Limpando a casa

Como limpar a cortina do banheiro?

Como limpar a cortina do banheiro?
Contente
  1. Métodos de limpeza
  2. Como secar adequadamente?
  3. Removendo manchas de ferrugem
  4. Manchas de mofo e bolor
  5. Como se livrar do calcário?

A cortina do banheiro precisa de limpeza e manutenção regulares, pois com o tempo, partículas de água com sabão se acumulam, aparecem mofo, placa bacteriana e amarelecimento. Isso pode ser devido à ventilação insuficiente na sala.

Métodos de limpeza

Você pode lavar a cortina de duas maneiras, usando uma máquina automática ou manualmente. O método de lavagem deve ser escolhido em função do material da cortina do banheiro. Muitos fabricantes oferecem modelos elegantes em vinil, poliéster ou polietileno.

As versões de vinil e poliéster podem ser lavadas à mão ou na máquina. Uma variedade de pós e alvejantes pode ser usada.

Mas não jogue imediatamente a cortina na máquina de lavar, primeiro você precisa se familiarizar com as recomendações do fabricante. Normalmente, todas as informações são apresentadas em uma etiqueta fixada na lateral do produto.

A escolha ideal são cortinas laváveis ​​à máquina, usando alvejantes de cloro... Isso permitirá que você remova facilmente qualquer tipo de mancha.

As cortinas de polietileno caracterizam-se por uma aparência simples, um preço acessível e uma vida útil curta. Essa cortina pode durar um ano e meio com uma manutenção adequada e regular.

Se você não cumprir os requisitos elementares, a cortina pode ser aberta em um mês.

Se a cortina não puder ser lavada, ela deve ser limpa e lavada com produtos universais e, em seguida, bem seca. Caso o uso de máquina de lavar seja proibido, pode-se lavar o produto manualmente.

Lavar à mão

A lavagem das mãos permitirá que você lave perfeitamente a cortina do banheiro de amarelecimento ou calcário. É importante que a cortina não seja costurada de tecido.Se for feito de vinil, poliéster ou polietileno, então a lavagem deve ser realizada da seguinte forma:

  • Você deve pegar uma tigela do tamanho certo, enchê-la com água morna e adicionar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e metade da quantidade de ácido cítrico para três litros de água.
  • A cortina deve ser embebida na solução resultante e deixada por 60 minutos.
  • Após a imersão, as cortinas de poliéster devem ser enrugadas à mão, pois essa ação removerá melhor até mesmo a sujeira mais difícil.
  • Em seguida, você precisa derramar água limpa e enxaguar bem a cortina.

Os especialistas recomendam adicionar um pouco de brancura à água de imersão para limpar a cortina de placas ou mofo amarelos. Uma pequena quantidade de alvejante não estragará o tecido da cortina e também ajudará a combater os esporos de fungos.

Se a cortina do banheiro estiver muito suja, então, além de encharcar, vale a pena lavar, e só depois dessas ações é que ela pode ser enxaguada e secada.

Máquina de lavar

Lavar em máquina automática é muito conveniente e de alta qualidade. Com sua ajuda, o produto pode retornar à sua aparência original. É importante selecionar apenas um ciclo de lavagem delicado e desligar a centrifugação e a secagem, pois essas ações podem danificar a cortina.

Para dar às suas cortinas de poliéster ou vinil uma aparência atraente, lave na máquina apenas uma vez por mês. Uma cortina muito suja fica na frente de uma lavagem em uma máquina automática deve primeiro ser embebido em água com a adição de lixívia.

Mas você deve prestar atenção ao material do produto para que a lixívia não danifique o tecido.

Despeje até 5 litros de água morna em uma tigela, adicione duas tampas de água sanitária. O produto deve ser embebido por cerca de duas ou três horas.

Se a cortina não puder ser lavada com cloro, você pode usar um pouco de alvejante feito para roupas de bebê. Este alvejante é usado para imersão e é adicionado durante a lavagem. Para tornar a lavagem na máquina mais eficiente, os especialistas recomendam colocar mais algumas toalhas na máquina junto com a cortina.

Após a lavagem, a cortina do banheiro deve ser embebida por mais 30 minutos em água levemente salgada.

Isso formará uma camada protetora adicional no produto. Isso reduzirá o aparecimento de manchas, então a cortina precisará ser lavada com muito menos frequência.

Como secar adequadamente?

Após a lavagem, seque bem a cortina do banheiro. Os especialistas proíbem categoricamente torcer o produto, independentemente do seu material. Depois de torcido, o material permanecerá enrugado e perderá sua aparência atraente.

A secagem correta envolve várias etapas básicas:

  • Após a lavagem, a cortina deve ser colocada na casa de banho de forma a que saia água.
  • Além disso, o produto deve ser pendurado verticalmente em uma corda, e as rugas devem ser evitadas.
  • Se houver uma renda no banheiro, depois de lavar a cortina pode ser imediatamente pendurada nela. Esta opção é muito conveniente e prática.
  • Você pode secar as cortinas do banheiro ao ar livre ou na varanda. A única coisa é evitar luz solar direta sobre o produto.
  • É estritamente proibido pendurar a cortina perto de aparelhos de aquecimento. Isso pode levar à formação de manchas amarelas.
  • As cortinas não devem ser passadas. Eles enrugam quando expostos a altas temperaturas.

Removendo manchas de ferrugem

É muito difícil remover manchas de ferrugem da cortina, especialmente se já forem antigas. Existem várias maneiras fáceis de lidar com novas manchas de ferrugem:

  • É necessário fazer uma solução de amônia e peróxido de hidrogênio na proporção de 3: 1. A solução deve ser aplicada sobre as manchas com uma esponja e esfregada um pouco. Se a ferrugem não sair, pode-se pegar um pano úmido, embeber na solução e colocar sobre a mancha por 20 minutos. A cortina pode então ser lavada normalmente.
  • Você pode usar produtos oferecidos por fabricantes conhecidos para a remoção de ferrugem, como "Adrilan" ou "Sanita". Aplique o produto na mancha, segure por alguns minutos e retire do tecido com uma esponja úmida.

A cortina deve ser limpa com luvas. Lembre-se de que ventilar o banheiro ajudará a evitar manchas de ferrugem na cortina. Recomenda-se lavar as cortinas apenas uma vez por mês.

Manchas de mofo e bolor

Em condições de alta umidade, podem ocorrer mofo e bolor na cortina. Se você decidir limpar as cortinas desse problema, e não apenas jogá-lo fora, então você definitivamente precisa colocar uma máscara para proteger seu corpo de esporos de fungos prejudiciais.

Você pode comprar remédios para o míldio e mofo em lojas especializadas ou usar remédios que estão em todas as casas, como bicarbonato de sódio e vinagre.

O processo de limpeza de uma cortina de banheiro deve ser realizado em várias etapas:

  • Com uma esponja ou pincel, é necessário remover toda a sujeira do produto.
  • Despeje a água em uma tigela e adicione cerca de 100 gramas de bicarbonato de sódio e vinagre.
  • Mergulhe a cortina na solução e deixe por um curto período de tempo (até 10 minutos).
  • Após a imersão, a cortina deve ser enxaguada abundantemente em água fria.
  • A cortina pode ser colocada na máquina de secar ou pendurada na divisão até que seque completamente.

Muitas donas de casa usam o popular remédio Domestos para remover mofo e bolor. Deve ser derramado sobre as manchas e deixado por alguns minutos, depois enxaguado abundantemente. Use água morna para embeber. Água fervente é excelente para destruir esporos de mofo, mas pode danificar o material da cortina.

Como se livrar do calcário?

O aspecto estético do produto é prejudicado pelas gotas secas de água, o chamado calcário. O ácido cítrico é uma excelente solução para eliminá-lo. Pode ser utilizado para imersão ou adicionado ao lavar na máquina automática.

O vinagre ajudará a eliminar o calcário; um remédio mais eficaz é o alvejante.

O produto deve ser adicionado em pequena quantidade à água para embeber a cortina.

A lavagem regular ajudará a prevenir o acúmulo de calcário. Você precisa usar um modo delicado, bom pó. Para cortinas feitas de materiais delicados, o ideal é adicionar amaciante durante a lavagem.

Após a lavagem, o produto deve ser seco. A umidade na cortina irá estimular o aparecimento de mofo e esporos de mofo. A umidade é a razão para a rápida sujeira da cortina.

Regularmente recomenda-se ventilar o banheiro, depois de tomar banho, limpe as dobras da cortina até que seque completamente.

Para dicas sobre como lavar adequadamente a cortina do banheiro, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa