Lavando louças

Tudo sobre esponjas de lavar louça

Tudo sobre esponjas de lavar louça
Contente
  1. Variedade de espécies
  2. Quais são os tamanhos e formas?
  3. Principais fabricantes
  4. Critérios de escolha
  5. Dicas de armazenamento e uso

Apesar da popularidade crescente das máquinas de lavar louça, a tradicional lavagem das mãos com esponjas ainda é relevante. A maioria de nós está acostumada a usar apenas alguns tipos diferentes de esponjas para limpar quase todas as superfícies da casa. No entanto, essa não é a abordagem totalmente correta. Um grande número de seus tipos no mercado moderno não são apenas uma jogada de marketing para aumentar as vendas, são ferramentas que ajudam a lidar com diferentes tipos de sujeira sem danificar a superfície. Leia tudo sobre as nuances da variedade de esponjas, seu uso, armazenamento, seleção e muito mais neste artigo.

Variedade de espécies

Todos os anos, a variedade de esponjas de lavar louça está se expandindo. Para uma limpeza mais eficiente, é recomendável ter várias variedades desses produtos em estoque em casa.

Espuma

Talvez a esponja mais comum e versátil. São eles que muitas pessoas em todo o mundo usam para lavar pratos. Possui uma estrutura porosa característica, devido à qual absorve água com facilidade, rapidez e grande quantidade, podendo também formar espuma. Este último é possível mesmo que as superfícies sejam lavadas com sabão em pó.

É feito de espuma de poliuretano, que, de acordo com GOST, deve ser de 85% de ar. Geralmente funciona bem com qualquer detergente.

Os fabricantes fazem esses produtos não de alta qualidade; com uso cuidadoso, a vida útil média é de 2 a 3 semanas.No entanto, isso ocorre apenas se você não o usar para lavar pratos. Caso contrário, a vida útil é reduzida. É uma esponja retangular porosa homogênea. Às vezes, há amostras com lados arredondados, bem como em forma de oito. Os primeiros modelos de espuma de borracha foram lançados em 1937.

Abrasivo

Esta é outra versão da esponja clássica que a maioria das pessoas tem em casa. Eles se parecem com pequenos produtos retangulares, uma característica distintiva dos quais é uma base rígida localizada no lado maior. Eles podem ser de cores diferentes, mas geralmente são amarelos. Acredita-se que a parte dura da esponja é usada para lavar a louça com detergente e a parte macia para enxaguar a louça com água. Também pode ser usado para limpar lajes, outras superfícies, móveis, pias, banheiras, ladrilhos, vidros e outras superfícies. Eles diferem em uma vida útil relativamente longa com cuidado adequado - até 1 mês.

Celulose

Esse tipo de esponja geralmente não é feito de celulose, como pode parecer, mas de viscose. No entanto, ambos os materiais são naturais e ecológicos e não causam irritações ou alergias. Ao toque, essas esponjas são bastante macias, mas elásticas, com espinhas. Eles têm uma estrutura mais densa do que os análogos de espuma. A principal característica é que eles são antibacterianos... Eles são duráveis, podem manter a sua forma por um longo período, podem ser usados ​​para limpar qualquer superfície. Eles são mais caros do que os modelos abrasivos.

Metálico

Eles são uma bobina de fio fino. A cor é cinza, às vezes pode ser enegrecida com um tom metálico e o mesmo brilho. Adequado para combater a sujeira teimosa ou graxa velha. Pode deixar marcas em superfícies sensíveis e pode arranhar a pele das mãos.

Não lave pratos de cerâmica, esmalte ou revestidos de Teflon com uma esponja de metal.

Normalmente usado para limpar assadeiras, caldeirões, espetos, panelas e outras superfícies resistentes. Eles se distinguem por uma longa vida útil devido ao seu uso pouco frequente e à sólida estrutura do material de fabricação.

Silicone

São esponjas planas com muitas fibras pequenas. Eles são um produto relativamente novo no mercado. Eles lavam bem quase qualquer sujeira, exceto muito forte. Esta esponja não estraga a superfície da loiça, não é fonte de proliferação bacteriana, uma vez que não absorve a humidade. Requer muito detergente ao lavar a louça. Praticamente sem espuma. Pode ser usado também para outros fins: lava a sujeira da roupa, até serve como escova para lavar o rosto. A substituição requer alguns meses.

Plástico

Eles se parecem com esponjas de metal. São muito mais suaves ao toque e geralmente vêm em cores vibrantes. Feito de finas fibras de plástico. Projetado para a lavagem de pratos que requerem um manuseio cuidadoso. Praticamente sem espuma, pois os orifícios entre as fibras são muito grandes. Em geral, eles podem servir por um longo tempo.

Melamina

A melamina ou esponjas brancas são feitas de resina de melamina. Eles também são chamados de "apagador doméstico". Devido ao fato de que partículas de resina podem ser liberadas do produto durante a lavagem da superfície, é considerado tóxico. Destinam-se apenas à lavagem da superfície exterior da loiça que não entra em contacto com os alimentos. Isso se aplica a caldeirões, panelas, bules. Também é utilizado para limpeza de superfícies lisas como azulejos, fogão a gás, geladeira e outros. Ele lava bem a sujeira dos sapatos e da superfície externa do carro.

Microfibra

Eles são feitos de material natural - são ecologicamente corretos e hipoalergênicos. A principal característica é a boa capacidade de absorção de líquidos. Isso torna possível não usar muito detergente. Adequado para superfícies frágeis ou já danificadas. É uma esponja, mais como uma pequena toalha. Ele lava mal a sujeira congelada, suja rapidamente e absorve instantaneamente quaisquer líquidos, incluindo gordura e assim por diante. Freqüentemente, as manchas se formam e permanecem na esponja quase imediatamente. Não é duradouro, mas caro... Bem adequado para limpar superfícies.

Bambu

É feito de fibra de bambu natural, que também é um material ecologicamente correto. Não causa irritação e alergias... É uma esponja fina com uma “capa” de tecido e um enchimento de espuma no interior. É permitido o uso de esponja sem detergente. Lida bem com superfícies oleosas e sujeira seca. Devido à sua estrutura "soft", perde rapidamente a sua apresentação e torna-se inutilizável. O preço de mercado é mais alto do que os modelos abrasivos ou de espuma.

De outros

Agora você pode encontrar frequentemente uma esponja preta. A esponja preta é feita de finas fibras de metal e polipropileno. Projetado para lavar pratos com uma grande camada de sujeira e depósitos de carbono.

Outro tipo de variedades não mais populares e conhecidas - esponja de bucha... Eles são muito mais duros do que os abrasivos convencionais ou os homólogos de espuma de borracha, secam mais fácil e rápido, enxugam bem a sujeira e não causam alergias. A principal vantagem é uma longa vida útil, de vários meses.

Vale a pena prestar atenção a esponjas japonesasque apareceu no mercado nacional há apenas alguns anos. Eles têm três camadas - uma camada dura é para lavar a sujeira seca, uma camada mais macia é para pratos com um revestimento frágil e, graças à camada do meio, surge a espuma. Existem três tipos de dureza - alta (esponja "dura"), média (esponja "média") e baixa (esponja "macia").

Os pincéis são um bom substituto para uma esponja. com cabo e cerdas naturais resistentes. Alguns estão equipados com dispensadores de detergente.

Quais são os tamanhos e formas?

Em geral, os tamanhos das esponjas são produzidos por razões de conveniência quando usadas com uma mão. A opção mais comum é uma esponja retangular relativamente volumosa. É tradicionalmente considerado o mais conveniente e, portanto, o mais versátil. A segunda forma mais popular é redonda. Esses produtos arredondados costumam ser usados ​​para lavar pratos do mesmo formato - xícaras fundas, tigelas e assim por diante.

Existem também pequenas esponjas para lavar pratos pequenos ou locais de difícil acesso. Os modelos com alça e dispensador podem ostentar formas incomuns, mas ao mesmo tempo lacônicas. Alguns deles são vendidos com racks de drenagem. As alças podem ser pequenas e largas ou longas e estreitas.

Os recordistas do maior número de formas entre as esponjas são os modelos de silicone. A produção moderna estabeleceu o lançamento de produtos em forma de maçãs, corações, ovais, figuras curvas e bizarras de todas as cores. Formas e tamanhos incomuns neste caso, como já ficou óbvio, são apenas uma jogada de marketing para aumentar as vendas.

Principais fabricantes

Você pode ver que em qualquer loja os preços raramente estão na mesma categoria e, às vezes, a faixa de preços é bastante grande. Não há muitos motivos para isso - tudo depende da quantidade de produtos na embalagem, do material de fabricação e do fabricante.

Modelos de silicone raramente são encontrados em supermercados e são mais frequentemente vendidos online ou em pontos de venda específicos.

Um dos fabricantes mais populares de esponjas de lavar louça na Rússia - Freken BOK. O direito de fabricação pertence à empresa "Impex", que é uma grande empresa especializada na produção de produtos não alimentares. Os produtos estão recebendo boas críticas.

Outro fabricante cujos produtos podem ser vistos com frequência nas prateleiras das lojas é Paclan... A marca faz parte da holding europeia CeDo Ltd.O escritório central está localizado em Frankfurt e a produção está distribuída na Polônia, Grã-Bretanha e China.

Fabricante de esponjas Iorque também se tornou uma ferramenta auxiliar frequente. Este fabricante polonês é um dos líderes de mercado há mais de 20 anos. E também não se pode deixar de notar o grande número de fabricantes chineses, cujos produtos às vezes perfazem metade da gama. Apesar de muitos preconceitos, alguns dos produtos são de boa qualidade e longa vida útil.

Critérios de escolha

Para escolher a esponja certa para você, não só para lavar pratos, mas também para limpar superfícies, você precisa se concentrar em uma série de características.

  1. Dimensões do produto. As esponjas de espuma padrão podem não ser adequadas para todas as pessoas. Algumas pessoas gostam de usar pedaços pequenos, enquanto outras preferem esponjas grandes que cubram uma área relativamente grande.

  2. Material de fabricação. O principal requisito é que a esponja mantenha sua integridade ao usar um agente químico. Simplificando, o produto não deve se desintegrar, esfoliar, alvejar ou liberar substâncias ao interagir com a composição do produto.

  3. Preço... Freqüentemente, esse critério se torna o mais importante na escolha de um produto. Isso não é inteiramente correto. Em geral, os preços de uma variedade de esponjas de diferentes fabricantes não diferem muito. A maioria dos novos tipos de esponjas não é comprada pelos clientes devido ao seu preço bastante alto. Porém, recomenda-se ter mais cuidado na compra desse item, escolhendo um produto de acordo com a sua finalidade, e não de acordo com o preço.

Também deve ser lembrado que uma esponja é ruim se precisar de muitos detergentes. Se você encontrar tal fenômeno, é aconselhável se livrar dos produtos.

Dicas de armazenamento e uso

O cuidado e o armazenamento da esponja estão diretamente relacionados à sua estrutura especial - ela é porosa. Uma superfície porosa ou perfurada absorve perfeitamente qualquer umidade e, com ela, pequenas partículas de sujeira.

Talvez seja bastante conhecido que a esponja não deve estar em contato constante com a água. Não deve ficar no fundo da pia ou na parte onde a água pinga com frequência. O dispositivo ideal para armazenar esponjas são todos os tipos de ganchos e suportes com orifícios para escoamento da água. Quando armazenado desta forma, o produto não abrigará nenhum tipo de bactéria. Também vale lembrar que após cada uso a esponja deve ser espremida o mais seca possível. Não é desejável armazenar o produto em armário fechado ou em local sem ventilação.

As esponjas de espuma mais econômicas e de uso frequente precisam ser trocadas uma vez por semana. A sujeira e especialmente os pedaços de alimentos praticamente não são lavados. Os produtos de celulose duram mais - de 1 a 2 meses. A forma mais fácil neste sentido é com as esponjas de tecido - podem ser substituídas já após 60 lavagens. Com uma lavagem adequada, suave e pouco frequente, tais produtos conseguem manter a sua estrutura por muito tempo (até vários anos).

É recomendável que você lave a esponja na máquina de lavar louça de vez em quando, se disponível em sua casa.

Outra forma de desinfetar uma esponja em casa é mergulhá-la em uma solução de vinagre. Modelos de silicone devem ser despejados com água fervente uma vez em um determinado período de tempo.

Imediatamente, é necessário jogar fora o produto caso ele comece a cheirar mal, mudar de cor, mudar muito seu formato inicial, começar a esfarelar e até esfarelar. O último é especialmente verdadeiro para esponjas de metal. Tendo começado a desmoronar, eles podem ferir. É indesejável o uso de esponja para outros fins, bem como para lavar louça, ladrilhos, fogão, janelas e assim por diante com um mesmo produto. Isso pode tornar o processo de limpeza menos eficiente e a esponja se desgastará muito mais rápido.

É importante notar que uma esponja abrasiva comum nem sempre é a solução para todos os problemas.Como já mencionado, novos tipos de esponjas não só permitem uma melhor limpeza da sujeira, mas também não danificam as superfícies. Com a escolha certa de uma esponja agradável e útil para o lar, você não só pode tornar a lavagem ou limpeza mais fácil, mas também adorar.

sem comentários

Moda

a beleza

casa