Professor

Professor de educação física: características e treinamento

Professor de educação física: características e treinamento
Contente
  1. História da profissão
  2. Descrição
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Responsabilidades do trabalho
  5. Requisitos
  6. Educação

A profissão de professor de educação física não se enquadra na categoria de fashion e de prestígio, razão pela qual há sempre um número suficiente de vagas nesta especialidade. Atletas que concluíram suas carreiras esportivas, bem como pessoas que sinceramente amam os esportes, muitas vezes se tornam professores de educação física.

História da profissão

As raízes da profissão remontam aos tempos da Grécia Antiga, quando a força, agilidade e resistência eram cultivadas entre os jovens, e grande atenção era dada às modalidades esportivas militares na sociedade. O conjunto de exercícios para os jovens incluiu lutas de punho, corridas de bigas, saltos altos e corridas de longa e curta distância.

O processo foi conduzido por mentores mais experientes, que alcançaram um sucesso considerável no campo esportivo e são respeitados entre os jovens.

Em sua forma moderna, a educação física é ensinada oficialmente desde meados do século 19, quando uma aula de ginástica foi introduzida oficialmente nas escolas da Grã-Bretanha. Petr Frantsevich Lesgaft deu uma grande contribuição para o desenvolvimento da profissão - um excelente professor russo, anatomista, antropólogo e biólogo. O sistema científico de educação física desenvolvido por ele no final do século 19 é amplamente conhecido por especialistas e não perdeu sua relevância até os dias de hoje.

Desde o início do século 20, a profissão de professor de educação física tornou-se especialmente popular em países de regime totalitário, como a URSS, a Itália e a Alemanha. Isso se deveu à necessidade de treinar um grande número de soldados em potencial, prontos a qualquer momento para reabastecer as fileiras do exército.Na URSS, foi desenvolvido e introduzido um complexo de exercícios físicos do TRP, que rapidamente ganhou popularidade entre o povo soviético, e o cumprimento de suas normas foi considerado motivo de orgulho. No período de 1931 a 1941, mais de 6.000.000 de pessoas cumpriram o padrão do primeiro estágio e mais de 100.000 pessoas tornaram-se proprietários do distintivo do segundo estágio.

A partir da década de 60 do século passado, a posição de professor de educação física foi introduzida em todas as escolas secundárias da União Soviética., e os programas educacionais foram complementados com duas horas de educação física por semana.

Nas escolas modernas, o número de aulas aumentou para três, o que se deve ao estilo de vida sedentário das crianças e à necessidade de envolver o maior número possível de alunos na prática de esportes.

Descrição

Hoje, um professor de educação física é um professor que realiza educação física com crianças, incentiva-as a praticar esportes, aumenta o prestígio de um estilo de vida saudável aos olhos da geração mais jovem e forma uma atitude negativa em relação aos maus hábitos. O currículo moderno de educação física inclui várias modalidades esportivas, como esqui cross-country, ginástica, atletismo e esportes coletivos, como basquete, futebol e vôlei.

A tarefa do professor é organizar o processo educacional de forma que cada uma das crianças seja envolvida nas aulas e receba uma carga de acordo com o desenvolvimento e as capacidades individuais. A profissão de professor de física é adequada para homens e mulheres e é a melhor opção de trabalho após completar uma carreira profissional no esporte profissional.

Vantagens e desvantagens

A profissão de educação física tem vantagens e desvantagens. As vantagens incluem:

  • pacote social completo;
  • pagamento regular;
  • férias longas, caindo exclusivamente nos meses de verão;
  • trabalho interessante com crianças;
  • manter seu corpo em ótima forma física;
  • a possibilidade de ministrar aulas ao ar livre;
  • alta demanda para a profissão e grande número de vagas;
  • a oportunidade de trabalhar meio período em escolas de esportes e academias de ginástica.

A principal desvantagem da profissão é grande responsabilidade pela vida e saúde das crianças, o que é especialmente importante à luz dos acontecimentos recentes com o aumento dos casos de morte súbita de escolares nas aulas de educação física.

As desvantagens incluem salários não muito altos, sobrecarga psicoemocional constante e trabalho difícil em uma grande equipe de ensino.

Responsabilidades do trabalho

Como qualquer professor, um professor de educação física tem uma série de responsabilidades profissionais com as quais ele é apresentado quando se candidata a um emprego.

  • A primeira e mais importante condição para trabalhar na escola é um conhecimento claro da metodologia de ensino da matéria. e plena aceitação de todos os requisitos do Ministério da Educação e da administração da instituição educacional.
  • O professor deve ser capaz de elaborar currículos para a aula, trimestre e ano letivo e submetê-los à gerência para revisão e aprovação.
  • O professor deve cumprir as regras de segurança na lição, explicá-los aos alunos e acompanhar sua execução, garantindo assim a preservação da vida e da saúde dos alunos.
  • O professor deve avaliar de forma realista o bem-estar e as capacidades de cada aluno, realizar uma abordagem individualizada de cada criança, levando em consideração suas características fisiológicas, de idade e psicológicas.
  • O professor é obrigado a manter a documentação educacional, preencha uma revista, inclusive uma eletrônica, e marque-a em tempo hábil.
  • O instrutor de educação física deve participar das reuniões de planejamento, reuniões e conselhos de professores, participar de reuniões de pais e professores e realizar eventos educacionais e esportivos planejados e não programados.
  • O professor é obrigado a escolher de forma independente a literatura educacional e metodológica, necessários à realização de aulas e atividades extracurriculares e que atendam aos requisitos da Norma Educacional Estadual Federal.
  • O professor deve realizar monitoramento regular do conhecimento, habilidades e habilidades dos alunos, para avaliá-los de acordo com os padrões aceitos.
  • O instrutor físico é obrigado a monitorar o estado de saúde dos equipamentos de ginástica e equipamentos esportivos e, se necessário, apresentar atempadamente um pedido de compra de um novo. Aulas com crianças em equipamentos quebrados ou danificados são estritamente proibidas.
  • Ao realizar exercícios de ginástica complexos na barra horizontal, cavalo, barra transversal ou barras desniveladas, o professor é obrigado a fazer seguro para todas as crianças, independentemente de sua forma física e habilidades.
  • É responsabilidade do professor reconhecer talentos e habilidades atléticas nos alunos, para motivá-los a fazer aulas mais sérias em escolas especializadas da reserva olímpica.
  • Ao trabalhar com crianças, o professor de educação física deve levar em consideração as características físicas individuais de cada criança. e ouvir os pedidos dos pais quanto à tolerância ao exercício.
  • O professor é obrigado a promover um estilo de vida saudável e informar prontamente as crianças sobre as consequências negativas do fumo, do álcool e do uso de drogas.

Requisitos

O principal requisito para um professor de educação física é ele possui uma série de aptidões pessoais e profissionais, sem as quais trabalhar com crianças e ensinar disciplinas esportivas seria impossível.

Habilidades profissionais

Entre as habilidades profissionais que um instrutor de educação física deve dominar perfeitamente, a seguir:

  • a habilidade de fornecer cuidados médicos de emergência;
  • conhecimento das regras de segurança contra incêndio e capacidade de seguir as instruções para evacuar crianças em caso de emergência;
  • a capacidade de suavizar situações de conflito e resolver disputas entre alunos;
  • conhecimento das regras dos jogos desportivos e competências de arbitragem;
  • manter a boa forma física e a capacidade de mostrar aos alunos a técnica de realização de exercícios ginásticos, saltos e lançamento de bola;
  • boa erudição esportiva e conhecimento da passagem das grandes competições esportivas, o que permite discutir o evento com os alunos e dar uma avaliação profissional do que está acontecendo;
  • uma compreensão clara da periodização etária dos alunos e uma abordagem sistemática do ensino com base em métodos modernos.

Qualidades pessoais

Das características individuais necessárias para um professor de educação física, qualidades como justiça, amor pelas crianças, capacidade de encontrar uma linguagem comum com os adolescentes, alta responsabilidade, sociabilidade, capacidade de controlar vários processos simultâneos, resistência física, resistência ao estresse, perdão, capacidade de perdoar, benevolência e capacidade de fazer contato com os pais.

Ao mesmo tempo, o instrutor de educação física deve ser observador, íntegro, trabalhador e mentalmente equilibrado, expressar de forma clara e interessante seus pensamentos e ter excelentes habilidades organizacionais.

Educação

A profissão de professor de educação física pode ser obtida tanto em instituições de ensino superior como em instituições de ensino médio especializadas - institutos de cultura física, universidades e faculdades pedagógicas, escolas da reserva olímpica. Além da especialidade “Educação Física”, existem áreas como “Cultura Física e Segurança da Vida”, “Educação Física Adaptativa”, “Cultura Física e Saúde do Trabalho” e muitas outras.

O período de estudo em uma escola secundária com base em 9 séries é geralmente de 3 anos e 10 meses, com base em 11 séries - 2 anos e 10 meses, em uma universidade - de 4 a 6 anos, dependendo da forma de estudo (completo- horário noturno ou parcial) e o sistema de ensino (bacharelado ou especialista). Para admissão em instituições de ensino médio especializado, basta passar nas normas de treinamento físico, que são realizadas diretamente na instituição de ensino, e passar no concurso de certificados.Os candidatos às universidades devem ter os resultados do USE no idioma russo, biologia e passar no exame de educação física.

Muitas instituições de ensino superior oferecem a oportunidade de obter um diploma de professor de educação física em combinação com qualquer outra especialidade. Isso expande significativamente as capacidades do professor e permite que você trabalhe em 2 posições, ensinando duas disciplinas ao mesmo tempo. Os graduados que concluíram seus estudos e receberam um diploma de bacharel podem continuar seus estudos em um grau de mestre. Isso lhes permitirá aprofundar os conhecimentos adquiridos e se engajar no trabalho científico na especialidade escolhida.

Quanto ao salário, nas grandes cidades, como Moscou ou São Petersburgo, chega a 40-60 mil rublos e depende do nível de qualificação, tempo de serviço, horas adicionais e liderança de classe. Nas regiões do Extremo Norte e em territórios a eles equiparados, o salário de um professor de educação física é de cerca de 70 mil rublos; nas pequenas cidades e centros regionais da Rússia Central, um professor recebe de 15 a 20 mil rublos. Para ganhos adicionais, os instrutores físicos geralmente ganham dinheiro extra em academias de ginástica, academias e sanatórios, e também lideram seções em centros de desenvolvimento infantil e piscinas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa