Limpeza de eletrodomésticos

Processo de fabricação de banho ultrassônico

Processo de fabricação de banho ultrassônico
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Compromisso
  3. Como fazer isso sozinho?
  4. Como usar?
  5. Adendo

Uma pessoa na vida moderna está cercada por vários ajudantes - eletrodomésticos, eletrodomésticos e itens de uso diário. Eles simplificam muito a realidade e a tornam mais confortável. Infelizmente, todas essas coisas ficam sujas com o tempo e precisam ser bem limpas para estender sua vida útil.

Deve-se notar que o progresso científico e tecnológico não pára e faz seus próprios ajustes à vida cotidiana. Há apenas algumas décadas alguns equipamentos eram utilizados apenas na produção, no ramo da indústria, hoje está na nossa casa. E isso não é fantasia, mas realidade. Um exemplo disso é o banho ultrassônico, que vem ganhando popularidade rapidamente entre a população.

Peculiaridades

Os designs de banho ultrassônico contêm:

  1. emissor;
  2. um elemento de aquecimento;
  3. gerador de frequência;
  4. Bloco de controle.

O emissor, que converte as flutuações da corrente elétrica em mecânicas, é o principal mecanismo do dispositivo. As vibrações modificadas, uma vez na solução de limpeza, afetam os objetos a serem limpos através das paredes do recipiente. Um elemento de aquecimento é um componente estrutural que mantém uma temperatura constante do fluido. A fonte de vibração é um gerador de frequência. Todos os parâmetros dos modos definidos e intervalos de tempo de limpeza são controlados pela unidade de controle.

    Pelas suas características, o limpador ultrassônico trará muitos momentos agradáveis ​​em sua vida:

    1. com sua ajuda, você pode limpar os locais mais inacessíveis de produtos;
    2. a ação do ultrassom removerá o lixo das menores rachaduras e fendas;
    3. após processar itens contaminados com este dispositivo, você não encontrará um único dano mecânico;
    4. você vai economizar muito seu tempo;
    5. não é preciso tocar na superfície suja, basta colocar a peça na banheira e ligar o aparelho;
    6. utilizando a limpeza desta forma, você não corre o risco de estragar o próprio produto, o que nem sempre é garantido em caso de esforços mecânicos sobre o mesmo;
    7. o contato direto com produtos químicos é mínimo;
    8. sua saúde está segura.

    Compromisso

    O escopo de aplicação dos banhos ultrassônicos está em constante expansão, tanto em empresas onde unidades semelhantes são usadas para a limpeza de instrumentos e peças de grande porte, quanto em casa. E se em plantas industriais e fábricas essa tecnologia já é usada há muito tempo, então em casa conhecemos esse processo não faz muito tempo, mas a cada dia ele atrai cada vez mais a atenção merecida. Esses dispositivos são amplamente utilizados em vários campos.

    • Na medicina moderna, os banhos ultrassônicos são usados ​​para esterilizar instrumentos cirúrgicos e de laboratório.
    • Joalheiros e mestres da restauração usam esses dispositivos para purificar completamente metais preciosos, devolvendo-os a uma aparência atraente e radiante. A propósito, a placa em prata ou ouro é removida em meia hora.
    • Nas empresas de engenharia mecânica, grandes unidades e peças são limpas com a ajuda deles, a limpeza ocorre após o polimento e lixamento da superfície.
    • Nos salões de manutenção de automóveis, nem uma única lavagem de carburadores, bicos injetores é completa sem um banho ultrassônico.

    Por exemplo, um injetor de dosagem de combustível não pode ser completamente lavado se estiver entupido. Neste caso, retire o injetor com bicos e faça a limpeza no banho com ondas com uma frequência suave. Este procedimento é repetido várias vezes. Todas as peças metálicas são submetidas à mesma limpeza para eliminar os sinais de envelhecimento.

    • Em gráficas e oficinas de reparo de equipamentos organizacionais, dispositivos estão envolvidos na lavagem dos cabeçotes de impressão das impressoras, aumentando assim sua vida útil, bem como os elementos a jato de tinta. A qualidade de impressão melhora notavelmente após a limpeza.
    • Na indústria química, se é necessário acelerar algumas reações sintéticas, recorrem ao tratamento ultrassônico.
    • Os mecanismos eficientes têm recebido elogios no campo da eletrônica. Nos serviços técnicos, costuma-se utilizar um banho de limpeza doméstica, onde é colocada a prancha (sem alto-falantes, microfones, câmeras). Em seguida, é derramado com uma solução especial e o aparelho é ligado, operando em uma determinada frequência. Assim, a eficiência do equipamento é restaurada. Além disso, as placas frágeis não podem ser processadas mecanicamente. Muitas pequenas oficinas de reparo usam banheiras de bricolage.
    • Na indústria óptica, todos os componentes corroídos do instrumento são limpos em banhos ultrassônicos.
    • As peças muito pequenas devem ser limpas nas relojoarias. Este é um processo que exige rigor, rigor, escrupulosidade, pelo que é impossível prescindir destes mecanismos.
    • Hoje em dia, em casa, os banhos ultrassônicos são usados ​​para limpar pequenos elementos de eletrodomésticos e eletrodomésticos.

    Hoje é difícil citar qualquer outro método para restaurar o funcionamento de peças e dispositivos mais eficaz do que a limpeza em banho ultrassônico. É muito mais poderoso do que as opções tradicionais.

    Como fazer isso sozinho?

    Pelo nome fica claro que estamos falando de ultrassom. Nas aulas de física, todos se lembram desse termo - ondas sonoras de alta frequência. A audição humana não os capta e não os reconhece.

    Quando exposto a líquidos, forma-se um grande número de bolhas, que explodem com o aumento da pressão. Em outras palavras, um processo de cavitação pode ser alcançado.Quanto menores as bolhas ficam maiores, maior é a pressão.

    Os inventores do banho ultrassônico tomaram esse fenômeno como base. O produto a ser limpo é colocado em um recipiente com a solução líquida necessária. O aparelho arranca e muitas bolhas que rebentam atingem as peças, aparelhos, superfícies contaminadas, removendo escrupulosamente a placa, as manchas, limpando-as da gordura.

    Este método permite que você atualize partes de peças que não estão sujeitas à limpeza manual. A propósito, a integridade estrutural do mecanismo não será afetada.

    Antes de começar a fazer um banho ultrassônico, você precisa descobrir quais materiais você precisa:

    • recipiente, de preferência porcelana ou cerâmica, pode-se levar uma bacia de aço inoxidável;
    • base de aço na qual todos os elementos serão fixados;
    • bomba para encher o banho com líquido;
    • cassete ou bobina com núcleo de ferrite;
    • tubo de vidro ou plástico;
    • conversor baseado em pulso (para aumentar a pressão);
    • líquido do banho;
    • ímã redondo (caberá em alto-falantes antigos).

      Você pode começar a fazer o produto. Antes de iniciar a montagem, compreenda profundamente o princípio de funcionamento do dispositivo, estude cuidadosamente as características características de seu funcionamento. O processo de trabalho na criação de um banho ultrassônico consiste em várias etapas.

      1. Enrolamos a bobina com um núcleo de ferrite no tubo, não retiramos o próprio pino (haste) e não o fixamos em nada, deixando-o pendurado livremente. Um ímã é amarrado em uma extremidade - temos um emissor de ultrassom.
      2. Fixamos o recipiente na moldura - este é o nosso banheiro.
      3. Um orifício é feito no fundo do vaso e um radiador é inserido - um transdutor magnetostritivo.
      4. Complementamos o próprio banho com duas ranhuras - para preencher e drenar o líquido.
      5. Instalamos a bomba.
      6. Deve haver um transformador em estoque, que colamos estritamente no centro do fundo do tanque.
      7. Soldamos a placa e montamos o circuito.
      8. O conversor de saída é conectado a um enrolamento de 5 V.

      Como usar?

      Ao usar banhos ultrassônicos, você precisa se lembrar de algumas regras:

      • conformidade com as regras de segurança contra incêndio e elétrica;
      • inspeção externa obrigatória do dispositivo;
      • é estritamente proibido tocar no líquido e na parte a ser limpa durante o funcionamento do aparelho;
      • se precisar tocar, faça-o com luvas de borracha;
      • a instalação não pode ser ligada se o banho não estiver cheio de líquido;

      Ao limpar itens pequenos, coloque-os em um copo com líquido de limpeza e, em seguida, coloque-os em um recipiente no qual será derramada água comum.

      O mecanismo feito à mão é fácil de operar. Encha o recipiente com um líquido especial e o processo de limpeza do produto pode ser iniciado. É muito difícil adquirir um líquido especial, mas é perfeitamente aceitável prepará-lo sozinho.

      A escolha de uma opção de fluido particular depende do escopo de seu uso. Uma vez que um de seus tipos é adequado para limpar produtos de um material, o outro não limpa esses produtos de forma alguma. É à base de álcool ou água. Ao criar uma solução, você precisa escolher uma base.

      • O álcool é mais comumente usado na lavagem de placas de circuito eletrônico e telefones celulares. Durante o processo de limpeza, ele não causa curto-circuito nos transistores, chips e outras peças entre si. Ao limpar a superfície de compostos resistentes à água, eles também recorrem ao álcool.
      • Quando se trata de limpar joias, use água. A água é um bom purificador, a eficácia das suas propriedades aumenta em combinação com substâncias ativas.
      • A solução de sabão, o surfactante mais simples, é utilizada na lavagem, lavagem de peças automotivas e bicos.
      • Detergentes para a roupa, detergentes para a louça ou shampoos para automóveis também são usados. Querosene e gasolina são usados ​​em casos extremamente raros. É necessário trabalhar com eles com muito cuidado.
      • O principal em produtos líquidos moles é a ausência de substâncias agressivas e abrasivas na composição, que é a chave para a integridade das peças e indicadores de alto desempenho (não mais que três minutos) de limpeza de alta qualidade.

      Adendo

      Os banhos ultrassônicos hoje são um dos tipos mais populares desse tipo de equipamento. Ao escolher este produto, preste atenção à presença de sistemas:

      1. proteção contra partida a seco;
      2. controle automático de potência;
      3. controle automático de frequência;
      4. partida suave e desligamento;
      5. proteção contra modos de operação de emergência;
      6. diagnósticos.

      É útil saber que a frequência das ondas e a eficiência de limpeza do produto não estão diretamente relacionadas. A qualidade do processo depende das características individuais do objeto que está sendo limpo. Quanto mais alta a frequência, mais bem-sucedido o dispositivo ultrassônico lida com partículas menores de gordura, sujeira e placa. Parâmetros como o tamanho do tanque e os objetos a serem limpos, assim como sua quantidade, são muito importantes. Não é recomendado colocar itens de limpeza no fundo da cuba.

      Certifique-se de prestar atenção à função de aquecimento, os melhores resultados foram registrados em temperaturas de até 65 graus Celsius.

      É ótimo se o aparelho estiver equipado com um temporizador - isso permitirá que você preste atenção em outras coisas, e não se concentre apenas no banho.

      Não se esqueça de enxaguar os produtos com água limpa ou destilada sob torneira ou em banho após um curso de limpeza. A falta de solução suficiente no recipiente pode prejudicar o banho ultrassônico.

      O circuito do projeto pode ser feito em casa. Todos os detalhes necessários devem estar presentes no microcircuito. Você também pode montar a estrutura de carregamento.

      Não deixe o purificador funcionando o tempo todo. Malaquita, turquesa, coral, pérolas e algumas outras pedras naturais, assim como produtos frágeis, não podem ser limpos em banho de ultrassom.

      Os métodos de limpeza variam. Para a limpeza normal pode-se usar água da torneira, no banheiro deve cobrir os produtos, mas não ultrapassando a marca máxima.

      A limpeza melhorada é realizada em duas etapas: para objetos muito sujos, adicione algumas gotas de detergente para lava-louças na água. Após esta limpeza, troque a água e repita o procedimento. Ultracleaning é usado se os itens forem muito grandes. Limpe-os em partes.

            Ao usar o dispositivo, você deve levar em consideração as seguintes nuances:

            1. é necessário verificar a conexão do plugue de alimentação com o cabo;
            2. o mecanismo não deve ser iniciado continuamente;
            3. Mova a unidade com cuidado, evitando vários impactos sobre ela.

            Você pode ver como fazer um banho ultrassônico no próximo vídeo.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa