Professor

Professor de formação complementar: descrição da profissão, responsabilidades e requisitos

Professor de formação complementar: descrição da profissão, responsabilidades e requisitos
Contente
  1. Que é aquele?
  2. Responsabilidades do trabalho
  3. Educação
  4. Qualidades necessárias de um professor
  5. Remuneração
  6. Demanda pela profissão
  7. Dicas de currículo

Todo pai sonha que todas as possibilidades, habilidades e interesses da criança se desenvolvam na mesma proporção. No entanto, a escola tradicional não consegue dar conta dessa tarefa, uma vez que o conjunto de disciplinas estudadas é limitado pelo currículo. Nesses casos, surge na vida da criança um professor de formação complementar, que aborda individualmente o desenvolvimento dos talentos de cada criança.

Quem é professor de educação continuada? Que funções de trabalho este especialista executa? Que qualidades e educação ele deve ter? Leia mais sobre isso em nosso artigo.

Que é aquele?

Professor de educação complementar - esta é a pessoa que vai realizar os sonhos do seu filho. Não é segredo para ninguém que hoje o sistema de educação escolar tradicional é construído de acordo com estruturas e requisitos bastante rígidos. É por isso que muitos pais usam educadores adicionais para ajudar seus filhos a satisfazer sua curiosidade, apoiar interesses e desenvolver talentos. Ao mesmo tempo, o professor de educação adicional, assim como professores e professores comuns, trabalha de acordo com um documento denominado padrão profissional, portanto você não precisa se preocupar com a competência desse especialista.

Professores adicionais (e eles são para crianças e adultos) podem trabalhar como funcionários (por exemplo, em centros culturais) ou abra suas próprias escolas e clubes.

Além disso, o treinamento em tais escolas e círculos pode afetar uma variedade de áreas: línguas estrangeiras, desenho, dança e vocais, esportes e muito mais.

Responsabilidades do trabalho

Quando empregado em um determinado local de trabalho, o professor de formação complementar recebe do empregador instruções detalhadas, que explicam todas as funções de um especialista. Para realizar seu trabalho com eficácia e eficiência, o professor deve possuir todas as habilidades listadas nessas instruções.

Normalmente, as responsabilidades do cargo incluem as seguintes tarefas.

  • Conclusão dos grupos de treinamento. O trabalho principal dos professores de formação complementar ocorre em grupos, com menos frequência um especialista conduz aulas individuais. Para que o treinamento seja o mais eficaz possível e traga o maior benefício possível para cada aluno, o professor deve formar as turmas corretamente. Isso significa que todos os alunos devem ter aproximadamente a mesma idade e nível de habilidade. É impossível, por exemplo, formar um grupo geral de adolescentes e pré-escolares de 15 anos.
  • Elaboração de programas de treinamento... Independentemente de o professor trabalhar por conta própria ou ser empregado (por exemplo, em uma escola ou em um centro cultural), ele deve ser capaz de elaborar programas de treinamento.
  • Planejando e ministrando aulas. Para que cada lição seja bem-sucedida, você definitivamente deve se preparar para ela. É por isso que professores experientes prescrevem um plano de aula com antecedência, pense sobre atividades adicionais (por exemplo, jogos).
  • Assistência consultiva... Em primeiro lugar, essa assessoria está relacionada à comunicação com os pais dos alunos. Ele desempenha um papel especialmente importante para iniciantes e aqueles que ainda não conseguiram se adaptar à formação complementar oferecida por este especialista.
  • Organização de eventos... Muitas vezes, para demonstrar o que os professores já aprenderam, ele organiza master classes e aulas abertas. Assim, por exemplo, se se trata de um círculo de desenho criativo, então uma exposição dos trabalhos dos alunos seria apropriada, e para um círculo de dança - um concerto com números demonstrativos.
  • Suporte de documentação para a gestão do círculo (ou instituição de ensino pré-escolar)... Quaisquer ações de um professor de formação complementar devem ser apoiadas por documentos (planos de aula, normas profissionais, atos legislativos, etc.).
  • Conhecimento das tendências atuais na direção. Ao ensinar às crianças esta ou aquela habilidade, é muito importante não apenas familiarizá-las com o básico, mas também informá-las sobre as novas tendências da moda.
  • Posse do marco regulatório... Quase todas as esferas da atividade humana são regulamentadas por lei. Por isso, é muito importante que o professor esteja ciente de seus direitos e responsabilidades.

Deve-se ter em mente que, dependendo do local de trabalho, assim como do empregador específico, as responsabilidades profissionais podem ser modificadas e complementadas. A este respeito, leia atentamente a descrição do trabalho e não hesite em fazer perguntas de esclarecimento e adicionais durante uma entrevista pessoal.

Educação

Para se tornar um professor de educação complementar, você precisa ser altamente qualificado e atender a todos os padrões profissionais necessários. Assim, o professor deve ter formação superior (preferencialmente mais de um), além de cursos completos de formação avançada e reciclagem.

Portanto, o caminho padrão de um professor de educação adicional é o seguinte.

  • Depois da formatura você precisa decidir sobre o perfil específico de sua especialização: se você vai ensinar as crianças a dançar, cantar, inglês ou qualquer outra habilidade. Depois disso, você precisa escolher a especialização adequada na universidade ou na instituição de ensino secundário especial (porém, a preferência é dada à primeira opção).Ao mesmo tempo, recomenda-se dar atenção especial às prestigiosas universidades localizadas na capital. Lembre-se de que o treinamento é um processo bastante demorado que pode durar de 4 a 6 anos (dependendo da forma de estudo em período integral ou parcial).
  • Depois de ter passado com sucesso nos exames de admissão (em cada direção eles serão diferentes, então você precisa entrar em contato com o escritório de admissões de uma determinada universidade e esclarecer este ponto) e entrar na universidade, você precisa certifique-se de obter apenas as notas mais altas. A opção ideal é se formar na universidade com menção honrosa.
  • Agora que concluiu sua educação especializada, você precisa decidir onde e como receberá sua formação de professores. Então, por exemplo, você pode obtê-lo como um segundo ensino superior, fazer cursos de treinamento avançado, etc. Além disso, dependendo de onde você planeja trabalhar no futuro, os requisitos do empregador podem mudar, por isso é melhor esclarecê-los com antecedência .
  • Também não se esqueça disso nosso mundo está constantemente mudando e melhorando: novas tecnologias de computador aparecem, novos métodos de ensino são inventados, etc. etc. Portanto, mesmo após o início de sua carreira, você terá que frequentar constantemente uma variedade de master classes, treinamentos e cursos para se manter um especialista relevante e competitivo em demanda no mercado de trabalho.

Depois de concluir o processo educacional, você deve começar a procurar seu primeiro emprego. Para fazer isso, você pode entrar em contato com os empregadores com os quais você fez estágio e estágio durante seus estudos.

Depois de ganhar experiência, você pode começar a organizar seu próprio negócio com segurança.

Qualidades necessárias de um professor

Para que uma pessoa possa trabalhar como professor de educação complementar, ela deve cumprir uma série de requisitos. Em geral, eles podem ser divididos em 2 grandes categorias.

Profissional

Os requisitos profissionais referem-se às qualificações, competências, habilidades e aptidões do funcionário. Assim, incluem-se a formação adequada (especializada na direção, bem como pedagógica), a capacidade de cumprir todas as funções estipuladas na descrição do cargo, a posse dos conhecimentos necessários, etc.

Pessoal

No entanto, além de qualidades exclusivamente profissionais, para um trabalho bem-sucedido como professor, é necessário possuir uma série de características pessoais e traços de caráter. Entre eles:

  • sociabilidade (você terá que se comunicar com um grande número de pessoas: tanto com os filhos quanto com os pais);
  • resistência ao estresse (o trabalho do professor envolve um grande número de situações estressantes);
  • buscando a auto-educação;
  • polidez;
  • tato;
  • sensibilidade;
  • atenção e responsabilidade;
  • disciplina e pontualidade;
  • benevolência;
  • senso de humor;
  • criatividade, etc.

Remuneração

O trabalho de um professor de educação complementar é bastante complexo e inclui realizando um grande número de tarefas necessárias, mas ao mesmo tempo bastante complexas... Além disso, requer criatividade e criatividade da pessoa, além de outras qualidades de caráter e habilidades profissionais já descritas acima. No entanto, apesar de tais requisitos volumosos para um especialista, seus salários permanecem muito baixos (Isso é especialmente verdadeiro para aquelas pessoas que trabalham em agências governamentais, por exemplo, em escolas). Por exemplo, o salário médio de um professor de educação adicional é de cerca de 25.000 rublos.

Na determinação da recompensa material, vale a pena enfocar uma variedade de fatores que se relacionam não só a um determinado local de trabalho, mas também à região de residência e à demanda pela habilidade que o professor ensina aos seus alunos.

Demanda pela profissão

A profissão de professor de formação complementar não é igualmente procurada dependendo da região de residência, bem como de uma especialização específica. Além disso, dependendo de tendências específicas e tendências da moda, uma ou outra direção de educação adicional pode ser mais ou menos popular. A este respeito, antes de escolher esta profissão e determinar com uma especialização estreita, é importante estudar com atenção o mercado de trabalho da região onde você pretende trabalhar. Além do mais, analisar as previsões de especialistas para o futuro.

Mas, ao mesmo tempo, não se esqueça que para alcançar o máximo sucesso na direção escolhida é muito importante ouvir o seu próprio coração e levar em consideração os seus interesses.

Dicas de currículo

No momento da contratação, um professor de educação complementar deve fornecer ao empregador seu currículo. Para que o empregador preste atenção à sua candidatura como profissional na sua área, é muito importante que o currículo cumpra todas as normas e requisitos necessários. Vamos considerá-los com mais detalhes.

  • O currículo deve ser claramente estruturado e incluir os seguintes pontos: Nome completo, informações de contato (local de residência, endereço de e-mail, telefones, mensageiros), educação, experiência de trabalho, aptidões e aptidões profissionais, qualidades pessoais, hobbies e interesses, outras informações adicionais.
  • O documento deve ser o mais curto e conciso possível, não contêm informações pessoais desnecessárias e informações biográficas desnecessárias.
  • Falta de erros gramaticais, ortográficos e de pontuação deixará claro para o empregador que você é uma pessoa séria e responsável que está atenta aos detalhes.
  • Ao preencher o documento, é permitido focar em modelos e amostrasque você encontrará na Internet, mas ao mesmo tempo, não os reescreva e copie impensadamente - certifique-se de mostrar sua individualidade e de falar sobre você.
  • O currículo deve ser bem desenhado, em um estilo consistente. No entanto, é recomendável usar a mesma fonte em todo o documento e aplicar o mesmo tipo de alinhamento.
  • Todas as informações que você escreve no documento devem estar diretamente relacionadas ao cargo para o qual você está se candidatando. Então, por exemplo, você não precisa escrever que trabalhou como garçom.

Dito isso, além do seu currículo, alguns empregadores podem pedir que você forneça uma carta de apresentação. Neste documento, poderá revelar-se mais detalhadamente como pessoa e apresentar ao empregador aquelas qualidades e conquistas que, na sua opinião, o colocarão em uma posição favorável e se tornarão suas vantagens.

Assim, você pôde verificar que a profissão de professor de formação continuada é muito importante e interessante. Requer muito conhecimento e habilidades, bem como inclinações criativas. Ao mesmo tempo, a educação que você recebe após a formatura não será suficiente para assumir esta posição - você terá que melhorar constantemente.

Lembre-se também de que essa profissão não é muito lucrativa.

sem comentários

Moda

a beleza

casa