Limpeza de encanamento

Como remover o calcário do banheiro?

Como remover o calcário do banheiro?
Contente
  1. Causas de ocorrência
  2. Regras fundamentais
  3. O que você precisa comprar?
  4. Fundos
  5. Variedades
  6. Prevenindo o reaparecimento

O banheiro proporciona uma vida confortável em qualquer apartamento, mas se for usado por muito tempo, pode formar calcário nele. Não aparece durante a noite. A placa bacteriana não prejudicará a saúde humana, mas terá uma aparência muito feia. Vale a pena entender em detalhes como limpar o vaso sanitário do calcário, utilizando os métodos disponíveis a todos para isso.

Causas de ocorrência

Mesmo que você dê descarga com frequência, o calcário pode se acumular. O principal motivo é a química orgânica. Se a superfície for áspera, a placa se acumula com rapidez suficiente. Claro, a uréia também permanece, mas há menos vestígios desse tipo. É da água corrente que o calcário chega à superfície, que interage com a urina e, por isso, permanece em seu interior em forma de placa.

Se as pessoas costumam dar descarga depois de usar o banheiro, muita água flui pelo banheiro e a contaminação aparece muito rapidamente. A situação é complicada nos casos em que há problemas com a cisterna. A água flui constantemente, o que leva à formação de uma placa forte. Claro, o líquido é filtrado, porque entra no tanque pela torneira. No entanto, a cal se distingue por componentes muito pequenos que penetram nos filtros sem problemas. Esses componentes são tão pequenos que não podem ser vistos, mas podem se acumular e criar problemas.

Regras fundamentais

Para limpar o encanamento da maneira mais eficiente possível, certas regras devem ser levadas em consideração.Caso contrário, você pode até danificar a superfície ou prejudicar sua saúde. As regras são as seguintes:

  • remova toda a água do banheiro com antecedência. Pode ser retirado com um copo de plástico descartável. Em seguida, seque o fundo com um pano;
  • uma vez que muitos detergentes são prejudiciais às membranas mucosas, recomenda-se o uso de respirador e óculos de proteção;
  • você precisa limpar o encanamento com luvas de borracha. Graças a eles, a pele das suas mãos ficará protegida dos detergentes agressivos. Claro, a higiene também é importante, porque o banheiro está longe de ser o lugar mais limpo da casa;
  • após a aplicação de produtos líquidos na superfície, é necessário aguardar um pouco (para saber exatamente quanto tempo é necessário esperar, leia atentamente as instruções);
  • após preparar o encanamento, use a ferramenta escolhida. Simplesmente borrifar o pó na superfície não será suficiente. Recomenda-se a utilização de uma escova rígida ou escova (no entanto, o utensílio de limpeza não deve ser de metal, caso contrário pode danificar o esmalte).

A superfície deve ser bem limpa, especialmente em áreas onde há muita placa. Se necessário, adicione mais pó enquanto trabalha. Quando terminar de limpar, escorra a água várias vezes.

O que você precisa comprar?

Para limpar seu encanamento com eficácia, prepare o seguinte:

  • escova, escova;
  • pó, gel para limpeza;
  • luvas de borracha;
  • uma esponja dura o suficiente;
  • desentupidor;
  • óculos de proteção para os olhos, respirador.

Fundos

Você pode limpar rastros antigos usando os seguintes meios:

  • iodo;
  • ácido clorídrico;
  • ácido cítrico, acético;
  • eletrólito;
  • bicarbonato de sódio;
  • meios especiais.

Você pode fazer sua própria mistura com os seguintes ingredientes:

  • iodo de farmácia;
  • bicarbonato de sódio;
  • vinagre de maçã, vinagre de mesa com nove por cento.

Vinagre

Pegue o vinagre (200 ml) e aqueça a 50 graus. Para fazer isso, você precisa usar um recipiente fechado. Adicione também iodo e bicarbonato de sódio. Esvazie o vaso sanitário completamente do líquido e despeje a mistura resultante nele. Então você precisa fechá-lo e esperar cerca de 12 horas (alguns deixam o encanamento assim durante a noite). Em seguida, limpe o encanamento com uma escova e enxágue a superfície com água. Se houver muitos vestígios, repita o procedimento.

A aplicação de superfície também é possível vinagre puro não diluído. Limpe a área tratada com essa ferramenta imediatamente, usando um pincel em um cabo longo ou um pincel.

Eletrólito

Se o calcário já existe há muito tempo, pode-se usar eletrólito para removê-lo. Ele contém um ácido altamente concentrado. Ao trabalhar com tal produto, luvas, respirador e óculos de proteção devem ser usados. Você deve derramar o líquido com muito cuidado no vaso sanitário para evitar respingos. A ferramenta deve ficar no encanamento de meia hora a uma hora, não mais (o período depende se há muitas marcas na superfície).

Este produto só pode ser usado se os tubos forem de aço. Se eles forem feitos de plástico, você precisará escolher um método de limpeza diferente.

Ácido limão

Para remover marcas do encanamento, trate a superfície com ácido cítrico. Dois pequenos pacotes são suficientes. A mesma quantidade será necessária para o tanque de água. Certifique-se de que nenhum líquido seja derramado no vaso sanitário.

Refrigerantes

Muitas pessoas hoje removem o calcário usando bebidas carbonatadas. Despeje três litros desse líquido no vaso sanitário e espere algumas horas. Após adicionar o detergente, pegue uma escova e esfregue a superfície.

Monocloreto de iodo

Quase todos os depósitos de banheiro podem ser removidos em casa usando monocloreto de iodo. Esta solução pode ser adquirida na sua farmácia veterinária. É necessário aplicar o produto na superfície e depois de um tempo enxaguar com água.

Esta opção não é adequada para tubos de esgoto de alumínio ou ferro fundido.

Químicos domésticos

Atualmente, uma variedade de produtos de limpeza estão disponíveis para os consumidores: líquidos, géis, cremes, pós. Eles diferem uns dos outros em seus componentes principais. As seguintes opções são possíveis:

  • alcalino;
  • ácidos;
  • cloro.

Produtos de cloro são comumente usados ​​para limpeza regular. Com a ajuda deles, você pode desinfetar e lavar seu encanamento o tempo todo - e ao mesmo tempo não ter medo de que ele se deteriore. A principal desvantagem dos produtos de cloro é um cheiro desagradável, mas ele desaparece rapidamente.

Os ácidos podem ser usados ​​para remover vestígios que já são bastante antigos.

Os meios consistem em ácidos potentes: oxálico, fosfórico, clorídrico, fórmico. Eles não podem ser usados ​​com muita frequência. É aconselhável não esquecer o cuidado.

Se você limpar constantemente o encanamento com ácidos, a superfície pode se deteriorar: eles corroem faianças e cerâmicas. Prestes a usar pó, certifique-se de ler as instruções de uso.

O pó de ácido oxálico pode ser usado de duas maneiras. Você pode misturar o pó com água, despejá-lo e fechar a tampa. Espere cerca de uma hora e enxágue a superfície com água, remova a placa restante com um pincel. Outra opção é umedecer levemente um pano macio, borrifar pó sobre ele e tratar o encanamento.

Você pode usar ácido clorídrico em vez de ácido oxálico. Depois de remover completamente a água, despeje o ácido na tigela. Feche o vaso sanitário e espere 15 minutos, depois enxágue a superfície com água corrente. Esta opção não é adequada para tubos de plástico, mas para aço é perfeitamente possível usar um dos ácidos acima.

Soluções alcalinas líquidas podem ser usadas sem medo de danificar o encanamento. Com a ajuda deles, vários contaminantes são removidos da superfície e desinfetados. Agentes alcalinos são muito bons na remoção de gorduras orgânicas que obstruem canos de esgoto e acessórios de encanamento.

Variedades

Os pós são muito bons para lidar com sujeira seca. Antes de usá-los, drene completamente o tubo de drenagem e a tigela. Leia as instruções primeiro. Você pode usar um pincel ou esponja dura para aplicar o produto. É melhor não usar produtos de metal, caso contrário, a superfície pode deformar.

Os géis e cremes especiais surgiram não há muito tempo, mas rapidamente se tornaram muito populares. Esses produtos permitem obter resultados muito bons - e ao mesmo tempo são macios e não danificam as superfícies. É fácil de usar, basta levar em consideração as recomendações que estão indicadas nas instruções. Os géis e cremes podem ser projetados para ações específicas (lidar com certas manchas, limpeza regular) ou universais.

Nem sempre é possível entender imediatamente o que é melhor escolher para limpar o encanamento em um caso particular. Para determinar a opção mais adequada, você precisa usar diferentes géis, cremes, pós ou meios improvisados. Assim, você pode comparar os resultados e escolher a melhor opção.

Prevenindo o reaparecimento

Obviamente, é sempre melhor prevenir a ocorrência de um problema do que lidar com ele. Se você quiser evitar o aparecimento de calcário, não se esqueça das seguintes diretrizes:

  • coloque lenços umedecidos perto do banheiro, com a ajuda deles é muito conveniente limpar o exterior e o assento. No entanto, eles não devem ser lavados, caso contrário, você pode encontrar um problema como um bloqueio;
  • você pode comprar produtos eficazes ou comprimidos especiais com os quais pode remover vestígios de forma fácil e rápida. Eles permitirão que você se livre da cal e evite o aparecimento de novas camadas;
  • conserte o tanque dentro do prazo, economizando água e evitando o aparecimento de marcas inestéticas;
  • se necessário, não se esqueça de usar uma escova;
  • para limpar a superfície, use agentes especiais não agressivos, faça pelo menos uma vez por semana. A frequência depende do número de pessoas que vivem no apartamento.

É necessário limpar o banheiro de cálculos urinários e calcário regularmente. Assim, pode não só prevenir a ocorrência de odores desagradáveis ​​na divisão, mas também conseguir uma aparência cuidada da canalização. O processamento regular e completo do encanamento garantirá que várias bactérias prejudiciais não se multipliquem.

Agora, recomendamos assistir a um vídeo em que uma dona de casa contará uma maneira fácil de limpar o banheiro.

sem comentários

Moda

a beleza

casa