Como lavar a espuma de poliuretano das mãos?
Na execução de trabalhos de instalação com estruturas diversas, para eliminação de cavidades, juntas entre paredes, bem como para efeitos de isolamento acústico, acústico e térmico, utiliza-se espuma de montagem predial (MP). É um selante de poliuretano. Depois de sair do recipiente, ele se expande e endurece.
Trabalhar com esta ferramenta, sujeito a precauções, não é difícil. Portanto, mesmo um iniciante pode executá-lo. Talvez por este motivo ou devido ao manuseio descuidado do produto, mas muitas vezes atinge a pele das mãos. Se você não agir a tempo, a remoção da espuma restante se tornará muito problemática. Este artigo descreve os meios pelos quais você pode resolver esse problema e como evitá-lo.
Características da poluição
Portanto, nos casos em que a espuma entrou em contato com a pele e ainda não teve tempo de endurecer, é necessário começar a retirá-la imediatamente. A regra mais importante: tente de todas as maneiras possíveis não esfregar a mancha de MP em sua mão, caso contrário, sua eliminação pode demorar muito. Nos casos em que as partículas da ferramenta de montagem têm tempo de secagem, a sua remoção só é possível mecanicamente com pedra-pomes, lixa fina ou escova de cerdas duras.
Vale a pena realizar este procedimento somente após tratar as áreas contaminadas da pele com uma pequena quantidade de óleo de girassol, creme de leite, vaselina ou glicerina. Este procedimento preliminar ajudará a mitigar os efeitos dos abrasivos.
Os fabricantes de espuma também fabricam produtos especiais recomendados para a limpeza de pistolas, janelas, folhas de portas e aberturas. Nenhum líquido especial é produzido para remover a sujeira das mãos.O amolecimento do poliuretano só é possível quando exposto a solventes fortes. Devido ao efeito negativo na pele, eles podem ser usados para limpar áreas contaminadas da pele apenas em situações extremas.
No entanto, se a espuma já estiver em suas mãos, muitos construtores usam agentes de limpeza padrão, como querosene, gasolina, acetona ou aguarrás.
Lista de solventes voltados para a remoção de MP fresco.
- Iofarm R621... Spray usado para destruir a sujeira de ferramentas, vários revestimentos e pele. O elemento ativo ativo é a propanona. Eficaz para remover manchas recentes.
- Limpador de espuma penosil... Aerossol, também adequado para a remoção de sujeira em superfícies de plástico.
- Oppa... Este spray é adequado para limpar plásticos e vidros.
- Removedor de espuma PU curada Penosil Premium. Aerossol, não recomendado para limpeza de superfícies irregulares.
- Cosmofen S5. Meios para polir revestimentos plásticos.
Apenas alguns produtos solventes são adequados para limpar a pele das mãos. Portanto, ao escolher um purificador, você precisa considerar o que exatamente ele se destina. Você deve sempre ler as instruções, todas as informações básicas são fornecidas lá.
Como você pode lavar isso?
Para remover a sujeira fresca da espuma de poliuretano da pele, use sabão em pó ou sabonete, querosene, acetona ou removedor de esmalte, aerossóis especiais, óleo de girassol aquecido, esfoliantes corporais, sal de mesa comum ou marinho, refrigerante, o medicamento "Dimexid" ou branco espírito. A melhor forma de usar esses fundos será discutida a seguir.
Métodos de limpeza eficazes
Portanto, consideremos os casos em que o MP não teve tempo de se endurecer e de que forma será possível eliminá-lo.
Se a espuma de poliuretano acabou de entrar em contato com a pele, você pode lavá-la usando um dos métodos a seguir.
- Usar lenço umedecido, é necessário mover-se da borda da poluição para o centro. Remova a mancha com muito cuidado, não esfregue. Depois disso, você pode enxaguar as mãos com água morna.
- Aplicativo solvente de aerossol. É um produto versátil, adequado tanto para a limpeza de pistolas para aplicação de MP, como para móveis e outras superfícies. Aplique na sujeira e lave bem as mãos com água corrente e sabão. Se houver pouco efeito, você precisará repetir o procedimento novamente.
O método é ineficaz ao tentar remover o MP endurecido. É preferível que o limpador e o selante sejam da mesma marca. Nesse caso, a probabilidade de remoção da espuma será maior. Antes de usar, certifique-se de ler as instruções.
- Usando acetona ou removedor de esmalte. Umedeça um chumaço de algodão ou um pedaço de gaze no produto e enxugue rapidamente a área contaminada. Se não houver efeito, vale a pena repetir o processo. Em seguida, você precisa lavar bem as mãos com água corrente e sabão. Ao mesmo tempo, não se esqueça que o solvente tem um odor pungente muito forte e, se possível, a limpeza deve ser feita ao ar livre ou em local bem ventilado.
- Usar querosene por analogia com o método anterior. A duração do procedimento dura cerca de meia hora, às vezes mais, tudo depende do grau de poluição. Após a limpeza, certifique-se de lavar as mãos com água e sabão, pois o produto possui um odor específico persistente.
- Aplicativo óleo de girassol... Primeiro, você precisa aquecer um pouco por alguns minutos, depois limpe a sujeira com uma gaze embebida nela. Como alternativa, você pode deixar o pedaço de pano untado com óleo no local sujo por 20-25 minutos. Em seguida, limpe a área manchada com uma escova ou pano. Se não houver efeito, recomenda-se repetir o procedimento, a seguir lavar bem as mãos com água e sabão.
- Sal marinho... É necessário esfregar bem as mãos com cristais de sal e depois enxaguar com água.Em comparação com os agentes químicos, o sal é mais suave para a pele, saturando-a com iodo. O efeito é semelhante ao uso de uma esfoliação. No entanto, este método dificilmente é adequado para peles muito delicadas, existe o risco de lesões e até irritações.
- Em vez de sal, você pode usar Bicarbonato de Sódio... Em uma pequena quantidade de água, é diluído até o estado pastoso e aplicado na área contaminada da pele. Deixe assim por 7 a 10 minutos e depois lave as mãos em água corrente. Como você sabe, o refrigerante deixa a pele muito seca, por isso, após o procedimento de limpeza, é necessário lubrificar as mãos com um creme nutritivo ou óleo cosmético.
- Medicina "Dimexid". Primeiro, é preciso diluir com água na proporção de 2 para 1, para não danificar a epiderme. Em seguida, umedeça um pequeno pedaço de gaze na solução resultante e limpe a sujeira com movimentos suaves. Após o procedimento, você deve lavar as mãos com água e sabão.
Antes de usá-lo, você deve ler as instruções, certifique-se de que não há contra-indicações. Não é recomendado o uso em casos onde há feridas na pele, pois o medicamento é tóxico. Em conclusão, é necessário lubrificar as mãos com creme ou óleo cosmético especial.
Depois de usar esses ou aqueles limpadores, certifique-se de lavar as mãos com água e sabão, caso contrário, todos os esforços para remover o selante serão em vão. Na verdade, após a limpeza com esses meios, uma película invisível permanece na pele, o que pode causar irritação severa. Se você apenas esfregar as mãos com uma toalha, não haverá efeito, uma fina camada de solvente permanecerá.
Nas situações em que o agente de montagem atinge os cabelos, o óleo de girassol aquecido ajuda a removê-los. O produto quente deve ser aplicado em um pano e esfregado no cabelo até que todas as impurezas sejam removidas. Em seguida, lave o cabelo com shampoo.
O método acima só ajudará se a espuma não tiver tido tempo de endurecer, caso contrário, você terá que cortar o cabelo danificado. Portanto, é extremamente importante prender o cabelo sob um lenço ou lenço de cabeça.
Se você tem pele muito delicada ou é suscetível a alergia a produtos químicos, é improvável que esses métodos ajudem. Métodos alternativos valem a pena tentar. Por exemplo, você pode realizar o seguinte procedimento: primeiro, coloque as mãos em uma bacia com água quente por 5 a 10 minutos. Para um efeito maior, vale a pena adicionar sal de cozinha a uma colher de sopa por litro de líquido.
Em seguida, ensaboe bem e esfregue as áreas manchadas com uma toalha. Ou você pode usar uma esfoliação corporal. Este método é considerado suave e bastante eficaz.
Essa ferramenta será, talvez, a única salvação da ferramenta de instalação, que atingiu áreas muito sensíveis do corpo, como rosto e pescoço.
Nos casos em que a espuma secou, será muito mais difícil remover a contaminação. Nessa situação, os métodos populares e os solventes químicos tornam-se impotentes. Apenas a ação mecânica ajudará. Para este método de limpeza, você pode usar pumicite, uma lixa fina ou uma escova de cerdas duras. Antes do procedimento, é necessário aplicar óleo de girassol ou creme oleoso na parte contaminada da pele para amenizar o efeito dos abrasivos.
Se o MP caiu em suas mãos em grandes quantidades e já endureceu, é improvável que seja eliminado imediatamente, mas é perfeitamente possível remover a parte principal.
É necessário remover com cuidado parte da contaminação com faca ou outro objeto pontiagudo, procurando não danificar a pele. É melhor não tocar nas partículas de espuma restantes em suas mãos, caso contrário, você pode se machucar. É melhor deixar tudo como está, as manchas vão desaparecer por si mesmas depois de um certo tempo. Isso geralmente acontece após 3-4 dias.
Para acelerar o processo de eliminá-los, você pode realizar o seguinte procedimento.
- Aplique qualquer nutriente cosmético nas mãos sujas. Creme, vaselina, glicerina ou óleo vegetal servem.
- Ensaboe generosamente com uma toalha dura ou escova.Para tal, recomenda-se o uso de sabão em pó, pois contém muitas substâncias naturais que contribuem para a eliminação até mesmo de poluição forte. Também praticamente não causa alergias.
- Em seguida, você precisa colocar as mãos em água morna por 10-15 minutos. Em seguida, remova cuidadosamente a espuma de poliuretano da área contaminada.
- Se o efeito for mínimo, vale a pena repetir o procedimento. Embora o processo seja longo, não agride muito a pele, como no caso do uso de solventes químicos.
- Concluindo, vale a pena tratar a pele com um creme nutritivo ou óleo cosmético.
Os ingredientes ativos do MP são poliol e isocianato. Durante a solidificação, a mistura desses componentes começa a liberar toxinas. Portanto, o contato do selante com a pele é indesejável e causa irritações e alergias. Uma ferramenta de montagem seca não é mais tão perigosa.
Medidas de precaução
Quais procedimentos preliminares precisam ser realizados para não eliminar as consequências da poluição posteriormente?
- Antes de realizar o trabalho, você deve usar luvas de borracha ou de pano. Mas também deve-se ter em mente que o MP pode penetrar na base do tecido do protetor de mãos. Nesse sentido, recomenda-se aplicar um creme nutritivo, vaselina ou glicerina antes disso, reduzindo assim a probabilidade de adesão dos resíduos de MP à pele.
- As roupas devem ser usadas de forma que não seja uma pena jogá-las fora se estiverem muito sujas. É preferível se for com mangas compridas. Deve haver o mínimo possível de áreas descobertas. Um arnês de proteção deve ocultar completamente o cabelo de possíveis respingos de selante.
- Também é importante proteger os olhos com óculos especiais. No caso de entrar uma ferramenta de montagem, é quase impossível removê-la da face sem ajuda. Será necessária atenção médica.
A conformidade com essas diretrizes ajudará a reduzir a probabilidade de contato da pele com o poliuretano.
Dicas úteis
Mesmo que você tenha tentado todos os tipos de métodos para remover a espuma da pele e não tenha obtido resultado, não se desespere. Sempre há uma saída, como dizem. Como não foi possível remover a sujeira congelada com o auxílio de produtos químicos, isso ainda acontecerá, apenas de forma natural, ou seja, devido à regeneração da pele. Foi testado, como se costuma dizer, empiricamente.
- No caso de não querer esperar vários dias até que os restos da ferramenta de instalação desapareçam por si próprios, pode tentar limpá-los com as suas próprias unhas. O processo é demorado, mas eficaz. E as alergias, neste caso, não surgirão.
- Se você não deseja causar grandes danos à saúde, não use substâncias que contenham ácidos e elementos alcalinos. Em particular, não é recomendado o uso de solução de vinagre, "Domestos", "Whiteness" e substâncias semelhantes para limpar a sujeira da pele. Porque, neste caso, você não terá nada, exceto uma queimadura química.
- Depois de remover as partículas de espuma PU, cuide bem de suas mãos. De fato, em tais situações, eles experimentam um estresse real e precisam de alguma forma ser "salvos" disso. Trate suas mãos com um creme muito nutritivo, óleo cosmético especial, vaselina ou remédio caseiro. Óleos como azeite, linhaça, coco, amêndoa, manteiga de karité, jojoba, abacate e mamona são mais adequados para esses fins.
- Cremes e pomadas contendo extrato de aloe vera ou ginseng não são menos úteis. Você também pode fazer um banho de mão de calêndula ou camomila em casa. Após o procedimento, é necessário lubrificar a pele com azeite de oliva ou qualquer outro óleo e usar luvas de algodão para maior efeito.
Há muitas maneiras, vale a pena focar nas preferências pessoais.
Com base no exposto, a seguinte conclusão deve ser tirada: sempre antes de realizar a instalação ou construção, você deve se munir de equipamentos de proteção (roupas adequadas, luvas de borracha ou tecido e óculos de proteção). Assim, você poderá evitar a entrada de substâncias nocivas e, em particular, de espuma de poliuretano.
Ao aplicar essas diretrizes, você não precisa procurar maneiras de limpar a sujeira. Se o selante entrar em contato com a pele, você precisa agir imediatamente e tentar remover a poluição imediatamente, caso contrário, após a secagem, este procedimento pode demorar muito.
Não use produtos químicos que contenham ácidos ou elementos alcalinos, pois há risco de queimaduras na pele.
Para obter informações sobre como lavar a espuma de poliuretano das mãos em casa, veja o próximo vídeo.