Como limpar o fogão de gordura e outros contaminantes?
O fogão é um atributo indispensável em qualquer cozinha. Durante a cozedura, formam-se na sua superfície manchas de gordura, que nem sempre é possível eliminar imediatamente. Com o tempo, formam-se depósitos de carbono, que são muito difíceis de lidar sem o uso de detergentes.
Regras de limpeza
A limpeza da superfície e grelha contaminada do fogão a gás só pode ser feita depois de desligar o aparelho da rede de gás. As regras de segurança devem ser sempre seguidas.
Basta um passo para desconectar o dispositivo do suprimento de gás para eliminar a possibilidade de suprimento acidental de gás, além de proteger você de possíveis ferimentos.
Em seguida, você deve remover com cuidado a grelha do fogão a gás. Muitas vezes é ela a mais contaminada. A grelha costuma acumular muita gordura, que é a mais difícil de eliminar.
Para limpar a grelha, você pode usar métodos tradicionais que já foram testados pelo tempo. Muitas donas de casa estão convencidas de sua eficácia. A grade deve ser colocada em uma banheira ou bacia com água quente e sabão em pó. Para preparar a solução de limpeza de churrasqueiras, é necessário levar 5 litros de água e uma barra de sabão 72%. É necessário selecionar tal recipiente para que a grelha fique completamente imersa na solução preparada.
Um fogão a gás deve ter queimadores e ignição elétrica. Eles também estão sujeitos ao acúmulo de sujeira e graxa.Se esses elementos são removíveis, eles devem ser retirados do fogão e também imersos em uma solução de sabão para limpeza de alta qualidade.
Mergulhe os elementos contaminados por alguns dias. Após esse procedimento, a lavagem da graxa e da sujeira ficará mais fácil.
Agentes de limpeza especiais são necessários para limpar canetas e áreas de difícil acesso. Se o fogão a gás estiver equipado com forno, então é imperativo limpar suas superfícies externas e partes internas.
Fundos
Tanto os remédios populares quanto os detergentes especiais comprados nas lojas ajudarão a eliminar a gordura e vários tipos de poluição. Os métodos tradicionais são menos eficazes e requerem mais tempo e esforço para limpar completamente o fogão a gás. Ao usar produtos químicos domésticos você deve ter muito cuidado em termos de segurança para que não entre nos alimentos no futuro.
Folclórica
Se desejar, você pode usar seus próprios produtos para remover a gordura do fogão a gás. Os métodos tradicionais são escolhidos por aqueles que preferem métodos seguros e comprovados e não gostam de usar produtos químicos domésticos sintéticos.
Todos podem limpar o fogão com remédios caseiros, já que todos os componentes estão sempre à mão. Os produtos químicos domésticos não são procurados porque podem causar alergias, são inseguros de usar e todas as ações devem ser realizadas com luvas de borracha para proteger a pele das mãos de vários tipos de danos.
Químicos domésticos
Os fabricantes modernos de produtos químicos domésticos oferecem uma ampla gama de produtos que permitem a remoção rápida e fácil, mesmo de sujeira difícil de remover e uma grande camada de graxa.
Todos os produtos de limpeza podem ser divididos em três grupos:
- Abrasivo os fundos são apresentados na forma de pós contendo partículas abrasivas. Eles têm uma ampla gama de preços. Devem ser aplicados uniformemente na superfície da placa e deixados por 30 minutos, em seguida, com um pincel ou guardanapo, ele limpa a superfície. Em seguida, você precisa lavá-lo bem antes de remover o detergente. Esta opção é ideal para remover manchas de superfícies de aço inoxidável e é estritamente proibida para placas esmaltadas.
- Detergentes os fundos são representados por géis, cremes, espumas e pastas. Os géis e cremes incluem microesferas que agem como um abrasivo, mas são muito suaves e também têm um perfume agradável. Devem ser aplicados sobre superfície úmida e aguardar meia hora para dissolver qualquer tipo de contaminação. A espuma ou pasta é ideal para limpar superfícies verticais e é eficaz e suave. A pasta é uma opção mais econômica do que a espuma.
- Solventes de gordura feito na forma de sprays. São ideais para limpar tampas e grelhas. Pulverize o agente sobre os elementos contaminados, deixe por um determinado tempo especificado pelo fabricante e enxágue com água. A limpeza só deve ser feita com luvas. Vale a pena prestar atenção na composição do spray, já que alguns são projetados especificamente para remover depósitos de carbono, por isso é bastante difícil de lavar.
Remova a graxa e a mancha queimada
Para eliminar manchas gordurosas e queimadas, é necessário fazer um preparo preliminar. Use água quente e bicarbonato de sódio para suavizar manchas persistentes. A superfície do fogão deve ser umedecida com água quente e polvilhada com refrigerante. Depois de meia hora, você pode começar a limpar a superfície de manchas de graxa e queimadas.
Para remover refrigerante, você deve dar preferência esponja macia... Os especialistas não recomendam o uso de esfregões de aço. Para áreas de difícil acesso, você pode usar uma escova de dentes velha ou cotonetes.
Esta opção de limpeza pode ser usada para fogão e forno. É melhor limpar as paredes internas com uma solução de sabão, que você mesmo pode preparar.
Um excelente remédio para remover manchas queimadas é o uso de soluções com adição de ácido cítrico, suco ou essência de vinagre... Esses fundos podem ser usados separadamente ou em conjunto. Uma ótima solução é uma combinação de solução de vinagre e amônia. É forte e eficaz no combate a manchas queimadas e espessas camadas de graxa.
A escolha do produto depende muito da superfície a ser limpa. Alguns produtos são suaves, enquanto outros são muito poderosos, por isso funcionam apenas em algumas superfícies.
Em vidro
Muitos fogões modernos possuem uma placa de vitrocerâmica que requer uma manutenção cuidadosa. A superfície da laje deve ser umedecida com uma esponja macia.
Produtos cremosos devem ser usados porque são suaves.
O agente deve ser aplicado na superfície e aguardar um pouco. Se a sujeira permanecer após limpar a superfície, você pode usar um raspador especial. Esta ferramenta permite remover facilmente os resíduos queimados. Após a remoção da sujeira, a superfície do vidro deve ser limpa com uma esponja limpa e novamente com uma toalha macia.
O bicarbonato de sódio pode ser usado para combater manchas persistentes. É seguro para vidro, portanto, é muito procurado. É necessário umedecer um pouco de refrigerante antes de usar e, em seguida, tratar as manchas secas com ele e deixar por alguns minutos. A seguir, a superfície do fogão deve ser lavada com água, removendo todos os resíduos de refrigerante.
Você pode adicionar mais uma gota de suco de limão ou vinagre para realçar o bicarbonato de sódio. A interação dessas substâncias ajuda a lidar rapidamente com os pesados depósitos de carbono.
Para eliminar manchas no vidro, você pode usar não apenas os métodos tradicionais, mas também cremes e líquidos químicos. Mas você deve ter cuidado ao escolher produtos químicos domésticos, uma vez que alguns produtos contêm álcalis e ácidos fortes, que podem afetar negativamente a superfície do vidro.
Antes de usar um produto específico, você deve ler as instruções do fabricante. Todas as ações devem ser realizadas com luvas de borracha.
Outra maneira de remover manchas em uma superfície de vidro é esponja de melamina. Precisa ser umedecido com água e enxugado as áreas sujas da superfície. Após a limpeza, enxágue o painel com água e seque-o com uma toalha seca.
No fogão elétrico
Todos os elementos de aquecimento na caixa metálica não podem ser desmontados, pelo que este recuperador distingue-se pela acumulação de gordura à volta dos queimadores. Para limpar rapidamente um fogão elétrico em casa, você precisa realizar uma certa série de ações:
- Espere até que todos os elementos de aquecimento da placa arrefeçam.
- Lembre-se que o fogão elétrico deve ser desconectado da rede elétrica. As medidas de segurança devem estar em primeiro lugar.
- O agente de limpeza deve ser aplicado com cuidado na superfície, aguardar a dissolução da gordura e limpar o revestimento com lenços umedecidos.
Você pode usar um espeto de madeira ou um palito de dente para remover completamente manchas gordurosas e queimadas ao redor das peças de aquecimento.
É estritamente proibido deitar água na superfície da estufa eléctrica, pois mesmo uma ligeira entrada de água nas espirais pode provocar um curto-circuito.
Em metal
Muitos fogões modernos possuem um fogão de aço inoxidável. Esse fogão a gás parece espetacular e bonito na cozinha. Mas até mesmo riscos e manchas menores são muito perceptíveis na superfície do aço inoxidável.
Para limpar a superfície de metal da graxa velha, você deve seguir as seguintes regras:
- Qualquer contaminação deve ser removida da superfície imediatamente. Não há necessidade de esperar a formação de uma mancha queimada.
- Para remover a sujeira, você precisará de uma esponja e qualquer graxa ou detergente para louças.
- Uma solução de sabão de soda ajudará a limpar a placa de metal. Deve ser aplicado na terra, deixar por meia hora e enxaguar abundantemente com água.
Em cerâmica
Para manchas persistentes em superfícies de cerâmica, você pode usar um raspador ou uma colher de plástico para limpar as manchas persistentes. Eles podem ajudá-lo a se livrar de manchas de gordura e queimadas, mas as etapas devem ser executadas com cuidado e devagar.
Ao usar uma colher, deve-se mantê-la com uma inclinação de 30 graus. Se for aplicada força, o revestimento de cerâmica pode ser riscado. Os resíduos de manchas podem ser facilmente removidos com detergente e uma esponja macia.
Para remover depósitos de carbono pesados, você pode usar outro método. Você precisa tirar azeite e derramar algumas gotas sobre a mancha, depois deixe por 20 minutos. Graças ao uso de óleo, a limpeza da superfície será muito mais fácil.
Se as ferramentas e meios acima não estiverem disponíveis, então com gordura suco de limão, vinagre e refrigerante ajudarão a lidar com a situação. Para fazer um limpador, pegue o bicarbonato de sódio e misture com um pouco de água até ficar mole. Aplique o produto resultante nas manchas e deixe por 20 minutos.
Deve-se ter cuidado para que o bicarbonato de sódio não seque na superfície, pois isso pode danificar o revestimento cerâmico. Após 20 minutos, remova o bicarbonato de sódio com um pano úmido.
Se você usar vinagre, ele deve ser misturado com água em proporções iguais. Use este produto para limpar suavemente a mancha. O vinagre não tem apenas propriedades de limpeza, mas também desinfetantes. Após a aplicação, não permanecem estrias na cerâmica.
Removendo depósitos de carbono da grelha
A parte mais dura da placa é a grelha, pois é nela que se acumula uma espessa camada de gordura. Ao escolher um método para limpá-lo, é necessário basear-se no fato de que De que material é feito:
- A grelha de ferro fundido deve ser calcinada. Para fazer isso, você pode usar um forno, fogão a gás ou maçarico. Use uma esponja de metal para limpar completamente as hastes.
- Você pode usar uma máquina de lavar louça para limpar grades de aço inoxidável ou esmaltadas. É necessário selecionar um programa com água a alta temperatura.
Se não houver lava-louças, a gradinha deve ser mergulhada em um recipiente com água quente, após adicionar uma pequena quantidade de detergente. Para preparar a solução, você precisará de sabão, vinagre e refrigerante. O produto deve ficar de molho por 12 horas para que a gordura fique bem de molho. Em seguida, a sujeira deve ser removida com escova de ferro.
Métodos de limpeza eficazes para telas de arame muito sujas:
- A areia quente remove vários contaminantes, mas o processo de limpeza é muito demorado.
- A mostarda seca é aplicada nas hastes, deixada por várias horas e depois lavada com água.
- O limpador de motores de automóveis faz um excelente trabalho de remoção de graxa. Após o uso, enxágue bem a grelha.
Como faço para limpar as zonas de cozinhar?
Não só a superfície externa do fogão precisa ser limpa, mas também o queimador. É composto por três partes: uma capa protetora, um difusor de chama e um bico ou jato. Nem todos podem fazer uma limpeza completa do queimador.
Primeiro você precisa desmontar o queimador, remova todas as peças para uma limpeza completa. As placas são fáceis de limpar usando uma escova de dentes e uma solução de sabão.
Os queimadores são geralmente feitos de alumínio, portanto, opções sem ácido e sem cloro devem ser usadas ao escolher um agente de limpeza. É estritamente proibido usar imersão.
Certifique-se de desligar o suprimento de gás para limpar o injetor. Se os orifícios estiverem obstruídos com restos de comida ou gordura, pode-se usar fio de metal. Você pode fazer este procedimento sozinho ou ligar para um especialista.
Como limpar as canetas?
Os cabos do fogão a gás sempre acumulam uma grande quantidade de gordura. Normalmente, a sujeira se acumula nos locais mais inacessíveis, portanto, sua limpeza deve ser discutida com mais detalhes.
Remover as alças é o ideal. Isso deve ser feito de acordo com as instruções do fogão a gás. Se as alças puderem ser removidas, você poderá usar os mesmos métodos para limpá-las que para a grelha. É necessário coletar a água em um recipiente e dissolver o sabão em pó nele. Os cabos devem ser ensopados por meia hora para facilitar a limpeza.
Outra opção - por litro de água, você precisará de 2 colheres de sopa. colheres de sopa de essência de vinagre. Para este método, é obrigatório usar luvas para proteger de forma confiável a pele das mãos. As canetas devem ser colocadas na solução preparada e colocadas no fogo. Você precisa fervê-los por cerca de 5 minutos, escorrer a solução e esperar que sequem naturalmente.
Se os cabos não forem retirados do fogão, vale a pena usar cotonetes, palitos, uma escova de dente velha. Para facilitar a remoção da sujeira, vale a pena usar amônia ou carbonato de sódio ou bicarbonato de sódio. Primeiro você precisa umedecer a superfície e polvilhar com bicarbonato de sódio. Isso é suficiente para remover a gordura. Mas se isso não ajudar a eliminar a poluição forte, você pode usar cotonetes e amônia.
Como faço para limpar o forno?
Você pode usar ferramentas à sua disposição para limpar o forno. Com a ajuda deles, você deve primeiro preparar uma solução para limpar o interior dos fornos. Você pode usar os mesmos métodos para limpar os queimadores.
Para limpar superfícies internas, você deve dar preferência água ensaboada. Use uma esponja para tratar todas as superfícies e deixe por 20 minutos. Isso tornará mais fácil limpar um forno muito sujo.
Para limpar a assadeira e as partes internas, você pode colocar água com sabão na assadeira e ligar o forno por meia hora a uma temperatura de 120 graus. Em seguida, você precisa limpar suavemente todas as peças com uma esponja macia.
Você pode usar ácido cítrico ou bicarbonato de sódio. É necessário dissolver um dos agentes em água e processar as paredes do forno, deixar o agente por 25 minutos, depois limpar com papel e enxaguar com água.
Para remover contaminantes menores, uma solução feita de água e vinagre é adequada. Você deve ligar o forno por 15 minutos, definindo a temperatura para 50 graus. A sujeira amolecida é perfeitamente removida com uma esponja.
Como limpar plástico e papel alumínio?
As placas são uma fonte de perigo, pois aquecem até temperaturas muito elevadas. Ladrilhos quentes são capazes de derreter plástico.
É melhor manter os utensílios de plástico longe de fogões a gás e elétricos. Se o plástico ou folha já estiver aderido ao produto, vale a pena tomar medidas para eliminar a contaminação.
Para limpar placas esmaltadas ou de aço inoxidável você precisará fazer o seguinte:
- Ventile a área imediatamente, pois o plástico fundido é perigoso para a saúde.
- Espere o plástico esfriar completamente.
- Remova a sujeira com uma faca leve, tanto quanto possível.
- Trate a área contaminada com graxa multiuso WD-40 e deixe por 5 minutos.
- Lave suavemente a gordura com água e sabão e seque bem.
- O plástico restante pode ser removido com removedor de esmalte, mas primeiro teste esta ferramenta em uma pequena área.
Você pode remover o plástico e o papel alumínio do fogão com o bicarbonato de sódio. É necessário fazer uma pasta com bicarbonato de sódio e água. Trate as áreas contaminadas com pasta. Não esfregue a superfície com muita força para não arranhá-la.
Dicas de cuidados
Para que a placa não perca seu aspecto original, e também não forme um revestimento oleoso sobre ela, você deve seguir algumas regras simples:
- Para evitar problemas com gorduras teimosas, é necessário limpar o fogão todas as vezes após o uso.
- A limpeza química das placas deve ser realizada exclusivamente com luvas.
- Ao limpar a placa, limpe cuidadosamente toda a superfície, não apenas as placas, uma vez que a gordura se distribui uniformemente por toda a placa.
- Vale a pena excluir o uso de escovas de metal, esponjas duras ou raspadores na limpeza do forno. Eles podem causar arranhões.
- Você pode remover rapidamente a graxa com um limpador a vapor. Após cinco minutos, toda a sujeira pode ser removida apenas com um pano úmido.
Para obter informações sobre como tirar a gordura do fogão com remédios populares, veja o próximo vídeo.