Sapatos Mary Jane
Características e história da aparência do modelo
Os sapatos Mary Jane têm seu nome famoso hoje devido à heroína das revistas ilustradas publicadas por Richard Felton Outcoult. Esse homem, que, aliás, é o criador dos quadrinhos, surgiu com uma história desenhada que conquistou o público da época, e trouxe muitas novidades para o mundo, inclusive os famosos sapatos da heroína Mary Jane.
O modelo clássico deste calçado com alça no peito do pé, salto quadrado pequeno ou sem salto e bico arredondado. Na moda moderna, o desempenho do modelo é bastante diversificado.
No início do século 20, os sapatos estilo Mary Jane se espalharam entre as meninas. A moda de sapatos logo se tornou unissex, Mary Jane se tornou comum entre os meninos.
Apenas vinte anos depois, os lendários sapatos tornaram-se calçados da moda no guarda-roupa feminino. O pico de popularidade entre as mulheres caiu na década de 20 do século passado. Nessa época, os sapatos com alça eram chamados de sapatos de bar devido à grande popularidade de vários tipos de danças ativas. Pelo fato de serem bem presos à perna com a ajuda de um fixador de alça, era possível ir a bailes com segurança com eles.
Ao mesmo tempo, a lançadora de tendências Coco Chanel apresentou um modelo completamente novo para a época de sapatos Mary Jane em um design bicolor, deixando o bico e o salto em uma cor escura.
Em épocas diferentes, mulheres famosas que definiram rumos de estilo em sua época preferiram o modelo Mary Jane, que sem dúvida apoiou a onda de popularidade dos sapatos. Nos anos 60 do século passado, a criadora da minissaia, amada por milhões de mulheres, Mary Quant introduziu em sua coleção calçados famosos, o que deu à modelo uma nova rodada de popularidade, que foi apanhada pelo ícone de estilo daquela tempo Twiggy.
Corti Love e Kate Moss no final do século 20 também trouxeram muita popularidade para os sapatos Mary Jane, já que frequentemente apareciam neles em público.
Graças aos estilistas mundialmente famosos Yves Saint Laurent e Christian Dior, o calçado clássico passou por uma reforma radical e apareceu ao público com salto alto e bico pontudo, feito em couro envernizado.
Interpretações modernas de sapatos
Hoje, existem muitas versões do modelo Mary Jane: os sapatos de salto alto no estilo de Mary Jane parecem mais elegantes.
Embora a clássica Mary Jane de dedos arredondados tenha caído em desuso em uma enquete entre os homens, Mary Jane está em alta há uma temporada. Ao longo de sua existência, eles passaram no teste principal - o teste do tempo e, portanto, ganharam o direito de serem chamados de clássicos do estilo.
Os sapatos Mary Jane se encaixam perfeitamente com looks deliberadamente infantis no estilo de uma boneca, e também são usados como um dos componentes de uma roupa Lolita japonesa.
Muitas casas de moda apresentam com sucesso suas famosas sapatilhas de alça nas novas temporadas. Na Dolce & Gabbana, esses sapatos são feitos em um estilo chocante com decorações criativas na forma de pompons, malha ou inserções de metal.
Nas coleções Gucci, você encontra tanto modelos mais confortáveis com saltos pequenos e grossos, quanto modelos elegantes com salto agulha.
Os motivos brilhantes de cobra em couro nos modelos Miu Miu são complementados por tiras finas que envolvem a parte superior do pé, o que torna o calçado original com um novo design.
O uso de cores metálicas por Marc Jacobs nos sapatos Mary Jane de salto alto e estável deu uma nova contribuição para a história do modelo.
Escolha do modelo certo
Parece que todos os modelos de sapatos no estilo de Mary Jane são feitos de acordo com o mesmo princípio - a presença de uma alça no peito do pé. Na verdade, usando alguns truques na hora de escolher um modelo, você pode esconder falhas e enfatizar a dignidade de sua figura.
A presença de uma linha horizontal em um sapato na forma de uma tira pode encurtar visualmente as pernas. Para evitar isso, deve-se dar preferência aos sapatos em tons pastéis claros. Se, no entanto, a escolha recaiu sobre os sapatos pretos, então é melhor usá-los emparelhados com meia-calça preta.
Sapatos com várias tiras ou sola plana devem ser escolhidos apenas por meninas de alta estatura e com corpo esguio. Para quem não atende a esses parâmetros, deve-se escolher calçados com salto e tons básicos.
É geralmente aceito que em nenhum caso você deve usar sapatos estilo Mary Jane com calças ou jeans. No entanto, a moda moderna não pára, e hoje tal combinação no guarda-roupa de uma mulher é bastante aceitável. Calças recortadas que não cobrem a alça original do modelo serão uma saída para essa situação. Para aquelas meninas que preferem calças a saias, o modelo mais adequado será um modelo desses sapatos de salto alto.
Com o que vestir?
Com a grande variedade de modelos Mary Jane apresentados por designers contemporâneos, mulheres e meninas de todas as idades têm seus próprios pares de sapatos lendários com a sola certa. Esta versatilidade permite que você combine os sapatos de peito do pé Mary Jane com muitos estilos de roupa.
Como mencionei acima, os amantes do estilo boneca em roupas consideram esses sapatos perfeitos para seu look. Seguindo Twiggy, que combinou sem esforço sapatos clássicos com minissaias e vestidos infantis, as meninas modernas os usam com minissaia plissada e meias brancas, assim como vestidos estilo Barbie em cores pastel.
Para roupas de negócios mais sérios, sapatos estilo Mary Jane com salto alto ou médio ou salto agulha nas cores bege ou preto básico são uma boa opção.Roupas clássicas de escritório na forma de saia lápis ou vestidos formais, bem como ternos de negócios, combinam bem com os sapatos neste modelo. A escolha de um modelo com biqueira clássica e arredondada dará um toque de estilo retrô ao visual.
Em looks casuais, os sapatos Mary Jane não são privados de atenção. A combinação de um modelo clássico de calçado com salto estável de altura média com calças ou jeans recortados e suéteres de jersey ou suéteres de corte livre ficará estilosa. Se necessário, tal imagem pode ser complementada com acessórios em forma de lenço de ar, bem como uma bolsa de formato regular em cores moderadas ou para combinar com os sapatos.
Para as meninas que amam o estilo romântico e itens vintage, os sapatos estilo Mary Jane serão simplesmente um item indispensável do guarda-roupa. Saias de comprimento médio volumosas e blusas delicadas serão um conjunto excelente para esses sapatos.
Escolhendo um modelo de calçado sem salto, você pode usá-lo com segurança com todas as coisas da moda que estão no topo da moda recentemente. Vestidos deslizantes e vestidos de camisa, leggings jeans e culotes - todas essas modas vão bem com sapatilhas e tiras do peito do pé. Não se esqueça das saias e vestidos com mini comprimentos, assim como dos paletós justos, que também combinam com as bailarinas Mary Jane.