz de cativar e liderar.
  • Aspecto igualmente importante na atividade de uma pessoa que trabalha com crianças é o equilíbrio. As dificuldades neste trabalho são inevitáveis ​​tanto na comunicação com a equipe infantil quanto com os colegas e a diretora. Em diferentes situações, você precisa ser capaz de ser flexível, em nenhuma circunstância entre em conflito, mantenha a contenção e sua própria dignidade.
  • Capacidade de resposta, mobilidade, disponibilidade para adquirir novos conhecimentos também não estão em último lugar. O professor deve ser ativo e enérgico, interessado em muitos aspectos da vida. Em várias situações, ele deve ser capaz de reagir rapidamente e tomar as decisões certas.
  • A memória e o pensamento devem estar no nível mais alto, pois isso está diretamente relacionado ao processo de aprendizagem. Somente na presença dessas qualidades o material pode ser bem transmitido às crianças e ajudar na sua assimilação.
  • A fala é um ponto separado que merece atenção. O professor deve ter um discurso competente, correto, claro e claro. Este é um componente muito importante dos requisitos para esta profissão. Na verdade, muitas vezes com a ajuda de um discurso expressivo e competente, você pode convencer uma pessoa de várias maneiras.
  • Há também uma série de qualidades, sem as quais a profissão docente é simplesmente impensável. Isso inclui a vontade de ajudar em uma situação difícil, uma atitude benevolente, paciência e resistência em qualquer situação incomum, alta resistência ao estresse independentemente das circunstâncias e, claro, a fé nas melhores qualidades humanas, um resultado favorável para qualquer empreendimento. Tudo isso dá força e confiança aos alunos que estão ao lado de tal professor.
  • Disciplina e responsabilidade - são também dois componentes que devem estar presentes na lista de méritos de qualquer professor. Ele deve estar ciente de suas ações e atos, principalmente se estiver diretamente relacionado com as crianças e com o processo educacional.

Características do "professor ideal"

Resumindo, podemos dizer que tanto os alunos quanto os pais gostariam de ver professores ideais na escola, embora as opiniões das crianças e dos pais possam divergir em alguns pontos. Um bom professor moderno se distingue por desejo de se esforçar para o autoaperfeiçoamento, para acompanhar o ritmo dos tempos, abrir novos horizontes e liderar os filhos... O sistema de valores que as crianças, infelizmente, nem sempre recebem na família, também deve ser construído pelo professor.

Sem dúvida, uma vantagem para o professor é que ele dedica muito tempo às crianças fora do horário escolar, organiza eventos interessantes, faz caminhadas, viagens, visita cinemas, teatros e outras instituições culturais. As crianças gostariam de dominar esta ou aquela matéria e ter sucesso, mas aqui tudo depende do professor - o quanto ele pode interessar e cativar. Um bom professor consegue até empurrar a criança para pesquisar por algum material de forma independente. Se houver respeito pelo professor, haverá o desejo de agradá-lo, obter aprovação, obter notas altas e receber um prêmio na competição. Afinal, o sucesso de seus alunos fala das altas qualificações de um professor.

Outro aspecto importante para todas as crianças é a oportunidade de ver no professor não um ditador, mas um amigo, um camarada sênior inteligente que não trairá. Você pode confiar a ele seus pensamentos e esperar que nos momentos difíceis ele o ajude. Mas estamos falando, é claro, daquelas crianças que se interessam pelo processo educacional, uma vida confortável em equipe.

Os chamados adolescentes difíceis não fazem um bom contato, aqui o professor exige um talento especial do psicólogo e muita paciência.

sem comentários

Moda

a beleza

casa