Cuidados com joias de prata
Antigamente, a prata era muito mais valiosa do que o ouro, e as joias feitas com ela só podiam ser usadas pelos aristocratas. Os tempos e as prioridades mudaram, a prata escureceu enquanto os anéis dourados continuavam a brilhar com a luz do sol. Assim, a moda desse metal começou a desaparecer, pois os cuidados com as peças de prata ainda eram desconhecidos naquela época.
Por que a prata escurece e mancha?
A prata durante a produção pode ter vários tipos de amostras. Como regra, o mais alto padrão 925 é usado para joias, deixando o resto das combinações para fazer talheres ou acessórios baratos. 100% material não é utilizado por joalheiros, pois possui plasticidade excessiva. No entanto, toda liga de prata, apesar da quantidade de metais preciosos na composição, escurece.
Os principais motivos do escurecimento do metal:
- suor;
- amostra do produto;
- umidade do ar;
- o uso de certos cremes;
- o uso de certos medicamentos.
O motivo do escurecimento está na própria prata, porque ela, como qualquer metal, está sujeita a entrar em várias reações químicas. Nesse caso, ao entrar em contato direto com o corpo, a joia de prata passa a interagir com o enxofre, que pode ser encontrado no suor. Dependendo da origem hormonal de uma pessoa, a quantidade desta substância pode variar e, portanto, o produto pode escurecer mais rápido ou mais devagar. É importante ressaltar que a lateral do pingente apoiada no corpo nem sempre é a primeira a escurecer, pois qualquer reação necessita de oxigênio.
A amostra do produto também desempenha um papel importante na velocidade de escurecimento. Uma pequena quantidade de prata na composição é uma razão clara para o rápido embotamento do produto. Deve-se notar que mesmo o 925º teste é capaz de escurecer, pois o ródio é usado como revestimento. Essa camada confere uma ótima aparência ao produto, mas racha rapidamente quando aquecida e úmida. Para manter uma aparência brilhante pelo maior tempo possível, é importante remover as joias ao iniciar a limpeza no banheiro ou na sauna.
Porém, mesmo que todas as recomendações sejam seguidas, é quase impossível manter a prata intacta. Mais cedo ou mais tarde, ele terá que ser limpo e, portanto, é importante descobrir os métodos mais seguros e eficazes.
Métodos de limpeza
Uma peça de prata é muito caprichosa e, portanto, é importante prepará-la para procedimentos especiais de limpeza em casa. Então, você precisa fazer uma solução de água morna com sabão e embeber a prata por duas horas. Após esse procedimento, é importante remover a sujeira principal com uma escova macia ou esponja. Talvez este procedimento por si só seja suficiente.
Se o método delicado com sabão em pó for impotente, é importante ir um pouco além, limpando o produto com álcool amônia 10%. Com ele, você pode limpar rapidamente (em 15 minutos) qualquer produto.
Após uma curta imersão, a prata é enxaguada com água e seca com um pano macio. É importante ressaltar aqui que a secagem deve ocorrer após cada procedimento, pois deixar a prata úmida pode gerar muitas manchas.
E se a opção com amônia pura requer uma sala bem ventilada ou mesmo uma varanda por causa do cheiro forte, então o próximo coquetel de limpeza é mais agradável.
Seus componentes:
- 250 ml de água fria;
- 1 colher de sopa de amônia;
- algumas gotas de sulfeto de hidrogênio;
- um pouco de shampoo de bebê.
Todos os produtos, sejam brincos de prata ou pulseiras, são colocados na mistura preparada e embebidos. O tempo de residência da prata em solução não deve exceder 1 hora. Com sujeira leve, o resultado pode ser visto após 15 minutos. O procedimento de limpeza da casa termina enxaguando as joias com água e secando com um pano macio.
Um anel de prata e outras joias sem pedras limpam efetivamente o mingau do pó dental e da amônia.
Na ausência de pó para limpar os dentes, pode-se substituí-lo por giz amassado. A composição é aplicada com algodão ou cotonete e espera-se que a massa seque completamente. Posteriormente, os restos do produto são removidos com um pano de microfibra seco, as joias são enxaguadas e enxugadas.
Esses métodos de limpeza são bastante simples, mas os ingredientes estão longe de ser encontrados na casa. Por isso apresentaremos vários produtos que certamente estão nas prateleiras das cozinhas.
Produtos de limpeza domésticos simples e eficazes:
- vinagre 6%;
- bicarbonato de sódio;
- Coca Cola;
- ketchup;
- gema de ovo;
- sal;
- batom.
Para uma limpeza completa, o vinagre é ligeiramente aquecido e, em seguida, aplicado a um pano macio. Se 100 ml de vinagre forem misturados com 50 g de água, o produto ficará visivelmente mais claro e brilhante após duas horas de imersão na solução.
As formas de beber e comer são especialmente interessantes e originais. Então, se você ferver prata por 5 minutos em uma panela com Coca-Cola, pode se surpreender com o maravilhoso resultado. O último pode ser alcançado com ketchup regular. 10-15 minutos de uso ajudará a restaurar seu brilho anterior.
