Professor

Professor de geografia: os prós e os contras da profissão, como se tornar um?

Professor de geografia: os prós e os contras da profissão, como se tornar um?
Contente
  1. Sobre a profissão
  2. Qualidades pessoais
  3. Responsabilidades
  4. Como se tornar?
  5. Carreira

Algumas profissões não perdem sua relevância e permanecem em demanda século a século. Essas áreas de atividade incluem o trabalho dos professores. Segundo os historiadores, essa profissão se originou simultaneamente com as primeiras civilizações humanas.

Sobre a profissão

Hoje, nenhum país do mundo pode prescindir de professores profissionais. Este é um trabalho complexo e multifacetado com muitas características e responsabilidades. Além de habilidades especiais, uma pessoa deve ter certas características pessoais.

As principais tarefas dos professores modernos não são apenas ensinar as crianças, mas também monitorar seu comportamento. É preciso também conquistar os alunos e criar um ambiente que facilite o aprendizado e o desenvolvimento. Outra das responsabilidades do professor é desviar a atenção para si mesmo e, devido ao grande número de aparelhos modernos, essa tarefa se torna mais complicada.

O professor de geografia é uma enciclopédia "viva". Um especialista nesta área deve conhecer o mundo ao seu redor. Além de países e suas capitais, esta disciplina estuda os mares, oceanos, rios e uma variedade de paisagens. Não se esqueça que nas aulas de geografia se fala dos mundos animal e vegetal.

Um verdadeiro profissional deve além de possuir um grande acervo de conhecimentos, também ser capaz de transmitir tudo isso ao aluno em uma linguagem acessível e compreensível. No processo de aprendizagem, os especialistas trabalham com ferramentas adicionais, como mapas, globos e muito mais.

Também é tarefa do professor ensinar como manuseá-los.

Esta profissão inclui as seguintes áreas nas quais os colegas educadores trabalham: história, arqueologia, biologia e outras áreas semelhantes. As atividades na área educacional dão muito trabalho e os especialistas vêm aprimorando as habilidades adquiridas nas universidades há anos para se manterem na competência.

Cada professor deve cumprir o padrão profissional para a educação integral dos escolares. A descrição do trabalho contém uma lista das funções do funcionário estabelecidas pelas autoridades competentes. Cada funcionário deve se familiarizar com ele antes de iniciar o trabalho.

Qualidades pessoais

Para ter sucesso na educação, você deve ter as seguintes características:

  • excelente memória;
  • atenção e concentração;
  • a capacidade de suavizar o conflito e conquistar as pessoas;
  • manter a compostura em situações estressantes;
  • aprendizado rápido (ao se familiarizar com os materiais de treinamento);
  • mente analítica e racionalidade.

Esta é apenas uma lista básica de qualidades que todos que desejam alcançar o sucesso em suas posições devem possuir.

Responsabilidades

Os requisitos para um professor podem diferir dependendo do nível da instituição em que ele se formou, mas sua lista é estabelecida pelo Ministério da Educação de cada estado.

Um oficial educacional em uma escola moderna deve cumprir as seguintes funções:

  • elaboração de programas educacionais utilizando materiais didáticos (livros didáticos, enciclopédias e outras fontes oficiais);
  • ajudar os alunos a estudar o assunto;
  • trabalho de pesquisa e prática científica;
  • preparação e manutenção da documentação necessária;
  • organização de atividades extracurriculares (excursões, visitas a museus, viagens para estudo da geografia da terra natal e outros eventos);
  • desenvolvimento de práticas para melhoria da qualidade da educação;
  • assistência pessoal ao aluno para dominar o currículo escolar;
  • verificar o controle e o trabalho independente dos alunos para avaliar os conhecimentos adquiridos;
  • desenvolvimento do potencial dos alunos, tanto criativos como intelectuais.

No processo de aprendizagem, o professor está em constante contato com as crianças e, portanto, deve conhecer a psicologia do pensamento infantil. Somente neste caso você pode se tornar um especialista altamente qualificado.

O professor pode trabalhar não só em escolas públicas, mas também em instituições de ensino privadas ou realização de atividades de reforço escolar.

Alguns especialistas, após vários anos de trabalho, tornam-se diretores ou seus substitutos.

Como se tornar?

Para atuar na área educacional, é imprescindível ter um ensino superior. Somente após a obtenção do diploma, o especialista tem a oportunidade de treinar outros profissionais de nível oficial. Para obter as qualificações exigidas, você deve enviar documentos a uma instituição de ensino superior da especialidade em questão.

Muitos professores modernos que trabalham em posições há mais de um ano recomendam que você primeiro obtenha uma educação pedagógica secundária. Você consegue com base em escolas pedagógicas, colégios e escolas técnicas. Como mostra a prática, é muito mais fácil estudar nessas instituições do que nas universidades, e será mais fácil para um especialista iniciante iniciar sua carreira.

Depois de receber a primeira educação na especialidade, você pode começar a se preparar para o ingresso na universidade. Escolhida a correta, é aconselhável visitar o open day e obter todas as informações necessárias: quais as disciplinas que você precisa cursar para admissão, quanto custará o treinamento, os prazos para apresentação de documentos, etc.

Não se esqueça do autodesenvolvimento. Um verdadeiro profissional em sua área necessariamente frequenta cursos de atualização, e também adquire novos conhecimentos com a ajuda da literatura educacional.

Além disso, o professor elabora um documento - uma submissão para cumprimento do cargo ocupado.Além dos dados pessoais, o relatório contém informações sobre atividades educacionais e de trabalho. Este documento é necessário para a certificação do funcionário.

Carreira

O avanço na carreira depende diretamente do sucesso dos alunos. Isso é evidenciado por altas pontuações (controle e trabalho independente, USE), vitórias em olimpíadas (regionais, estaduais e internacionais) e participação em outros eventos semelhantes. Essas conquistas não apenas indicam o trabalho hábil do professor, mas também afetam significativamente o nível de salários.

Não esqueça isto periodicamente, tais eventos são realizados não apenas para alunos e alunos... Existem concursos para professores onde os profissionais podem demonstrar seu nível de habilidade. Na Federação Russa, o mais prestigioso é concurso "Professor do Ano". É realizado anualmente por iniciativa do Ministério da Educação e Ciência.

O vencedor recebe não apenas um prêmio valioso (recompensa em dinheiro), mas também fama em todo o país.

Com a devida diligência, todo professor tem a oportunidade de subir na carreira sem sair das paredes da escola em casa. Muitos aspirantes a professores, após vários anos de trabalho, tornam-se professores de classe e chefes do departamento educacional.

Uma grande vantagem para um trabalhador educacional será a presença de um portfólio. Existem muitas maneiras de projetá-lo, mas a regra principal é demonstrar o nível de habilidade do professor tanto quanto possível.

O trabalho de um professor de geografia é caracterizado por atividade mental versátil, incluindo uma abordagem criativa para os negócios. Você também precisa ter o desejo de se desenvolver na profissão e usar novas técnicas para melhorar o desempenho. A autoeducação é um componente importante de uma carreira de sucesso para todos os professores.

sem comentários

Moda

a beleza

casa