Limpando a casa

Como limpar o linóleo após a renovação?

Como limpar o linóleo após a renovação?
Contente
  1. Recomendações gerais
  2. Fundos
  3. Como lavar?
  4. Regras de cuidado

O revestimento de piso mais versátil e acessível é o linóleo. Para qualquer sala, você sempre pode escolher uma cópia que seja adequada em cor, densidade e preço. Não é de surpreender que seja usado não apenas em casa, mas também em escritórios.

Mas às vezes, após os reparos cosméticos, vários tipos de contaminantes permanecem nele, que não podem ser lavados nem na primeira nem na segunda vez. Não se desespere, meios comuns e baratos virão em seu socorro, com os quais você pode lavar até os tipos mais complexos de poluição.

Recomendações gerais

Existem muitas recomendações, a partir das quais você pode evitar todos os tipos de problemas associados à limpeza do linóleo.

Se a troca do linóleo não faz parte de seus planos e pequenos reparos são inevitáveis, a ação mais simples será fechar o piso. Não é necessário comprar um filme especial para cobrir a superfície do piso, você pode usar papel de parede velho, jornais, caixas, filme de embalagem sob o papel de parede. Uma vez que todos esses materiais são menores em tamanho do que a área de superfície, então você pode consertá-los com fita adesiva.

Mas se acontecer de os restos de materiais de construção ainda ficarem no linóleo, então não use objetos com pontas afiadas para a limpeza. Gotas de tinta e resquícios de papel de parede aderido não precisam ser limpos com faca de construção ou espátula, pois existe uma grande probabilidade de danificar a superfície do linóleo.

Extremo cuidado deve ser tomado quando agentes agressivos são usados ​​como auxiliares de limpeza de superfície.

Para verificar suas ações, você deve primeiro testar em uma pequena área, ou melhor - em um pedaço de linóleo desnecessário.

O uso de todos os tipos de soluções alcalinas e refrigerantes é estritamente proibido. Os fundos, que contêm álcalis em diferentes percentagens, penetram profundamente na estrutura do linóleo, levando à destruição do material. A aparência de qualquer linóleo será irremediavelmente perdida e você terá que trocar todo o revestimento.

Ao trabalhar com qualquer meio, você deve usar luvas de proteção especiais. Podem ser adquiridos em qualquer loja de ferragens, não são caros e a pele das mãos fica protegida dos efeitos dos agentes utilizados.

Fundos

Para limpar vários contaminantes da superfície do linóleo e, se possível, devolvê-lo à sua aparência original, você pode usar remédios químicos e populares. Ambos merecem atenção especial, pois graças a eles, você pode se recusar a comprar uma nova cobertura, economizando dinheiro significativo.

Folclórica

Existem muitos remédios populares disponíveis para todos, sem exceção. Sua alta eficiência foi comprovada e testada várias vezes. Cada produto é normalmente usado para um tipo específico de contaminação e consiste em um ou dois componentes.

Para devolver o brilho original ao linóleo, que está caído no chão há mais de um ano, vale a pena usar leite e água. Para fazer isso, misture partes iguais de ambos os componentes e trate a superfície do piso com esta solução. Deixe o chão secar um pouco e, em seguida, esfregue a superfície com um pequeno pedaço de pano contendo fibras de lã. O melhor efeito pode ser alcançado por se você usar 100% lã.

Muitas vezes, faixas se formam na superfície do linóleo. Na maioria das vezes, sua ocorrência está associada a vestígios de sola de sapato. A maioria dessas listras é formada no corredor. Você pode usar uma borracha escolar comum para removê-los. Basta esfregar um pouco e as manchas desaparecem. Depois, você pode lavar o chão como de costume.

Vestígios de uma caneta esferográfica normal podem ser facilmente apagados com enxofre comum... É fácil encontrar o enxofre, está presente nos fósforos. Primeiro você precisa molhar a cabeça do fósforo e depois esfregar no local onde há vestígios do cabo. A pasta resultante é removida com um pedaço de pano sem fiapos.

O amido de batata evita manchas de iodo. Uma composição pastosa de amido e água é aplicada no local com a mancha. Você precisa manter a composição até que a mancha desapareça completamente da superfície do linóleo. Manchas de gordura teimosas podem ser removidas com sabugueiro.

Lida bem com quase todos os contaminantes suco de chucrute... O ácido contido no suco penetra profundamente na estrutura do revestimento e dissolve a sujeira sem agredir o linóleo, deixando a superfície limpa e lisa.

Químico

Além dos remédios populares usados ​​para limpar o linóleo, uma grande variedade de composições químicas também é usada. Antes de utilizá-los, deve-se ler atentamente as informações nos rótulos e somente então, levando em consideração todas as recomendações, aplicar este agente contra contaminantes específicos.

Um remédio barato e bastante eficaz é "Espírito branco"... Ele lida com quase qualquer tipo de contaminação com bastante facilidade. Para não ser envenenado por compostos voláteis durante sua aplicação, é necessário fornecer um novo suprimento de ar. E também não se esqueça de usar luvas de proteção para não danificar a delicada pele das mãos.

Solvente "646" não menos eficaz e fácil de usar. É mais ativo contra manchas de tintas e vernizes. Ao trabalhar com esta ferramenta, vale lembrar que ela pertence a compostos tóxicos e inflamáveis.

Existem também produtos menos tóxicos especialmente concebidos para limpar a superfície do chão.Via de regra, eles são usados ​​não apenas para remover a sujeira do linóleo, mas também de outros revestimentos. Esses produtos multifuncionais incluem espuma limpador "TaffStuss". Pode ser usado para lavagem a seco. Um pequeno pedaço de pano e um limpador de espuma funcionam bem na maioria das manchas.

Os limpadores de chão funcionam bem com manchas menos difíceis. Até o momento, uma grande variedade deles é produzida e, portanto, não será difícil encontrar a cópia certa.

Como lavar?

Após o reparo, a aparência original do linóleo pode ser restaurada por uma ampla variedade de meios. O uso desta ou daquela substância, bem como os métodos de aplicação na superfície, dependem do tipo de manchas deixadas. Graças ao trabalho árduo de especialistas baseado na interação de componentes químicos, é possível limpar e lavar a superfície do linóleo rapidamente e sem danificar a estrutura do revestimento.

Cal e cimento

Os tipos de contaminação mais comuns são cal e cimento. Eles podem se depositar mesmo que o piso tenha sido previamente coberto com polietileno. Uma pequena quantidade é suficiente para tornar a superfície do linóleo opaca e desarrumada, mesmo as lavagens múltiplas do piso com os produtos de limpeza usuais não ajudarão.

Mas há uma saída, graças a meios muito simples. Lavar linóleo vai ajudar sal e sabonete... É necessário preparar uma solução a partir desses dois componentes. Primeiro você precisa ralar o sabão, basta colocar 3-4 colheres de sopa de água em um balde com água e colocar as aparas acabadas no balde. Adicione 3-4 colheres de sopa de sal comum e misture tudo bem. A temperatura da água deve estar na faixa de 30-40? С. É impossível usar água mais quente, pois o padrão localizado na superfície pode desbotar.

Com a solução resultante, lave o chão e seque-o bem.

Primer

Muitas vezes, as paredes e o teto são tratados com um primer especial antes de pintar ou revestir o papel de parede. Tem uma consistência líquida, mas muito pegajosa e, portanto, é bem provável que fique na superfície até mesmo de um piso coberto.

Uma mancha recente de primer pode ser removida com um pano macio e regular. Mas com as manchas secas do primer é preciso mexer um pouco. Preciso cozinhar uma solução de água e acetona. Se tomarmos 100 ml de uma solução pronta como base, 33,5 ml é acetona (1/3 parte) e 66,5 ml é água (2/3 parte). Aplique a solução preparada em um pedaço de pano duro, limpe a mancha e depois lave o chão normalmente.

Na ausência de acetona, pode-se usar removedor de esmalte, que, sem dúvida, qualquer senhora usa. Você pode usar este produto apenas em caso de contaminação leve, caso contrário, você terá que gastar muito tempo e esforço para esfregar a mancha.

Para tratar a mancha de contaminação, molhe um cotonete ou um pequeno pedaço de pano e use-o para tratar a mancha no chão.

Cal

A caiação é freqüentemente usada para arrumar o teto. Sua consistência é líquida e, portanto, inevitavelmente atingirá a superfície do piso.

As manchas que sobraram da cal podem ser removidas com um remédio simples, mas muito eficaz, que é o querosene. Graças ao seu efeito, não haverá vestígios de manchas, e a superfície do linóleo ficará totalmente intacta. Adicione uma pequena quantidade de querosene a um balde de água, mexa bem e lave o chão. Durante o tratamento da superfície do piso é necessário abrir ligeiramente a janela para livre acesso de ar fresco. Após o processamento, é necessário limpar o linóleo com água pura com um pouco de vinagre até que o cheiro desapareça completamente.

Poeira de construção

Mesmo após pequenos reparos, uma camada de poeira de construção se forma em todos os objetos e, claro, no chão.

Você pode lavar o linóleo com água morna comum, adicionando ao recipiente vários cristais de permanganato de potássio... Após a adição, é necessário mexer bem a água para que os cristais se dissolvam completamente e, com a solução resultante, lavar o chão.

Pintar

A tinta é freqüentemente usada para decorar tetos e paredes. Mesmo que o trabalho de pintura seja executado com muito cuidado, ainda existe a possibilidade de pequenas gotas caírem no piso. A melhor solução neste caso seria enxugá-los imediatamente, até que sequem completamente.

Um remédio eficaz neste caso seria óleo de girassol, utilizado não só para cozinhar, mas também como tira nódoas. O óleo de girassol, devido às suas propriedades, é capaz de suavizar manchas de tinta. Para fazer isso, você precisa aplicar óleo em um algodão e tratar a mancha com ele. Depois de esperar alguns minutos, você precisa pegar uma escova doméstica de cerdas duras e começar a esfregar a mancha.

Existe outra maneira de remover manchas de tinta. Como meio, neste caso, solvente ou qualquer outro agente contendo álcool.

A composição também é aplicada primeiro no disco, que é então pressionado firmemente contra a mancha por um tempo. Então você pode começar a remover a mancha.

Cola

Outro problema que surge durante os reparos são manchas de cola na superfície do linóleo. As formações frescas podem ser removidas com água e sabão e sal de cozinha, mas se já houver tempo perdido, será necessário usar outro remédio. Para limpar os resíduos de cola secos, meios mais radicais são usados ​​- estes são gasolina refinada ou "White spirit". Umedecemos um pequeno pedaço de pano com o líquido selecionado e enxugamos a mancha, em seguida lavamos bem a superfície do linóleo com produtos convencionais para limpeza de pisos.

Espuma de montagem

Na troca de janelas sempre se utiliza espuma de poliuretano, que adere bem a qualquer superfície, e o linóleo não foge à regra.

A espuma fresca pode ser removida com uma espátula especial. Para isso, é preciso raspá-la com cuidado, começando a agir a partir da borda da formação, movendo-se gradativamente em direção ao seu centro. Após retirar a espuma da superfície, é necessário tratar este local com algum agente especial destinado ao processamento de linóleo.

Com a espuma seca, você precisa fazer de forma um pouco diferente. Para isso, a parte saliente é cortada o mais próximo possível da superfície do linóleo, e o restante é processado com ferramenta profissional preparada.

Os produtos profissionais incluem solventes especiais que, devido a uma fórmula química especial, afetam a espuma de poliuretano. Esses incluem: "Barton SOL OFF", "Orbafoam Eliminador", "Cosmofen", "Fenosol S" e muitos outros produtos que são vendidos gratuitamente em qualquer loja de ferragens.

É totalmente inaceitável usar um solvente comum na luta contra este problema. Seu efeito pode levar ao fato de que a espuma restante penetra nos poros do linóleo, de onde será muito difícil, e provavelmente impossível de todo.

Regras de cuidado

Qualquer revestimento, e o linóleo não é exceção à regra, requer não apenas uma atitude cuidadosa, mas também um cuidado cuidadoso e atencioso.

Existem certas regras, cuja observância ajudará a manter o linóleo não só limpo, mas também em excelentes condições, independentemente do tempo de pavimentação.

Antes da limpeza úmida, você deve primeiro remover os detritos com uma vassoura, escova ou aspirador de pó. Quanto mais a limpeza a seco for realizada, mais rápida e melhor será a limpeza a úmido.

Após a remoção das manchas, lave toda a superfície do linóleo com água e sabão ou produtos para limpeza de pisos. Depois que a superfície estiver seca, você pode aplicar uma fina camada de óleo de linhaça e polir o linóleo com um pano de lã.

Até a superfície do revestimento antigo brilhará e o linóleo parecerá novo.

Você pode descobrir ainda mais dicas para limpar o linóleo no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa