Como lavar o verde brilhante de diferentes superfícies?
Um dos anti-sépticos mais populares e amplamente usados é o corante verde brilhante ou verde brilhante. Por muitos anos, ela tem tratado áreas danificadas da pele, mas apesar de todos os benefícios dessa solução, ela tem uma desvantagem significativa - é extremamente difícil limpá-la. E se o conteúdo da garrafa acidentalmente derramar nas roupas ou móveis, você precisa fazer um grande esforço para se livrar da cor verde brilhante sem estragar sua jaqueta favorita ou sua cadeira de couro cara.
Peculiaridades
Esta solução tem uma estrutura molecular especial, graças à qual temos uma cor tão brilhante e surpreendentemente estável, que é muito difícil de lavar tanto do corpo como de outras superfícies. Nesse caso, o verde brilhante também é vermelho (devido à fucsina nele contida) e também é problemático limpá-lo. Se você escolher o remédio errado para remover essas manchas, poderá agravar significativamente a situação, estragando suas roupas ou móveis.
Portanto, é importante primeiro se familiarizar com os métodos de limpeza, protegendo a pele dos efeitos de substâncias agressivas, utilizando luvas.
Meios e métodos de limpeza
Os métodos de remoção de manchas verdes dependem principalmente da superfície da qual se planeja removê-las.
Corpo
Muitas pessoas estão familiarizadas com a situação em que uma nova garrafa de verdura se abre com esforço, enquanto muitas vezes, ao abrir, a solução é borrifada, respingando tudo em volta e, antes de mais nada, nas mãos. Zelenka se alimenta rapidamente da pele e aí permanece por muito tempo (até uma semana), não sendo possível se livrar da lavagem usual das mãos com sabonete. Mas isso não significa que você tenha que esperar alguns dias e caminhar desta vez com as palmas das mãos ou dedos verdes.O problema pode ser resolvido. Isso vai ajudar:
- Soluções contendo álcool... Com um cotonete comum com álcool, você pode limpar a área pintada, mas com cuidado, sem fanatismo, caso contrário, queimaduras não podem ser evitadas. O álcool pode ser substituído por vodka. Este método não é adequado para pessoas com pele sensível, por isso é aconselhável realizar um teste de alergia antes de começar a limpar a área afetada com uma solução de álcool. Não é recomendado o uso dessa técnica na pele das crianças, bem como se houver arranhões ou erupções cutâneas na pele.
- Se não houver álcool puro em casa, você pode limpar o verde lenços umedecidos com álcool especiais. Nada que se destinem à limpeza de eletrodomésticos, também são adequados para o rosto e o corpo. Após a limpeza, vale a pena lavar a área de tratamento com sabonete e lubrificar com um creme gorduroso. Mas este método eficaz também não é adequado para pessoas com pele sensível.
- Outro método eficaz é usando limão. Como você sabe, ele clareia a pele, por isso é muito usado em cosmetologia. Com a ajuda do limão, também é possível remover as hortaliças, mas o método não é adequado para quem tem uma reação alérgica a frutas cítricas. Você só precisa cortar o limão ao meio ou em três partes e espremer o suco de uma parte até o ponto onde a casca fica verde, e esfregar essa área com a outra parte. Aqui já dá para apertar na pele sem medo de queimaduras, como de álcool. Você não deve contar com resultados instantâneos, mas será. Limão não pode ser usado em sua forma pura, mas pingue-o em uma solução de álcool e limpe suavemente a área manchada com álcool e suco de limão. Outra opção é pingar o suco de limão em uma bola de algodão. Da mesma forma, você pode limpar o material verde arraigado.
- Toda garota deve ter em casa acetona. Não é adequado para a pele de crianças, mas para adultos, você pode limpar as mãos e outras partes do corpo com um cotonete embebido em removedor de esmalte.
- Se falarmos sobre a ferramenta mais eficaz que pode facilmente limpar a tinta verde da pele, então ela está fora de competição cloro... Para fazer isso, é necessário diluir o pó em água na proporção de um para dez e, em seguida, usar um cotonete para processar as áreas pintadas. O alvejante é uma das substâncias mais agressivas, por isso é contra-indicado limpar com ele o verde para donos de pele sensível. No processamento, é necessário evitar áreas limpas, bem como membranas mucosas.
- Outra forma é pó de vitamina C, vendidos em farmácias. O pó deve ser diluído em água até ficar pastoso e aplicado na área pintada. Você não precisa esfregar nada, basta esperar cerca de meia hora e enxaguar a suspensão.
- Combata com eficácia a vegetação removedor de maquiagem (loções, tônicos). É claro que são menos eficazes do que as soluções que contêm álcool, mas são mais seguras, pois não prejudicam a pele. Recomenda-se usar um tônico para limpar as áreas sujas algumas vezes ao dia. A mancha irá desaparecer gradualmente até desaparecer completamente.
- Você pode se livrar da vegetação com a ajuda de outro anti-séptico - peróxido de hidrogênio... Pode ser aplicado com segurança em peles sensíveis ou na pele de uma criança, pois é totalmente seguro.
- Se nenhum dos itens acima estava disponível e você não quer andar com as mãos verdes, resta mais um método, que envolve esfregar o verde com a ajuda sabão... Só primeiro é necessário aplicar um creme gorduroso nas áreas pintadas para que amoleça a pele junto com a estrutura da solução arraigada. Em seguida, lave as áreas com sabão. Após um procedimento, não será possível remover completamente a vegetação, mas após duas ou três vezes aparecerá um efeito visível.
- Freqüentemente, os pais enfrentam o problema de esfregar a substância verde após a catapora de uma criança. Não há uma mancha, mas várias, e estão espalhadas por todo o corpo, enquanto a pele das crianças não deve ser exposta a substâncias agressivas.Um banho pode vir ao resgate com sabão em pó ou esfregando manchas verdes óleo de girassol.
Roupas e tecidos
Se o verde ficar na roupa, depende muito do material. Se o tecido for natural, água fervente comum pode salvar a situação. Você só precisa preencher a área pintada com ele. Depois que a tinta desaparecer, é importante lavar sua roupa.
Esta opção é relevante para as roupas de recém-nascidos, pois desta forma as roupas não sofrerão tratamento químico e a pele do bebê não será danificada.
Nem tudo sucumbirá à água fervente. Os tecidos artificiais se deterioram devido à exposição à água quente e os tecidos multicoloridos perdem o controle. Então você deve usar outros métodos, por exemplo, limpar o material verde de sua calça ou camiseta. usando acetona ou solução de álcool.
Quanto aos itens de algodão (geralmente um lençol ou uma toalha), você pode remover o material verde colocando-os de molho em água com alvejante por duas horas e meia. Se o tecido for delicado ou tricotado, recomenda-se tratar as áreas contaminadas com amônia. Após o procedimento, a coisa deve ser lavada com água morna. Lavagem à mão adequado para lã com sabão em pó... Tecido sintético lavável à máquina.
Se o tecido for leve, o peróxido de hidrogênio resolverá perfeitamente o problema da tinta verde arraigada. É necessário limpar o material com um cotonete embebido na solução e, em seguida, lavar o produto. Se as roupas ou lençóis forem coloridos, o peróxido, neste caso, é diluído em água na proporção de um para dois.
Mas não esfregue muito o tecido, porque o peróxido de hidrogênio tem um efeito clareador.
Se jeans manchados de verde, a acetona servirá como salvação. Com um cotonete com este líquido, é necessário esfregar a área afetada até que o verde brilhante desapareça, então é recomendado lavar a coisa com sabão em pó.
Além de peróxido, é adequado para têxteis refrigerante e vinagre. Com esta ferramenta, você pode remover manchas verdes, por exemplo, de um colchão. O vinagre, neste caso, é misturado com a soda na proporção de um para um e, em seguida, com a ajuda da solução resultante, os locais pintados na superfície têxtil são processados. Além do vinagre e do refrigerante, pode-se misturar água com amido para obter um mingau, que também é aplicado ao corante verde.
Piso
Às vezes, ao abrir, a folhagem pode atingir o chão, mas você não deve entrar em pânico, pois existem ferramentas que ajudam a limpar essa tinta das superfícies duras.
Se o linóleo ficar sujo, você pode usar lava-louças, em seguida, enxágue com água morna. Além desse método, é possível remover rapidamente a tintura do linóleo com o auxílio de refrigerante e vinagre. Se houver permanganato de potássio, ele pode ser substituído por refrigerante. O vinagre em uma quantidade de 50 gramas é misturado com uma pequena quantidade de permanganato de potássio, um algodão é impregnado com essa solução e, em seguida, as manchas mais difíceis são removidas e depois lavadas com água morna.
Não se esqueça de que primeiro você deve proteger sua pele usando luvas de borracha.
A vegetação pode ser removida do parquet ou laminado com álcool ou sabão alcalino, que é aplicado nas manchas por meia hora. Quanto a um piso de madeira natural, pode haver um problema em que o material verde corrói o material. Nesse caso, ajudará o lixamento, ou seja, a retirada da camada superior do parquete.
Para limpar manchas de verdura de um ladrilho, é aconselhável usar removedores de manchas que contenham álcool em sua composição. Existem produtos especiais para limpeza de ladrilhos em lojas especializadas.
Papel de parede
O papel de parede também pode sofrer com a tinta verde, mas também é possível trazê-lo de volta à sua forma original. Os seguintes métodos ajudarão aqui:
- Umedeça a área manchada com água, cubra com bicarbonato de sódio, adicione vinagre, limpe até que a mancha desapareça completamente.
- Esfregue o papel de parede com um algodão embebido em álcool ou água oxigenada, não enxágue a solução, deixando por algumas horas. A mancha desaparecerá por si mesma.
- Adicione amido na água para obter um mingau, aplique na área pintada do papel de parede, espere meia hora. Remova a mistura seca com um pano seco.
Mobiliário
Freqüentemente, o verde brilhante deixa marcas nos móveis. Tudo depende do material do estofamento. É extremamente problemático, mas possível, lavar manchas de móveis estofados, por exemplo, de uma poltrona ou sofá. É necessário aplicar refrigerante e vinagre na área pintada, esperar cerca de dez minutos, depois retirar a mistura resultante com um pincel. Se o estofamento for branco, pode-se usar alvejante.
Se a mobília de couro ecológico ou couro natural estiver danificada, uma solução de álcool (ou guardanapos contendo álcool), água oxigenada ou vinagre com refrigerante são adequados para remover manchas. Esses produtos são bons para remover marcas verdes da pele branca sem danificá-la. É muito fácil limpar a tinta do couro sintético. Às vezes, basta limpar a área afetada com um pano com água morna. Se esse método não funcionar, você pode adicionar um pouco de pó de limpeza que removerá as manchas do couro sintético.
Se o verde brilhante manchar o carpete, você poderá removê-las com a ajuda de um sabão em pó comum. Para peças de cores claras, um pó com alvejante contido nele, mas sem cloro, é adequado para evitar o aparecimento de manchas brancas. É necessário aplicar o produto no carpete, depois retirar a espuma com um pincel. Esta opção é adequada para uma mancha recente. Se já estiver desatualizado, é necessário recorrer ao álcool ou removedor de manchas.
Se não foi possível remover a vegetação do carpete usando esses métodos, é aconselhável entrar em contato com uma lavanderia a seco.
Você pode simplesmente usar um pano úmido para remover a tinta de madeira, cômoda ou superfícies envernizadas. Às vezes, uma borracha escolar comum ajuda, mas, neste caso, a superfície deve ser molhada primeiro. Se a mobília for laminada, suco de limão, álcool ou acetona ajudarão, mas essas substâncias devem ser aplicadas com cuidado, caso contrário o laminado pode descascar.
Plástico e borracha
A tinta verde pode ser removida do plástico com cloro ou detergente. Esta opção é adequada para um peitoril de janela ou refrigerador. Se o produto for colorido, então um sabão com um conteúdo alcalino será útil. É possível remover a mancha do oleado com a ajuda de um agente de limpeza especial - Domestos. A mesma regra se aplica a brinquedos de borracha, como bonecas. Às vezes, álcool ou pasta de dente ajudam.
Em casos extremos, a boneca pode ser colocada em um local ensolarado, sob a influência da radiação ultravioleta, a mancha verde ficará descolorida.
Pia e banheira
Se vestígios verdes adornaram a banheira ou a pia, eles devem ser lavados com água fervente e, em seguida, aplicados na superfície do tira-manchas, deixando-o por quinze minutos, depois enxágue com um pano seco.
Metal
Pode acontecer que o material verde fique em uma superfície de metal, por exemplo, em um carro. Ajudará neste caso álcool ou pasta de dente. Esfregue suavemente a mancha até que desapareça completamente da máquina.
Outras superfícies
Se a substância verde entrar em contato com a superfície de um vidro ou espelho, um algodão umedecido com álcool ajudará nessa situação.
Se a tinta entrar em contato com o cabelo, é aconselhável usar álcool com suco de limão... Com a ajuda de um chumaço de algodão, os fios coloridos são enxugados várias vezes, após o que a cabeça é lavada. Na ausência deste produto, uma água de toalete com teor de álcool também é adequada. Você também pode usar sabão em pó neste caso, mas não é adequado para cabelos coloridos.
É problemático remover a tinta verde sob as unhas, mas a pasta de dente remove essa manicure.
Adendo
Para que a mancha da folhagem desapareça rapidamente, é importante começar a removê-la imediatamente, sem esperar que morda com firmeza a pele, roupas ou móveis.Antes de agir nesta ou naquela superfície com uma substância agressiva, vale a pena conferir em uma pequena área, caso contrário, existe o risco de estragar irremediavelmente o material caro.
Para evitar espirrar a folhagem em todas as direções, você precisa tentar abri-la com cuidado e manusear com cuidado as feridas. Então, a questão de como eliminar as manchas de folhagens não se preocupará.
Para uma maneira eficaz de remover o verde brilhante, veja o próximo vídeo.