Qual é o melhor café turco para fazer café?
Os conhecedores do café acabado de moer feito em casa acreditam que o sabor de uma bebida depende muito do tipo de prato em que é preparada. Portanto, a escolha dos turcos deve ser abordada com muito cuidado.
Qual deve ser a forma?
A forma da cezve para a preparação do café determina em grande parte o sabor e o aroma da bebida resultante. O principal requisito para bons parâmetros implica que o diâmetro do gargalo deve ser metade do diâmetro do fundo. Uma diferença menor é fortemente desencorajada, mas uma grande é bem possível. A essência desse requisito é que um turco com pescoço estreito não perca óleos essenciais valiosos. A espuma resultante "obstrui" o orifício e, portanto, evita o contato com o ar.
Além disso, é importante que as paredes sejam ligeiramente inclinadas. Essa característica do formato permite que o pó de café "escorra" para o fundo, o que torna o sabor da bebida do café ainda melhor. É importante que o fundo do cezve tenha uma espessura significativa, pois é responsável por um aquecimento uniforme. Com relação à altura, os vasos altos são recomendados para iniciantes.
A água ferve lentamente e a tampa de espuma quase nunca escapa. O bico do cezve é, idealmente, pequeno e bem cuidado, e o formato do funil não destrói a espuma. É melhor procurar um cabo de madeira ou baquelite, que não derrete, nem esquenta. A fixação aparafusada é considerada ideal.
Dimensões corretas
O volume do cezve é determinado de acordo com a solicitação, ou seja, a quantidade de café a ser tirada de cada vez. Para preparar uma xícara de bebida para uma pessoa, um recipiente com capacidade de 100 a 150 mililitros de líquido é suficiente.O mesmo recipiente é usado para fazer café na areia. Para preparar duas xícaras de café, você precisará de pratos com volume de 250 a 350 mililitros. Este tamanho de cezve é considerado o mais comprado.
Um recipiente com capacidade para 500 mililitros de água só faz sentido comprar se 3-4 xícaras de café forem preparadas diariamente. Finalmente, os tamanhos grandes são adequados apenas para grandes empresas. É importante mencionar que os especialistas recomendam encher o recipiente completamente todas as vezes, pois só assim se consegue o sabor e o aroma mais agradáveis.
Os melhores materiais
Acima de tudo, os turcos modernos diferem precisamente no material de manufatura. Panelas de alumínio produzido usando estampagem industrial, enquanto processa diferentes graus de ligas metálicas para alimentos. O utensílio para preparar café é muito leve e prático, mas ao mesmo tempo confiável - é impossível quebrá-lo deixando-o cair acidentalmente de suas mãos. A torre de alumínio é fácil de usar e custa apenas 200 rublos.
Os amantes do café recomendam levá-lo em caminhadas e outros passeios na natureza.
No entanto, este material tem várias desvantagens. Embora o turco não se quebre ao cair, ele pode ser danificado visualmente, por exemplo, arranhado ou dobrado, uma vez que o material é macio. O baixo peso leva a uma perda de estabilidade da panela. Como os modelos são feitos praticamente com os mesmos diâmetros de gargalo e fundo, o aroma da bebida acabada não dura muito. Finalmente, os turcos de alumínio não são particularmente estéticos.
Para a fabricação de turcos de cobre o latão é o mais comumente usado, embora outras ligas de cobre possam estar envolvidas. Os pratos são confeccionados tanto por estampagem como à mão. Por dentro, os turcos de cobre são necessariamente processados com estanho de qualidade alimentar para evitar a oxidação perigosa. O formato cônico desses pratos é considerado ideal, e a proporção do fundo e do gargalo mantém o sabor e o cheiro da bebida da melhor maneira possível. O cobre turco é durável, seguro, aquece uniformemente a água e não vale quantias fabulosas - o preço varia de 700 a 1000 rublos. Parece muito esteticamente agradável.
Quanto às desvantagens, eles têm turcos de cobre estão disponíveis, mas não parecem tão críticos. Em primeiro lugar, de vez em quando terá que ser limpo adicionalmente, uma vez que a lavagem regular não é suficiente. Em segundo lugar, as paredes dos pratos absorvem odores, especialmente se forem usados por muito tempo, o que, mais uma vez, pode não ser do agrado de alguém.
O que é chamado turco de cerâmica criado a partir de argila e plastificantes. Visualmente, os modelos de argila diferem significativamente, pois podem ser manuais ou industriais, revestidos com esmalte ou sem qualquer camada protetora adicional. As vantagens de tais pratos incluem, em primeiro lugar, o respeito ao meio ambiente e a segurança para a saúde humana.
Graças às suas paredes grossas, formato cônico e a relação ideal entre os diâmetros do gargalo e do fundo, a bebida é fervida de maneira uniforme e fica incrível. Além disso, você sempre pode escolher um design incomum, ideal para uma cozinha particular.
Entre as desvantagens da cerâmica, vale a pena mencionar a sua fragilidade e a incapacidade de suportar cargas pesadas. O preço dessas antenas é muito superior ao do cobre e, portanto, do alumínio. Decoração volumétrica excessiva pode dificultar o cuidado do contêiner. Além disso, se a loiça não for coberta com esmalte, a superfície absorve muito rapidamente odores e corantes.
Cezve de vidro, requer um material de borosilicato especial que permanece estável quando aquecido. Sua produção só é possível em condições industriais. O cezva de vidro parece muito estiloso e simplifica muito o processo de operação, pois graças às paredes transparentes é possível controlar o processo.Um contêiner padrão, com volume de 500 mililitros, custa de 350 a 500 rublos. É fácil de cuidar e confortável de usar.
Deve-se acrescentar que o peru também pode ser usado para aquecer líquidos ou até mesmo ferver sopa.
Infelizmente, você não pode dizer que o vidro está firme e o volume padrão é muito grande, o que pode causar transtornos. A água ferve rapidamente, o que afeta negativamente o sabor e o aroma do café. O mesmo efeito colateral ocorre quando o pescoço é muito largo.
Cezves de prata, criados em condições industriais ou em oficinas especiais, são frequentemente apresentados como apresentações para datas importantes. Esses pratos têm o formato de cone necessário, são duráveis e muito bonitos. No entanto, talheres requerem condições bastante difíceis de uso e cuidado. A água que contém ferve muito rápido, o que afeta gravemente o sabor da bebida.
Um vaso de prata é muito caro e muitas vezes estragado por decoração excessiva.
Para a fabricação de cezves de aço inoxidável uma liga de aço, cromo ou zinco é usada. Os dois últimos metais são responsáveis por prevenir os processos de oxidação. Esses pratos são criados apenas na fábrica. As qualidades positivas dos turcos de aço inoxidável incluem durabilidade, facilidade de uso e baixo custo.
Entre os negativos, deve-se citar o incômodo volume superior a 400 mililitros, a relação incorreta dos diâmetros do gargalo e do fundo, bem como a falta de espessura de fundo suficiente, fazendo com que o líquido ferva muito rapidamente.
Visão geral dos fabricantes e modelos
Na verdade, o mais interessante são os cezves feitos não em produção, mas em pequenas oficinas sem grandes nomes. Esses pratos são sempre únicos, são de alta qualidade, têm um design invulgar e até têm alma. No entanto, há várias empresas confiáveis que também fazem excelentes ferramentas para a preparação de café.
A lista de bons fabricantes inclui participantes do mercado, como Stanitsa, Vitesse, TimA, Bekker e Regent. Os seus turcos são confeccionados em designs e materiais diversos, o que permite a cada comprador escolher a melhor opção para si.
Claro, não existe uma classificação única de modelos de jazz, porque cada usuário e cada site decide por si mesmo quem incluir nele. No entanto, alguns modelos podem ser encontrados nas listas de recomendações de várias fontes confiáveis, o que confirma sua alta qualidade e design adequado. Por exemplo, um turco "Moscou", criado na Rússia, tem um formato de "romã" muito incomum e um cabo de madeira confortável. Os pratos são confeccionados em porcelana com elevada resistência térmica e são comercializados em diferentes tamanhos.
Em Pyatigorsk é produzida uma cezve compacta, decorada com a imagem cunhada de um cacho de uva, cujo volume não ultrapassa 120 mililitros. O espessamento duplo da parte inferior torna-o confortável para o uso diário. Turcos de aço inoxidável Marcas Gipfel Concebido para placas de indução. O cabo é feito de um material que não esquenta durante o uso, o que simplifica muito o funcionamento. O volume do vaso varia de 170 a 680 mililitros.
O que considerar ao escolher?
Ao escolher um Turco em uma loja, é conveniente se orientar por como é a baixela ideal. Na forma, deve ser semelhante a um cone e ter um volume conveniente para uso - ou seja, deve ser adequado para o número de pessoas que planejam usá-lo. É importante que o fundo grosso venha completo com uma alça segura feita de material isolante de calor. Se você olhar para um turco, a proporção do gargalo para o fundo deve ser de 1 para 2. E se essa diferença for maior, então é ainda melhor, porque o sabor da bebida vai melhorar.
O material do qual o Turco é feito pode ser diferente, mas sempre com condutividade térmica de alta qualidade. Finalmente, não podemos esquecer que os pratos devem ser fáceis e seguros de usar para a preparação do café. Embora o design seja determinado de acordo com os requisitos do comprador, ainda existem algumas diretrizes gerais para esse aspecto. Cezves em tons escuros têm uma aparência atraente por muito mais tempo.
Para realçar o efeito, turcos de cobre são ainda decorados com um acabamento parecido com pátina para que o escurecimento que ocorre com o tempo não seja tão perceptível.
A presença de elementos volumosos e não apenas decorativos nem sempre joga a favor dos turcos. Talvez seu design esteja se tornando mais interessante, mas a manutenção e a operação estão se tornando mais difíceis. Idealmente, a superfície da panela deve ter um número mínimo de cavidades e depressões.
Para obter informações sobre qual café turco é melhor para preparar café, veja o próximo vídeo.