A gema de ovo é outro excelente remédio que não só limpa bem, mas também evita o escurecimento da prata. A gema é aplicada na superfície, seca e lavada. O filme remanescente após essa "máscara" protege bem da sujeira.
O batom é uma forma moderna de combater o preto na prata. Cosméticos de qualquer tonalidade são aplicados no produto e bem enxugados com pano. Vale lembrar que bálsamos e batons higiênicos não possuem tais propriedades.
Produtos de limpeza comprovados:
- leve as cascas dos ovos crus para ferver em 500 ml de água, mergulhe a prata no caldo, retire após alguns minutos e seque bem;
- Arrume o produto manchado no iogurte;
- ácido cítrico e água na proporção de 1: 7 é colocado em banho-maria com fio de cobre e joias de prata diretamente no fundo. O procedimento leva meia hora.
Existem muitos procedimentos para remoção de placa e opacidade, mas a possibilidade de seu uso se limita a produtos simples sem a presença de pedras preciosas e semipreciosas.
Lavamos joias com uma pedra
Quando as pedras fazem parte das joias de prata, elas sempre parecem luxuosas e imponentes. No entanto, os produtos de limpeza tornam-se muito mais difíceis.
Lista de pedras que toleram facilmente qualquer tipo de limpeza:
- água-marinhas;
- esmeraldas;
- safiras.
Por terem alta densidade, não têm medo de várias substâncias, porém, se as pedras não forem fixadas com patas, mas com cola, os produtos não devem ser ensopados e fervidos.
Lista de pedras sujeitas a danos mecânicos:
- turquesa;
- Moonstone;
- malaquita;
- opala.
A limpeza com os pincéis de textura macia e pulverulenta da mais alta qualidade não é recomendada para essas joias. Arranhões que aparecem após esses procedimentos estragam irremediavelmente o produto.
Pedras que têm medo de altas temperaturas:
- Granada;
- rubi;
- topázio.
A cor das pedras pode mudar, por isso é proibido remover a placa por fervura.
Pedras que requerem a limpeza mais delicada:
- coral;
- pérola;
- âmbar.
A limpeza doméstica é contra-indicada para tais produtos, por isso é melhor confiar a solução do problema a profissionais.
Um método suave para os experimentadores em casa pode ser considerado uma solução com sabão em pó ralado e algumas gotas de amônia. A mistura começa a ferver, depois é resfriada e o produto é passado com uma escova macia, usando um cotonete para limpar a área ao redor da pedra.
Deve-se observar que os itens folheados a prata também podem ser limpos usando um método semelhante.
Regras de cuidado do produto
Conhecendo algumas verdades simples, você pode estender a vida útil das joias de prata, invariavelmente desfrutando de seu brilho.
Situações em que a prata precisa ser removida do corpo:
- exercício físico;
- umidade excessiva na sala;
- limpeza;
- tomar banho e tomar banho.
O cumprimento dessas recomendações simples prolongará o brilho da prata e a protegerá de contaminações complexas. São as manchas que causam o uso de agentes agressivos e danos aos produtos. Surpreendentemente, ao implementar métodos preventivos, as joias de prata quase sempre são limpas com eficácia com uma solução de sabão comum com três gotas de amônia.
Tipos de tecidos necessários para cuidar da prata:
- flanela;
- couro camurça;
- sentiu;
- microfibra.
Tendo adquirido várias peças destes materiais, pode-se secar bem o produto, evitando estrias. A flanela conhecida por todos, a microfibra moderna ou a camurça serão auxiliares indispensáveis neste processo. Esfregar as joias deve ser uma rotina diária à noite depois de retirá-las.
O feltro comum ajudará a polir o produto com aquele brilho muito original.
Observe que, no cuidado com a prata, não são necessários meios modernos e caros, porque todos os materiais serão encontrados nas mãos do economista mestre.
Quando você leva a sério a preservação do brilho, é importante preparar o lugar certo para guardar suas joias. Uma caixa apertada com uma massa de produtos aqui será definitivamente supérflua e até prejudicial.
Ambiente confortável para armazenar itens de prata:
- sala seca;
- uma distância suficiente da prata da localização dos medicamentos contendo enxofre;
- arrumação espaçosa, onde cada bracelete e anel têm o seu lugar e não se tocam;
- distância de quaisquer produtos cosméticos;
- o estofamento da caixa é macio e texturizado, evitando pequenos arranhões.
Além disso, alguns amantes da prata utilizam o serviço de “passivação” prestado por especialistas e joalheiros para manter o seu brilho. Neste caso, um produto bem limpo é imerso em dicromato de potássio por um certo tempo. O filme fino resultante protege perfeitamente qualquer produto contra escurecimento e arranhões.
Conhecendo todas as sutilezas do cuidado e prevenção do escurecimento da prata, é difícil chamá-lo de um metal caprichoso. Todos os métodos de limpeza são os mais simples possíveis e o efeito é sempre positivo.
Que outros meios podem ser usados para limpar joias de prata? A dica é abordada no próximo vídeo.