Lavando louças

Como você pode limpar uma chaleira com ácido cítrico?

Como você pode limpar uma chaleira com ácido cítrico?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens
  3. Removendo uma fina camada de calcário
  4. Removendo uma espessa camada de placa
  5. Poluição velha
  6. Profilaxia

Não importa o quão limpa seja a água, quando ela é fervida em uma chaleira, surge de vez em quando uma crosta. É um precipitado de sal-cal que gradualmente se acumula nas paredes da vasilha e nos elementos de aquecimento, o que leva à sua destruição.

Além disso, as incrustações afetam negativamente a saúde humana, portanto, devem ser removidas por meio de limpezas regulares.

Para limpar o interior da chaleira de depósitos de calcário e sal, não é necessário comprar produtos especiais que contenham produtos químicos agressivos. Para fazer isso, você pode usar ácido cítrico normal.

Peculiaridades

A água da torneira contém uma grande quantidade de impurezas que entram durante as várias etapas de limpeza necessárias para remover os resíduos e desinfetar. Mas ao mesmo tempo, o líquido fica mais rígido, por isso não é recomendável usá-lo cru. Graças aos filtros modernos em casa, a água pode ser limpa da maioria das impurezas, incluindo cloro e metais pesados, mas eles não são capazes de eliminar o cal. No entanto, muito menos sedimento se formará no líquido filtrado.

O sedimento resultante da fervura da água acumula-se gradualmente nas superfícies internas da caldeira e, com o tempo, forma densas camadas de sal. A incrustação ajuda a reduzir a transferência de calor dos materiais, portanto, como resultado do aquecimento, o vaso aquece e simplesmente explode. Se uma chaleira elétrica for usada em casa, o elemento de aquecimento geralmente falha, porque. é nele que se acumulam os depósitos de sal de cal.

A remoção obrigatória de incrustações não se deve apenas a danos na louça, mas também a um impacto negativo na saúde humana. Ao beber água de uma chaleira suja, o sedimento de sal de cal entrará no corpo, o que levará ao desenvolvimento de doenças do estômago, fígado e rins.

Vantagens

A descalcificação com ácido cítrico não é apenas eficaz, mas também segura. Depois de usar agentes de limpeza especiais, a chaleira deve ser bem lavada e fervida água várias vezes para se livrar completamente dos produtos químicos. Caso contrário, elementos agressivos entrarão no corpo, o que pode causar intoxicações, reações alérgicas ou queimaduras químicas das membranas mucosas. Enquanto após o uso do ácido cítrico, bastará lavar a vasilha com água corrente.

Uma densa camada de escamas corrói o metal, deixando rachaduras, lascas e arranhões que não podem ser vistos a olho nu. Se os elementos danificados forem expostos a substâncias agressivas contidas nos agentes de limpeza, a taxa de sua destruição aumentará várias vezes. Além disso, partículas de produtos químicos permanecerão em pequenas fissuras e certamente entrarão no corpo humano junto com a água.

O ácido cítrico limpa suavemente bules elétricos, de metal, de vidro e de esmalte. Ao mesmo tempo, após o procedimento, não permanecerão apenas os sedimentos de sal de cal, mas também as partículas nocivas. Deve-se observar também a disponibilidade deste método de descalcificação, pois 1-2 saquetas de ácido cítrico custarão muito menosdo que um agente de limpeza especial.

Removendo uma fina camada de calcário

Demora um mínimo de tempo e esforço para remover uma fina camada de calcário da chaleira. Mas deve-se ter em mente que a eficácia do procedimento dependerá das proporções do ácido cítrico em relação ao líquido. Para cada litro de água, deve-se tomar 40 g de ácido cristalizado. Você também pode usar 1 ou 2 limões médios, que devem ser cortados em cubos grandes de antemão.

O recipiente a ser limpo não precisa ser totalmente preenchido com água, seu nível deve ser suficiente para cobrir apenas as superfícies com escala.

Leve ao lume a chaleira com o líquido de limão e leve ao lume o conteúdo. Em seguida, você deve abrir a tampa e continuar a ferver a água em fogo baixo por cerca de 2-3 minutos. Ao remover a placa da chaleira elétrica, a solução de ácido cítrico deve ser fervida novamente 3 minutos após o primeiro ciclo. Neste último caso, não é necessário abrir a tampa do utensílio.

A chaleira com água quente não precisa ser lavada imediatamente, deixe esfriar naturalmente. À medida que esfria, o ácido cítrico irá corroer gradualmente a escama. O líquido turvo resfriado junto com as partículas de depósito de sal de cal devem ser despejados. Se após o procedimento houver vestígios de placa nas paredes e na resistência, recomenda-se limpar novamente. Além disso, se na primeira vez não foi possível remover nem mesmo parte da incrustação, a concentração de ácido cítrico deve ser duplicada.

Depois de concluída a descalcificação, pode terminar o procedimento de limpeza. O jarro deve ser bem lavado com uma esponja de lavar louça e detergente. Em seguida, a primeira e a segunda água após a fervura devem ser despejadas, e somente a partir do terceiro ciclo ela será utilizável.

Um procedimento semelhante pode ser realizado com bebidas carbonatadas, como limonada, que não são coloridas. Eles contêm ácidos cítrico e fosfórico, que têm um efeito destrutivo sobre os depósitos de calcário. Uma chaleira suja deve ser enchida com refrigerante e deixada com a tampa aberta até que os gases estejam completamente exaustos - por cerca de 2 horas. Em seguida, o líquido é levado à fervura e deixado esfriar, como é o caso da solução de limão.

Removendo uma espessa camada de placa

Apesar da eficácia do ácido cítrico, ele deve ser usado com vinagre para remover uma espessa camada de calcário. Ressalta-se que essa limpeza é mais agressiva, portanto é importante realizar o procedimento de forma correta para não quebrar a chaleira e não prejudicar o corpo.

Recomenda-se a utilização de ácido cítrico em combinação com vinagre para a limpeza de pratos de inox ou esmaltados.

Este método também é adequado para aparelhos elétricos, desde que estejam equipados com uma resistência oculta, caso contrário o seu revestimento galvânico pode ser danificado. Além disso, é indesejável remover incrustações com solução de vinagre em recipientes de plástico.

Para o procedimento, você precisará de vinagre de mesa na quantidade de 0,5 xícara para cada 1 litro de água e 60 g de ácido cítrico. Primeiro, encha a chaleira com vinagre e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, o ácido cítrico é adicionado ao líquido e levado à fervura, após o que é fervido por vários minutos com a tampa entreaberta.

Ao limpar uma chaleira elétrica, ferva a água com a tampa fechada. duas vezes com um intervalo de 3 minutos... Deixe a solução quente de vinagre de limão esfriar antes de despejá-la. Se a escala não tiver sido removida completamente, o procedimento deve ser repetido, mas se tiver sido removida com segurança, o recipiente deve ser bem lavado com detergente e várias porções de água nele fervidas.

Poluição velha

Eliminar o calcário denso em várias camadas é a tarefa mais difícil. Como regra, essa condição negligenciada é observada em bules antigos de esmalte. Camadas espessas de calcário costumam erodir as paredes da chaleira, de modo que, quando removidas, você pode notar o afinamento do metal e até mesmo rachaduras. Em nenhum caso você deve raspar as camadas de escama, uma vez que isso acarretará danos ainda maiores às superfícies internas do recipiente.

Você precisará de bicarbonato de sódio, ácido cítrico e vinagre de cidra de maçã ou vinagre de uva para remover a placa bacteriana. Primeiro, você precisa colocar água e refrigerante na chaleira a uma taxa de 2 colheres de sopa. eu. pó por litro de água e ferva o conteúdo por cerca de 20 minutos em fogo baixo. Em seguida, escorra a solução de refrigerante, enxágue a chaleira e encha-a com água com ácido cítrico na proporção de 60 g de matéria seca por litro de água. O líquido deve ser fervido por 5-7 minutos, depois deixe em um recipiente até que esfrie completamente.

As etapas acima devem ser executadas duas vezes para afrouxar bem a escala. Só depois disso a chaleira é bem lavada e passa para a terceira parte do procedimento - o tratamento com vinagre. Coloca-se cidra de maçã ou vinagre de uva numa chaleira para 1/3 do seu volume e adiciona-se 2/3 de água. O líquido deve ser fervido em fogo baixo por pelo menos meia hora. Observe que, ao limpar a chaleira, o ambiente deve ser constantemente ventilado com a fumaça do vinagre.

Depois de meia hora, a escama multicamadas ficará pastosa e pode ser facilmente removida com uma espátula de madeira ou plástico. Ao final do procedimento, o recipiente deve ser bem lavado com esponja e detergente e nele fervidas várias porções de água.

Profilaxia

Para evitar a acumulação de sedimentos de sal de cal no interior do jarro, é necessário efectuar uma limpeza preventiva regular. Para isso, encha o recipiente com água e adicione ácido cítrico na quantidade de 1 colher de sopa. eu. matéria seca para cada copo de líquido. A solução resultante é deixada no bule por 2 horas, após o que é bem lavada com uma esponja e detergente.

O procedimento deve ser repetido duas vezes por mês se a água da torneira for muito dura. Se a água for mole, a profilaxia pode ser realizada uma vez em 2-3 meses. É importante lembrar que após cada limpeza é necessário enxaguar bem a chaleira de resíduos de ácido e sedimentos.

Para obter informações sobre como limpar uma chaleira com ácido cítrico, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa