Professor

Tudo sobre a profissão de professor de física

Tudo sobre a profissão de professor de física
Contente
  1. Que trabalho é esse?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Descrição do trabalho
  4. Educação exigida
  5. O salário

O campo da educação abrange muitas profissões. Um lugar especial é ocupado por professores que se dedicam não apenas ao ensino, mas também à educação da geração mais jovem. Apesar do fato de que o currículo escolar muda de tempos em tempos, algumas disciplinas permanecem inalteradas, por exemplo, ciências exatas.

Que trabalho é esse?

Apesar de cada um de nós saber o que é professor de física, poucos conhecem as características desta profissão e a sua complexidade. Este é um professor que ensina o básico da física com base em instituições de ensino geral. Esta é a principal tarefa de todo especialista, mas está longe de ser a única.

Além disso, este professor faz o seguinte trabalho:

  • verificar os cadernos dos alunos;
  • organização de tarefas práticas;
  • compilação de materiais metódicos;
  • condução e verificação dos trabalhos laboratoriais;
  • controle durante a aula e muito mais.

Além disso, não se esqueça que ser professor significa ser educador, caso contrário não conseguirá criar um ambiente confortável para a aprendizagem. Um professor profissional será capaz de encontrar uma linguagem comum com cada aluno, independentemente de seu caráter e comportamento. Para continuar sendo solicitado como professor, você precisa se desenvolver constantemente. As leis da física permanecem inalteradas, mas a abordagem do ensino está mudando e se transformando.

Os especialistas aprimoram periodicamente suas qualificações e buscam novas abordagens para os alunos. Além disso, um funcionário da área educacional deve ter conhecimento especializado.

Vantagens e desvantagens

Cada tipo de atividade tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Vamos começar, como sempre, com os profissionais.

  • Muitas pessoas apontam a possibilidade de crescimento na carreira como a principal vantagem.Alguns professores que atuam por muito tempo na mesma instituição de ensino tornam-se chefes de unidade educacional e até diretores. No entanto, essas perspectivas não estão abertas a todos. Existem muito mais pessoas que desejam obter uma promoção do que vagas.
  • O segundo ponto positivo é a demanda no mercado de trabalho. O professor nunca ficará sem emprego. Em alguns países, faltam especialistas nesta área. A Rússia pertence a tais estados. Muitos especialistas que escolheram para si próprios a profissão docente continuam a trabalhar no local de estágio.
  • A estrutura oficial com base nas instituições de ensino estaduais prevê alguns benefícios e vantagens: assistência médica, licença médica remunerada e férias, experiência profissional. Para algumas pessoas, esses fatores são decisivos na escolha de uma profissão. Não se esqueça que os professores têm descanso aos sábados, domingos e também nos feriados.
  • Existem escolas e outras instituições de ensino em que trabalham especialistas em todas as cidades e aldeias, para que possa encontrar trabalho perto de casa.
  • Muitos profissionais usam conhecimentos e habilidades profissionais para gerar renda adicional. Um professor pode se tornar um tutor particular e ganhar dinheiro em seu tempo livre. Os serviços desse especialista são necessários não apenas para alunos que têm dificuldade em dominar o currículo escolar. Além disso, os tutores trabalham com candidatos que precisam de física para serem admitidos em uma instituição de ensino superior.

Agora você precisa se familiarizar com as desvantagens dessa profissão.

  • A principal desvantagem são salários insuficientes. A maioria dos especialistas acredita que o nível de salários é incomensurável com o volume de trabalho e a carga de trabalho. Esse fator influenciou o fato de o número de pessoas que desejam exercer a docência ter diminuído significativamente. A falta de especialistas qualificados é perceptível não só nos pequenos assentamentos, mas também nas grandes cidades.
  • A próxima desvantagem é o estresse psicológico. Envolve o processamento de muitas informações. Além disso, os professores precisam controlar o comportamento dos alunos, estabelecer disciplina e resolver situações de conflito na sala de aula.
  • Além das tarefas principais, muito trabalho extracurricular recai sobre o professor moderno. Estamos a falar de concursos de ciências, viagens a museus de ciências e organização de outros eventos.
  • Uma grande quantidade de papelada é outro fator que os funcionários enfrentam hoje.

Muitos professores reclamam que a maior parte do tempo é gasta na redação de relatórios e na manutenção de estatísticas.

Descrição do trabalho

Os deveres de um professor na escola incluem muitos cargos, cada um dos quais é regulamentado por um padrão profissional.

  • Refletir um plano de aula de acordo com o currículo estabelecido. É compilado pelo Ministério da Educação. Antes de cada aula, o professor precisa se preparar. Para isso, os especialistas utilizam conhecimento e experiência profissional.
  • Preparação para exercícios práticos, sua conduta e controle sobre os alunos no processo de trabalho. Durante os experimentos, você deve seguir estritamente as precauções de segurança. Por qualquer violação, o professor é pessoalmente responsável, podendo ser dispensado.
  • Trabalho metódico, abrangendo toda uma gama de eventos temáticos.
  • Explicação detalhada do material tutorial. Se algum deles tiver problemas, um especialista deve interpretar o assunto corretamente.
  • O professor trabalha com uma audiência ao vivo todos os dias. Nesse caso, é necessário não apenas ministrar a aula com competência, mas também estabelecer uma linguagem comum com cada aluno.
  • O controle, o laboratório e o trabalho independente são itens separados no trabalho de um professor. Eles precisam ser elaborados e, em seguida, verificados e avaliados.
  • A cada dia, o professor cuida do diário escolar e das notas.
  • Periodicamente, o professor deve realizar reuniões de pais e professores.Essas atividades são obrigatórias e são realizadas de acordo com o plano estabelecido.
  • Se disputas e outros conflitos surgirem na classe, o professor deve resolvê-los de forma justa. As conversas são realizadas com os alunos e seus pais.
  • Introdução de relatórios de acordo com os padrões estabelecidos. Durante o ano letivo, os professores processam e compilam uma grande quantidade de documentação.
  • Todos os dias, o professor deve verificar o dever de casa e dar notas.

Educação exigida

Para se tornar um professor, você precisa ter uma educação adequada. No processo de formação, os futuros professores recebem a base de conhecimentos necessária para um maior desenvolvimento na profissão. Para trabalhar na área de educação, você precisa se inscrever em uma instituição de ensino superior (escolhendo a especialidade adequada) ou em qualquer faculdade de formação de professores.

No território da Rússia, os seguintes estabelecimentos são os mais populares e procurados:

  • Universidade Estadual Pedagógica Russa em homenagem a A.I. Herzen em São Petersburgo;
  • Universidade Pedagógica Estadual de Yaroslavl em homenagem a K. D. Ushinsky;
  • Universidade Estadual Pedagógica de Moscou.

As instituições educacionais acima estão operando no país há muitas décadas. Você também pode estudar para a especialidade necessária em quase todas as cidades do país. A lista de disciplinas que devem ser cursadas para admissão depende da instituição de ensino escolhida. Além disso, os requisitos podem mudar de ano para ano. As informações exatas podem ser encontradas no site da universidade ou visitando a instituição para o "Dia Aberto".

Depois de receber o diploma, os especialistas fazem cursos periódicos para aprimorar as qualificações de um professor. Não se esqueça do retreinamento como um programa profissional adicional, durante o qual os especialistas recebem conhecimentos e habilidades adicionais. O processo de aprendizagem difere do nível de acreditação da instituição. Com base nas universidades, os alunos estudam mais, mas no final obtêm um diploma de maior prestígio.

Nas faculdades, o processo de aprendizagem é mais rápido. Os futuros funcionários da esfera educacional aprimoram os dados teóricos obtidos na prática.

O salário

O nível salarial depende dos seguintes parâmetros:

  • experiência e categoria do funcionário;
  • o prestígio da instituição educacional;
  • local de trabalho (região).

De acordo com os dados estatísticos médios, o salário médio na Rússia é de cerca de 20 mil rublos por mês. Além disso, os professores recebem bônus por excesso de trabalho e várias conquistas profissionais. Bônus permanentes por antiguidade e qualificações.

Os salários mais altos estão na capital do Norte e em Moscou. De acordo com dados oficiais do ano passado, o salário médio dos professores em São Petersburgo é de mais de 50 mil rublos por mês. Na capital, esse número girava em torno de 90 mil.

Dependendo da categoria, cada funcionário tem direito a um bônus:

  • os professores da segunda categoria recebem de 10 a 40% de pagamentos adicionais;
  • os funcionários da primeira categoria recebem de 25 a 50% a mais;
  • a categoria mais alta - de 40 a 60% com uma taxa fixa.
sem comentários

Moda

a beleza

casa