Altura do vaso sanitário: normas e padrões
O banheiro é um encanamento doméstico. Instalado em banheiros ou em quartos separados. É utilizado para o descarte de lixo doméstico na rede de esgoto. Eles diferem em tamanho, design do corpo e mecanismos internos, métodos de instalação e outras características individuais. O parâmetro que determina a ordem de operação e facilidade de uso é a altura. Seu valor é determinado em duas direções: a altura do corpo e a altura da instalação. Essas quantidades determinam GOST e SNiP correspondentes.
Padrões
Os padrões de altura são especificados em regulamentos técnicos aprovados. O parâmetro de altura é baseado na distância do piso ao plano superior do assento. A espessura do assento do vaso sanitário não é levada em consideração nesses GOSTs, pois seus diferentes modelos podem ter dimensões diferentes entre si.
O parâmetro altura final é influenciado pelas características do local de instalação. A localização do encaixe da travessa nodal do espelho dorsal determina a qualidade da drenagem do conteúdo do vaso sanitário. A combinação do nível do alargamento de saída e da entrada da aranha é o fator determinante. A saída deve ser pelo menos 10 cm mais alta que a entrada, caso estejam no mesmo nível, o dreno será menos intenso, o que acarretará em entupimentos. Se a entrada for mais alta do que a saída, uma drenagem de alta qualidade não será realizada.
Se necessário, a falta de diferença na altura dos furos é compensada elevando-se o vaso sanitário com o auxílio de meios improvisados. Um degrau é equipado ou o nível geral do piso sobe.A aplicação desta solução afeta o parâmetro da altura final do vaso sanitário. Se for executado um degrau, localizado sob o suporte, a distância do piso ao plano do assento será maior do que do topo do degrau até o mesmo ponto. Isso reduzirá a usabilidade. A borda da cadeira pressiona a parte interna dos joelhos da pessoa que usa o dispositivo, o que cria um desconforto significativo.
Em alguns casos a altura ideal do dispositivo é obtida baixando parcialmente a travessa do espelho abaixo do nível do piso acabado e elevando parcialmente o nível deste último. Isso permite que você alcance algum tipo de compromisso no deslocamento do vaso sanitário ao longo do eixo vertical.
Os padrões do GOST 30493 determinam a altura padrão:
- para adultos 40-43 cm;
- para crianças 33-37 cm.
Altura do banheiro dependendo do tipo
Os vasos sanitários são divididos em tipos:
- comum (ao ar livre);
- suspenso (com instalação);
- bidê;
- com uma cisterna suspensa.
Os parâmetros de um banheiro convencional são determinados pelo tamanho de suas "pernas" e pelo tamanho do corpo com descarga. As características dimensionais da cisterna também podem variar. O dispositivo suspenso não tem suporte vertical, pois está preso a um mecanismo escondido na parede. Seu principal parâmetro dimensional é altura do corpo do dreno. Ele é projetado levando em consideração a ausência de suporte vertical e a facilidade de uso.
Um bidé é um dispositivo não equipado com uma cisterna. O ponto da linha de abastecimento de água é conectado diretamente a ele. Pode ser estacionário ou suspenso. Um banheiro com uma cisterna suspensa permite que você pendure a cisterna acima do local do assento. A distância entre eles pode ser de até 180 cm.
Nesse caso, a altura do corpo do vaso sanitário é determinada pelo projeto de um modelo específico, cujos parâmetros são próximos aos especificados no GOST.
Dimensões personalizadas
Existem vasos sanitários de dimensões não padronizadas. Seus parâmetros dimensionais são determinados pelo tipo de sala e finalidade. Os principais locais de uso para tais dispositivos são latrinas públicas. Neles, os vasos sanitários podem ter uma aparência e design incomuns. Um exemplo comum de tal acessório de encanamento é um banheiro tipo embutido localizado no chão. Seu desenho pode ser semelhante ao desenho de vasos sanitários com cisternas suspensas ou instalação.
Ao escolher banheiros de tamanhos não padronizados, as características da sala e a finalidade a que se destina são levadas em consideração. Isso pressupõe que a altura do plano de pouso será média e a altura máxima não excederá o valor definido por GOST.
Como escolher?
A escolha de um banheiro começa com uma avaliação das características do cômodo. São realizadas medições dos parâmetros de sua área. Isso é necessário para determinar se as dimensões do vaso sanitário correspondem ao volume do espaço livre no vaso sanitário. Qual deve ser a largura do cômodo é determinada pela necessidade de instalar um vaso sanitário a uma distância suficiente dos móveis e eletrodomésticos nele.
O valor ideal desta distância é 40-50 cm... Ele permite que você instale livremente o dispositivo e garante a conveniência de operação posterior. A presença de espaço livre nas laterais possibilita a colocação de objetos próximos a ela para envolvê-la: uma caixa com papel higiênico, uma escova para limpeza, uma lata de lixo ou uma caixa com produtos de limpeza e desinfetantes.
O comprimento adequado do cômodo permite que você garanta que haja espaço livre suficiente para acessar o banheiro.
De suma importância é a quantidade de "partida". "Partida" É o valor de sua protrusão no plano frontal. Deve haver distância suficiente entre a borda frontal do assento do vaso sanitário e o móvel ou parede mais próximo.Isso leva em consideração a necessidade de espaço suficiente para acomodar uma pessoa sentada no banheiro.
Antes de escolher, é necessário avaliar a junção do dreno do vaso sanitário e o bocal de entrada do tee do riser.
Chama-se a atenção para a saliência deste último para além do plano da parede. Quanto mais a campainha se projeta, mais longe da parede estará o vaso sanitário, o que afetará a facilidade de uso.
A cisterna tem largura própria. Sob sua base, uma base é fornecida no corpo, o que também afeta a proximidade do dispositivo à parede. Vale a pena medir a distância da parede ao ponto frontal extremo do vaso sanitário com antecedência. Esta distância deve incluir os parâmetros dimensionais do tanque, o corpo do dreno, a saliência do sino e 2-3 cm adicionais (necessários para compensar os erros de medição).
Se um vaso sanitário suspenso for instalado na sala, a abordagem das medições deve ser alterada. O mecanismo de instalação deste tipo de banheiro tem dimensões próprias. Ele está localizado atrás da superfície do acabamento da parede, que está localizado atrás do vaso sanitário. O conjunto completo do mecanismo inclui: um recipiente para água, um dispositivo de descida, fixação de um barril de drenagem, fechos para a parte visível do corpo.
É necessário levar em consideração a presença desses componentes para que haja espaço livre suficiente na sala e nicho para instalação. Para realizar o trabalho de instalação e procedimentos operacionais subsequentes, é importante alocar espaço adicional. Após calcular o volume disponível, meça os modelos de banheiros disponíveis.
A seguinte ordem é permitida para combinar o tamanho do vaso sanitário suspenso com o tamanho da sala: o volume retilíneo de toda a estrutura é menor que o volume de espaço disponível. A correspondência reversa não é permitida quando o volume do banheiro é maior do que o volume de espaço disponível.
É dada especial atenção à seleção de acordo com os critérios dos métodos de instalação. O que importa é a altura de sua saída. Deve estar localizado acima do nível da entrada do riser. Isso garantirá a melhor drenagem possível do conteúdo. A presença de um elemento de transição conectando a entrada e a saída do mel é levada em consideração. Na maioria das vezes, é um tubo corrugado de plástico. Seu perfil e propriedades permitem que ele se curve em qualquer direção. mas mesmo quando dobrado o máximo possível, ele ocupa algum espaço.
Além disso, a ondulação tem um punho de borracha, que é colocado na tomada de saída do vaso sanitário. Sua presença também aumenta o tamanho do elemento de transição em 1-2 cm.O principal critério para a escolha de um vaso sanitário são os parâmetros dimensionais. Esses valores são medidos para todos os itens incluídos no sistema de encanamento de esgoto sanitário de lixo doméstico. Também é levado em consideração:
- onde o banheiro será instalado (localização dentro de uma determinada sala);
- quem irá utilizá-lo (crianças, adultos, pessoas altas, baixas, grandes);
- material de fabricação (cerâmica, porcelana, metal, poliuretano).
Para informações sobre como escolher um banheiro, veja o próximo vídeo.