Como limpar uma cruz de prata?
Muitas pessoas estão acostumadas a complementar sua própria imagem com algum tipo de bijuteria: anéis, correntes, brincos, cruzes - tudo isso é muito comum, como a prata, da qual é feito um número considerável dos itens listados. Este metal é muito bonito e seu custo razoável torna a prata bastante acessível. É por isso que um crente geralmente prefere uma cruz de pescoço feita de prata.
Apesar dos aspectos positivos, os proprietários deste artigo muitas vezes enfrentam um problema desagradável - um escurecimento gradual da superfície, devido ao qual a aparência se deteriora muito. Quando isso acontece, as pessoas recorrem a oficinas especializadas para obter ajuda paga, pagando quantias injustamente altas por isso, ou lidam com a poluição por conta própria em casa.
Razões de contaminação
Os motivos do aparecimento do escurecimento são diferentes, bem como as formas de eliminá-los, que podem ser adequadas para determinados casos. Os culpados mais comuns de joias estragadas são:
- Má qualidade da liga, que não corresponde à amostra desejada no momento da compra.
- Oxidação do cobre - um dos constituintes da prata sólida. Com ela, isso acontece, por exemplo, com muita umidade ou por excesso de sulfeto de hidrogênio.
- Contato frequente com cloro, como tomar banho, tomar banho ou ir à piscina.
- Cosméticos, perfumes, gel de banho, shampoo - tudo isso, caindo na cruz, provoca o aparecimento gradual de oxidação.
- Armazenamento fora das regras. O hábito de colocar todos os tipos de joias em uma caixa é extremamente prejudicial e errôneo, pois as reações correspondentes ocorrem entre diferentes metais, o que estraga cada peça de joalheria.
- Pequenos danos causados por atritos frequentes, com os quais a prata perde sua camada protetora, oxidando e escurecendo posteriormente.
- Ausência de prevenção na forma de limpeza constante das sujidades externas, que incluem também sebo e suor do dono.
Métodos de limpeza
Há uma opinião de que uma cruz de prata pode escurecer quando seu dono é azarado. Muitas pessoas tendem a acreditar nisso, então acreditam que o produto irá retornar magicamente à sua aparência anterior se você remover o mau-olhado e correr para alguma avó bruxa. Não leva muito tempo para explicar o quão errôneo é esse julgamento. O metal não se importa com a forma como o ambiente trata o dono, e ele não consegue sentir as energias ruins. Essa superstição nada tem a ver com a verdade e a cruz, se ficar preta, deve ser limpa não espiritualmente, mas fisicamente.
Os produtos de prata são limpos com muito cuidado, pois existe o risco de danos na superfície, o que às vezes leva a danos irreparáveis na aparência.
Em nenhum caso você deve exagerar no processo, e esta é uma das principais regras. A segunda diz que é necessário usar apenas certos meios que possam realmente ajudar, e não dar o efeito contrário. Para não cometer um erro irreparável, é necessário estudar toda a lista de meios adequados.
Vinagre
Surpreendentemente, o vinagre de mesa comum é capaz de devolver à cruz o seu brilho anterior. Além disso, você só precisa de um algodão ou qualquer outro pano macio, que você precisa umedecer com vinagre e esfregar a superfície do produto, em seguida, enxugue com um pano úmido.
Soda
Outro produto quase sempre encontrado na cozinha é o bicarbonato de sódio. Ele (na quantidade de duas colheres de chá) é adicionado a 100 ml de água, e então uma cruz é colocada no recipiente por um tempo, após o que a decoração é seca com qualquer pano.
No caso de um estado de prata realmente péssimo, pode-se tentar um método extremo com a participação do mesmo refrigerante: aqui as proporções de água e refrigerante devem ser de 1: 1, formando uma massa relativamente espessa, que se aplica ao produto . Esse procedimento, é claro, irá remover instantaneamente qualquer sujeira, no entanto, pode facilmente arranhar a superfície, portanto, esta opção deve ser a última da fila.
Amônia
Esta ferramenta é muito eficaz e é capaz de lidar com os locais mais difíceis de alcançar. Necessita apenas de uma colher de sopa de álcool e de um litro de água com sabão. Nesse líquido é colocada uma cruz, permanecendo ali por várias horas, após o que é enxugada com um pano úmido.
Você pode usar outro método semelhante: tomar álcool 1: 1 e peróxido de hidrogênio e fazer a mesma coisa, deixando o produto de molho por apenas 30 minutos. Verdade, é menos seguro para metal de baixo grau, cuja qualidade só pode piorar.
Pasta de dentes
Se uma reforma séria começou na casa ou se seus donos se mudaram recentemente, é bem possível que eles não tenham todos os fundos listados na cozinha e no kit de primeiros socorros. Então, uma pasta de dente comum virá em seu socorro. Basta aplicá-lo na escova de dentes e esfregar suavemente a superfície da cruz, fazendo isso com o máximo cuidado para não causar danos.
Fazendo tudo certo, será fácil se livrar da escuridão.
Ácido limão
Este método vai demorar um pouco mais do que os outros e não pode ser classificado como particularmente inofensivo, porque o ácido e a água a alta temperatura aqui necessários são coisas muito sérias e terá que ter toda a vigilância possível. Leve o ácido com água (proporção 1: 5) em uma tigela de metal para ferver e coloque a decoração no líquido, e cozinhe por mais 15 minutos. A seguir, resta extrair a prata, enxaguar com água morna (o mais importante, não fria, para não provocar uma forte queda de temperatura) e secar.
Dicas úteis
Já não é segredo que limpar a prata exige cuidado, descuidando-se que é fácil danificá-la e já não aguarda as consequências. Para que você não tenha que jogar fora suas joias favoritas, é útil saber sobre alguns recursos adicionais:
- Se estamos falando sobre a purificação de um item de prata, esse é um assunto separado. É altamente desencorajado correr o risco de combinar limpeza, por exemplo, prata com ouro. Eles são completamente diferentes em sua composição e cada um deles deve ser abordado individualmente. Mesmo que o método de remoção dos contaminantes seja o mesmo, é melhor agir separadamente para evitar a reação.
- Embora o peróxido de hidrogênio não seja capaz de reagir com a prata, ele não contorna as impurezas de outras ligas, portanto, seu uso é perigoso.
- Os abrasivos são considerados inaceitáveis para joias de prata, portanto, seu uso para fins anti-embaciamento é melhor abandonado.
- Não subestime a fase de esfregar, pois é justamente esta etapa que impede que o escurecimento volte novamente. Seque completamente sem deixar nenhuma gota de umidade.
Se limpar a cruz em casa suscitar preocupações, entre em contato com um profissional.
Para obter informações sobre quais outros meios você pode usar para limpar uma cruz de prata, veja o próximo vídeo.