Turcos de cobre: características, aplicação e cuidados
O turco de cobre é um tipo bastante popular de talheres, usado para fazer café natural. Esta é uma versão muito antiga de utensílios de cozinha. Sua terra natal é a Península Arábica, embora mais tarde tenha começado a ser usada ativamente na Turquia, de onde ganhou seu nome moderno. Em nosso artigo, examinaremos mais de perto as características dos turcos feitos de cobre, seus prós e contras, as nuances de uso, a escolha e as sutilezas de como cuidar dele.
Descrição
O turco de cobre veio até nós desde os tempos antigos. Entre os árabes, recebeu outro nome - cezva. A turka era feita justamente de cobre, o que não foi por acaso, já que esse metal se caracteriza por uma excelente condutividade térmica. Bastou colocar café e água em um turco de cobre e polvilhar com areia quente para obter uma bebida perfumada e saborosa. O moderno turco de cobre tem várias características.
- Condutividade térmica. Como já observamos, foi esse recurso que tornou os turcos de cobre mais procurados. Se compararmos este indicador com produtos de alumínio, então em pratos de cobre ele é 9 vezes maior. Graças ao rápido aquecimento e resfriamento, o café não derrama no fogão durante o preparo. Nesse prato, o café pode revelar seu aroma ao máximo.
- Confiabilidade. Os turcos de cobre não quebram sob estresse mecânico. Eles toleram perfeitamente as mudanças de temperatura. Por exemplo, podem ser lavados em água fria imediatamente após a fervura, não têm medo de cair ou serem atingidos.
- Estreito gargalo do recipiente. Os turcos de cobre para café têm o pescoço mais estreito, o que é uma das vantagens indiscutíveis.O gargalo estreito se fecha rapidamente com a espuma do café, que impede a evaporação de todos os óleos essenciais.
- Preço. Cezves feitos de cobre são geralmente mais baratos do que os mesmos produtos, mas feitos de materiais diferentes. Normalmente, um turco de cobre pode ser comprado por 500 rublos, enquanto uma versão de cerâmica custará 1300 rublos.
- Durabilidade. Os turcos de cobre já foram testados pelo tempo, pois se originaram na Idade do Cobre e, desde então, sua forma não mudou.
- Prejuízo. Como você sabe, o cobre é perigoso para os humanos porque cria compostos solúveis prejudiciais. Para evitar seus efeitos negativos, os pratos de cobre eram revestidos por dentro com estanho ou prata de qualidade alimentar. É claro que a segunda opção é usada exclusivamente para pratos caros.
- Cuidado especial. O cobre turco requer cuidados especiais. Para conservar a camada de estanho no interior da vasilha, é necessário lavar o produto sem o uso de substâncias abrasivas e ácidas, devendo-se abandonar as esponjas de metal. A superfície interna deve ser esfregada com compostos especiais que irão prevenir arranhões e oxidação do metal.
Você deve inspecionar cuidadosamente a superfície interna do peru antes de usá-lo. Se houver o menor vestígio de cobre, a panela deve ser substituída por uma nova.
Variedades
Hoje, você pode encontrar várias variedades de peru de cobre à venda. Vale a pena considerar seus recursos com mais detalhes.
- Cobre fino. Esta opção pode ser vista como uma simples "lata". É adequado como lembrança, pois geralmente é decorado com padrões elegantes. A espessura da parede é bastante fina e as bordas da panela geralmente não são tratadas.
Você pode fazer café em um turco, mas esta opção não é adequada para os verdadeiros amantes do café.
- Fabricado em cobre espesso. Esta opção é ideal para fazer café de verdade. A espessura do metal afeta a uniformidade do aquecimento da bebida. Quanto mais grosso, melhor. As versões de fundo grosso irão ajudá-lo a libertar o sabor desta bebida incrível.
- Carimbado. Esta opção é bastante rugosa, visto que geralmente é feita de cobre espesso, é caracterizada pela presença de bordas usinadas, além de fundo engrossado. O pescoço é geralmente mais estreito do que a parte inferior. Essas opções são bastante comuns.
- Com perseguição. Essa opção chama a atenção pelo seu visual requintado, e também é ideal para preparar deliciosos cafés.
O relevo engrossa as paredes do recipiente, contribuindo assim para um aquecimento uniforme da bebida.
Hoje, o conceito de turco "inteiro" é frequentemente encontrado. Claro, é difícil imaginar outra coisa, mas graças aos fabricantes de baixa qualidade, é recomendável comprar exatamente modelos de uma peça. Alguns fabricantes fazem o turco em duas partes, enquanto a costura de solda é visível, que corre verticalmente. Costuma-se disfarçar com elementos decorativos.
Normalmente, para esse propósito, entalhes desiguais são usados para imitar escalas. Tenha cuidado, você deve evitar essas opções, pois a costura pode oxidar ou vazar. Ao cair, esse turco pode ser dividido em 2 partes.
A turka deve ser laminada maciça, ou seja, feita de uma só peça, não deve haver costuras. Claro, todos os modelos para facilidade de uso são apresentados com alças, portanto, apenas o único acessório no Turco é possível - as alças para o contêiner. A opção mais popular é o turco de 100 ml, pois permite fazer café para dois, mas poucas pessoas compram embalagens grandes (500 ml).
Os cabos são feitos de madeira. Alguns modelos estão disponíveis com alça removível, o que contribui para um armazenamento mais confortável.
Vantagens e desvantagens
Hoje, o peru de cobre é bastante popular entre os bebedores de café, por isso vale a pena considerar seus pontos fortes e fracos. As vantagens dos turcos de cobre incluem o seguinte:
- boa transferência de calor - as paredes do recipiente aquecem de forma bastante rápida e uniforme, o que tem um efeito positivo na preparação do café, uma vez que o café em pó exala completamente o seu sabor;
- excelente durabilidade - um produto de cobre é capaz de suportar impactos, não tem medo do contato direto com o fogo;
- rica história - os turcos surgiram há muitos séculos, então podemos dizer com certeza que seu projeto resistiu ao teste do tempo;
- Design inteligente - a forma tradicional possui um gargalo estreito, que contribui para o melhor preparo de uma bebida requintada.
Uma turka de cobre também tem algumas desvantagens.
- Preservação do paladar e do olfato. O cobre pode ser impregnado com o aroma de uma bebida de café. Se você preparar um tipo de café por muito tempo e depois mudar para outro, o aroma da versão original será sentido por algum tempo.
- Preço Alto. Se compararmos o custo de um bom turco de cobre com pratos feitos de alguns materiais modernos, então o cobre é sempre mais caro.
- Cuidado especial. Você deve usar meios especiais para limpar os turcos por fora e por dentro. É necessário evitar o contato da loiça com ácidos. É terminantemente proibido o uso de produtos abrasivos, bem como telas de metal.
Comparação com turcos de outros materiais
O cobre turco é muito procurado pelos apreciadores de café, pois é capaz de revelar o sabor desta bebida incrível. Com sua ajuda, você pode preparar rapidamente uma bebida perfumada que manterá sua temperatura por muito tempo. A forma ideal e o cabo confortável, a confiabilidade e resistência, a facilidade de limpeza e a aparência atraente são as vantagens indiscutíveis que fazem desse turco um favorito entre os amantes do café.
Mas não se esqueça de que o turco também pode ser feito de outros materiais. Pode ser latão, aço, alumínio, argila, vidro, cerâmica, bronze, prata ou aço inoxidável.
Se considerarmos uma cezve de cerâmica, então vale destacar que esta vasilha é perfeita para preparar vários tipos de café, já que não absorve odores estranhos e óleos essenciais. Se falamos do que é melhor, vale a pena dar preferência à cerâmica, por se tratar de um produto mais amigo do ambiente: não cria compostos nocivos e não entra em contato com outras substâncias.
Embora se saiba que os pratos de cerâmica são frágeis e custam mais do que o cobre. Se você usa os pratos com cuidado e a questão do custo não desempenha um grande papel, é melhor comprar uma cezve de cerâmica. Se acontecer de a louça escorregar das suas mãos, deve dar-se preferência aos modelos de cobre.
Como escolher?
Ao escolher um turco para uso pessoal, você não deve acreditar cegamente em todas as palavras do vendedor, é melhor se preparar com antecedência, considerando os requisitos básicos para esses produtos. Uma turka de cobre não deve apenas ser de alta qualidade, mas também ter uma aparência atraente. Você deve ter cuidado para não comprar um falso. Hoje, muitos fabricantes russos oferecem cezves de alta qualidade. Por exemplo, os produtos de uma empresa nacional são muito procurados. "Stanitsa" de Pyatigorsk.
Portanto, ao escolher um peru de cobre, você deve prestar atenção a vários fatores.
- A forma. Deve ser cônico, com o pescoço geralmente 2-3 vezes mais estreito do que a parte inferior. Esse formato aquece o líquido rapidamente e também minimiza a possibilidade de evaporação dos óleos do café. O gargalo estreito em conjunto com a espuma da bebida ajuda a preservar o aroma e o sabor do café.
- O tamanho. Cezve não precisa ser grande. A melhor opção seria um recipiente de 100 ml. Costuma-se dizer que quanto menor o tamanho dos turcos, mais aromático fica o café. Vale a pena escolher o volume do recipiente em função da quantidade de pessoas que irão beber o café.
- Espessura da parede. A melhor opção é uma espessura de metal de 1,5 mm.Esta opção permite que o café seja aquecido não muito rapidamente, mas uniformemente. Os modelos de fundo grosso são ideais para fazer café na areia.
Mas é melhor recusar os recipientes de paredes finas, porque eles pertencem a produtos de baixa qualidade. O revestimento interno desempenha um papel significativo. Deve ser apresentado em uma camada uniforme, sem danos.
- Uma caneta. Se o Turco for usado para fazer café na areia ou no fogão, a alça deve ser longa e presa em um determinado ângulo, o que minimizará a possibilidade de queimaduras. O cabo deve ser não quente, por isso é melhor escolher modelos com cabo de madeira, embora as opções de metal também sejam possíveis, mas com baixa condutividade térmica. Deve-se abandonar imediatamente o plástico, pois ele emite um odor desagradável quando aquecido.
Termos de uso
Todo conhecedor de café confirmará que, se a bebida ferver, ela perdeu todo o valor - aroma e sabor requintados. Por esta razão, o café deve ser distribuído, não distribuído. É assim:
- despeje o café moído em um recipiente;
- adicione açúcar a gosto;
- despeje água fria;
- coloque o Turco no fogão ou na areia e espere o líquido esquentar;
- misture bem mesmo antes que a espuma se forme;
- quando aparecerem as primeiras bolhas e a espuma escurecer, o turco deve ser retirado do fogão ou da areia.
Cozinhar exige habilidade. O melhor café é feito em turco na areia, pois esta bebida tem um aroma maravilhoso, consistência espessa e espuma densa.
Não coloque uma panela de cobre em uma placa de vitrocerâmica. É imprescindível o uso de um adaptador que impeça o contato direto entre o cobre e a superfície da placa.
Armazenamento e cuidado
Uma turka de cobre precisa de cuidados especiais para ficar bonita e limpa. Vale a pena seguir as seguintes regras ao cuidar e armazenar cezve de cobre:
- o café não deve ser deixado no turco após o preparo, porque então o cobre oxida;
- para limpar a parte externa do cobre, não use objetos abrasivos ou duros, bem como produtos com partículas que podem arranhar a superfície;
- não se pode lavar o Turco na máquina de lavar louça, pois o cobre escurece e o produto pode perder a forma;
- vale a pena lavar o Turco imediatamente após o uso, bem como enxugá-lo;
- você deve cuidar da aparência - de vez em quando esfregue o turco com um pedaço de pano macio;
- para se livrar das incrustações, você pode usar vários remédios naturais que toda dona de casa tem em mãos, por exemplo, ácido cítrico;
- para limpar o Turco da aderência de gordura, oxidação e outros tipos de poluição em casa, você pode usar amônia, ketchup, soro de leite, vinagre com sal ou salmoura - cada opção dará beleza e brilho ao produto.
Para obter informações sobre como preparar café adequadamente em turco de cobre, veja o próximo vídeo.