Professor

A história do surgimento da profissão docente

A história do surgimento da profissão docente
Contente
  1. Que fatores levaram ao surgimento da profissão?
  2. Estágios de formação
  3. O papel do professor
  4. Ótimos educadores

É difícil superestimar o papel de um professor - certamente cada um de nós se lembra de um ou mais professores que deixaram uma marca brilhante em nossa alma. Como essa profissão surgiu e que lugar o professor ocupa na vida de qualquer pessoa moderna, serão discutidos em nosso artigo.

Que fatores levaram ao surgimento da profissão?

A origem da pedagogia remonta à era primitiva. Nos tempos antigos, quando a divisão do trabalho ainda não existia entre os povos primitivos, adultos e jovens membros da tribo participavam em igualdade de condições na obtenção de alimentos. Esse era o único propósito da existência naquele período. Qualquer transferência de experiência de vida estava intimamente ligada à atividade de trabalho..

Desde os primeiros anos, os jovens membros da comunidade aprenderam sobre os métodos de caça e coleta, dominando as habilidades necessárias. Com o aperfeiçoamento das ferramentas de trabalho, tornou-se possível não envolver os mais velhos neste trabalho, ficando a eles confiada a responsabilidade de manter o fogo e cuidar dos mais pequenos.

Assim surgiu o primeiro grupo de educadores, formado pelos mais velhos, cuja única tarefa era cuidar da preparação da geração jovem para a vida adulta. Com o desenvolvimento da civilização e da consciência social, a tarefa dos professores incluiu também a questão da educação religiosa e moral das crianças. Com o tempo, as pessoas perceberam que é muito mais fácil reunir todas as crianças da comunidade de uma vez e conversar com elas sobre uma variedade de tópicos do que ensiná-las as habilidades necessárias uma por uma.

Foi assim que surgiu a primeira escola na Grécia Antiga - o famoso cientista Pitágoras se tornou seu criador.Sua pedagogia ensinava esportes, ciências, música e medicina a crianças.

Mais tarde, escolas foram abertas em toda a Grécia, e o treinamento não era mais realizado na rua, como antes, mas em edifícios especialmente designados. Foi exatamente assim que ocorreu o nascimento da pedagogia como ciência.

Estágios de formação

A atividade pedagógica é hoje uma profissão, cujo objetivo é criar condições para a formação de uma personalidade harmoniosa. O trabalho de um professor é, sem dúvida, um trabalho árduo. No entanto, essa direção não atingiu o nível profissional de uma vez.

Após o aparecimento das primeiras escolas na Grécia, tornou-se óbvio que nem todo membro adulto da comunidade é capaz de conduzir conversas educacionais com crianças, mas apenas aquele que possui um grande acervo de conhecimentos e qualidades pessoais que lhe permitem explicar um determinado assunto, transmita informações a outras pessoas. Assim, na antiguidade, surgiu o primeiro entendimento de que a atividade pedagógica deveria atingir o nível profissional, porém muito tempo se passou desde a ideia até a sua implementação.

Se considerarmos a história como um todo, a formação da pedagogia pode ser dividida em várias etapas.

Pré-profissional

Este período caiu no estágio inicial do desenvolvimento humano. Os dados que chegaram até nós indicam que a atividade pedagógica, mesmo então, era de natureza significativa e diversa. Naquela época, as crianças aprendiam noções básicas de agricultura, atividades artesanais, coleta e as habilidades de usar o calendário lunar.

Com o desenvolvimento da religião, as funções de professor foram assumidas por xamãs e sacerdotes, bem como por todos os tipos de curandeiros e feiticeiros.

Com o desenvolvimento das relações sociais, surgiu a formação especializada - as funções de professor foram assumidas por pessoas especialmente treinadas, para as quais a formação passou a ser a sua principal função.

Condicionalmente profissional

Com o desenvolvimento da sociedade, as pessoas começaram a adquirir propriedade privada, o que exigiu uma mudança na educação social para a educação familiar. Naquela época, o papel de professor era assumido por professores contratados ou escravos instruídos. Nessa época, deu-se o desenvolvimento da escrita, melhoraram-se os métodos de preservação e transmissão da informação..

Isso deixou sua marca na técnica da atividade pedagógica - foi isolada das esferas industrial e religiosa da vida, transformada em uma ciência de signos verbais. No mesmo período, também houve uma tendência de destacar um grupo separado de professores que estavam envolvidos em atividades educacionais em instituições especialmente designadas.

Durante o sistema escravista, ensinar crianças tornou-se uma atividade independente.

Durante a Idade Média na Europa Ocidental e Central, houve uma forte rejeição da herança antiga e a completa submissão do processo de ensino da doutrina cristã.... Isso levou a uma diminuição significativa no nível educacional geral. A razão para isso é que o ensino recaiu sobre os ombros de monges que não tinham experiência pedagógica. Naqueles anos, não existiam aulas e as crianças estudavam tudo ao mesmo tempo - alguns alunos memorizavam letras, outros sílabas, outros aprenderam a contar, etc.

Aos poucos, a sociedade começou a entender que tal sistema “não funciona” e que a educação deveria passar para outro patamar. É por isso que as escolas comerciais começaram a abrir nas cidades, e nos séculos XII-XIII. surgiram as primeiras universidades, com ensino ministrado pelos mais renomados cientistas da época. Isso, por sua vez, levou a uma escassez de professores. Tornou-se necessário introduzir um sistema de aula-aula nas escolas e nas universidades - um sistema de palestra-seminário. Esta inovação garantiu uma utilização mais racional do tempo do professor e conduziu a uma melhoria significativa na qualidade do ensino.

Profissional

Com o desenvolvimento da sociedade, o leque de atribuições do professor aumentou significativamente. Isso gradualmente levou à separação de especialidades pedagógicas distintas. Nessa fase, houve a necessidade de criar uma escola para a formação dos próprios professores. Não é por acaso que o século 18 foi denominado a era do Iluminismo - naquela época, a educação e a formação tornaram-se os principais fatores socialmente transformadores do desenvolvimento social.

O estágio profissional no desenvolvimento da pedagogia é caracterizado por uma cobertura bastante ampla de pessoas empregadas nesta área, a convergência do sistema educacional com a vida real. A ciência da época consolidou a ideia de uma pedagogia universal, neste período há uma busca ativa por novas formas de educação, bem como uma elevação do status social do professor e o estabelecimento de tarefas mais importantes e complexas para a. pedagogia.

Moderno

Hoje, os professores, em preparação para a profissão, recebem educação especial em vários níveis, atuam em diversas instituições de pré-escola, escola e ensino superior, bem como em organizações de reciclagem.

A atividade de qualquer professor está sujeita às tarefas do desenvolvimento integral da pessoa, da sua adaptação à vida em sociedade e do domínio das competências profissionais.

O papel do professor

Um professor hoje em dia não é apenas uma profissão, é uma vocação. A própria palavra "professor" é conhecida por todas as pessoas - desde crianças de cinco anos de idade até os mais velhos. Os professores eram sempre valorizados e seu trabalho era considerado responsável e nobre.

O professor desempenha várias funções ao mesmo tempo:

  • educacional - através da educação, o professor influencia a formação e o desenvolvimento integral de uma personalidade capaz de se adaptar na sociedade e no mundo;
  • educacional - o professor contribui para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e intelectuais de seus alunos, instila neles o desejo de saber, ajuda a direcionar o conhecimento adquirido para a consecução de determinado objetivo;
  • comunicativo - qualquer comunicação entre um professor e um aluno desenvolve-se a partir de uma relação de confiança, o professor constantemente troca experiências com os colegas, interage com os pais;
  • organizacional - qualquer professor deve planejar e coordenar o processo educacional, suas tarefas incluem a correta condução dos eventos de treinamento e o envolvimento de seus alunos neles;
  • correcional - o professor acompanha e controla regularmente o processo de aquisição de conhecimentos, avalia resultados intermediários e, se necessário, corrige o processo de aprendizagem.

Ótimos educadores

    Os professores mais famosos que deram uma enorme contribuição para o desenvolvimento da pedagogia são as seguintes personalidades.

    • Jan Amos Comenius - Professor tcheco do século 17, que promoveu ativamente a teoria humanitária de ensino à geração mais jovem. Foi ele quem promoveu as ideias de educação universal, forma de educação sala de aula e a introdução do conceito de "ano letivo".
    • Johann Heinrich Pestalozzi - Humanista suíço do final do século 18 e início do século 19. Defensor do desenvolvimento harmonioso das capacidades físicas, mentais e morais em uma abordagem geral da aprendizagem.
    • Janusz Korczak - um famoso professor polonês, o fundador da doutrina de que a pedagogia deve se basear no amor e no respeito integral pelo aluno. Ele promoveu o princípio da dessemelhança das crianças, o que influenciava o sistema educacional das crianças de acordo com a diferença nas possibilidades de compreendê-las.
    • Konstantin Dmitrievich Ushinsky - um professor famoso, legitimamente considerado o pai da pedagogia russa. Foi ele o primeiro em nosso país a enfatizar a necessidade da educação moral da criança. Outra ideia de Ushinsky foi a teoria da importância de preservar a identidade nacional. No século retrasado, a principal língua de ensino na Rússia era o francês - foi Ushinsky quem declarou a necessidade de fazer "escolas russas em russo".
    • Lev Semenovich Vygotsky... Este cientista se tornou o fundador da pedagogia correcional, ele propôs e fundamentou a teoria de que o professor deveria usar as conquistas da psicologia em seu trabalho.
    • Anton Semenovich Makarenko - o ideólogo da teoria da educação integrativa. De acordo com suas idéias, uma pessoa não é uma pessoa desde o nascimento, portanto, deve ser educada em uma equipe, onde deve aprender a defender sua posição. Sua doutrina formou a base de uma educação humanística que exige respeito por qualquer aluno como pessoa.
    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa