Limpeza de eletrodomésticos

Como eu limpo meu ferro?

Como eu limpo meu ferro?
Contente
  1. Os motivos do bloqueio
  2. Regras de limpeza
  3. Fundos
  4. Como esfregar seu ferro corretamente?
  5. Prevenção de contaminação

Cada um de nós usa o ferro quase todos os dias. Ao engomar todos os dias, nem sequer pensamos nos perigos que espreitam este eletrodoméstico. A simples desatenção pode levar à poluição externa ou interna, o que pode confundir uma dona de casa inexperiente. Se não fizer uma limpeza adequada, o ferro terá que ser jogado fora. É importante conhecer as formas mais eficazes de limpar o aparelho.

Os motivos do bloqueio

Um ferro sujo pode se tornar um sério obstáculo no caminho para as peças passadas. O vapor para de escapar, aparecem escamas, manchas permanecem nas coisas depois de passar - apenas uma lista incompleta do que acontece como resultado do aparecimento de sujeira.

Razões para contaminação do ferro:

  • A água da torneira não filtrada faz com que o calcário se acumule dentro do ferro. Isso evita que a função de vaporização ou hidratação do tecido seja totalmente utilizada.
  • Riscos amarelos aparecem em suas roupas se sais começarem a se acumular no elemento de aquecimento.
  • Uma temperatura muito elevada durante o engomar provoca a formação de depósitos de carbono na base. Ele, por sua vez, é transferido para roupas.
  • Contato de longa duração do ferro quente com fibras sintéticas.
  • Se substâncias com resina ou cola entrarem em contato com a sola quente, ela ficará suja.

Usar um ferro sujo para o fim a que se destina é perigoso para roupas e aparelhos elétricos. Se você notar um problema, desligue o ferro e comece a agir.

Regras de limpeza

Primeiro, determine o tipo de sujeira no ferro. Pode ser ferrugem, depósitos ou depósitos de carbono. Verifique cuidadosamente se a sola está arranhada. Observe que nem tudo pode ser visto a olho nu.

É importante também levar em consideração o material da base do ferro, o próprio processo de limpeza depende disso. Todas essas nuances são importantes, mas existem regras gerais para limpar o ferro:

  1. É estritamente proibido o uso de esponjas duras e escovas. Não tente remover mecanicamente os depósitos de carbono. Não use pós altamente abrasivos para limpar a base. Não fazer isso resultará em arranhões.
  2. Pequenos arranhões na base do ferro devem ser removidos com uma mistura de parafina e sal. Misture os ingredientes em proporções iguais e despeje a mistura em um pedaço de papel. Cubra a parafina com um guardanapo. Aqueça o ferro e passe bem este guardanapo. Isso fará com que seu ferro fique liso novamente.
  3. Para limpar as solas, você só pode usar produtos que reajam quimicamente com a sujeira. Isso garantirá que não haja estresse mecânico.
  4. Manuseie o dispositivo somente após desconectá-lo da rede elétrica.

Fundos

Para a limpeza, você pode escolher remédios populares ou especiais comprados em lojas. Tudo depende da sua preferência. Produtos de limpeza populares e eficazes:

  • Lápis especial. Um ferro aquecido (desconectado da fonte de alimentação) deve ser esfregado rapidamente com um lápis. Isso deve ser feito com cuidado: não pressione o lápis, não toque na sola com as mãos, use luvas de proteção nas mãos. Após a dissolução dos depósitos de carbono, passe o ferro sobre o tecido de algodão.

Ao comprar um lápis, preste atenção nas instruções, que indicam o tipo de sola para o qual você pode usar o giz de cera.

  • Vinagre. É fácil remover depósitos de carbono frescos com vinagre. Prepare uma mistura - 250 ml de água e 2 colheres de sopa. eu. vinagre. Molhe um pano de algodão ou bola de algodão na solução e limpe a base quente.
  • Amônia. A substância é utilizada em diversas variações. Você pode misturar amônia e vinagre em proporções iguais ou adicionar algumas gotas do produto ao suco de um limão. Às vezes, a amônia é usada em sua forma pura. Em uma das soluções, é necessário umedecer um pano de algodão e limpar a sola levemente aquecida. No caso de depósitos de carbono pesados, coloque o ferro sobre um pano molhado e deixe-o durante a noite.
  • Peróxido de hidrogênio... Essa ferramenta é especialmente popular. A substância líquida também pode ser substituída por comprimidos de hidroperita. A solução é aplicada da mesma forma que as anteriores. Limpe a sola das solas com a gaze umedecida e passe a ferro o pedaço de tecido de algodão.
  • Pasta de dentes. Tente lidar com a sujeira com pasta de dente. Aplique o produto em um ferro aquecido com uma escova de dentes velha. É melhor cobrir toda a superfície, caso contrário, os depósitos finos de carbono podem ser ignorados. Em seguida, deixe o aparelho ligado por 30 minutos. Mergulhe um guardanapo em água morna e remova a pasta de dentes da superfície da base do ferro.
  • Você sempre pode limpar a queimadura com soda. Basta colocar uma pequena quantidade de pó na gaze e esfregar a superfície quente do ferro. Se você entende que métodos radicais são necessários, tente limpar com Shumanite. Deve ser usado de acordo com as instruções.

Como esfregar seu ferro corretamente?

Em casa, você pode limpar facilmente a plataforma até mesmo de um ferro muito antigo. Prepare a superfície e os materiais adicionais para uma limpeza adequada. Encontre um lugar tranquilo em casa, onde crianças e animais de estimação não o perturbem. Deve haver uma tomada, uma superfície plana e um pano de algodão por perto.

Limpar o fundo do ferro é muito mais fácil se você iniciar o procedimento imediatamente. Um aparelho queimado deve ser tratado com o produto escolhido, observando as normas de segurança. Certifique-se de proteger você e seus familiares de possíveis queimaduras.

Você pode se livrar do tecido queimado e da placa preta de plástico usando papel alumínio comum. Este método não é conhecido por todos, mas é muito eficaz. Uma folha de papel alumínio deve ser estendida sobre uma tábua de passar e passada com um ferro quente. Após o procedimento, é necessário limpar a superfície com um pano de algodão.

Com a ajuda do papel alumínio, você pode limpar o rastro de roupas sintéticas e até de lã.

Um ferro de engomar requer cuidado extra durante a limpeza. Se você estiver usando cera de parafina ou um lápis especial para limpeza, os orifícios devem ser limpos com cotonetes. Além disso, não se esqueça de aplicar vapor neles para remover os produtos que entraram profundamente. Se isso não for feito, as marcas de gordura permanecerão em todas as roupas.

Você pode se livrar da fumaça e da escuridão com a ajuda de um banho de ferro especial. Uma assadeira velha é freqüentemente usada para isso. Despeje 2 cm de água quente nele e adicione um agente de limpeza adequado. Além disso, o sabão em pó clássico ajudará a se livrar da queimadura. Basta esfregar o ferro, esperar secar e retirar com um pano úmido.

Você precisa limpar o ferro não apenas por fora, mas também por dentro. Para fazer isso, use apenas água destilada, uma torneira regular só agravará a situação.

Verifique se há depósitos de calcário no ferro a vapor após cada uso.

Características dos revestimentos de limpeza

Se você deseja limpar a sola do ferro de maneira adequada, considere seu material. Com a abordagem errada, existe o risco de danificar completamente o aparelho elétrico. Os ferros modernos vêm com solas de teflon, aço inoxidável, alumínio, cerâmica e cermet:

  • Utensílio com revestimento antiaderente de teflon irá perturbá-lo com depósitos de carbono apenas por sua culpa. A única razão é a temperatura errada para engomar. Essa contaminação pode ser facilmente removida usando agentes de limpeza convencionais. Você pode usar um lápis, ácido acético, ácido cítrico, peróxido ou líquidos à base de acetona. O Teflon não tolera pós e refrigerantes, sal. Por causa deles, arranhões invisíveis a olho nu podem aparecer no revestimento. Revestimento danificado escorrega pior.
  • O próximo mais popular é cerâmica. Essas solas são confiáveis ​​e duráveis. A sola de cerâmica é excelente para manter a temperatura. Limpar um aparelho revestido de cerâmica em casa não é fácil. As cerâmicas são especialmente sensíveis ao estresse mecânico e requerem cuidados especiais. Muitos modelos revestidos de cerâmica são autolimpantes, mas depósitos de calcário podem interferir nessa função. Ao limpar a sola, apenas produtos líquidos podem ser usados. Na luta contra os depósitos de carbono, cal e calcário, suco de limão, amônia e peróxido comum se tornarão seus aliados.
  • Eletrodomésticos com sola aço inoxidável e alumínio são menos populares. Via de regra, trata-se de ferros velhos que servem há muito tempo. Esses materiais são propensos a depósitos de carbono. Limpar esses ferros não é muito diferente das opções anteriores. É importante saber que o alumínio não pode ser limpo com ácidos. Caso contrário, corrosão e manchas escuras podem aparecer na superfície, podendo deformar-se. Essa sola estragará completamente suas roupas ao passar.
  • Principal vantagem sola de metal - possibilidade de uso de substâncias abrasivas. O alumínio e o aço inoxidável não têm medo de danos mecânicos. É muito fácil limpar a sujeira fresca, mesmo com uma faca de cozinha comum.

Como lavar por dentro?

Um ferro a vapor requer muita atenção, muitas vezes olhe para o tanque de água. Todos os tipos de contaminação podem aparecer lá, incluindo placas verdes, bolor e marcas de ferrugem. Para evitar contaminação severa, use água potável filtrada ou água destilada para o seu ferro.

Se aparecerem depósitos de calcário dentro do tanque de água, você notará imediatamente. Ao passar, umedecer ou vaporizar, suas peças começarão a ficar cobertas de manchas amareladas.

É extremamente difícil lavar essa sujeira, algumas coisas se deterioram irremediavelmente.

Muitos ferros modernos são autolimpantes. Você pode usar essa propriedade assim:

  1. Despeje o líquido purificado no tanque de água.
  2. Ligue o ferro na potência máxima e espere até que a base esteja completamente aquecida.
  3. Após cerca de 5 minutos, desligue completamente o aparelho e pressione o botão especial que ativa a limpeza.
  4. Você verá o vaporizador ligar. O vapor escapará dos orifícios junto com os contaminantes dissolvidos. É melhor realizar esta manipulação sobre a bacia.
  5. Para uma melhor limpeza, agite levemente o aparelho e limpe com um pano de algodão.

Às vezes, a poluição é tão grave que a autolimpeza é impotente. Nesse caso, você terá que mudar para métodos mais agressivos. O ferro a vapor pode ser lavado com a ajuda de alguns remédios populares:

  • Ácido limão... Você vai precisar de 25 g da substância e um copo de água. Dissolva o pó e despeje dentro do aparelho. Aqueça o ferro à potência máxima e desconecte-o da fonte de alimentação. Segure o aparelho sobre um tanque de água conveniente e ative a função de vapor. Isso fará com que flocos de calcário saiam do reservatório e das aberturas da base. Após a limpeza, enxágue o ferro com água e limpe a base com um lenço de papel.
  • Água com gás. O princípio de limpeza é semelhante ao anterior. Em vez de uma mistura com ácido cítrico, você precisa colocar água gaseificada no tanque. Essa água contém substâncias que são capazes de dissolver incrustações.
  • Uma solução de vinagre. Misture proporções iguais de água e vinagre e despeje o líquido resultante em 2/3 do recipiente. Coloque o ferro na posição vertical e pré-aqueça à temperatura máxima. Deixe o dispositivo sozinho por 5 a 10 minutos. Durante esse tempo, o dispositivo será desligado e ligado aleatoriamente, não interfira nisso.

Agora segure o aparelho horizontalmente sobre uma bacia ou pia e ligue a função de vapor. Mantenha o aparelho à distância para não inalar os vapores do vinagre e a sujeira dissolvida. Para remover o vinagre, despeje água destilada no tanque e repita o procedimento.

Existem substâncias industriais especiais no mercado para limpar o reservatório de ferro de vários tipos de contaminantes. Um remédio bastante eficaz - "Anti escala"... Você precisará de ½ colher de sopa. eu. fundos para um copo de água. A solução é despejada no reservatório e o ferro é aquecido ao máximo. Em seguida, o ferro deve esfriar e o tanque deve ser retirado da mistura e lavado com água limpa.

Remova manchas de ferrugem e calcário com Cillit. Coloque o ferro com a base voltada para cima e pré-aqueça. Usando uma seringa ou pipeta, coloque o produto nos orifícios de vapor e deixe-o infundir. Após 7 a 10 minutos, a sujeira vazará dos orifícios, limpe-a com um pano de algodão úmido. Enxágue o interior do ferro com água purificada.

Todos os produtos industriais contêm ácidos. Você precisa trabalhar com eles estritamente de acordo com as instruções. O próprio princípio de uso não difere do uso de remédios populares.

Você também deve preparar a solução e despejá-la no reservatório do eletrodoméstico aquecido. A própria sujeira sai graças ao vapor.

Prevenção de contaminação

É importante conhecer métodos eficazes de lidar com a contaminação por ferro, é igualmente importante saber sobre a prevenção de sua ocorrência. Os especialistas dão as seguintes recomendações:

  1. Certifique-se de ler as instruções do seu ferro. Os fabricantes descrevem em detalhes as regras de operação, não as negligencie.
  2. Use apenas água purificada para passar. A água da torneira está muito contaminada com sais e outros elementos pesados. Tudo isso leva a uma contaminação séria do tanque e das saídas de vapor.
  3. A sola do ferro deve ser limpa com um pano de algodão úmido após cada uso.
  4. Não deixe o ferro com água no reservatório. É um ato tão precipitado que pode levar à formação de placa bacteriana dentro do tanque.
  5. Sua desatenção ao ajustar a temperatura pode levar ao aparecimento de depósitos de carbono. Para evitar esse incômodo, não remova as etiquetas das roupas e siga as recomendações indicadas pelo fabricante.Tenha especial cuidado com tecidos sintéticos e lã, pois podem queimar gravemente a sola do aparelho.
  6. Tecidos delicados devem ser passados ​​com gaze úmida. Use um pano de algodão ao passar a lã. Recomenda-se vaporizar roupas de seda sem tocar o tecido com a própria sola.
  7. Os ferros modernos não podem ser limpos com palha de aço, escovas grossas ou pós abrasivos. Esta abordagem incorreta do procedimento de limpeza pode causar arranhões. Danos mecânicos pioram o deslizamento do ferro, complicam o processo de passar. Além disso, esse ferro pode estragar completamente suas roupas.

Para mais informações sobre como limpar o seu ferro, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa