Lavando louças

Como lavar a louça de maneira adequada e rápida?

Como lavar a louça de maneira adequada e rápida?
Contente
  1. Por onde começar?
  2. Escolhendo fundos
  3. Regras de classificação
  4. Levamos em consideração o tipo de material
  5. Remover gordura
  6. Acessórios de bebê
  7. Dicas úteis

Por tradição, o hóspede é sempre convidado para uma mesa ou pelo menos para um chá. E como pode ser desagradável que este mesmo chá seja derramado em uma xícara com uma flor de chá. Após essa visita, o primeiro desejo dos hóspedes é conferir a louça em casa e ver se tudo está limpo e com brilho.

Como lavar a louça de maneira adequada e rápida, preservar sua beleza e se livrar da gordura, da placa e das incrustações?

Por onde começar?

A resposta a esta pergunta depende de vários fatores:

  • se tem família grande e com que frequência tem que lavar a louça;
  • como os detergentes para lava-louças agem na pele;
  • quais meios são usados ​​com mais frequência: folk ou industrial;
  • há muitos pratos gordurosos;
  • se você tem que lavar mamadeiras (por exemplo, mamadeiras).

Para uma grande família, a máquina de lavar louça será um salva-vidas. Mas mesmo sem isso, a maioria da população ainda consegue lidar com a situação. Para isso, basta estocar louça, proteção para as mãos e um pouco de paciência.

Além de luvas e avental, você deve estocar várias esponjas, pincéis, pincéis, panos de limpeza com fios de metal. Dependendo das suas preferências, você precisará de detergentes líquidos e secos para todos os tipos de pratos, a fim de remover placa bacteriana, gordura e alimentos queimados. Alguns tipos de pratos podem e devem ser lavados com água fria, mas ainda é difícil fazer sem água quente. Na ausência de água corrente, você precisará de uma bacia ou prato. Na natureza, esse papel geralmente é desempenhado por um balde.

Ao escolher qualquer método de lavagem, é preciso lembrar que a louça deve ser enxaguada de todos os produtos químicos em água corrente por pelo menos 15 segundos.

Você também deve observar as seguintes regras:

  • Antes de lavar a louça, remova todos os restos de comida para não entupir a pia.
  • Não se esqueça de classificar e solicitar itens sujos.
  • Cada louça tem duas faces, uma interna e outra externa, e ambas precisam ser lavadas.
  • É muito mais fácil limpar utensílios oleosos após a imersão.
  • A secagem é feita de duas maneiras: secagem natural de cabeça para baixo ou secagem com toalha.

Escolhendo fundos

A indústria moderna oferece um grande número de detergentes e produtos de limpeza. Ao escolher, não se esqueça que:

  • o preço alto não é garantia de qualidade, mas um meio de pagar pela publicidade;
  • um grande número de componentes aumenta o risco de uma reação alérgica ao produto;
  • um forte cheiro de aromatizante pode esconder o cheiro químico de componentes abaixo do padrão;
  • cores fluorescentes brilhantes (ácidas) de detergentes líquidos são o resultado do uso de um grande número de corantes, aos quais os alérgicos podem reagir negativamente.

Portanto, um gel transparente e inodoro é uma boa escolha para quem se preocupa com sua saúde. E quem não quer arriscar, pode escolher remédios populares.

Existem muitas maneiras populares de limpar pratos. Vamos listar alguns:

  • A mostarda seca pode ser usada não dissolvida como um abrasivo. A superfície é esfregada com ele e deixada por 10 minutos, após o qual é lavada com água corrente. A mostarda também pode ser diluída em água e embebida em pratos. Os alimentos secos podem ser removidos perfeitamente desta forma.
  • O bicarbonato de sódio é usado de maneira semelhante. Pode arranhar a superfície, mas lida bem com comida queimada, manchas difíceis, flor de chá e café, amarelecimento em potes esmaltados, manchas escuras em talheres. E o bicarbonato de sódio também remove odores desagradáveis ​​de qualquer prato. Para isso, deve ser mergulhado em uma solução de refrigerante (1 colher de sopa para cada 1 litro de água).
  • O carbonato de sódio é um remédio mais forte. É preciso trabalhar com luvas, usar na forma de solução ou pasta.
  • O vinagre de mesa (não a essência) desengordura perfeitamente as superfícies, combate as incrustações, branqueia pratos leves e mata os germes. Para uso, você precisa diluir 2 colheres de sopa. colheres de sopa de vinagre em 1 litro de água e, molhando uma esponja em uma solução, lave a louça. Ele também remove odores de itens de cozinha. E despejando o agente na panela e deixando por várias horas, pode-se limpar os utensílios dos depósitos de carbono.
  • O sabão em pó contém álcali, graças ao qual desinfeta e trata perfeitamente qualquer sujeira. Você precisa usar um sabonete marrom clássico com um odor desagradável.
  • O cheiro de amônia é muito forte. Mas quem não tem medo disso pode limpar manchas antigas em pratos e outras superfícies de cozinha com algumas gotas.
  • O ácido cítrico limpa, branqueia, desinfeta, remove incrustações e remove odores desagradáveis. 5 g de ácido cítrico diluído em 1 litro de água ajudam na limpeza dos utensílios domésticos.
  • A cinza de madeira é um componente raro hoje. Mas é ela quem melhor de tudo lavar a louça no campo, na natureza, numa caminhada. As sobras do fogo farão um ótimo trabalho com a graxa da chaleira e o balde com fuligem.
  • O sal comestível é um abrasivo à disposição de todos. Frite uma frigideira com gordura congelada ou queimada, você precisa cobrir com uma camada centimétrica de sal e despeje um pouco de água. Deixe o recipiente durante a noite e ferva. Este método não pode ser aplicado a revestimentos de Teflon.
  • A areia do rio, assim como a cinza, ajuda a limpar os pratos na natureza. Mas mesmo em casa, este abrasivo limpa de forma brilhante potes de alumínio e de ferro fundido.
  • A cola de papelaria também pode ser usada para limpar a sujeira velha em pratos. Para fazer isso, coloque lascas de uma barra de sabão doméstico 72%, ½ xícara de cola clerical (silicato) e ½ xícara de carbonato de sódio em uma panela grande com água fervente. Reduza a água fervente, mergulhe panelas, frigideiras e ferva por 2 a 5 horas.O cheiro da composição não pode ser chamado de agradável, por isso é necessário trabalhar com o capô ligado ou com a janela aberta. Você precisa adicionar água periodicamente à panela para que os pratos fiquem cobertos com água. Quando a água escurece e os depósitos de carbono da frigideira ou caçarola se afastam, os pratos são retirados do recipiente e começam a ser limpos com raspador, faca ou esponja de alumínio.
  • A parafina que escorre das velas para a louça, em primeiro lugar, deve ser raspada o máximo possível. Os resíduos são aquecidos com secador de cabelo e removidos com papel toalha ou toalha. Em outro caso, coloque os pratos em parafina em um grande recipiente no fogo, adicione um detergente (de preferência carbonato de sódio) e leve para ferver. Dissolvendo-se, a parafina permanece na água. Resta lavar a louça em água quente corrente.

Regras de classificação

Independentemente do método de lavagem, os pratos são pré-selecionados. Os mais gordos devem ser separados dos isentos de gordura, os copos - de pratos, potes - de xícaras e talheres. Essa separação irá acelerar significativamente o trabalho, porque é mais fácil arrumar a louça lavada, e a memória muscular lembrará mais rapidamente o que, por que e onde colocá-la. Portanto, é mais fácil lavar os pratos, começando pelas colheres - garfos, passando pelos copos e xícaras, terminando com os pires, pratos e travessas e terminando com potes, panelas e assadeiras.

Levamos em consideração o tipo de material

Na verdade, nem todo tipo de louça pode ser lavada com o mesmo produto. Caso contrário, os vasos podem escurecer e a douração pode descascar.

Copo

Para lavar vidrarias, siga estas dicas:

  • Água salgada quente é boa para vidros. Após a lavagem, deve ser enxaguado em água fria.
  • Casca de limão ou algumas gotas de suco de limão adicionadas à água de lavagem darão brilho aos itens de vidro.
  • Em vez de limão para dar brilho, você pode adicionar pequenos pedaços de batata crua à água.
  • Objetos de vidro podem ser limpos com grãos finos ou sal: despeje em um decantador ou vaso (garrafa), adicione um pouco de água e agite bem. Este método de limpeza ajudará na ausência de uma escova para garrafas.
  • A água em que as batatas foram fervidas limpa perfeitamente os pratos de vidro e de barro.

Mas a vidraria requer uma secagem especial: o vidro transparente deve ser bem limpo com um pano que não solte fiapos, como uma toalha waffle.

Copos novos, taças de vinho, pratos de vidro são temperados pela fervura para dar-lhes força. Despeje areia de rio limpa com 1 cm de espessura em uma panela, adicione água fria, leve para ferver e ferva por 15 minutos. Em seguida, adicione 2-3 colheres de sopa. eu. sal e cozinhe por mais 30 minutos. Arrefeça a água, retire a loiça e enxagúe abundantemente.

Metal

Entre os utensílios domésticos existe uma grande variedade de metais: ferro fundido e prata, ouro e cuproníquel, aço inoxidável e aço esmaltado, cobre e alumínio. Para não estragá-lo, você precisa considerar o seguinte:

  • Não use produtos abrasivos, esponjas duras ou esfregões de metal para lavar pratos de aço inoxidável, alumínio polido, caso contrário, o revestimento ficará riscado.
  • Talheres de prata e cuproníquel, após o uso, são mergulhados em água fervente, adicionando-se um pouco de bicarbonato de sódio.
  • Para limpar a panela de esmalte da placa amarela interna, você precisa colocar água nela e adicionar sal de cozinha a uma taxa de 5-6 colheres de sopa. colheres por 1 litro de água. A solução pode ser deixada por várias horas ou fervida por 40 minutos.
  • Uma panela de esmalte incandescente não deve ser imediatamente colocada em água fria - o esmalte irá rachar.
  • Esfregue os utensílios de metal com fatias de batata crua para fazê-los brilhar.
  • Os utensílios de cobre podem ser facilmente esfregados com uma metade de limão polvilhada com sal. Esfregue bem o cobre com limão, enxágue e seque com um pano macio.
  • Para evitar que manchas brancas apareçam na panela de aço inoxidável, você não deve adicionar sal à água fria. Apenas quente, mexendo sempre. Para se livrar das manchas brancas, você também pode esfregar o fundo da panela com meio limão.

Plástico

Com o tempo, placas e odores desagradáveis ​​se desenvolvem em pratos de plástico. Você pode se livrar deles com a ajuda do refrigerante: diluir o refrigerante com água, esfregar o plástico abundantemente com esse mingau, enxaguar após 24 horas.

O pó de café, aplicado nas travessas por 3-4 horas, irá livrá-los dos odores, e um saco de vanilina (não açúcar) é diluído em água morna colocada em um recipiente. O recipiente é fechado com uma tampa, agitado por alguns segundos e deixado por 2-3 horas, após o que o recipiente é enxaguado.

Porcelana

Os pratos de porcelana e faiança não devem ser lavados com substâncias abrasivas. Além do mais, ela não gosta de mudanças de temperatura: lavar e enxaguar com água à mesma temperatura. Você pode evitar o escurecimento da porcelana com uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre ou esfregando-a com bicarbonato de sódio. A placa do chá também é removida com soda ou solução de amônia.

Com douramento

A loiça dourada não deve ser lavada na máquina de lavar loiça. É lavado na pia com produtos líquidos. As colheres de chá pretas podem ser limpas com bicarbonato de sódio. E o brilho do dourado é devolvido com a ajuda claras de ovocostumava esfregar a louça com um guardanapo de flanela.

Remover gordura

Acima, já existiam várias maneiras de se livrar da gordura dos utensílios de cozinha em casa. Vamos citar mais alguns:

  • Dilua 100 g de bicarbonato de sódio com peróxido de hidrogênio até obter uma composição pastosa. Rale os pratos com o mingau e deixe por um tempo. Este método não só ajudará a lavar os utensílios da gordura velha, mas também os desinfectará.
  • Refrigerante e vinagre (1: 1) quebram a gordura rapidamente e após 10-15 minutos. lavou a louça sem manchas. Para sujeira muito pesada, o procedimento pode ser estendido.
  • A água quente é despejada em uma panela de ferro fundido de forma que o fundo fique completamente coberto. Ponha o recipiente no fogo e adicione 2 colheres de sopa. colheres de sopa de sal. Após ferver, adicione a mesma quantidade de refrigerante e ferva por mais 15-20 minutos. Depois que a água esfriar, a superfície é limpa e enxaguada.

Acessórios de bebê

Para não provocar o desenvolvimento de alergias na criança, recomenda-se o uso de refrigerante, sal, mostarda em pó em vez de produtos químicos. Se possível, ferva os pratos. Se isso não puder ser feito, use água oxigenada ou refrigerante. O principal é enxaguar abundantemente após a lavagem.

Dicas úteis

Recomendações para hospedeiras:

  • Uma solução de vinagre ajudará a livrar-se do cheiro de cebola ou peixe.
  • Você pode lavar o caramelo congelado com água com gás.
  • Para evitar a formação de ferrugem nos produtos de metal, a loiça deve ser bem seca.
  • Para remover sedimentos de um vaso, você precisa colocar água com ácido acético nele (para 1 litro de água, 1 colher de chá de ácido).
  • Os utensílios de madeira retêm sua cor natural por muito tempo se forem mergulhados em água fria antes do uso.
  • Os pratos de cristal são lavados com mostarda, enxaguando-se com uma solução fraca de vinagre.
  • O sabão em pó elimina a gordura, mesmo em água fria.
  • Uma solução de refrigerante derramada em um recipiente por várias horas ajudará a limpar o bule de placa.

Para obter informações sobre como lavar a louça de maneira adequada e segura, sem usar a máquina de lavar louça, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa