Limpeza de eletrodomésticos

Como limpar uma máquina de lavar com ácido cítrico?

Como limpar uma máquina de lavar com ácido cítrico?
Contente
  1. Nós limpamos a máquina automática corretamente
  2. Quantos gramas você precisa?
  3. Nós nos livramos da escama
  4. Remédios para odores
  5. Avaliações
  6. O que mais você pode limpar?
  7. Dicas de cuidados
  8. Limpeza do filtro

Para que a máquina de lavar funcione por muito tempo, ela deve ser cuidada com o auxílio de agentes especiais que amaciam a água e limpam as partes de incrustações e placas. Os fabricantes oferecem muitos produtos especializados para amaciar e descalcificar a água. Esses fundos são caros, mas existem seus equivalentes baratos - remédios populares disponíveis para compra em lojas regulares. Um desses análogos é o ácido cítrico mais comum. Reage com os sais e ajuda a eliminá-los.

Nós limpamos a máquina automática corretamente

Antes de começar a limpar a máquina de lavar com ácido cítrico, você precisará remover toda a sujeira da almofada de borracha. A maneira mais conveniente de fazer isso é com um pano macio. Você também precisa se certificar de que não há itens no cilindro, caso contrário, você corre o risco de estragá-los - eles perderão a cor.

Quantos gramas você precisa?

O cálculo da quantidade de ácido deve ser feito com base no volume da máquina de lavar.

Por exemplo, se a capacidade do tambor for projetada para uma carga de 3-4 kg de roupa, você precisará de aproximadamente 60 gramas de pó. A título de exemplo, trata-se de 3 saquetas de 20 gramas ou 4 saquetas de 15 gramas.

Se você usar ácido cítrico solto, que é muito mais barato do que embalado, coloque 3 colheres de sopa cheias. Se você tem uma máquina de lavar maior, é preciso tomar mais ácido. Para um volume de 5 kg, você precisa derramar 100 gramas.

É muito importante não exagerar na quantidade de limão e calcular a quantidade corretamente. Lembre-se que o excesso pode danificar as peças de borracha e plástico da máquina. E, para nosso grande desgosto, em vez de prolongar a vida útil da máquina de lavar, você obterá o resultado oposto. Em qualquer caso, os especialistas aconselham não adicionar mais de 200 gramas de ácido cítrico de cada vez.

Nós nos livramos da escama

O calcário aparece nos elementos de aquecimento durante o processo de lavagem das máquinas automáticas, e a razão para isso é a baixa qualidade da água com alto teor de sal. Há também uma regularidade: quanto mais alta a temperatura de aquecimento da água, mais rápido se forma a escama. Permitir a formação de uma espessa camada de depósitos de calcário pode causar danos na máquina de lavar, cheiros desagradáveis ​​ou simplesmente impossibilitar o início do programa de lavagem. Isso se deve ao fato de que o calcário coberto com cal não pode trabalhar com força total para aquecer a água até a temperatura desejada, os sais assentados interferem nela.

Para a limpeza passo a passo com ácido cítrico em pó, consulte as seguintes instruções:

  • Despeje o limão no compartimento do pó ou diretamente no tambor. Os especialistas aconselham a opção número um, pois neste caso não só se limpa o tambor, mas também todas as partes por onde passa o pó.
  • O próximo passo é selecionar um programa de lavagem. Para melhor desempenho do ácido cítrico, o programa deve ficar com temperatura de no mínimo 60 graus. Na maioria das vezes é o modo "algodão", mas algumas máquinas de lavar oferecem 60 graus e no modo "sintético". Se a máquina não é limpa há muito tempo, é aconselhável fazê-la a uma temperatura de 90 graus. O programa deve ser completo com todos os ciclos, incluindo o enxágue e centrifugação obrigatórios.
  • Depois de selecionar o programa, você pode começar. Ao final do ciclo, se conseguir ver a água após a drenagem, vai encontrar partículas de sujeira e depósitos que impediram o funcionamento da máquina.
  • Quando terminar, retire cuidadosamente a gaxeta de borracha para verificar se há pedaços de calcário nela. Se permanecerem, remova-os e limpe a goma com um pano macio. É preferível deixar a porta aberta e fechá-la depois de o aparelho estar completamente seco.

Para que a escala se forme o mínimo possível, recomenda-se limpar a "máquina de lavar" pelo menos uma vez por trimestre.

Remédios para odores

Freqüentemente, há um odor desagradável na máquina de lavar. É formado por placas nas paredes internas do tambor e de outras partes. Podem ser depósitos de calcário e fungos, bactérias e bolores sedimentados. A limpeza regular com ácido cítrico ajudará a prevenir isso. Ao mesmo tempo, é bastante eficaz usar o enxágue intensivo como um modo adicional, durante o qual todas as partículas de sujeira esfoliadas e flocos são removidos.

Depois de enxaguar e limpar tudo no interior com um pano macio, o tambor e a resistência brilharão como novos e o cheiro desagradável deixará de incomodá-lo.

Se o cheiro não desaparecer após a limpeza com limão, é recomendável trazer a brancura usual ou outro agente clareador para o procedimento de limpeza. Deve ser despejado no tambor e, em seguida, ligue a lavagem normal sem roupa em alta temperatura. No final, o tambor deve ser lavado com água e enxugado.

Detergentes de baixa qualidade costumam ser a causa de um odor nojento da máquina de lavar. Portanto, faz sentido dar mais atenção aos detergentes e escolher apenas um produto de alta qualidade.

Avaliações

Nem toda dona de casa acreditará que o ácido cítrico comum pode fazer maravilhas e levar a máquina de lavar a um novo estado. As pessoas que duvidam são frequentemente persuadidas pelas recomendações de especialistas e comentários de outras donas de casa.Quase todas as mulheres que tiveram a oportunidade de comparar o ácido cítrico em ação com produtos anti-calcários e calcários de fabricantes conhecidos preferiram o "limão". As donas de casa mais experientes e exigentes ficaram satisfeitas com os resultados de seu uso.

Depois de estudar as instruções de uso do ácido cítrico para limpar a máquina de lavar, muitos, sem hesitar, decidiram experimentar. A maioria foi subornada pelo baixo custo do procedimento, que raramente ultrapassava 30-50 rublos.

As donas de casa também ficaram satisfeitas com o fato de depois da primeira aplicação ter sido possível ver o resultado. O tambor e o elemento de aquecimento ficaram limpos com um belo brilho metálico, desapareceram completamente ou o odor desagradável diminuiu. A eletricidade é consumida de forma mais econômica e o ciclo de lavagem termina mais rápido.

Além disso, muitas mulheres concordam que limpar a máquina de lavar automática com ácido cítrico melhora a qualidade da lavagem. O linho branco deixa de ter uma tonalidade acinzentada e as peças coloridas no final da lavagem ficam brilhantes e saturadas. As donas de casa que consideram seu carro rodando em termos de formação de escamas observam que todas as peças foram limpas após a terceira aplicação de ácido cítrico.

O que mais você pode limpar?

O bicarbonato de sódio é mais comumente usado para remover o mofo da máquina de lavar. Via de regra, seu acúmulo pode ser encontrado atrás da vedação de borracha. Além disso, vestígios de formações fúngicas podem estar no compartimento de detergente. Antes de iniciar o procedimento, deve-se misturar o refrigerante em pó com a água em proporções iguais. Com esta solução, é necessário umedecer um pano de limpeza e passar um pano no tambor, borracha de vedação e bandeja de pó. Esta é uma forma de limpar a máquina de fungos sem muito custo e esforço físico.

O carbonato de sódio age mais agressivamente sobre os sais sedimentados do que o bicarbonato de sódio. É por isso que é altamente recomendável usar luvas de borracha ao trabalhar com ele. O contato direto com a substância pode causar irritação na pele.

Antes de limpar, você deve misturar uma parte de carbonato de sódio com a mesma quantidade de água. A mistura resultante é limpa no tambor e no manguito de borracha e depois deixada por 30 minutos. Após esse tempo, a contaminação é removida com uma esponja junto com uma solução de refrigerante. A operação final é iniciar o modo de “lavagem rápida” com um tambor vazio.

A limpeza com alvura é outra forma de se livrar de depósitos de mofo e sabão. Para começar, você precisa colocar uma garrafa de 1 litro do produto no tambor e ligar o ciclo de lavagem mais longo com a temperatura mais alta. Como regra, é 90-95 graus. Depois de aquecer a água até a temperatura máxima, é necessário dar um tempo para fazer uma pausa e deixar a máquina por 1 hora, e depois de decorrido esse tempo, continuar lavando. No final deste ciclo, é necessário ligar a máquina uma segunda vez no modo “lavagem rápida” e lavar a 30 graus, altura em que será eliminada a alvura restante.

O alvejante está contido na brancura. Porém, se a alvura precisar ser despejada na quantidade de um litro, no caso da água sanitária basta encher 1 copo. Deve-se ter em mente que o cloro tem um odor muito forte e também reage com os sais, liberando vapor prejudicial à saúde. Portanto, ao utilizá-lo, será necessário abrir as janelas e, se possível, a porta.

Normalmente a limpeza com lixívia é combinada com a limpeza com ácido cítrico. Nesse caso, a eficácia do procedimento aumenta, a roupa lavada depois que não estiver coberta com sujeira. Recomenda-se usar este método no máximo uma vez a cada 2 meses, para não estragar as peças da máquina.

Se o fungo já se instalou completamente dentro da máquina de lavar, faz sentido usar sulfato de cobre. Este é um dos mais antigos produtos para controle de fungos em áreas úmidas.O sulfato de cobre é um pó semelhante a um cristal azul.

É necessário preparar uma solução na proporção de 30 gramas de vitríolo por 1 litro de água. Com o agente preparado, limpamos o manguito e o deixamos sozinho por um dia, depois enxáguamos abundantemente com detergente e água limpa. Este método pode ser usado como uma solução radical para o problema existente de formações fúngicas e como um agente profilático.

O ácido oxálico ajuda a eliminar o mau cheiro e os depósitos de calcário. O produto é colocado no tambor para uma lavagem de 30 minutos. A quantidade deve ser calculada com base no volume da máquina de lavar, porém, como é o caso do ácido cítrico. O ácido oxálico é mais forte que o ácido cítrico, por isso seu tempo de exposição é menor, portanto, é preciso ter mais cuidado com sua quantidade.

Para limpar a máquina de lavar, você também pode pegar 2 xícaras de vinagre comum, despejar na máquina e ligar o ciclo de lavagem mais longo na temperatura mais alta. Como em todos os outros casos, o arranque da "máquina de lavar" deve ser feito sem roupa e quaisquer detergentes. Após 5-6 minutos após o início, você deve pausar e deixar a máquina sozinha por uma hora para "molhar" e, em seguida, terminar de lavar.

Recomenda-se enxaguar o agente restante usando o modo de lavagem rápida. Após a drenagem desse ciclo, limpe o lacre de borracha, o tambor e a porta por dentro com água com vinagre, ou seja, uma solução de água e vinagre em partes iguais. Em seguida, limpe bem a superfície com um pano macio.

Após o procedimento de limpeza com vinagre, pode permanecer um odor específico, que pode ser removido arejando e / ou lavando a seco adicional com sabão em pó com adição de amaciante.

Dicas de cuidados

Além de cuidar do tambor e da resistência, você também deve cuidar adequadamente de outras peças e componentes da máquina de lavar. Isso ajudará a manter sua bela aparência por muito tempo e aumentará sua vida útil.

Certifique-se de que a máquina esteja instalada corretamente em uma superfície plana e horizontal e conectada à água e eletricidade. Conseqüentemente, mangueiras e cabos elétricos não devem ser danificados ou dobrados. Água ou qualquer outro líquido não deve pingar na superfície da máquina.

Se aparecerem manchas no exterior da caixa, devem ser removidas com uma esponja e detergente. Para esses fins, o gel de lavagem de louças é bastante adequado. Atenção especial deve ser dada à porta, uma vez que a maior parte da sujeira se acumula nas rachaduras ao seu redor. Para uma limpeza mais eficaz, você pode usar uma escova de dentes velha.

Depois disso, pode começar a limpar o compartimento do pó, que muitas vezes contém resíduos de detergente e abrilhantador. Por conveniência, será melhor puxar o compartimento para fora do carro, desde que tal seja previsto no seu design.

Limpeza do filtro

Como você sabe, as lavadoras automáticas possuem um filtro, necessário para evitar que a mangueira de esgoto fique entupida com sujeira e cabelos. Se o filtro for limpo ocasionalmente ou se este procedimento for completamente negligenciado, então um cheiro não muito agradável aparecerá. Isso também aumenta o risco de danos à máquina.

Os especialistas recomendam a limpeza a cada três meses, ou seja, uma vez por trimestre.

Passo a passo, este evento pode ser descrito da seguinte forma:

  • Primeiro remova a tampa do painel atrás do qual o filtro está localizado.
  • É necessário levar uma tigela ou outro recipiente para drenar o líquido do orifício de emergência.
  • Esvazie a mangueira de drenagem.
  • Em alguns casos, a mangueira de drenagem pode precisar ser removida para uma limpeza melhor.
  • Lembre-se de que a mangueira de drenagem deve estar vazia antes de puxar o filtro para fora dela.
  • É imperativo remover todos os pelos, cotão e outras sujeiras do filtro.
  • Certifique-se de olhar também para o orifício do filtro. Sujeira e até mesmo pequenos objetos podem permanecer ali.
  • Limpe o buraco.
  • Substitua o filtro.

O ácido cítrico é excelente para destruir odores e sujeira dentro da máquina de lavar. Como limpar adequadamente esta técnica? Você pode aprender sobre isso no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa