Como faço para limpar o óleo do motor?
Lidar com vários contaminantes é simples e difícil ao mesmo tempo. É simples - quando você conhece os métodos e abordagens corretos, mas é difícil - quando você toma atitudes imprudentes por sua própria conta e risco. Existem nuances na limpeza do óleo de máquina, dependendo do tipo de substância a ser limpa e da idade da contaminação.
Características da composição das manchas
Deve-se ter em mente que o óleo de motor usado cria uma poluição diferente do óleo fresco (graxo). De acordo com a classificação geralmente aceita na indústria, qualquer óleo feito diretamente do petróleo bruto, sem processamento adicional, se enquadra na categoria de resíduo, assim como os óleos sintéticos de motor que estão contaminados com alguma coisa. Mas como precisamos limpar as manchas, usaremos uma divisão diferente: consideraremos os óleos novos que ainda estão na embalagem original e os óleos usados que foram usados anteriormente.
Os fabricantes e vendedores referem-se aos óleos naturais de máquina como aqueles obtidos diretamente durante o processamento de óleo combustível, com a remoção de betume e asfalto e outros hidrocarbonetos pesados deles. Sintético - obtido, respectivamente, por síntese química. A síntese é baseada em:
- Óleo desparafinado.
- Óleo tratado com hidrogênio.
- Substâncias obtidas pelo método do hidrocraqueamento.
- Polialfaolefinas.
- Ésteres, glicóis e outras substâncias que não pertencem a nenhuma das categorias anteriores.
Não faz sentido falar sobre aditivos em detalhes. Mas vale ressaltar que suas propriedades podem dificultar a limpeza das manchas. Por exemplo, ao inibir a formação de espuma, aumentando a viscosidade e a adesão às superfícies, reduzindo a oxidação.
Compostos de limpeza
Qualquer mancha oleosa é gordurosa ao toque e deve ser tratada como uma graxa normal. Você deveria começar com detergente para a louça. Reagentes especiais podem remover manchas em pisos e paredes.
Mas para obter um bom resultado, será necessário enxaguar o produto usado com uma forte pressão de água.
Se o óleo da máquina precisar ser removido em uma área muito grande, especial reagentes industriais. Não tenha medo deles, substâncias com toxicidade mínima ou zero foram desenvolvidas há muito tempo. São essas preparações que devem ser usadas para limpar o chão de garagens, paredes; além disso, eles são bons no combate à fuligem, fuligem, poeira.
Removendo poluição
Freqüentemente, é necessário remover o óleo do motor de um carro. Mas por se tratar de um dispositivo muito complexo com uma geometria específica, a limpeza mecânica terá que ser abandonada. Produtos especiais devem ser aplicados com pincel ou o motor deve ser desmontado e as partes problemáticas devem ser colocadas em um recipiente com solvente. Para remover permanentemente o óleo e o agente de limpeza restantes, é necessário enxaguar as peças com água.
Não há necessidade, dado o tempo e as habilidades de trabalho mais simples, de pagar por serviços de lavagem de carros.
De mãos
É muito difícil remover o óleo de carro da pele das mãos e nem em todos os casos o sabonete sólido ou líquido é suficiente. Não há necessidade de ficar horas em frente à pia, esfregando ferozmente a mancha, existem soluções muito melhores:
- Um deles é o óleo de girassol, com o qual o algodão é impregnado e bem esfregado na pele. Após a remoção da sujeira, as mãos são simplesmente enxaguadas como de costume.
- O detergente para a roupa mostra-se bem, é tomado em pequena quantidade, depois de hidratar a pele e esfregar a zona problemática. Em seguida, a sujeira e o pó são lavados com água morna. Mas esse método é pior do que usar óleo vegetal - há risco de alergia e você certamente terá que lubrificar as mãos com um hidratante no mesmo dia para que não sequem.
- Remove na perfeição as manchas de gasolina das mãos: para não derramar demasiada, basta limpar a sujidade com um pano macio. E então, com a ajuda do sabão em pó, será possível remover o combustível restante e seu aroma em um minuto.
- O shampoo para automóveis (meia tampa é diluída em cinco litros de água) também lida bem com o óleo do carro. Mantenha as mãos na solução por cerca de cinco minutos e, em seguida, lave em água quente com sabão.
Mas o shampoo de carro deve ser usado com extrema cautela:
- Isso pode provocar irritação.
- A concentração excessiva da substância pode causar alergias.
- É inaceitável o uso de shampoos automotivos por quem tenha pelo menos uma abrasão ou corte.
De roupas
Não é difícil remover manchas de óleo do tecido (roupas de trabalho, protetores de assento de carro e assentos, calças normais, camisas ou luvas com óleo). Mas quanto mais cedo você agir, mais fácil será lidar com o problema:
- Aplique o detergente de cozinha na mancha, aguarde um pouco, após o qual será possível lavar a peça na máquina, sempre na velocidade máxima, com enxágue duplo.
- Os solventes devem ser usados com extremo cuidado, tendo previamente testado seu efeito em uma área externamente invisível da matéria. As manchas recém-aplicadas podem ser removidas até com as mãos: pegue água morna, sabão em pó e lave. Ou prepare a mesma solução, umedeça um pano e enxugue (caso não seja possível colocar a jaqueta no recipiente existente).
- Os removedores de manchas não devem ser superestimados, eles podem ser de grande ajuda, mas nem sempre lidam com manchas difíceis. O óleo que entrar em contato com o jeans pode ser removido facilmente se você borrifar bastante sal de cozinha (depois de cinco minutos, retire uma camada, aplique imediatamente uma nova e repita até que a mancha visível desapareça). Agora você precisará enxaguar suas roupas em água morna com sabão.
O bicarbonato de sódio às vezes serve como um substituto para o sal e lida especialmente bem com a sujeira fresca.
- Quando não há ferramentas à mão, ainda há uma solução - este é um ferro comum. Ele lida rapidamente até com óleos teimosos: pegue guardanapos, aplique nos dois lados da mancha, passe a ferro. O óleo derrete e, saindo das roupas, é imediatamente absorvido pelos guardanapos.
- Remover manchas de bolonhesa ou outro tecido com querosene, gasolina, óleo diesel (óleo diesel) também são métodos comprovados. Eles são bons porque você pode remover a sujeira mesmo diretamente na garagem, sem precisar de reagentes adicionais.
O combustível certamente estará lá.
- Você também pode limpar algodão com vinagre. A gabardina é limpa com sprays e produtos especiais, e você pode remover o óleo do suéter com acetona.
Com sapatos
É importante levar em consideração que os sapatos de camurça só podem ser limpos depois de totalmente secos. É inaceitável secá-lo sob a luz solar direta ou próximo a dispositivos de aquecimento. O primeiro passo é remover a poeira e sujeira antes de agarrar a mancha. Como no caso das roupas, é necessário verificar o efeito do medicamento selecionado para não prejudicar a aparência do calçado. Leia as instruções cuidadosamente e nunca esfregue o material com muita força:
- Sem loções ou cremes em casa, você pode remover a oleosidade dos sapatos de camurça com escovas de borracha ou de cerdas de borracha. Se você não tiver um em mãos, uma borracha de papel de carta ajudará.
- Outra forma é usar pó de dente, pó de talco ou amido: eles são aquecidos em uma frigideira, borrifados sobre a mancha, cobertos com guardanapos, prensados com uma carga. Após três horas, resta limpar os restos da mancha com uma escova macia.
- Limpe os sapatos nobuk polvilhando com sal fino, esfregue suavemente a mancha e repita a técnica várias vezes com uma nova porção. É indesejável o uso de talco ou giz, pois podem deixar uma camada branca.
- Sapatos de couro devem ser limpos com vidros ou lenços de monitores LCD ou vodka (álcool). Nunca deixe detergentes e até mesmo sabão em pó em seus sapatos por muito tempo, pois isso pode ressecar o couro e até deformá-lo.
- Os tênis são limpos de maneira semelhante aos têxteis.
Fora do chão
Pisos de concreto geralmente são fáceis de limpar, mas uma mancha de óleo de motor pode ser problemática. Nesse caso, a cama comum para gatos acaba sendo um excelente absorvente, pois é capaz de absorver muito líquido. Não há diferença entre os produtos de marcas diferentes; até mesmo o produto mais barato terá uma boa capacidade de resposta. O filler é simplesmente pisado no concreto, então aguarde 10-15 minutos, isso é o suficiente para absorver a mancha.
Observe, no entanto, que esse método não ajudará a limpar o óleo da máquina se ele tiver sido derramado há mais de duas semanas.
Você não pode limpar o concreto com agentes de limpeza comuns, eles podem apenas espalhar a mancha em uma área maior e dificultar a remoção. Faz sentido comprar apenas concentrados especiais totalmente diluídos em água: os próprios preparados são muito poderosos. O linóleo é limpo com sabão em pó, basta usá-lo de uma vez. Se óleo de máquina for derramado em um piso de madeira, você deve antes de mais nada remova o excesso de gordurae depois limpe as manchas com bicarbonato de sódio e outras substâncias.
De metal
As superfícies de metal geralmente precisam ser lavadas para remover óleo, e isso pode ser feito sem danificá-las. Uma pequena parte é colocada em potes desnecessários ou bacias de aço, despejada com água de cima e adiciona-se sabão em pó raspado. O recipiente é aquecido, a parte suja é fervida por cinco minutos, depois retirada e enxaguada em água corrente.
É necessário remover o óleo do motor do metal em qualquer caso. antes de tingir. Caso contrário, a tinta e o verniz não conseguirão permanecer na superfície. A limpeza mecânica pode ser feita com esmeril ou escova dura, depois o produto é soprado e enxaguado com água morna.Os recipientes grandes são limpos com um jato de água de uma mangueira. Dada a resistência do metal aos agentes de limpeza, você pode usar com segurança álcool branco, acetona.
A maneira mais fácil de limpar peças do motor de um carro é lavando-o: você terá que gastar muito menos tempo e esforço.
De lajes de pavimentação
Assim que o óleo da máquina entrar em contato com as lajes ou outras superfícies, ele deve ser removido o mais rápido possível. Afinal, o problema em si não será resolvido, pelo contrário, grandes prejuízos ao meio ambiente serão causados, inclusive a mancha é extremamente inestética e perigosa para o fogo. Para lidar com isso, a maneira mais fácil é polvilhar imediatamente com areia, cimento e até pó de talco e, depois de absorvido, varrer com uma vassoura. Se necessário, o processamento é repetido.
Se os mecanismos estão constantemente funcionando em algum lugar ou estão sendo reparados, o aparecimento de gotas de óleo é inevitável. Lavar com água, especialmente com adição de detergentes, funciona bem, mas lembre-se de que os ladrilhos podem ficar inutilizáveis devido à umidade constante. Quando a superfície da mancha é grande ou já é velha, é necessário usar reagentes especiais, e não tentar usar meios improvisados ou produtos químicos domésticos.
Recomendações
Às vezes, é necessário limpar o óleo da máquina dos tapetes. Este não é um caso tão frequente, mas bastante difícil, porque lavar tapetes é inconveniente, difícil e nem sempre é possível lavá-los bem. É necessário o uso de géis e pós especiais, seguindo estritamente as instruções, a superfície seca é aspirada. Se não houver uma ferramenta especial ou se você quiser economizar dinheiro, existem outras maneiras:
- Sujeira completamente nova é removida com guardanapo de papelretirando o excesso. O recheio também é revestido com uma mistura de uma colher de sopa de sal de cozinha e uma colher de sopa de refrigerante, deixando por meia hora. Em seguida, o reagente é retirado com um aspirador de pó, uma esponja embebida em água com sabão, limpe a área manchada e retire o excesso de líquido com um pano limpo.
- No asfalto, assim como nos ladrilhos, é melhor borrifar imediatamente a poça resultante areia ou cimento. Dos remédios caseiros, os detergentes em pó ajudam a remover manchas de óleo: você pode usar qualquer um, desde que haja mais. Você pode aumentar o efeito adicionando uma parte de alvejante a uma parte de pó e três partes de água. Só é necessário preparar a mistura em recipientes de metal, o plástico pode ser danificado!
Como vimos, não há nenhum tecido, calçado, roupa, piso ou revestimento do qual o óleo do motor não possa ser removido. Agora você sabe exatamente como fazer em pouco tempo e sem riscos desnecessários. O vídeo a seguir contará mais sobre como remover manchas de óleo de motor.