Limpando a casa

Quais são os tipos de limpeza?

Quais são os tipos de limpeza?
Contente
  1. Por que você precisa de limpeza?
  2. Variedades
  3. Tipos de limpeza fora do padrão

Marie Kondo, no seu best-seller, que se tornou o novo livro sagrado da categoria "Housekeeping", escreveu que a limpeza deve ser feita de uma vez por todas. E então apenas mantenha o estado da casa, se não no ideal, então na forma ideal. A limpeza, ao que parece, tem muitos de seus segredos, sutilezas e truques de vida, que nunca é tarde demais para usar em nossa própria experiência.

Por que você precisa de limpeza?

Não, esta não é uma pergunta retórica. Você pode sofrer por muitos anos durante o ritual de limpeza semanal (bastante doloroso para muitos) sem entender suas leis e lógica. Vale a pena aprender com as empregadas que rapidamente arrumam os quartos, ou simplesmente com as donas de casa astutas, em cuja casa não há bagunça. Mesmo com crianças pequenas, convidados regulares e doenças repentinas, quando não cabe a limpeza.

A limpeza ampla permite que você execute muitas tarefas.

  • Cada coisa tem seu lugar. Parece simples, mas o valor desse conselho é maior do que pode parecer à primeira vista. Se tudo estiver em seu lugar, não haverá caos na limpeza. Pratos sujos (se você precisa correr agora) podem “se esconder” na lava-louças, os brinquedos não são armazenados de forma caótica, mas em caixas especiais, recipientes, caixas, etc. Tudo começa com esse princípio na limpeza de um ambiente.
  • Livre-se de coisas desnecessárias. Isso precede a limpeza do piso e a remoção de poeira das superfícies horizontais. E você precisa fazer isso com mais ousadia. Se o item não for usado por um ano, a probabilidade de que seja útil é inferior a 5%.
  • Remova o ruído visual. Não é apenas irritante, não permite que você se concentre nem no descanso, nem no trabalho, nem na escola. Isso estraga a imagem geral, não permite que o interior permaneça harmonioso e também pode causar uma bagunça aparente, mesmo em uma sala com aparência tolerável.
  • Limpar. Muito mais compreensível - a casa não deve ser um repositório de poeira, sujeira e outros fenômenos não atraentes. Não há nada melhor do que um chão bem lavado e brilhante (e mesmo parquete, tábua ou linóleo é questão de terceira importância), não há nada mais agradável aos olhos do que janelas lavadas, limpeza das superfícies verticais da cozinha, etc.

Existem muitos tipos de limpeza e cada um requer a implementação de suas próprias regras. Na verdade, depois de aprendê-los, a limpeza deixará de ser uma dor de cabeça. Além disso, também pode se tornar um alívio psicológico ao longo do caminho, não é à toa que dizem: ponha as coisas em ordem na casa, vai ficar mais limpo na sua cabeça.

Variedades

Existem três tipos principais de limpeza com os quais todos já tiveram de lidar.

Diário

Este conceito incluirá um conjunto de ações que as donas de casa nem sempre chamam de limpeza propriamente dita. Por exemplo, limpe o chão do corredor depois de voltar da rua para casa e pisar forte. É limpeza? Com certeza.

O que mais se aplica à limpeza diária:

  • lavar pratos é algo de que você não pode fugir, e uma máquina de lavar louça, é claro, simplifica seriamente a situação;
  • limpar a cozinha depois de cozinhar e comer - às vezes você tem que lavar o chão depois de experiências culinárias sérias;
  • limpar a pia do banheiro;
  • levando o lixo para fora;
  • limpar a caixa de areia do gato, etc.

Tudo isto muitas vezes é feito de forma automática, os proprietários procuram não deixar o caixote do lixo cheio todos os dias, sair da cozinha limpa sem um monte de louça e migalhas sobre a mesa. Há mais de uma maneira de simplificar essa limpeza, tornando-a um ritual agradável.

Por exemplo, faça isso enquanto ouve palestras, podcasts ou audiolivros. Vários pássaros com uma pedra são mortos ao mesmo tempo, e o cansaço é menos sentido.

Em geral

A limpeza semanal, que vale a pena mencionar primeiro, não é uma limpeza geral. O que geralmente é feito no sábado ou domingo é geralmente feito pelas mãos de todos os membros adultos (e não muito adultos) da família, o que é a decisão mais correta.

A limpeza semanal inclui:

  • colocar objetos em seus lugares, se necessário;
  • limpeza a seco do pó das prateleiras, peitoris das janelas e outras superfícies;
  • limpeza úmida de superfícies;
  • usando um aspirador de pó para pisos, carpetes, móveis estofados;
  • lavar o chão;
  • lavar espelhos e canalizações;
  • cuidar de plantas de interior.

Isso é apenas básico, pode haver nuances em cada apartamento. Alguém nos fins de semana lava o fogão, o forno e também arruma bem a geladeira. Alguém está acostumado a limpar tudo uma vez por semana, lavar, arrumar uma grande roupa, depois sair para passear, sair de casa para arejar.

As características da limpeza geral são diferentes. Geralmente ocorre uma vez por mês ou até com menos frequência. A família inteira participa.

Um plano de limpeza geral passo a passo pode ser útil.

  1. Decluttering. Eles começam com ele, removendo tudo que provavelmente não será útil e será usado. E isso é feito em todos os cômodos. Algo pode ser dado em sites especiais, algo pode ser enviado para a lixeira.
  2. Lavagem de cortinas, cortinas, tapetes e colchas, capas de almofadas e outros têxteis para o lar. Mesmo que não estejam muito sujos, podem ser renovados. Lave ou limpe a uma temperatura e condições aceitáveis.
  3. Movendo os móveis para o lado, removendo a poeira atrás deles. Para que não se acumule em quantidades catastróficas, isso deve ser feito pelo menos uma vez a cada 1,5-2 meses. Isso também inclui limpar e até mesmo lavar os radiadores, nos quais muita poeira pode se acumular de forma imperceptível.
  4. Lavar janelas. Não é necessário fazer isso todos os meses, especialmente se as condições de lavagem forem perigosas, mas se isso não causar dificuldades, esse item pode ser incluído em todas as limpezas gerais.
  5. Lavar utensílios de cozinhase necessário.

Às vezes, a limpeza geral é estressante, especialmente se não houver tempo ou força física para isso. Nesse caso, existem serviços de limpeza que cuidam de todos esses pontos.Ao mesmo tempo, você pode espionar sua tecnologia de limpeza e aplicar alguns movimentos e truques em seu bigode.

A limpeza geral leva tempo, sendo indesejável interromper para alguma coisa. Portanto, até o dia agendado, é preciso encerrar as questões urgentes, preparar a comida com antecedência. Você pode distribuir quem faz o quê da casa, para que a limpeza seja mais produtiva.

Pós-construção

Esta limpeza é das mais trabalhosas, pois terá de lidar com uma grande quantidade de trabalho: pó, desperdícios de obras e outros momentos desagradáveis.

A sequência de ações pode ser a seguinte:

  • coleta e remoção de resíduos de construção;
  • limpeza das instalações com aspirador industrial;
  • remoção de vestígios de cola, verniz, tinta, cal;
  • processamento de pisos com rodas abrasivas ou uma máquina de disco único, se tal solicitação existir;
  • eliminação da sujeira acumulada em radiadores, plataformas e portas, peitoris de janelas;
  • limpeza úmida - tanto as paredes quanto o piso são lavados;
  • lavar janelas;
  • colocar os móveis em bom estado, levando em consideração a aplicação de meios sobre os mesmos que impeçam o acúmulo de poeira;
  • limpeza a seco de tapetes;
  • lavagem de canalizações e acessórios de casa de banho.

E esse trabalho também pode ser confiado a profissionais. E se o conserto foi feito à mão, não há energia para uma limpeza em larga escala, a ajuda de especialistas será uma salvação e uma possível economia de energia para a posterior reforma da casa.

Tipos de limpeza fora do padrão

Aqui está uma lista completa de trabalhos de casa, que não são necessários para todos e nem sempre, mas quando se deparam com eles, os donos podem ter muitas dúvidas.

  • Desinfecção do apartamento. Às vezes, um tipo separado de limpeza é dedicado a ela. Em uma loja de ferragens, você pode encontrar produtos adequados para desinfetar encanamentos, brinquedos, ladrilhos, etc. Essa limpeza pode ser necessária após um congresso de inquilinos que alugam um apartamento, ou após o aparecimento de pragas na casa. São necessárias ações semelhantes, caso uma pessoa com doença infecciosa apareça em casa.
  • Limpando a TV, o monitor. Espaná-los é fácil, mas às vezes não é o suficiente. Mas limpar telas com lenços umedecidos especiais com efeito antiestático já é um nível de limpeza mais sério. Ao mesmo tempo, terá que limpar o controle remoto, muita sujeira se acumula no espaço entre os botões, que é bem removida com cotonetes e palitos de dente.
  • Removendo manchas de superfícies. Se não foi possível fazer isso prontamente (o que é mais verdadeiro), você pode dedicar uma limpeza separada para isso. Freezer, lavanderia, ácido cítrico, fita adesiva, sabão de bicarbonato de sódio - há muitas maneiras de lidar com a sujeira quase impossível.

Além disso, limpeza fora do padrão será tudo o que for usado pela primeira vez: novas tecnologias, técnicas, técnicas. Por exemplo, você pode tentar o método dos seis dias em você mesmo. Existem muitas interpretações, nomes, existem várias abordagens para este método. A sua essência é distribuir diferentes atividades de limpeza durante 6 dias da semana. Por exemplo, na segunda-feira para lavar as superfícies da cozinha, arrumar a geladeira, etc. Na terça para cuidar das plantas, na quarta - para limpar o banheiro, na quinta - tirar o pó, na sexta - para sujar as superfícies, e no sábado para lavar o chão.

É possível que no domingo você tenha que fazer um mínimo, e não dedicar várias horas a uma limpeza completa.

Existem dicas para ajudá-lo a gastar menos tempo limpando.

  1. Armazenar as coisas na vertical, e não em pilhas, significa limpar o menos possível no armário e na cômoda. Porque tirar uma blusa da pilha, procurá-la ali, ao mesmo tempo remexendo em outras coisas, é já quebrar o pedido. E se tudo for feito às pressas, não haverá tempo para empilhar as coisas. É assim que a bagunça se reproduz na casa. O armazenamento vertical ajuda a visibilidade e permite que você alcance o item que deseja sem desordem.
  2. Você não precisa limpar por quarto, mas por categoria de coisas. Mesmo psicologicamente, será mais fácil fazer isso.Primeiro, arrume todas as roupas, depois vá para os livros, depois para o escritório, etc. Assim, você pode fazer a organização ao longo do caminho.
  3. O armazenamento oculto elimina o ruído visual. É claro que algo pode ficar à vista, mas as caixas com documentos, com fios / agulhas, com várias coisinhas devem ser escondidas.
  4. A mesma Mari Kondo garante que tudo na casa deve trazer alegria. Caso contrário, não é mais uma coisa, mas um lastro, que por algum motivo aparece no dia a dia e, possivelmente, por muitos anos. Se os amigos já deram um vaso, brinquedo, ímã, prato, mas essas coisas não são usadas, mas apenas armazenadas, você precisa dizer adeus a eles. Amigos me fizeram feliz, emoções foram apresentadas, a coisa serviu. Talvez ela seja útil para outra pessoa, mas ela deve deixar esta casa.
  5. Para organizar o armazenamento, você não precisa comprar contêineres, caixas, etc. Mais precisamente, isso é opcional. Você deve dar uma olhada mais de perto no que já está na fazenda. Você pode usar caixas de presentes, embalagens diversas com sabedoria e racionalidade. E comprar novo muitas vezes nada mais é do que mais uma concessão à era do consumo, que, aliás, está saindo.

Limpeza feliz, fácil e produtiva!

sem comentários

Moda

a beleza

casa