Limpeza de eletrodomésticos

Que tipo de água pode ser despejada no ferro e que tipo de água não posso?

Que tipo de água pode ser despejada no ferro e que tipo de água não posso?
Contente
  1. Recursos fumegantes
  2. Influência da qualidade do fluido na condição do dispositivo
  3. Que tipo de água usar?
  4. Dicas úteis

A função de vaporizar a roupa apareceu nos ferros elétricos na segunda metade do século passado. Até então, para umedecer as coisas se usava gaze úmida ou pulverizador, o que não era muito conveniente e não permitia passar roupas de boa qualidade em locais de difícil acesso.

Hoje, os ferros equipados com reservatório de água estão disponíveis em uma ampla variedade e precisam usar um líquido de alta qualidade.

Recursos fumegantes

Ferros com vapor se tornaram parte da vida cotidiana moderna e hoje é difícil imaginar como as pessoas costumavam viver sem eles. O princípio de funcionamento de tal dispositivo é bastante simples: o líquido do reservatório entra em um recipiente plano localizado imediatamente atrás da sola do ferro, aquece instantaneamente e sai vapor pelos numerosos orifícios localizados na sola. Além disso, durante o processo de passagem a ferro, o vapor penetra nas fibras dos tecidos e os hidrata.

Como resultado da exposição térmica, a matéria úmida começa a evaporar ativamente a água, devido ao qual o atrito entre as fibras é visivelmente reduzido e o tecido começa a endireitar. Além disso, muitos modelos modernos são equipados com uma função de vaporização vertical que permite organizar alfaiataria exclusiva, como vestidos de noiva em camadas, casacos e ternos.

Influência da qualidade do fluido na condição do dispositivo

De acordo com as instruções fornecidas com o aparelho, é recomendável usar água da torneira para vaporizar as roupas.No entanto, as realidades modernas são tais que muitas vezes as tomadas de água não são capazes de fornecer ao consumidor água potável de alta qualidade.

Em algumas regiões do nosso país, a água da torneira é mais adequada para as necessidades técnicas do que para beber, razão pela qual as pessoas são obrigadas a comprar água engarrafada ou a usar filtros.

A este respeito, as recomendações para o uso de água da torneira para ferros de engomar não podem ser interpretadas literalmente: são frequentemente escritas por fabricantes de outros países que não têm a menor ideia sobre a qualidade da água potável em muitas regiões do país.

A razão mais comum para banir o fluido de torneira é sua dureza aumentada. A água dura contém uma grande quantidade de sais minerais e cal, razão pela qual precipita rapidamente e deixa uma grande quantidade de incrustações para trás. A incrustação, por sua vez, obstrui os orifícios de vaporização e, com o tempo, pode levar ao entupimento de todo o sistema de vaporização, até e incluindo sua falha. Além disso, o alto teor de giz na água pode causar estrias esbranquiçadas na roupa, que serão especialmente perceptíveis em tecidos escuros.

Numerosas análises e comentários de consumidores forçaram muitos fabricantes estrangeiros a equipar os ferros com um sistema de filtragem e cartuchos para reduzir a dureza, e algumas empresas especialmente eminentes forneceram até uma função de autolimpeza em seus dispositivos. No entanto, nem todos podem comprar um modelo tão avançado, então a questão da qualidade da água para um ferro continua bastante relevante.

Que tipo de água usar?

Antes de determinar qual água pode ser usada para o ferro e qual não, é necessário considerar as propriedades de cada tipo, para só então tirar as devidas conclusões.

Fervido

Esta água não é um fluido ideal para vapor, pois a maioria dos sais permanece inalterada mesmo após a fervura. Porém, ainda é possível reduzir o efeito negativo da água fervida nas peças de ferro. Para isso, é necessário diluí-lo com líquido desmineralizado na proporção de 1: 1.

O procedimento de mistura economizará dinheiro na compra de água especial e protegerá os elementos estruturais da formação excessiva de incrustações.

Especial

Esse líquido apareceu nas prateleiras das lojas de eletrodomésticos há relativamente pouco tempo e ganhou popularidade imediatamente. O uso dessa água elimina completamente a formação de escamas e o aparecimento de manchas brancas nas roupas. A água especial é freqüentemente aromatizada e vem em uma ampla gama de aromas. Cozinhar roupas no vapor com um agente aromático dá às coisas um cheiro leve e agradável que dura muito tempo no tecido. No entanto, o uso de eau de parfum deve ser muito cuidadoso.

O fato é que contém uma grande quantidade de componentes minerais e fragrâncias sintéticas, e quando o líquido é aquecido ao estado de vapor, os óleos essenciais podem causar estrias e manchas na roupa. No entanto, a compra deste tipo de líquido impõe custos adicionais, não permitindo considerá-lo como a única ferramenta adequada para o uso.

Nem todo consumidor está disposto a pagar pela compra de formulações especializadas, portanto, neste caso, apenas os tipos de água disponíveis publicamente e os métodos de purificação precisam ser considerados.

Derreta e bem

Esses tipos de água não são uma boa maneira de reabastecer o ferro. Isso se deve à presença neles de uma grande quantidade de compostos minerais e orgânicos, que são carregados com o aparecimento de manchas nas roupas e escamas.

Destilado

Essa água se torna o assunto de debate frequente sobre a adequação de seu uso para o ferro. Alguns argumentam que o líquido é totalmente isento de sais e impurezas prejudiciais e não é capaz de danificar roupas e aparelhos elétricos.Outro ponto de vista resume-se ao fato de que a água, desprovida da maioria desses sais mais nocivos, não pode ferver a tempo e tem um ponto de ebulição muito alto.

Como resultado, o dispositivo gasta energia adicional para fervê-lo, o que do ponto de vista do uso racional de recursos parece inadequado. Além disso, a lenta evaporação da água freqüentemente derrete a casca de silicone dentro do evaporador. A verdade, provavelmente, está em algum lugar no meio.

Muitos especialistas recomendam misturar água destilada com água da torneira comum na proporção de 1: 2 e usá-la com segurança para um vaporizador.

Água mais fria

Ela, como a água mineral de mesa, não é adequada para reabastecer o ferro. Isso se deve à alta mineralização do líquido e ao risco de aparecimento de placa na sola do dispositivo.

Água da torneira

Pode ser usado para geradores de vapor com apenas uma condição: ele, como o fervido, deve ser misturado ao líquido desmineralizado em quantidades iguais. Além disso, será correto preencher apenas com líquido quente.

O uso de água quente geralmente resulta em manchas persistentes na roupa.

Filtrado

O líquido filtrado da torneira é ideal para o seu ferro. Contém a quantidade ideal de sais, o que permite ferver na hora certa e não forma incrustações e manchas na roupa.

Dicas úteis

Para que o ferro funcione o máximo possível, é necessário enxaguar periodicamente o recipiente em casa. Para isso, dilua uma colher e meia de vinagre em um copo de água, despeje a solução no ferro, desligue a função vapor e ligue-a. Depois que o ferro aquece, você precisa esperar alguns minutos e depois escorrer a solução. O vapor não pode ser ligado com este método de limpeza.

Veja o próximo vídeo para mais dicas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa