Como lavar manchas de verde brilhante de linóleo?
Apesar do fato de que o linóleo se presta bem à lavagem e limpeza, ele tem uma desvantagem significativa. Ele absorve rapidamente as cores artificiais, uma das quais é o verde brilhante, um anti-séptico popular popularmente chamado de verde brilhante. Não é fácil tirar as manchas, mas é bem possível: basta saber o que usar para resolver com eficácia este problema.
Recursos de limpeza
Antes de proceder à remoção das manchas de verde brilhante do linóleo, é necessário levar em consideração os dois pontos mais significativos:
- você precisa se livrar da poluição para que não haja vestígios dela;
- após a conclusão do procedimento de limpeza, o revestimento do piso deve manter sua estrutura e aparência apresentável.
Ou seja, é importante não só escolher o agente de limpeza correto, mas também ter cuidado ao trabalhar com compostos químicos agressivos, calculando com precisão sua concentração. Vale lembrar também que agentes potentes, caindo na superfície do linóleo, o amaciam, e com isso ele se torna menos resistente aos esforços mecânicos.
Para minimizar a probabilidade de danos ao piso, a área limpa de tinta verde deve ser bem enxaguada com água e seca para restaurar sua resistência anterior.
Atenção especial deve ser dada às situações em que as manchas de verde brilhante devem ser removidas do linóleo desgastado ou de baixa qualidade. A prática mostra que é melhor não limpar esses revestimentos com agentes agressivospara não levar à sua destruição.Na maioria das vezes, este último se manifesta no inchaço da área tratada e na dissolução da tinta.
Qual é a primeira coisa a fazer?
Se a solução verde brilhante estiver no linóleo, o proprietário do piso deve tomar providências imediatas para limpá-lo. Não é recomendável hesitar nestes casos, pois sendo muito corrosiva, esta solução é absorvida em questão de minutos, após os quais a sua remoção torna-se mais problemática. Para lavar o linóleo do verde brilhante recém-derramado, você precisa seguir passo a passo as seguintes etapas:
- Levar algodão, guardanapo, papel higiênico, trapos macios ou toalha velha. Em seguida, é necessário remover com cuidado as manchas, começando pelas bordas, borrando a sujeira, mas sem manchar.
- Use sabão em pó ou detergente para lavar louça para enxaguar bem a área. Ao mesmo tempo, a temperatura da água não deve ser superior à temperatura ambiente para evitar a absorção acelerada do verde brilhante no revestimento do piso.
- Se uma certa quantidade do corante derramado já foi absorvido pelo linóleo, pode-se eliminá-lo com a ajuda de peróxido de hidrogênio e ácido acético a 30%, misturados na proporção de 1: 1.
Antes de usar a combinação mencionada acima, ela deve primeiro ser aplicada a uma pequena área do revestimento localizada no local menos perceptível. Esta etapa permite que você tenha certeza de que a solução preparada não tornará a cor do linóleo opaca.
O resultado do combate às manchas de verde brilhante é amplamente determinado pelas características do revestimento aplicado ao piso. Dependendo das especificidades do linóleo, colocá-lo em ordem pode envolver alguns pontos.
Piso liso sem base
A espessura desse linóleo é pequena e, portanto, muito sensível a agentes de limpeza agressivos. Para evitar danificá-lo, é aconselhável usar álcool isopropílico ou uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio.
Capa de espuma
Nesse caso, você pode se livrar das manchas usando compostos de cloro e sem nenhum medo particular. Há duas razões para isso - a alta resistência ao desgaste desse linóleo e sua grande espessura (até 3,5 mm).
Linoleum com base de feltro
Apesar da espessura decente, esses revestimentos têm uma camada superior vulnerável, que muitas vezes é limpa.
O refrigerante ajudará a evitar esse incômodo. É considerado um dos remédios mais seguros para “combater” as manchas dos corantes.
De que outra forma você pode se livrar da sujeira fresca?
Em uma situação em que o verde brilhante apareceu no linóleo há relativamente pouco tempo, você pode tentar limpá-lo com produtos de limpeza desenvolvidos para móveis estofados. Não se recomenda diluí-los, pois concentrados permitem obter o melhor resultado. O produto selecionado deve ser aplicado sobre uma esponja, molhar com ela a área contaminada sem esfregar na superfície e, após algum tempo, enxaguar com água. Se a primeira tentativa de se livrar do verde brilhante não funcionar, então o procedimento descrito deve ser repetido.
Uma solução alternativa é remover mecanicamente o verde brilhante do revestimento do piso com uma borracha de papelaria. Essa técnica é ideal para remover manchas recentes de médio a pequeno porte. A principal vantagem deste método é a segurança total para a saúde, e a principal desvantagem é a significativa intensidade de trabalho. Também vale a pena acrescentar que antes de remover manchas de verde brilhante por um método mecânico, é necessário umedecer levemente a superfície contaminada.
Como se livrar de manchas profundas?
Considerando que o linóleo repele bem a água, não funcionará para se livrar das manchas que nele ficam com uma solução de sabão comum. Em tais casos, meios mais fortes ajudarão a lavar o verde brilhante.
Vinagre e bicarbonato de sódio
A principal vantagem desta combinação é a segurança do revestimento do piso, excluindo a possibilidade de danificá-lo. Para cobrir uma mancha verde de tamanho médio, duas colheres de sopa cheias de bicarbonato de sódio são suficientes. Espalhe-os uniformemente sobre a área contaminada e, em seguida, coloque um pouco de vinagre sobre eles.
Como regra, várias dessas operações devem ser realizadas para remover completamente a mancha.
Removedor de acetona ou esmalte
Esses fundos, excelentes solventes, são capazes de fazer frente ao verde brilhante absorvido na grande maioria dos casos. Para isso, basta "armar" com um chumaço de algodão umedecido nelas, enxugando a sujeira das bordas para o centro. É aconselhável verificar previamente a resistência do revestimento ao solvente utilizado.
Pasta de detergente para roupas
Você pode prepará-lo diluindo 3 colheres de chá de detergente em 50 ml de água.
Para limpar o linóleo do verde brilhante com essa pasta, você precisa aplicá-la na superfície contaminada, deixando-a por 8 a 10 horas (opcional, durante a noite).
Por fim, limpe a trilha com uma esponja de cozinha, usando seu lado áspero.
Álcool absoluto
Este composto remove o verde brilhante teimoso em 1 hora, desde que a mancha não seja muito velha. Para isso, é necessário um pano embebido em álcool, bem preso à superfície contaminada. Após uma hora, resta limpar a área a ser limpa com uma esponja bem embebida em sabão.
Outro remédio que pode eliminar com eficácia as manchas verdes do linóleo é o alvejante. Para obter o resultado desejado, deve ser vertido sobre a área contaminada, levemente umedecido e deixado por cerca de 30 minutos. Além disso, resta limpar a área do problema com uma escova de dentes e limpar a superfície com um pano úmido. Se não foi possível obter a remoção completa da mancha na primeira tentativa, o procedimento é repetido.
Remoção de sujeira velha
Dentre todos os tipos de poluição do linóleo com verde brilhante, um lugar especial é ocupado por aqueles que há muito tempo consomem o revestimento do piso. Eles são naturalmente considerados os mais difíceis e, portanto, envolvem o uso dos meios mais potentes. Estes são os seguintes.
Gasolina ou querosene
Para remover com eficácia manchas antigas de verde brilhante, é necessário umedecer um pano com qualquer um desses agentes e deixá-lo aplicado na área contaminada por cerca de 60 minutos. A etapa final é esfregar as manchas restantes com água e sabão (usando uma pequena escova).
Água sanitária ou qualquer produto de encanamento
Depois que o produto químico selecionado é aplicado à mancha antiga de verde brilhante, é necessário aguardar de 5 a 7 minutos. No futuro, o proprietário do revestimento do piso deverá enxaguar a área tratada com água e ventilar completamente o ambiente. Considerando que os agentes em questão irritam as mucosas e a pele, não é recomendável utilizá-los sem respirador e sem luvas de proteção.
Solução de ácido clorídrico
A concentração deste composto, que é ótima para resolver o problema em consideração, está na faixa de 3-5%.
Tal solução pode alterar a cor de uma mancha antiga de verde para laranja, após o que a área contaminada pode ser descolorida. O uso desta ferramenta é simples: basta aplicá-la sobre a superfície problemática, aguardar alguns minutos e, a seguir, limpar a área tratada com uma esponja e enxaguar com água.
A eficácia deste composto é muito elevada, no entanto, deve ser utilizado nos casos mais extremos devido ao efeito agressivo do ácido no linóleo e na pele humana.
Se os meios mencionados acima não puderem lidar completamente com as manchas do verde brilhante, a solução mais racional é substituir a área problemática do linóleo por uma nova.Uma alternativa é usar um tapete decorativo para esconder a área contaminada.
Finalmente, resta afirmar que o verde brilhante no linóleo é um problema que tem muitas soluções eficazes. Graças a eles, é possível colocar em ordem quase todos os revestimentos para pisos, alcançando o resultado desejado com o mínimo gasto de tempo, dinheiro e força física.
Sobre quais outros fundos adicionais permitirão que você reduza o verde brilhante do linóleo, veja abaixo.