Professor

Professor pré-escolar: descrição, conhecimento, treinamento

Professor pré-escolar: descrição, conhecimento, treinamento
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Educação
  5. Carreira

O que um professor faz na escola é mais ou menos compreendido por todos. Mas a descrição das atividades de um professor de pré-escola é muito menos familiar para a maioria das pessoas.

Enquanto isso, os representantes dessa profissão precisam necessariamente de conhecimentos especiais, e seu treinamento não é menos completo do que o dos professores de uma escola ou universidade.

Peculiaridades

A principal característica do trabalho de um professor de pré-escola, o que é incomum para professores de outras profissões, é que ele lança as bases para o desenvolvimento bem-sucedido de uma criança. É muito fácil e simples cometer um erro neste ponto. Será colossalmente difícil corrigi-lo mais tarde, e às vezes até impossível. Vários estudos psicológicos permitiram estabelecer que os principais traços de caráter em crianças se desenvolvem entre os 4 e os 6 anos. É então que é determinado como uma pessoa irá interagir com outras pessoas.

Mas por toda a importância da educação, não se deve esquecer o componente educacional de tais atividades. Conhecimento e habilidades também devem ser incutidos nesta idade. A interação com cada aluno deve ser construída individualmente - o que não acontecerá depois, mesmo nas melhores escolas, e mais ainda nas universidades. O professor da pré-escola não deve lutar contra as fantasias e inclinações lúdicas das crianças, como o fará mais tarde, mas utilizá-las e, ao mesmo tempo, ajudar a superá-las, levando-as a uma forma logicamente preenchida. Resumindo o que foi dito, você precisa se concentrar em:

  • responsabilidade;
  • aumento da complexidade do trabalho;
  • a necessidade de agir com rapidez e tranquilidade;
  • a mais estrita consideração das características dos alunos.

Responsabilidades

O componente mais importante da atividade de um professor de pré-escola é o acompanhamento constante dos alunos. Deve-se ter cuidado para garantir que eles não acabem em uma situação perigosa. Pode ocorrer em qualquer lugar - no quarto e no corredor, na sala de jantar e na sala de aula, mas o risco é especialmente grande ao caminhar e brincar em áreas abertas. Dada a suscetibilidade especial do corpo dos bebês a infecções, os professores que trabalham com crianças em idade pré-escolar são obrigados a se submeter a exames médicos duas vezes por ano. Ao mesmo tempo, eles próprios devem ser capazes de avaliar o estado de saúde dos alunos e, ao primeiro incômodo, tomar as medidas necessárias.

Educadores pré-escolares, juntamente com enfermeiras do jardim de infância e outros profissionais de saúde, cuidam de melhorar a saúde das crianças, ensinando-lhes habilidades de higiene. Atenção especial deve ser dada às crianças debilitadas, àquelas que só recentemente se recuperaram de uma lesão ou doença. Em alguns casos, é necessário não apenas desenvolver bebês, mas também se engajar na correção pedagógica e psicológica.

Além disso, o jardim de infância conduz seu trabalho de maneira ordenada e sistemática. Todas as atividades dos professores devem ser construídas de acordo com um plano claro e verificado. Isto se expressa, é claro, também na precisa execução do horário das aulas, no regime dos grupos de formação.

Mas é impossível reduzir toda atividade apenas ao cumprimento das prescrições. Um bom professor de pré-escola monitora constantemente os interesses das crianças e avalia suas habilidades. Isso deve ser feito tanto na adaptação dos que acabam de ingressar no grupo de estudos, como na sua gestão diária e, claro, na preparação de documentos de acompanhamento para egressos do jardim de infância.

As funções do professor também incluem:

  • preparação de atividades de lazer;
  • realização de feriados com a participação de crianças;
  • substituição de outros professores em suas ausências;
  • preparação da documentação necessária;
  • cumprimento de instruções e instruções viáveis ​​de gerentes, educadores seniores, trabalhadores médicos;
  • participação em conselhos pedagógicos;
  • tratamento cuidadoso da propriedade da organização;
  • manter a limpeza e a ordem no grupo e, se possível, em todo o território.

Conhecimento e habilidades

A categoria de conhecimento geral para qualquer professor de jardim de infância inclui o código de trabalho e as leis que regem as atividades educacionais. Também é necessário estudar os atos que regulam os direitos das crianças. A experiência pedagógica do educador pode ser diferente (e deve ser levada em consideração no trabalho). Mas mesmo os iniciantes devem:

  • saber controlar os alunos;
  • levar em consideração sua idade e características fisiológicas;
  • seguir estritamente os princípios da ética pedagógica;
  • ser capaz de compreender as causas dos conflitos e eliminá-los;
  • abordagens pedagógicas atualizadas;
  • dominar os métodos básicos de comunicação com outros professores, seus filhos, seus pais e outras pessoas;
  • ser capaz de preencher o tempo livre dos educados;
  • monitorar incêndio e segurança sanitária;
  • conhecer os princípios dos regulamentos internos da organização.

Educação

Antes de escolher um programa educacional, é necessário determinar claramente o que o futuro professor realmente planeja fazer. O trabalho direto em um grupo de crianças é muito diferente da preparação de currículos e da gestão de um jardim de infância em geral. Os padrões de ensino para cuidadores regulares e idosos também diferem. Alguns jardins de infância contratam de bom grado alunos formados em faculdades e escolas técnicas. De fato, nessas instituições de ensino por 3-3,5 anos, eles dominam um programa detalhado com um viés prático.

Existem instituições de ensino secundário especializado com o programa necessário em pelo menos qualquer grande cidade regional. Mas, para graduados da escola, faz sentido desaprender 4 ou 5 anos em uma instituição de ensino superior. Qualquer departamento de educação sempre insiste que os jardins de infância aceitem o maior número possível de graduados.No processo de aprendizagem, eles dominarão em profundidade precisamente os métodos de trabalho com crianças em idade pré-escolar. Faz sentido procurar programas de treinamento apropriados em institutos pedagógicos e universidades. É um pouco mais fácil para quem já tem uma especialidade pedagógica ou afins - podem sempre usufruir do regime de reconversão, que vai de 3 meses a 1 ano.

A educação especial neste formato está disponível para todos os que possuem um diploma universitário (mesmo em uma especialização completamente diferente). Não haverá exames, você só terá que pagar pelo treinamento. Importante: pessoas distantes da pedagogia terão que estudar pelo menos 1000 horas. O seu documento educacional deve indicar que os graduados receberam as qualificações de um educador. A reciclagem necessária é oferecida por universidades pedagógicas em toda a Rússia.

Carreira

      Os funcionários do jardim de infância têm perspectivas de carreira. mas em termos materiais, isso não é acompanhado por alterações correspondentes... Muitos, tendo passado de educador comum a educador sênior e posteriormente a gestor, partem para outras áreas. Alguém vai para o departamento de educação, alguém prefere seguir a carreira em um jardim de infância particular.

      É verdade que você terá que dominar métodos alternativos de ensino; é por isso que algumas pessoas estão tentando abrir seus próprios jardins de infância.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa