Como tirar a gordura da cozinha?
A cozinha é um local onde todos se sentem bem e confortáveis. Assim que acordamos, corremos até lá para beber um café forte e revigorante ou um chá aromático. É aqui que toda a família se reúne para jantar. Até tarde da noite, cada um dos membros da família olha para a cozinha mais de uma vez em busca de algo saboroso.
Manter limpo o cômodo mais popular da casa exige muito esforço e paciência, pois a graxa e a fuligem se acumulam em quase todas as superfícies.
Quais são as manchas?
O aparecimento de inúmeras manchas na cozinha é, obviamente, justificado. Mesmo com um exaustor, a gordura onipresente se acumula durante o cozimento em móveis, cortinas, peitoris de janela, uma mesa e até mesmo uma tela de TV. Coberta de poeira, a camada de gordura não só parece, para dizer o mínimo, não ser esteticamente agradável, mas também serve como um excelente criadouro para micróbios e bactérias.
Infelizmente, não existe um produto que sirva para todos para lidar com diferentes tipos de sujeira em todas as superfícies. Se você quer que a cozinha brilhe e brilhe, você terá que buscar uma abordagem especial para cada material.
Não é difícil limpar a sujeira da cozinha. As manchas oleosas são talvez as mais problemáticas. Eles se exibem tanto em eletrodomésticos, quanto em móveis e na bancada. Se você não conseguir enxugá-los a tempo, o problema se torna mais complicado, porque a gordura velha é muito mais difícil de lavar. Muitas vezes é necessário procurar um meio de remover o calcário, que cobre a torneira e a pia de metal com uma crosta cinza feia.
Fundos
Todas as conquistas da indústria química são convocadas para lidar com a gordura na cozinha. Eles removem a sujeira de forma rápida e eficaz.Se usado de acordo com as instruções, problemas de danos de superfície podem ser evitados.
Muitas donas de casa, por medo de possíveis danos do uso de produtos químicos domésticos, preferem os métodos tradicionais. O próprio fato de as receitas populares terem sobrevivido em nossa era de alta tecnologia fala de sua eficácia. Deve-se lembrar que também estão longe de ser inofensivos para as superfícies a serem limpas, portanto você precisa estar absolutamente claro sobre o que significa que você pode limpar este ou aquele material.
Por exemplo, a popular receita de graxa de bicarbonato de sódio é completamente inadequada para superfícies brilhantes e polidas. Refrigerante - embora macio, mas ainda assim um abrasivo que pode deixar riscos graves.
Formulações adquiridas
A variedade de removedores de gordura não é apenas incrível, mas também extremamente difícil de escolher. Existem opções de orçamento bastante e fundos bastante caros. Muitas vezes, marcas diferentes ocultam produtos de composição muito semelhante. Deve-se destacar que qualquer fabricante possui produtos projetados para diferentes tipos de superfícies: limpeza de vidros, metais, móveis, plásticos, etc. Antes de aplicar um determinado gel ou pasta, é necessário estudar cuidadosamente as instruções de uso.
Os detergentes multiusos também existem no mercado, mas devem ser usados com cuidado para não estragar os móveis, o teto ou o piso laminado.
Os produtos químicos domésticos agressivos podem prejudicar não apenas as superfícies da cozinha, mas também a saúde e a beleza da dona de casa. Portanto, cobrimos as mãos delicadas com luvas de borracha e, ao trabalhar com alguns produtos, você não pode prescindir da máscara por causa do cheiro forte.
Métodos tradicionais
Existem alguns remédios populares para se livrar da gordura na cozinha, porque toda a abundância de produtos químicos domésticos caiu sobre nós não há muito tempo. Nossas avós sabiam perfeitamente como se manter limpas sem sprays e géis modernos.
Os remédios populares atraem com sua segurança, porque os produtos químicos domésticos afetam agressivamente a pele das mãos e as superfícies a serem tratadas.
Muitas pessoas conhecem a capacidade do bicarbonato de sódio de quebrar a gordura perfeitamente. Um mingau de refrigerante e água é aplicado na superfície contaminada, deixado por um quarto de hora e, em seguida, enxugado com um pano úmido. A mostarda em pó é igualmente eficaz. É vertido sobre uma superfície umedecida com água, deixado por um período igual e depois lavado.
O suco de limão e o bicarbonato de sódio fazem um ótimo trabalho na limpeza do forno e do microondas. O vinagre também é capaz de desengordurar a superfície. Se você adicionar algumas gotas de suco de limão, a cozinha ficará não apenas mais limpa, mas também com um maravilhoso aroma cítrico.
Para retirar a gordura rançosa do ladrilho, basta enxugar com amônia diluída em água. Para limpar um conjunto de cozinha de madeira, eles fazem um mingau de sal e óleo vegetal. O plástico é tratado com peróxido de hidrogênio, que é aplicado nas áreas contaminadas por 10 minutos e depois bem lavado.
Muitas donas de casa usam pó dental e sabão em pó para tratar as superfícies da cozinha.
Recursos de superfície
Antes de fazer uma limpeza geral, você deve determinar quais superfícies você terá que tratar na cozinha.
Se você estiver usando detergentes comerciais, deve ler atentamente as instruções de uso, caso contrário, é fácil obter móveis estragados em vez de uma cozinha limpa e reluzente. Os remédios populares também não são tão inofensivos e não são adequados para todas as superfícies.
A "artilharia pesada" na forma de limpador a vapor é contra-indicada em móveis de MDF. O vapor e a alta temperatura definitivamente destruirão esse conjunto, ele irá inchar e esfoliar. Mas madeira, plástico, ladrilhos e até mesmo as juntas entre ladrilhos, ele pode muito bem colocar em perfeita ordem.
Os armários de cozinha em MDF podem ser revestidos com folha de PVC, pintados ou laminados. Dependendo do tipo de fachada, você precisa escolher um detergente.
As placas laminadas podem perder o brilho se você fizer o possível para esfregar a mancha. Uma grande quantidade de umidade pode levar à delaminação do material. É altamente desencorajado o uso de bicarbonato de sódio para limpar esses armários. A maneira mais inofensiva de cuidar deles é lavá-los com sabão em pó dissolvido em água.
A umidade não é tão ruim para o filme de PVC, mas você não deve tentar detergentes em superfícies que contenham acetona e outros solventes. Uma solução interessante é combater a gordura com argila e vinagre, diluídos na proporção de 1: 2.
Ácidos, solventes, cloro e abrasivos não são adequados para móveis de MDF com superfícies pintadas. Além de argila e sabão em pó, você pode usar uma mistura de fermento em pó e óleo vegetal ou óleo e refrigerante. Ele faz um bom trabalho na remoção de manchas de gordura e pó de mostarda. A propósito, é adequado para absolutamente todas as superfícies.
Não esfregue as manchas de gordura com força, pois até mesmo elas podem arranhar a superfície. Essas dicas também se aplicam a móveis modernos com pátina.
A vodka diluída ao meio em água ajudará a devolver o brilho anterior a uma cozinha lustrosa. Às vezes, vinagre é adicionado a ele. Para isso, você também pode adicionar 1 colher de sopa de amônia a 1 litro de água. O brilho deve ser bem limpo com um pano seco para que não fiquem manchas.
Manter os móveis de madeira é um pouco complicado, mas a beleza da madeira natural vale a pena. O excesso de umidade danificará as bancadas e os armários de madeira, portanto, lave com muito cuidado. Dos remédios naturais, mostarda em pó, sabão em pó e água de arroz são adequados. Este último é borrifado com um borrifador e depois enxugado com uma toalha. Verdade, esse remédio não é capaz de remover a gordura velha.
Para preservar a aparência do fone de ouvido de madeira o máximo possível, não negligencie o polimento. A cera não apenas mascara arranhões e abrasões, mas também protege as superfícies contra umidade e gordura.
Um remédio popular popular é uma mistura de vinagre e azeite de oliva, que deve ser esfregado no arranhão.
As superfícies de plástico também são difíceis de manter. Se o detergente contiver ácido ou alvejante, o plástico pode descolorir e os abrasivos arranharão. As manchas de óleo podem ser facilmente tratadas com detergente comum para louças, água de arroz, sabão em pó e mostarda em pó. As esponjas de melamina também são boas para limpar painéis de plástico.
Um limpador de vidros e espelhos ou uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre ajudará a remover a gordura do vidro. Para evitar riscos no vidro, você pode limpá-lo com um jornal desnecessário.
Para se livrar da gordura do teto, você precisa escolher o produto certo. O teto falso pode ser lavado com uma solução de sabão morna, sob nenhuma circunstância pressionar a estrutura suspensa! Apenas esponjas macias ou flanela servem.
Para obter o melhor resultado, vale a pena comprar polidores para tensionar superfícies, bem como produtos à base de álcool para materiais de revestimento.
As telhas do teto são de tipos diferentes. Ladrilhos não laminados não podem ser lavados, podem ser limpos com um pano seco, a poeira pode ser removida com um aspirador de pó e uma borracha escolar normal pode lidar com sujeira pesada. Os ladrilhos laminados podem ser limpos com água e sabão, enquanto os ladrilhos de espelho e de vidro podem ser lavados com limpa-vidros. Você também pode tentar lavar o teto coberto com uma emulsão de água com uma solução de sabão neutro com adição de refrigerante, mas há uma grande probabilidade de riscos e manchas.
A gordura nas paredes também é um incômodo. Se as paredes forem pintadas com tinta, você pode usar detergentes que quebram a gordura. Este método não funcionará com papel de parede nas paredes. Mesmo o papel de parede lavável é difícil de remover a gordura velha, ela é absorvida pela própria estrutura do material. Mas você pode remover a criatividade das crianças do papel de parede usando esponja de melamina.
Uma solução prática que muitas donas de casa escolhem é um avental de azulejos. Apesar de sua aparente força, é fácil danificá-lo com abrasivos agressivos, produtos com solventes, esfregões de metal, etc. É perfeitamente lavado com remédios caseiros. Basta acabar com o refrigerante na água, borrifar com um borrifador. Em seguida, despeje 20 ml de vinagre em um litro de água e pulverize esta composição. Depois que a reação passar e as bolhas desaparecerem, você precisará secar os ladrilhos. Uma mistura de suco de limão, vinagre e vodka também se provou bem.
A brancura usual não só lava os ladrilhos, mas também branqueia as costuras entre os ladrilhos, 10-20 ml deste produto é suficiente para um litro de água. Os alvejantes com oxigênio também fazem um bom trabalho com graxa e sujeira nos ladrilhos.
Para que as manchas de gordura desapareçam do laminado, você pode usar detergentes especiais projetados para cuidar desse tipo de piso. Outra opção é tentar esfriar a mancha com o saco de gelo e depois raspar com um raspador de plástico.
Se houver linóleo no piso, afaste-se de produtos que contenham abrasivos, cloro, soda cáustica, solventes e alvejantes. Eles afetarão não apenas a cor do material, mas também sua estrutura.
Água com sabão será suficiente para remover a gordura. O óleo de linhaça comum devolverá o brilho ao linóleo.
E aqui não vale a pena lavar a gordura da TV com remédios populares... É melhor lavar a caixa com um limpador de plástico, não permitindo a entrada de umidade. Os lenços especiais são úteis para limpar a tela.
A gordura é facilmente removida dos oleados com água morna e sabão. Após essa limpeza, a superfície deve ser enxugada e seca.
Gordura e fuligem permanecem uniformes nas saídas. Podem ser lavados desligando primeiro a eletricidade do apartamento ou removendo as peças de plástico. No primeiro caso, o pano deve ser torcido com muita força para que nenhuma gota de umidade entre na saída.
Mesmo assim, é melhor deixar a tomada secar bem antes de usá-la.
No segundo caso, você pode lavá-los com segurança na pia. O removedor de esmalte é capaz de limpar a gordura dos encaixes. Hoje, poucas pessoas lavam cortinas com as mãos, mas antes da lavagem na máquina, você pode tentar remover manchas de gordura do tule tratando-o com uma mistura de glicerina e amônia em proporções iguais.
Como lavar rapidamente?
A maneira mais rápida de remover a gordura da cozinha é limpá-la regularmente. Remover a graxa teimosa é muito mais difícil do que remover manchas e gotas recém-formadas. Não importa o quão banal possa parecer, o tempo gasto na limpeza diária de superfícies de gordura e fuligem é mais do que compensado quando a necessidade de limpeza geral desaparece. Uma camada oleosa pegajosa simplesmente não se forma. Na prática, nem sempre essa condição é viável, porque a maioria de nós vive em uma situação de eterna falta de tempo.
Lave a cozinha de gordura, lave vidros, estique, superfícies brilhantes sem manchas não é tão difícil quanto parece.
O principal é não esfregar as manchas odiadas até suar. Assim os móveis podem sofrer, e a paciência não durará muito. Você só precisa dar tempo para trabalhar com produtos químicos domésticos ou produtos caseiros.
Como limpar as superfícies untadas com graxa - com meios sintéticos ou com métodos simples da avó - cabe à dona de casa decidir. Cada um tem seus próprios pontos fortes e fracos.
Adendo
Aqui está o que a anfitriã precisa saber:
- Antes de limpar, não deixe de ler as instruções para produtos de limpeza e estude cuidadosamente os conselhos populares. Surpresas desagradáveis na forma de arranhões, arranhões, manchas descoradas não servem para ninguém.
- Não use um produto projetado para limpar uma superfície completamente diferente. Na melhor das hipóteses, você não alcançará o efeito esperado; na pior das hipóteses, estragará o revestimento.
- Lembre-se das precauções de segurança: colocar uma solução de limpeza em seus olhos é uma situação extremamente desagradável. Isso acontece com frequência principalmente ao limpar paredes e tetos. Luvas de borracha, uma máscara para trabalhar com compostos especialmente agressivos, são uma necessidade real.
- Não use esponjas de metal, raspadores, etc. Para a limpeza, apenas guardanapos especiais, flanela e pano são adequados.
- Enxágue completamente qualquer resíduo de detergente, especialmente nas superfícies de contato com alimentos.
- Use, tanto quanto possível, os meios que protegem as superfícies da cozinha da deposição de gordura: vários polidores, etc.
O cuidado correto e oportuno da cozinha permitirá que delicie os proprietários com sua aparência impecável por muito tempo, e a dona de casa terá tempo para preparar seus deliciosos pratos favoritos.
Para informações sobre como tirar gordura da cozinha, veja o próximo vídeo.
Meninas, aconselho esponjas de melanina para limpar, tira tudo na hora e não precisa usar detergente, é só umedecer um pouquinho com água e pronto. Esfrega tudo!