Limpeza de eletrodomésticos

Como limpar um filtro em uma máquina de lavar?

Como limpar um filtro em uma máquina de lavar?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos de poluição
  3. Preparação
  4. Processo de limpeza
  5. dicas e truques

A máquina de lavar assumiu a função de limpar, lavar, enxaguar e secar as roupas e lençóis, prestando assim um auxílio inestimável às recepcionistas. Enquanto as coisas estão girando no tambor, você, economizando tempo e esforço, pode desfrutar de minutos extras de descanso ou se dedicar a outras tarefas domésticas. No entanto, as máquinas automáticas modernas são um mecanismo elétrico bastante complexo. A quebra ou avaria, mesmo de uma peça relativamente pequena, pode perturbar o funcionamento de toda a unidade de lavagem.

Peculiaridades

Muitos ouviram dizer que existe um certo filtro na máquina de lavar, que deve ser limpo periodicamente de entupimentos e sujeira. Algumas pessoas acreditam que este filtro purifica a água que entra no tambor. Acredita-se que o filtro, por outro lado, esteja localizado no local onde é drenada a água gasta após a lavagem, enxágue e centrifugação.

Ambas as opiniões estão corretas.

A máquina automática possui dois filtros:

  • para a entrada de água no tambor;
  • para a água que escoa da máquina.

Eles estão localizados em 2 locais diferentes e ambos exigem uma limpeza oportuna. O mais suscetível à contaminação é o filtro de drenagem. No entanto, é necessário verificar periodicamente a condição e a permeabilidade em ambos os elementos do filtro.

Tipos de poluição

Os filtros da máquina de lavar podem ficar entupidos e sujos pelos seguintes motivos:

  • Ferrugem e pequenas partículas na água. Isso se aplica ao filtro de entrada, que purifica a água que entra na máquina de lavar. Na maioria dos casos, felizmente, a água da torneira não tem contaminação visível óbvia, mas ainda é necessário verificar a condição do filtro pelo menos uma vez a cada 3-4 meses.Além disso, o próprio elemento do filtro muitas vezes enferruja devido ao contato constante com a água, o que pode prejudicar sua permeabilidade e impedir o fluxo de água para um programa de lavagem ou enxágue.
  • Limescale. Afeta principalmente o elemento do filtro de drenagem. O calcário ou calcário se forma pelo contato da superfície com a água de alta temperatura, é esse tipo de água que sai da máquina após o ciclo de lavagem. O motivo é o alto teor de sais e minerais na água, que evaporam em alta temperatura ou fervem e se depositam na superfície e nas paredes de pratos ou eletrodomésticos. Quanto maior for a dureza da água, mais intensamente o calcário se acumula e se acumula.
  • Detritos mecânicos. A maior parcela da contaminação do filtro de dreno é representada por vários pequenos itens de roupas: lixo, areia, fios, pequenos fechos ou itens decorativos, cabelos, pelos de animais. Naturalmente, esses elementos são retirados da roupa e roupas durante a lavagem e eliminados no fluxo de água de esgoto. Esses bloqueios são os mais intensos e perigosos, pois podem obstruir completamente a luz do elemento filtrante, e a lavadora não conseguirá realizar a operação de drenagem.

Preparação

Antes de iniciar o trabalho de remoção e limpeza do dreno ou filtro de entrada, é muito importante realizar as operações preparatórias para se proteger durante este processo:

  • Feche o abastecimento de água da máquina de lavar.
  • Desconecte a fonte de alimentação da máquina automática.
  • Depois de desligar a energia, espere 10-15 minutos. O fato é que muitos modelos de máquinas de lavar, por exemplo, a marca Indesit, são equipadas com uma função de proteção contra falha de energia de emergência. Após uma queda de energia, essas máquinas de lavar têm uma reserva de energia para alguns minutos. Isso permite que você salve os parâmetros de um determinado programa ou modo.
  • Desaparafuse as mangueiras e drene cuidadosamente a água restante deles. Para isso, é melhor usar uma bacia. Abaixe a extremidade da mangueira em uma bacia e agite levemente. É melhor deixar as pontas das mangueiras desenroscadas na bacia até que a limpeza dos elementos filtrantes seja concluída.

Processo de limpeza

O elemento que filtra a água na entrada do tambor não fica tão sujo quanto o filtro de drenagem, mas vale a pena conferir e limpar pelo menos uma vez a cada poucos meses. Com muito mais frequência, vale a pena monitorar o estado desse elemento se tiver água no abastecimento de água com contaminação visível, por exemplo, com elementos de ferrugem ou turva.

Deve-se observar também que nem todos os modelos de lavadoras automáticas possuem filtro de enchimento. Você pode saber mais sobre a sua disponibilidade no manual de instruções da sua máquina automática.

Depois de realizar as operações preparatórias, você pode começar a desparafusar e limpar o filtro de enchimento:

  • Do nome deste elemento, deduz-se que é necessário procurá-lo no local onde a mangueira de abastecimento de água está aparafusada na própria máquina. Na maioria das vezes, essa entrada está localizada na parede superior traseira. Depois de desapertar a mangueira você precisa remover cuidadosamente o elemento do filtrodesparafusando-o do soquete com um alicate ou pinça grossa.
  • Inspecione cuidadosamente a condição do elemento e da malha do filtro. Se houver ferrugem ou outra contaminação, o filtro deve ser enxaguado com água morna corrente e escove com uma escova de dentes velha. O sabão em pó pode ser usado para uma limpeza melhor.
  • Se o filtro estiver corroído, pode ser mergulhado em solução de ácido cítrico. Em uma pequena tigela de esmalte ou plástico, dilua 50-60 g de ácido cítrico em um litro de água. Deixe o filtro na solução por 10 minutos. Em seguida, esfregue as áreas enferrujadas vigorosamente com uma escova e enxágue com água morna.
  • Após a secagem do filtro, parafuse-o cuidadosamente no lugar.

O filtro de drenagem está localizado na parte inferior da máquina de lavar e geralmente é coberto com uma tampa de plástico.

Para removê-lo e limpá-lo, faça o seguinte:

  • O filtro de drenagem é ligeiramente maior do que o filtro de enchimento.É um plug giratório, e nenhuma ferramenta é necessária para extraí-lo. Segure os entalhes na tampa do filtro com a mão e gire algumas voltas no sentido anti-horário. Em seguida, remova todo o elemento do filtro.
  • Depois de remover o filtro do orifício aberto, a água pode escorrer pela parte inferior da máquina. Coloque um pano ou toalha grossa no chão com antecedência para absorver a água. Alternativamente, substitua por pratos baixos. Normalmente, uma pequena quantidade de água é derramada, cerca de 40-60 ml.
  • Após remover o elemento, limpe o orifício. Para melhor limpá-lo, pegue uma lanterna e ilumine-o por dentro. Normalmente, detritos grandes ficam presos no buraco, por exemplo, moedas, palitos de dente, pequenos fechos, cachorros de zíper. Você pode remover objetos do buraco com a mão.
  • Avançar, você pode começar a limpar o próprio filtro. Remova cabelos cacheados, fios, tecidos, lã e outros resíduos visíveis deles. Enxágue o elemento do filtro em água quente corrente. Para remover depósitos de calcário, você também pode embeber o filtro de drenagem em solução de ácido cítrico, conforme descrito acima.
  • Após a limpeza, aparafuse o filtro de volta no lugar e feche a tampa.

dicas e truques

Depois de verificar e limpar os filtros de ralo e de enchimento, tente seguir as recomendações e regras simples no futuro que manterão esses elementos da máquina de lavar funcionando:

  • Uma indicação de que o filtro de entrada está entupido são as seguintes avarias: o tempo de lavagem aumentou muito, a água entra no tambor de forma intermitente e em pequenas porções, a máquina de lavar emite um forte zumbido ao encher o tambor.
  • Vale a pena verificar imediatamente o elemento do filtro de drenagem, se a sua máquina automática começar a desligar durante a centrifugação ou escoamento da água. Além disso, um sinal de um filtro de drenagem entupido é uma descarga irregular em pequenas porções, um zumbido incomum da máquina quando a água está drenando.
  • Tente não colocar muitos detritos, areia ou pequenos objetos no tambor de lavagem. É melhor sacudir a roupa com muita areia, terra ou terra argilosa sobre a banheira ou escovar a sujeira seca. Verifique os bolsos das roupas, não deixe objetos pequenos, embalagens de balas, pedaços de papel, moedas ali. Essas etapas simples podem reduzir significativamente o entupimento do filtro de drenagem.
  • Existem situações em que o elemento do filtro de drenagem está muito sujo ou apresenta muitas incrustações. Nesses casos, é mais provável que não seja possível desparafusar e remover usando o método simples descrito acima. Você pode tentar desparafusar a bomba de drenagem inteira com uma chave de fenda. A máquina deve ser virada de lado, remova o painel de proteção inferior. Na parte inferior, bem no fundo da caixa, você verá uma bomba de drenagem, que está localizada logo atrás do filtro. Ao desapertar a bomba, você pode remover o filtro não por fora, mas por dentro da caixa.
  • Para evitar danos graves e danos à sua máquina de lavar, responder prontamente aos sinais descritos acima de entupimento do filtro. Mesmo na ausência de alarmes perceptíveis, os elementos do filtro devem ser verificados e limpos regularmente, se necessário. O estado do filtro de enchimento deve ser verificado pelo menos uma vez a cada 4 meses. No filtro de drenagem, se não houver sinais de falha no escoamento da água do tambor, é aconselhável verificar pelo menos uma vez a cada 2 meses.

Para limpar o filtro da máquina de lavar - assista ao nosso vídeo sobre como fazer isso corretamente.

sem comentários

Moda

a beleza

casa